

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Os cirurgiões dentistas devem estar atentos aos eventos hemorrágicos trans-operatórios e muitas vezes podem necessitar de agentes hemostáticos tópicos.
Assinale a alternativa que descreve o agente hemostático derivado do aminoácido lisina, que age inibindo a fibrinólise.
Ácido tranexâmico.
Celulose oxidada.
Gelatina absorvível.
Cera para osso.
Compressa hemostática de colágeno.
Caso, durante a exodontia, haja o impulsionamento de um pequeno fragmento (2 mm a 3 mm) de uma das raízes para o interior do seio maxilar, o cirurgião-dentista deverá tentar recuperá-lo inicialmente por meio de uma ampliação moderada do alvéolo em sua porção apical.
Certo
Errado
Sobre o tratamento da osteíte alveolar, considere as seguintes ações:
1. Utilizar a cureta suavemente, removendo corpos estranhos que não foram removidos pela irrigação.
2. Agendar consulta para reavaliação do quadro em 48 horas ou antecipar em caso de dor intensa.
3. Lavar a boca delicadamente com solução de digluconato de clorexidina a 0,12 %, de 2 a 3 vezes ao dia.
4. Optar pela anestesia por bloqueio do alveolar inferior em região de molares inferiores, evitando a infiltração local.
Faz(em) parte do protocolo de tratamento, a(s) ação(ões):
Caso sejam necessárias para a confecção do retalho cirúrgico em três ângulos, para realizar esse procedimento, as incisões de alívio devem ser paralelas ou devem divergir da base para o ápice.
Certo
Errado
O exame anatomopatológico auxilia os cirurgiões dentistas no diagnóstico por meio da avaliação macro e microscópica dos tecidos e das células. Para a conservação adequada da peça cirúrgica e manutenção da viabilidade da peça para exame, deve-se utilizar:
solução de álcool absoluto.
solução de formalina a 10%.
solução alcoólica a 70%.
solução de formalina a 5%.
solução alcoólica a 50%.
Em relação a cirurgias ortodônticas e procedimentos a ela inerentes, considere as seguintes afirmações:
I. As tesouras de Goldman Fox são indicadas para procedimentos mais delicados.
II. O fórceps de número 203 é adequado para se realizar a exodontia de um pré-molar inferior.
Assinale a alternativa correta:
I é verdadeira e II é falsa.
I é falsa e II é verdadeira.
I e II são verdadeiras.
I e II são falsas.
O tratamento é eminentemente o cirúrgico, com a enucleação cuidadosa de lesão juntamente com o dente envolvido. Nos casos em que existe a possibilidade do dente envolvido ocupar sua posição no arco dental, a técnica recomendada é a da marsupialização, com exposição de cavidade, de modo que o dente possa irromper. Nesses casos, o acompanhamento ortodôntico pós-operatório é essencial para garantir ao dente um espaço na arcada. Trata-se do:
Cisto dentígero.
Cisto odontogênico calcificante.
Cisto gengival do recém-nascido.
Cisto palatino mediano.
O enxerto transantral não é necessário, uma vez que a distância entre o assoalho do seio e o rebordo alveolar é de 3 mm, possibilitando a estabilidade primária e a osseointegração.
Certo
Errado
As reabsorções ósseas em áreas edêntulas ocorrem em razão de o osso alveolar não receber o estímulo local na área do dente e do ligamento periodontal, sendo que o padrão específico dessa reabsorção é imprevisível em cada paciente por causa da grande variação entre os indivíduos.
Certo
Errado
Assinale a alternativa que apresenta apenas instrumentos/materiais utilizados em cirurgia, na manobra de síntese.
Sindesmótomo, lâmina e cabo de bisturi.
Porta-agulha, tesoura e fio de sutura.
Cureta de Lucas, fórceps e broca.
Extratores, pinças e osteótomo.
Descolador de periósteo, alveolótomo e lima cirúrgica.
O enxerto ideal para esse caso deveria conter as características estruturais de um enxerto em bloco e potencial osteogênico dos enxertos ósseos esponjosos e medulares particulados.
Certo
Errado
As alternativas abaixo mostram indicações do uso da anestesia geral em Odontologia, EXCETO:
Pacientes com aumento de volume de pescoço.
Pacientes alérgicos a anestésicos locais.
Pacientes agitados e agressivos.
Cirurgias de grande porte.
Das alternativas a seguir, qual mostra uma contraindicação relativa para o uso de anestesia geral em Odontologia?
Paciente com trismo.
Paciente anêmico.
Ingestão de alimentos sólidos ou líquidos.
Aumento de volume de pescoço.
Segundo ANUSAVICE (2013), em relação às causas de falhas em fundições, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas, associando a sequência final ao gabarito:
( ) Os defeitos em fundições podem ser classificados em três grupos: 1 - distorção, 2 - rugosidade e irregularidade superficial e 3 - porosidade.
( ) A quantidade de água e a de pó de revestimento devem ser cuidadosamente mensuradas. Quanto maior a relação A/P, mais rugosa será a fundição.
( ) A irregularidade superficial é definida como imperfeições superficiais cujo espaçamento, altura, largura e direção estabelecem um padrão de superfície predominante.
( ) Rugosidades superficiais são imperfeições isoladas que não são características de toda uma área.
F – V – F – F.
V – F – V – V.
V – V – V – F.
V – F – F – V.
O enxerto autógeno é o único, entre os tipos de enxerto ósseo disponíveis atualmente, a fornecer células ósseas vivas imunocompatíveis, essenciais à fase 1 da osteogênese. Portanto, para o caso em tela, seria o “padrão-ouro” a ser aplicado.
Certo
Errado
Caso o cirurgião opte por uma reconstrução com osso alógeno, procedimentos de tipificação tecidual, nos quais o doador e o hospedeiro são geneticamente comparados antes do transplante em busca de similaridades, podem ser realizados, hoje em dia, de forma rotineira, a fim de reduzir a incidência de reações imunes para enxertos ósseos.
Certo
Errado
Segundo COHEN (2017), em relação à reimplantação intencional, assinale a alternativa incorreta:
A reimplantação intencional pode ser uma opção quando o acesso cirúrgico é limitado ou apresenta riscos inaceitáveis.
Segundos molares inferiores são um exemplo comum desta técnica em virtude do osso vestibular sobrejacente geralmente espesso, profundidade vestibular rasa e proximidade dos ápices radiculares ao canal mandibular.
Indicações a reimplantação intencional incluem dentes com raízes dilatadas ou moderadamente curvas.
Após preparação e obturação retroapical, o dente é reimplantado e o osso vestibular é comprimido. O paciente pode ser instruído para morder um rolo de algodão ou outro objeto semissólido para ajudar a posicionar o dente corretamente no alvéolo. O ajuste oclusal é indicado para minimizar forças traumáticas no dente durante a fase inicial da reparação. Uma contenção pode ser aplicada, mas isto muitas vezes não é necessário.
O retalho de escolha para esses casos é em envelope, e seu comprimento anteroposterior deve ter, no mínimo, 2 dentes anteriores e 1 posterior à área da cirurgia.
Certo
Errado