

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Assinale a alternativa que corresponde ao peso utilizado para avaliar as mudanças recentes no peso corporal, especialmente em situações em que a medição do peso atual não é possível.
Peso aferido.
Peso eminente.
Peso ajustado.
Peso estimado.
Peso usual.
Para avaliação antropométrica por meio da medida da circunferência abdominal (CA), a Organização Mundial da Saúde (OMS) estabelece valores padrões de referência para homens e mulheres, como ponto de corte indicativo de risco aumentado para complicações metabólicas.
Assinale a alternativa CORRETA.
Edson possui CA de 94 cm, portanto, apresenta risco para complicações metabólicas.
Maria possui CA de 88 cm, portanto, sem risco para complicações metabólicas.
Josué possui CA de 94 cm, portanto, sem risco para complicações metabólicas.
Joana possui CA de 84 cm, portanto, sem risco para complicações metabólicas.
Na avaliação nutricional de pessoas idosas, diversos métodos e indicadores são utilizados para avaliar o estado nutricional e o risco de desnutrição. Com base nesse contexto, assinale a alternativa correta.
Valores de índice de massa corporal (IMC) de 21 kg/m² em pessoas idosas é classificado como baixo peso, de acordo com critérios específicos para essa faixa etária.
A bioimpedância elétrica (BIA) é o método mais preciso para estimar a composição corporal em pessoas idosas, sendo considerada o padrão-ouro para essa avaliação.
A competência imunológica não é avaliada rotineiramente na prática nutricional dessa população, pois não apresenta correlação com o estado nutricional.
O questionário de frequência alimentar (QFA) é o método mais adequado para avaliar o consumo alimentar de pessoas idosas, pois fornece uma visão detalhada da ingestão habitual de alimentos.
A Avaliação Global Subjetiva (AGS) não é mais utilizada na prática clínica, devido à baixa precisão na avaliação do estado nutricional de indivíduos nessa faixa etária.
Marque a afirmativa CORRETA sobre a avaliação nutricional na prática clínica.
O Índice de Massa Corporal (IMC) é suficiente para identificar a presença de obesidade abdominal.
As características do braço são utilizadas exclusivamente, para avaliarem a massa muscular em adultos.
A bioimpedância elétrica permite a análise da composição corporal, incluindo água corporal total, massa magra e massa gorda.
O peso atual é um indicador mais confiável do estado nutricional do que a análise longitudinal do peso corporal.
A avaliação clínica nutricional exclui exames bioquímicos, pois são pouco relevantes para a análise do estado nutricional.
Na avaliação nutricional de pacientes com edema, é importante considerar quais medidas antropométricas são mais suscetíveis à retenção de líquidos. Em pacientes com edema, qual das medidas abaixo é menos afetada e, portanto, a mais recomendada?
Circunferência do braço.
Dobra cutânea tricipital.
Peso corporal.
Circunferência da panturrilha.
IMC.
O Gasto Energético de Repouso (GER) é a energia gasta nas atividades necessárias para manter as funções corporais normais e a homeostase. Considerando os efeitos da idade sobre o GER, assinale a alternativa correta.
A proporção de energia destinada ao crescimento se mantém constante da infância à fase adulta, representando, em média, 10% do Gasto Energético Total (GET) ao longo da vida.
O declínio do GER com o envelhecimento está mais relacionado à redução da massa gorda do que à alteração na massa corporal livre de gordura.
O exercício físico não influencia o GER, uma vez que o metabolismo basal é geneticamente determinado e fixo após os 30 anos.
Nos primeiros meses de vida, o crescimento pode representar até 40% da necessidade energética total, mas essa proporção diminui progressivamente, chegando a menos de 2% após os dois anos de idade.
O GER aumenta progressivamente com a idade devido ao aumento relativo da gordura corporal.
Ao avaliar a massa corporal de uma mulher de 58 anos, residente na cidade de Belém do Piauí, observou-se que sua massa corporal usual é de 78 kg (pesada há dois meses) e atualmente ela está com 67,8 kg.
Com base nesse relato hipotético, assinale a alternativa CORRETA.
Não é uma condição de desnutrição, pois a mesma apresenta uma perda de massa corporal maior que 10% em dois meses.
