

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Em relação à ética profissional em nutrição, considere as seguintes afirmativas.
I. O nutricionista pode prescrever medicamentos como parte de seu plano de intervenção.
II. O respeito à autonomia do paciente é fundamental.
III. A confidencialidade das informações do paciente deve ser mantida.
IV. A prática baseada em evidência é opcional.
São corretas
apenas I e II.
apenas II e III.
apenas III e IV.
apenas II, III e IV.
As redes sociais têm sido amplamente utilizadas por nutricionistas como uma ferramenta na disseminação de informações para a população. No entanto, ela deve ser utilizada com ética e embasamento científico. Nesse sentido, assinale a alternativa correta de acordo com o Código de Ética e de Conduta do Nutricionista.
É permitido o uso de sorteios como forma de publicidade e propaganda para si ou para seu local de trabalho.
É permitida a divulgação de mensagens e fotos alegando garantia de resultados através de seus métodos terapêuticos.
O nutricionista pode divulgar imagens dos seus pacientes para demonstrar os resultados de seus protocolos e condutas terapêuticas, desde que sejam tomados cuidados para anonimizá-los nas imagens e que eles concedam autorização por escrito.
Ao utilizar as redes sociais para divulgar informações sobre alimentação e nutrição, o nutricionista deve ter como objetivo principal a promoção da saúde e a educação alimentar e nutricional, de forma crítica e contextualizada e com respaldo técnico-científico.
O nutricionista pode fazer publicidade, nas suas redes sociais, de equipamentos e utensílios de empresas ligadas às atividades de alimentação e nutrição, utilizando cupons de descontos exclusivos com finalidade comercial.
De acordo com o Código de Ética e de Conduta do Nutricionista, é dever do profissional Nutricionista:
I. Assumir responsabilidade por suas ações, ainda que estas tenham sido solicitadas por terceiros.
II. Manter indivíduo e coletividade sob sua responsabilidade profissional, ou o respectivo representante legal, informados quanto aos objetivos, procedimentos, benefícios e riscos, quando houver, de suas condutas profissionais.
III. Cobrar ou receber honorários de indivíduos ou de coletividades por procedimentos com remuneração já prevista no contrato do plano de saúde pelo qual está sendo atendido.
Está CORRETO o que se afirma:
Apenas no item II.
Apenas nos itens I e II.
Apenas nos itens I e III.
Em todos os itens.
m relação ao Código de Ética do Nutricionista, assinale a alternativa correta:
É vedado ao nutricionista denunciar, nas instâncias competentes, atos que caracterizem agressão, assédio, humilhação, discriminação, intimidação, per- seguição ou exclusão por qualquer motivo, contra si ou qualquer pessoa.
É dever do nutricionista fazer uso do poder ou posição hierárquica de forma justa, respeitosa, evitando atitudes opressoras e conflitos nas relações, não se fazendo valer da posição em benefício próprio ou de terceiros.
É dever do nutricionista manifestar publicamente posições depreciativas ou difamatórias sobre a conduta ou atuação de nutricionistas ou de outros profissionais.
É vedado ao nutricionista realizar suas atribuições profissionais sem interferências de pessoas não habilitadas para tais práticas.
É vedado ao nutricionista alterar a conduta profissional determinada por outro nutricionista caso tal medida seja necessária para benefício de indivíduos, coletividades ou serviços.
Sobre visitas de representantes de dietas enterais e suplementos em hospitais, ambulatórios ou consultórios e a entrega de brindes dos produtos ao profissional nutricionista, marque a alternativa correta.
É direito do nutricionista usar materiais ou objetos que identifiquem marcas em suas atividades profissionais.
É vedado ao nutricionista receber amostras de produtos com suas características, composição nutricional e indicações em visita de representante comercial.
É direito do nutricionista fazer publicidade ou propaganda em meios de comunicação com fins comerciais, de marcas de dietas enterais e suplementos nutricionais.
É direito do nutricionista fazer uso de embalagens para fins de atividades de orientação, educação alimentar e nutricional.
Com base no Código de Ética dos Nutricionistas, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.
