Questões de Concurso sobre Radioterapia

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
691 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Sobre o tratamento hipofracionado de próstata, é correto afirmar que:


I. A base teórica para a adoção do hipofracionamento no tratamento do carcinoma de próstata é o baixo alfa/beta tumoral.

II. O uso de radioterapia conformacional 3D, sem modulação de feixe, é contraindicado no tratamento do carcinoma de próstata, mesmo que se respeite os constraints.

III. A utilização de hipofracionamento sem IGRT deve ser adotada rotineiramente, uma vez que hipofracionamento moderado se mostrou seguro e eficaz no tratamento do carcinoma de próstata.

IV. A utilização do hipofracionamento no carcinoma de próstata de alto risco (Gleason >8 ou PSA >20), deve ser adotado com cautela, uma vez que esse perfil de paciente não foi incluído nos estudos.

V. O hipofracionamento em 36.25Gy em 5 frações, em dias alternados, é uma alternativa de tratamento em paciente de risco baixo ou intermediário favorável, desde que se tenha IGRT diário.


Quais estão corretas?


A

Apenas I e V.


B

Apenas II e V.


C

Apenas III e V.


D

Apenas I, II e III.


E

I, II, III, IV e V.

Braquiterapia é uma forma de tratamento por meio de irradiações com fontes radioativas encapsuladas posicionadas dentro ou muito perto do tumor. A braquiterapia endobrônquica é mais utilizada no tratamento dos pacientes portadores de carcinoma broncogênico. Considerando tal contexto, analise as afirmativas a seguir.


Il. A braquiterapia endobrônquica está indicada nos casos de lesão neoplásica vegetante que acomete regiões desde o terço inferior da traqueia até os brônquios subsegmentares de primeira ordem, acessíveis ao broncoscópio.

II. A braquiterapia intraoperatória pode ser indicada em tumores extensos, em pacientes sem condições clinicas para cirurgia radical, tumores com extensão para hilo, mediastino e/ou aderência ao esôfago, traqueia, grandes vasos, pericárdio, parede torácica e coluna vertebral.

III. Casos com recidiva após cirurgia e/ou radioterapia podem ser submetidos a braquiterapia endobrônquica paliativa, isoladamente.


Está correto o que se afirma em


A

I, II e III.


B

l e II, apenas.


C

l e III, apenas.


D

II e III, apenas.

Acerca das normas técnicas de regulamentação dos serviços de radioterapia, pode-se afirmar que:


A

O responsável técnico é o responsável por submeter, quando solicitado pela CNEN, relatórios e informações que possibilitem determinar se uma autorização deve ser mantida, alterada, suspensa ou revogada.


B

Os Indivíduos Ocupacionalmente Expostos (IOEs) devem receber treinamento anual com foco na segurança das fontes radioativas e nos protocolos clínicos de tratamento dos pacientes, obrigatoriamente.


C

A certificação de supervisores de proteção radiológica é concedida exclusivamente a médicos e físicos.


D

É de responsabilidade do titular garantir que haja um médico radioterapeuta e um especialista em física médica de radioterapia para cada 600 novos pacientes-ano em instalações com aceleradores lineares com modulação de feixe e para cada 400 novos pacientes-ano em instalações com fontes de braquiterapia.


E

O corpo técnico do Serviço de Radioterapia deve constar, no mínimo, de um responsável técnico, um substituto do responsável técnico, um supervisor de proteção radiológica, um substituto do supervisor de proteção radiológica, um especialista em física médica de radioterapia e quantidade necessária e suficiente de técnicos qualificados para o exercício de suas funções específicas.

Analise as assertivas abaixo acerca do tratamento adjuvante do carcinoma de próstata:


I. Segundo o estudo TROG 08.03/ANZUP RAVES, o tratamento de resgate na recidiva bioquímica (PSA>0.2ng/mL) em pacientes T3 ou com margens positivas pós-prostatectomia radical é não inferior ao tratamento adjuvante.

II. O estudo RADICALS-RT apontou que o tratamento adjuvante do câncer de próstata em pacientes T3-4, Gleason 7-10, margens positivas, ou PSA pré-operatório acima de 10ng/mL não é superior ao tratamento de resgate na recidiva bioquímica, definida como PSA acima de 0.1ng/mL, ou três elevações consecutivas.

III. O estudo GETUG-AFU 17 elegeu pacientes submetidos a prostatectomia (com ou sem amostragem linfonodal), pT3a, pT3b, pT4a, com margens positivas após o procedimento cirúrgico para radioterapia adjuvante versus salvamento, concluindo, sem poder estatístico, que não há benefício em radioterapia adjuvante quando comparada à radioterapia de salvamento na recidiva bioquímica.

IV. Segundo o estudo de D’Amico et al., a radioterapia adjuvante de próstata tem potencial benefício em pacientes pN1, devendo ser indicada nesses casos.


Quais estão corretas?


A

Apenas I e II.


B

Apenas I e III.


C

Apenas I, II e III.


D

Apenas II, III e IV.


E

I, II, III e IV.