Consiste em uma condição de perda de massa corporal grave, visto que a perda foi maior que 10% em dois meses.
Não é possível avaliar essa condição sem um dado importante que é a altura da pessoa avaliada.
Trata-se de uma condição de risco nutricional, porém não existe risco de desnutrição.
O recordatório alimentar de 24 horas é amplamente utilizado e consiste na obtenção de informações verbais sobre a ingestão alimentar nas últimas 24 horas. Neste método as informações devem ser detalhadas, fornecendo a porção dos alimentos e bebidas, horários e locais das refeições, dentre outras informações.
Sobre as vantagens do método, assinale a alternativa INCORRETA.
Fácil e rápido de ser administrado.
Não altera a dieta usual.
Depende da memória.
Baixo custo.
O perímetro da cintura tem como avaliar a adiposidade abdominal em função de sua associação com doenças crônicas. O ponto de corte do perímetro da cintura para homens adultos para classificação de risco aumentado de doenças crônicas é:
≥ 91 centímetros.
≥ 92 centímetros.
≥ 93 centímetros.
≥ 94 centímetros.
Luiz tem 46 anos e foi encaminhado para avaliação no ambulatório de nutrição em uma unidade de serviço de saúde. Ele informa que apresentava 70kg de peso usual, atualmente pesa 66kg, essa perda de peso ocorreu em 3 meses. Assim, conclui-se que o percentual de perda de peso e sua significância foi:
5,71% e perda moderada.
6,61% e perda grave.
7,51% e perda não significativa.
8,41% e perda grave.
Idosa de 72 anos, IMC 18,4 kg m⁻², relata inapetência e perda de 4 kg em três meses. De acordo com o Mini Nutritional Assessment (MNA), podemos afirmar que:
é considerada eutrófica segundo MNA.
necessita apenas de suplementos de vitamina D.
está com obesidade sarcopênica.
classifica-se em risco de desnutrição e requer plano alimentar hipercalórico.
Sobre os métodos de avaliação nutricional, analise as afirmativas a seguir:
I. Antropometria permite avaliar o estado nutricional através de medidas corporais, como peso, altura, circunferências e dobras cutâneas.
II. Avaliação dietética consiste na análise do consumo alimentar por meio de recordatórios de 24 horas ou questionários de frequência alimentar, sendo um método direto de avaliação nutricional.
III. Avaliação bioquímica inclui a dosagem de hemoglobina, albumina e vitaminas séricas, permitindo identificar deficiências nutricionais de forma objetiva.
IV. Avaliação clínica envolve a observação de sinais físicos, como edema, unhas fracas e xerose cutânea, e é um método indireto de avaliação nutricional.
Assinale a alternativa CORRETA:
Todas as afirmativas estão corretas.
Apenas I e III corretas.
Apenas I, II e IV estão corretas.
Apenas II e IV estão corretas.
A avaliação global subjetiva (AGS) é uma ferramenta prática, fácil, não-invasiva, rápida, que, quando realizada por um examinador bem treinado, propicia qual tipo de diagnóstico?
Diagnóstico de pacientes com base apenas em exames laboratoriais.
Diagnóstico de pacientes desnutridos com base em dados colhidos em sua história clínica e exame físico.
Diagnóstico de exame corporal por DEXA.
Diagnóstico de exames por análise por Densitometria.
Diagnóstico de exames por análise por Bioimpedância.
De acordo com o Ministério da Saúde (2011), no documento Orientações para a Coleta e Análise de Dados Antropométricos em Serviços de Saúde, a avaliação nutricional de um indivíduo ou de um grupo populacional é realizada por meio de critérios estatísticos que expressam a classificação dos índices antropométricos. Nesse contexto, inserem-se dois termos: o percentil e o escore-z, sendo que cada valor de escore-z apresenta um valor de percentil correspondente. Dessa forma, é correto afirmar que um valor de 0 (zero) de escore-z corresponde a um valor de percentil igual a
10.
25.
50.
75.
100.
A Nutritional Risk Screening (NRS, 2002) é amplamente utilizada em hospitais para a triagem do estado nutricional. No entanto, para o público idoso, existe ainda a Mini Avaliação Nutricional. Esta difere da primeira por avaliar
o percentual de perda de peso no último mês.
a condição neurofisiológica do paciente.
a condição clínica do paciente e comorbidades.
a doença de base para a internação.