Coluna 1
1. Dever.
2. Direito.
3. Vedado.
Coluna 2
( ) Primar pelo trabalho adequado, digno e justo, apontando falhas existentes nos regulamentos, processos, recursos e estruturas dos locais em que atue profissionalmente quando os considerar incompatíveis com o exercício profissional ou prejudiciais aos indivíduos e às coletividades, comunicando oficialmente aos responsáveis e, no caso de inércia destes, aos órgãos competentes e ao Conselho Regional de Nutricionistas da respectiva jurisdição.
( ) Permitir a utilização do seu nome e título profissional por estabelecimento ou instituição em que não exerça atividades próprias da profissão.
( ) Manifestar publicamente posições depreciativas ou difamatórias sobre a conduta ou atuação de nutricionistas ou de outros profissionais.
( ) Realizar suas atribuições profissionais sem interferências de pessoas não habilitadas para tais práticas.
( ) Alterar a conduta profissional determinada por outro nutricionista caso tal medida seja necessária para benefício de indivíduos, coletividades ou serviços, registrando as alterações e justificativas de acordo com as normas da instituição e, sempre que possível, informar ao responsável pela conduta.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
2 – 1 – 3 – 2 – 1.
1 – 2 – 2 – 1 – 3.
1 – 3 – 3 – 2 – 2.
2 – 1 – 1 – 3 – 1.
3 – 3 – 1 – 1 – 2.
Quanto ao Código de Ética dos Nutricionistas, analise as assertivas abaixo:
I. A atenção nutricional prestada pelo nutricionista deve ir além do significado biológico da alimentação e considerar suas dimensões: ambiental, cultural, econômica, política, psicoafetiva, social e simbólica.
II. É dever do nutricionista recusar propostas e situações incompatíveis com suas atribuições ou que se configurem como desvio de função em seu contrato profissional.
III. É vedado ao nutricionista manifestar publicamente posições depreciativas ou difamatórias sobre a conduta ou atuação de nutricionistas ou de outros profissionais.
IV. É dever do nutricionista alterar a conduta profissional determinada por outro nutricionista caso tal medida seja necessária para benefício de indivíduos, coletividades ou serviços, registrando as alterações e justificativas de acordo com as normas da instituição, e sempre que possível informar ao responsável pela conduta.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas I e II.
Apenas I e III.
Apenas III e IV.
I, II, III e IV.
Com base nas orientações do Código de Ética e de Conduta do Nutricionista, selecione a alternativa correta.
É dever do nutricionista prestar serviços profissionais gratuitos com fins sociais e humanos.
É direito do nutricionista permitir a utilização do seu nome e título profissional por estabelecimento ou instituição em que não exerça atividades próprias da profissão.
É dever do nutricionista respeitar os limites do seu campo de atuação, sem exercer atividades privativas de outros profissionais.
É vedado ao nutricionista colaborar com as autoridades sanitárias e de fiscalização profissional, prestando as informações requeridas.
Em conformidade com o Código de Ética e de Conduta do Nutricionista - Capítulo I - Responsabilidades Profissionais - No contexto do exercício profissional, o nutricionista pautará sua prática nas responsabilidades que seguem, devendo-se marcar a alternativa com informação correta.
(codigo-de-etica.pdf (cfn.org.br)) – (P.8).
É uma responsabilidade do nutricionista garantir e defender suas atribuições e prerrogativas, conforme estabelecido na legislação de regulamentação da profissão e nos princípios firmados neste Código.
É dever do nutricionista recusar-se a exercer sua profissão em qualquer instituição onde as condições de trabalho não sejam adequadas, dignas e justas ou possam prejudicar indivíduos, coletividades ou a si próprio, comunicando oficialmente sua decisão aos responsáveis pela instituição e ao Conselho Regional de Nutricionistas de sua jurisdição e respectiva representação sindical.
É de competência do nutricionista pleitear remuneração adequada às suas atividades, com base no valor mínimo definido por legislações vigentes ou pela sua respectiva e competente entidade sindical.