A estratégia conservadora da mama, que combina cirurgia preservadora de mama e radioterapia de toda a mama, é uma estratégia consolidada há décadas. Sobre essa estratégia, é possível afirmar que


A

pacientes portadoras de tumores triplo negativos devem preferencialmente receber mastectomia.


B

todas as pacientes submetidas à cirurgia preservadora da mama têm indicação de radioterapia de toda mama, independentemente de idade e perfil hormonal.


C

a estratégia de radioterapia hipofracionada é segura e deve ser utilizada independentemente da idade da paciente ou do status da margem cirúrgica.


D

mesmo com planejamentos conformacionais, o esquema de radioterapia hipofracionado deve ser evitado em pacientes com diâmetro da mama superior a 26 cm.


E

o uso de mometasona para o tratamento das radiodermites uma vez que o corticoide em alta dose pode levar a efeito imunossupressor.

O tratamento das neoplasias do canal está baseado na combinação de radioterapia com quimioterapia, com altas taxas de preservação de órgão, controle loco regional e sobrevida. Sobre a evolução da técnica de radioterapia, é correto afirmar que


A

a doença localmente avançada não é elegível para radioterapia com intensidade modulada (IMRT), uma vez que o benefício da modulação se perde com a definição de grandes alvos de tratamento.


B

o benefício do uso de radioterapia com intensidade modulada e o aumento de controle local por permitir maiores doses no tumor primário.


C

a redução da toxicidade hematológica, intestinal e dermatológica, com a radioterapia de intensidade modulada, é a razão pela qual esta deve ser a técnica de escolha para o tratamento.


D

o grande benefício da radioterapia conformacional é a homogeneidade de dose e a menor ocorrência de erros geográficos no tratamento, sendo esta a técnica preferencial de tratamento, apesar dos avanços tecnológicos atuais.


E

a associação de radioterapia externa e braquiterapia oferece o melhor resultado de controle local, embora a técnica seja pouco disponível em nosso país.

Apesar do bom prognóstico, as pacientes com carcinoma ductal in situ (CDIS) com frequência são encaminhadas ao radioncologista para avaliação da necessidade de tratamento adjuvante. Sobre a radioterapia adjuvante nessas pacientes, é possível afirmar que


A

além do benefício na redução de recorrência local, a radioterapia reduz pela metade a recorrência na forma de tumores invasivos.


B

mesmo com bom prognóstico, sabe-se que a indicação de tratamento adjuvante com radioterapia deve ser feita, uma vez que há impacto em sobrevida consistente, ficando em torno de 7% nos principais estudos.


C

o uso dos esquemas hipofracionados, como o esquema canadense em 16 frações, não deve ser realizado no CDIS.


D

pacientes com mais de 40 anos que optem por fazer hormonioterapia adjuvante podem ter o uso da radioterapia adjuvante omitido.


E

pelo bom prognóstico associado ao CDIS, pacientes com idade inferior a 40 anos não devem receber o tratamento como estratégia de redução de toxicidade a longo prazo.

Os rabdomiossarcomas são tumores raros da infância. Acometem diversas regiões e apresentam prognóstico variável. Sobre essa patologia, é possível afirmar que


A

a região do tronco é a mais comum do sítio primário, seguida pela região de cabeça e pescoço.


B

o subtipo alveolar é o mais comum e normalmente se origina na órbita e região de cabeça e pescoço.


C

tumores da órbita, cabeça e pescoço não parameníngeo (escalpo, parótida, cavidade oral) e sítios urogenitais não próstata e não bexiga são de melhor prognóstico.


D

independentemente do grupo de risco, a radioterapia tem papel na adjuvância.


E

pacientes com doença metastática são sempre considerados de alto risco e recebem quimioterapia baseada em topotecano em altas doses.

Durante um planejamento convencional com um único campo direto em uma lesão de pele, o médico e o físico discutem o melhor feixe para o tratamento. Inicialmente eles optaram por utilizar o feixe de elétrons de 10 MeV. Entretanto, rediscutiram e decidiram aumentar a dose na superfície, a fim de garantir a cobertura da lesão. Sendo assim, assinale a alternativa que apresente a melhor opção de feixe capaz de superficializar mais a dose no paciente em relação a um feixe de elétrons de 10 MeV.


A

Feixe de fótons de 6MV


B

Feixe de elétrons de 6MeV


C

Feixe de fótons de 10MV


D

Feixe de elétrons de 8MeV


E

Feixe de elétrons de 12MeV

O esquema de prescrição de dose de radioterapia para um paciente com câncer anal T2N0 inscrito no RTOG 0529, foi de ______ para o tumor primário e ______ para os linfonodos eletivos.


Assinale a alternativa que preenche corretamente e respectivamente as lacunas.


A

50,4 Gy / 42 Gy


B

54 Gy / 42 Gy


C

45 Gy / 45 Gy


D

54 Gy / 45 Gy


E

50,4 Gy / 50,4 Gy

Assinale a alternativa que apresenta corretamente o motivo pelo qual o adenocarcinoma da próstata é adequado para radioterapia hipofracionada.