Em relação aos indicadores e métodos de composição corporal em adultos, assinale a alternativa correta.
Na avaliação da circunferência da cintura (CC), o ponto de corte para risco cardiometabólico muito elevado é igual a 94 cm ou mais para homens e igual a 80 cm ou mais para mulheres.
A bioimpedância elétrica (BIA) estima o percentual de gordura e é afetada por hidratação, ingestão de alimentos e uso de diuréticos, sendo considerados de risco de doenças associadas à obesidade valores iguais ou superiores a 25% de gordura corporal para homens e iguais ou superiores a 32% para mulheres.
O diâmetro abdominal sagital (DAS) tem ponto de corte de 15-17 cm para risco e mede-se sentado com fita métrica flexível.
A razão cintura-quadril (RCQ) define risco com ponto de corte acima de 0,90 para homens e acima de 0,80 mulheres, sendo considerado superior à CC para todos os grupos étnicos.
A medida da circunferência da cintura permite uma avaliação aproximada da massa de gordura intra-abdominal. A aferição da circunferência da cintura de adultos, de acordo com o documento “orientações para a coleta e análise de dados antropométricos de saúde: Norma Técnica do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN)”, segue determinada ordem de procedimentos. Diante do exposto, enumere as etapas abaixo de acordo com a ordem correta para a aferição.
( ) Pedir à pessoa que inspire e, em seguida, que expire totalmente. Realizar a leitura imediata antes que a pessoa inspire novamente.
( ) A pessoa deve estar de pé, ereta, abdômen relaxado, braços estendidos ao longo do corpo e as pernas paralelas, ligeiramente separadas.
( ) O antropometrista deve realizar uma marcação pequena a caneta no ponto médio entre a borda inferior da última costela e o osso do quadril (crista ilíaca), visualizado na frente da pessoa, do lado direito ou esquerdo.
( ) Deve-se verificar se a fita está no mesmo nível em todas as partes da cintura; não deve ficar larga nem apertada.
( ) A roupa deve ser afastada de forma que a região da cintura fique despida. A medida não deve ser feita sobre a roupa ou cinto.
( ) O antropometrista deve segurar o ponto zero da fita métrica com uma mão e, com a outra, passar a fita ao redor da cintura sobre a marcação realizada.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
1 – 3 – 2 – 4 – 5 – 6.
2 – 5 – 3 – 6 – 4 – 1.
4 – 3 – 5 – 2 – 6 – 1.
6 – 1 – 3 – 5 – 2 – 4.
A Mini Avaliação Nutricional (MAN) é um método de triagem nutricional indicado para utilização entre o público idoso que se encontra hospitalizado ou institucionalizado, uma vez que apresenta boa especificidade e sensibilidade.
Dentre os critérios de avaliação contidos na Mini Avaliação Nutricional (MAN), incluem-se, EXCETO:
História dietética
Dobra cutânea triciptal.
Dados antropométricos.
Auto percepção de saúde.
De acordo com o Marco de Referência da Vigilância Alimentar e Nutricional na Atenção Básica (Ministério da Saúde, 2015), é correto afirmar que é um índice amplamente utilizado para avaliar a desnutrição, porém o déficit indicado por ele, observado pontualmente, não determina se o quadro é recente ou de longo prazo, sendo necessário que a avaliação seja complementada por outro índice antropométrico. Trata-se
do peso para idade.
da estatura para idade.
do peso para estatura.
do índice de massa corporal para idade.
da dobra cutânea tricipital.
De acordo com a norma técnica Orientações para a Coleta e Análise de Dados Antropométricos em Serviços de Saúde do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Ministério da Saúde, 2011), a avaliação nutricional de um indivíduo ou de um grupo populacional é realizada por meio de critérios estatísticos que envolvem os conceitos de escore-Z e percentil, sendo possível converter um valor de escore-Z em percentil ou um valor de percentil em escore-Z, utilizando-se as fórmulas apropriadas. Nesse contexto, é possível afirmar que um valor de escore-Z de + 2 (mais 2) equivale a um valor de percentil de
50.
84,1.
97,7.
99,9.
100.