É obrigação do nutricionista sempre recusar propostas e situações incompatíveis com suas atribuições ou que se configurem como desvio de função em seu contrato profissional.
É direito do nutricionista prestar serviços profissionais gratuitos com fins sociais e humanos.
O Código de Ética do Nutricionista não é um documento acabado, estando sempre em construção, uma vez que tem o intuito de nortear a conduta e a atuação do nutricionista no contexto contemporâneo. Assim, destaque a asserção que traz um erro conceitual.
A elaboração do código atual é marcada por um processo participativo e democrático que envolveu um número expressivo de profissionais na construção das condutas técnicas, políticas e ética para o exercício profissional.
A realização de prática baseada em evidências científicas é ratificada pelo referido código.
O Código de Ética do Nutricionista estabelece normas técnicas para o exercício da profissão, normatizando as ações que correspondem a uma boa atuação, contemplando a realidade que se apresenta aos profissionais.
O referido documento traz nos seus princípios fundamentais a necessidade de o nutricionista conhecer e pautar sua atuação nos princípios universais dos direitos humanos e da bioética, na Constituição Federal e nos preceitos éticos.
Por meio do Código de Ética do Nutricionista reflete-se a abrangência e a visibilidade da Nutrição, além de orientar acerca dos direitos e deveres dos profissionais que atuam na área.
É direito do nutricionista fazer publicidade ou propaganda em meios de comunicação com fins comerciais, de marcas de produtos alimentícios, suplementos nutricionais, fitoterápicos, utensílios, equipamentos, serviços ou nomes de empresas ou indústrias ligadas às atividades de alimentação e nutrição.
Certo
Errado
O Código de Ética e de Conduta do Nutricionista pode ser considerado um guia para direcionar os profissionais em relação à conduta a ser seguida durante o exercício profissional. Em relação às atividades e ações desenvolvidas pelo nutricionista, assinale a afirmativa correta.
O nutricionista deve aplicar seus conhecimentos técnicos, independente das condições nutricionais, alimentares e sociais do indivíduo ou coletividade.
É facultativo ao nutricionista, em sua prática profissional, levar em consideração aspectos alimentares, nutricionais e sociais de indivíduos ou coletividade.
É dever do nutricionista considerar as condições alimentares, nutricionais, de saúde e de vida dos indivíduos ou coletividade na tomada de decisões de condutas profissionais.
É dever do nutricionista considerar somente as condições alimentares e nutricionais, sem levar em consideração outras condições, como de saúde dos indivíduos ou coletividade na tomada de decisões de condutas profissionais.
A bioética está na origem de diversas propostas teóricas que visam encontrar soluções para os problemas ou conflitos inerentes à prática na área da saúde, utilizando-se de princípios fundamentais para o estudo e a tomada de decisão sobre as questões éticas relacionadas à assistência em saúde.
Em relação aos princípios éticos de beneficência/maleficência, assinale a afirmativa correta.
A terapia nutricional deve reconhecer a dignidade humana e respeitar as necessidades físicas, sociais e psicológicas do indivíduo.
O profissional nutricionista deve informar ao paciente, somente na primeira consulta, sobre todos os aspectos do tratamento.
Todos os indivíduos devem receber o mesmo tratamento nutricional, independentemente de suas particularidades.
A principal razão do exercício das profissões que envolvem a saúde das pessoas não é apenas o benefício do paciente.
Indivíduos que não apresentam quadros psiquiátricos são os únicos que se pode aplicar o princípio ético de não maleficiência.
O Código de Ética e a Conduta do Nutricionista é um instrumento delineador da atuação profissional. Seus princípios, responsabilidades, direitos e deveres devem ser reconhecidos como o cerne da prática diária em todas as áreas da Nutrição. De acordo com a Resolução CFN nº 599/2018, sobre a conduta e as práticas profissionais, assinale a afirmativa correta.
O nutricionista não pode informar aos indivíduos ou coletividades, em caso de saída ou mudança de um serviço ou instituição para outro local, da mesma natureza ou não.