A

Em relação a outros tipos de tumores, o câncer da próstata tem uma elevada taxa de proliferação, resultando num grande efeito de fracionamento


B

Os tumores de próstata tendem a ser hipóxicos, e o hipofracionamento aumenta a reoxigenação em comparação ao fracionamento convencional


C

O câncer de próstata tende a ter baixa capacidade de reparo entre frações, portanto, menos frações ajudam a minimizar o reparo ao longo do tratamento


D

A proporção alfa/beta do câncer de próstata é baixa, resultando em um grande efeito de fracionamento em relação a outros tipos de tumor


E

Não existem órgãos de risco próximos à região central da próstata

É uma contraindicação para a radioterapia:


A

paciente ainda não operada.


B

tumor na mama esquerda e história de coronariopatia.


C

paciente com doença do colágeno.


D

tumor < 0,5 cm.


E

paciente alérgica à radiação de fótons.

Sobre os tumores de laringe, é correto afirmar que:


A

a radioterapia adjuvante é indicada para tumores glóticos operados que apresentam extensão subglótica maior que 1cm


B

a cirurgia de resgate deve ser evitada, após progressão para tratamento com radioterapia e quimioterapia


C

os tumores glóticos apresentam pior prognóstico e devem ser tratados de maneira agressiva


D

os tumores T3N0M0 devem ser tratados, preferencialmente, com cirurgia

Alguns aceleradores lineares clínicos (CLINACs) podem possuir alvo do tipo retrátil. Ao retirar esse alvo, o feixe de radiação obtido é o:


A

conformado


B

de elétrons


C

modulado


D

de fótons

A incorporação da TC à rotina do planejamento em radioterapia tornou corrente, na prática diária de delineamento e programação, o uso de conceitos volumétricos teóricos como GTV, CTV, ITV, PTV e OAR. Considerando esses conceitos, o CTV compreende:


A

PTV com a toda a área irradiada envolvida


B

ITV com margens para erro de posicionamento


C

GTV com margens para toda e qualquer doença microscópica


D

OAR com margens para toda e qualquer doença microscópica

Equipamentos de braquiterapia apresentam diversos regimes de tratamento: alta, média ou baixa taxa de dose. A alta taxa de dose é caracterizada pelo espectro de liberação, na ordem de:


A

20 a 40cGy por minuto


B

20 a 200cGy por minuto


C

100 a 200cGy por minuto


D

400 a 2000cGy por minuto

Segundo o consenso da AUA/ASTRO/SUO, os tumores de próstata clinicamente localizados são estratificados como: muito baixo risco, baixo risco, risco intermediário favorável, risco intermediário desfavorável e alto risco. Um paciente com adenocarcinoma de próstata de risco intermediário desfavorável é melhor representado por:


A

57 anos, ISUP 4, cinco dos 12 fragmentos de biópsia acometidos, PSA: 8ng/mL e T2a pela RM


B

61 anos, ISUP 2, quatro dos 12 fragmentos de biópsia acometidos, PSA: 9ng/mL e T2a pela RM


C

73 anos, ISUP 3, quatro dos 12 fragmentos da biópsia acometidos, PSA: 9ng/mL e T2a pela RM


D

82 anos, ISUP 5, nove dos 12 fragmentos de biópsia acometidos, PSA: 20ng/mL e T3b pela RM

Mulher de 52 anos apresentou carcinoma de células escamosas de cerca de 2cm, em região malar, com crescimento progressivo. Realizou RM de face, revelando espessura tumoral de 0,9cm. A paciente recusou a cirurgia e foi encaminhada para avaliação de radioterapia exclusiva com elétrons. Nesse caso, a energia de elétrons mais apropriada e a espessura do bólus, respectivamente, são:


A

6 MeV / 1cm


B

9 MeV / 1cm


C

6 MeV / 0,5cm


D

9 MeV / 0,5cm

Na indicação e planejamento da radioterapia para os tumores de reto, é correto afirmar que:


A

os tratamentos neoadjuvantes tendem a requerer campos maiores de tratamento, com maior volume de alças intestinais irradiadas


B

a quimiorradioterapia neoadjuvante apresenta benefício de sobrevida global, de acordo com o estudo do German Rectal Cancer Group


C

a radioterapia short course (25Gy em 5 frações) seguida de um intervalo de quatro a oito semanas pode ser uma alternativa à radioterapia short course, com cirurgia imediata, de acordo com o estudo Stockholm III


D

os tumores localizados acima da linha denteada tendem a se disseminar através dos linfonodos ilíacos externos, enquanto aqueles localizados abaixo tendem a se disseminar através dos linfonodos ilíacos internos

O efeito fotoelétrico acontece quando um fóton interage com um átomo, resultando na emissão de um elétron ligado. Suponha que um fóton de radiação gama com energia de 140 keV interaja com um átomo liberando um elétron cuja energia de ligação era 33 keV. Assim, podemos afirmar que a energia cinética adquirida pelo elétron seja igual a:


A

107 keV.


B

511 keV.


C

173 keV.


D

4,24 keV.

   
Gerar simulado