É vedado ao nutricionista alterar a conduta profissional determinada por outro nutricionista, mesmo que tal medida seja necessária para benefício de indivíduos, coletividades ou serviços.
O nutricionista pode cobrar ou receber honorários e benefícios de indivíduos e de coletividades assistidos em instituições que se destinam à prestação de serviços públicos, em qualquer área de atuação.
É dever do nutricionista analisar criticamente questões técnico-científicas e metodológicas de práticas, pesquisas e protocolos divulgados na literatura ou adotados por instituições e serviços, bem como a própria conduta profissional.
O Código de Ética e de Conduta do Nutricionista poderá ser alterado mediante proposta
de quaisquer dos Conselhos Regionais de Nutricionistas, validada por pelo menos um terço dos Conselhos Regionais.
formal de 10% dos nutricionistas com inscrição ativa.
de quaisquer dos Conselhos Regionais de Nutricionistas, validada por pelo menos três quartos dos Conselhos Regionais.
formal de 20% dos nutricionistas com inscrição ativa.
formal de 5% dos nutricionistas com inscrição ativa.
O nutricionista deve se comprometer com o contínuo aprimoramento profissional para a qualificação técnico‑científica dos processos de trabalho e das relações interpessoais, visando à promoção da saúde e à alimentação adequada e saudável de indivíduos e coletividades.
Certo
Errado
No universo complexo da saúde e da nutrição, a atuação dos profissionais nutricionistas demanda não apenas conhecimento técnico, mas também uma conduta ética sólida e comprometida. O Código de Ética do Nutricionista surge como um pilar essencial, delineando os valores, responsabilidades e princípios que regem a profissão. Elaborado pelo Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), esse código não apenas traça limites éticos, mas também inspira a busca continua por padrões elevados de prática profissional. Nesse contexto, são deveres do nutricionista de acordo com o Código de Ética do Nutricionista, exceto:
Colaborar com as autoridades sanitárias, prestando as informações requeridas.
Ter acesso à informações referentes a indivíduos sob sua responsabilidade profissional que sejam essenciais para sua conduta técnica.
Assumir responsabilidade por suas ações, ainda que estas tenham sido solicitadas por terceiros.
Respeitar os limites do seu campo de atuação, sem exercer atividades privativas de outros profissionais.
Adequar conduta e práticas profissionais às necessidades do indivíduo, coletividade e serviços visando à promoção da saúde, não cedendo a apelo de modismo.
Acerca do Código de Processamento Ético‑Disciplinar de Nutricionista e de Técnico em Nutrição e Dietética, o denunciado que aderir a termo de ajustamento ético ficará impedido de firmar um novo acordo sobre fato da mesma natureza, considerada a mesma capitulação no Código de Ética e de Conduta, pelo período de
um ano, a contar de sua assinatura.
um ano, a contar da data da infração ética que gerou o acordo.
dois anos, a contar de sua assinatura.
dois anos, a contar do integral cumprimento do acordo.
três anos, a contar de sua assinatura.
Com base nas definições contidas no Código de Ética dos Nutricionistas, a definição de “profissional que atua sem cautela ou de forma precipitada, tomando atitude diferente da recomendada para aquela situação ou usando técnica proibida” refere-se a qual termo abaixo?
Falta de ética.
Negligência.
Imperícia.
Depreciação de diagnóstico.
Imprudência.
Com base na Ética Profissional do Servidor Público, assinale a alternativa correta.
As atitudes do servidor público fora do ambiente de trabalho não podem ser levadas em consideração para sua avaliação funcional, pois a ética profissional se aplica apenas ao exercício de suas funções profissionais.
As atitudes do servidor público fora do ambiente de trabalho podem impactar negativamente sua reputação e conceito funcional, pois a função pública se integra à sua vida particular.
O servidor público deve ser avaliado somente por seu desempenho nas tarefas executadas no ambiente de trabalho, pois o comportamento no ambiente de trabalho não influencia na avaliação.
As atitudes do servidor público fora e dentro do ambiente de trabalho não têm qualquer relevância para sua vida funcional, desde que ele continue cumprindo suas obrigações profissionais com eficácia.