

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Considerando-se a variedade de configurações reportadas em relação à configuração do sistema de canais radiculares, diferentes sistemas de classificação foram propostos.
Em relação ao sistema de classificação de Vertucci e colaboradores, assinale a alternativa correta.
Tipo I: um canal deixa a câmara pulpar e se divide em dois no corpo da raiz; então, os dois se fundem para formar um canal.
Tipo V: dois canais distintos estendem-se da câmara pulpar ao ápice.
Tipo II: dois canais distintos deixam a câmara pulpar, mas convergem perto do ápice para formar um canal radicular.
Tipo IV: um canal deixa a câmara pulpar e se divide, próximo ao ápice, em dois canais distintos.
Tipo VII: dois canais distintos deixam a câmara pulpar, fundem-se no corpo da raiz e dividem-se novamente em dois canais próximo ao ápice.
A técnica Glide Path foi introduzida na endodontia, contribuindo para a realização de um preparo biomecânico mais suave, harmônico e seguro, reduzindo, consequentemente, os acidentes operatórios.
Em relação a essa técnica, assinale a alternativa correta.
A técnica Glide Path é um preparo prévio dos canais radiculares, particularmente os atresiados, para, depois, receberem o preparo biomecânico exclusivamente por instrumentação manual, com o emprego das limas.
A técnica Glide Path pode ser realizada com uma lima única rotatória 16/.02 (ProGlider), com velocidade de 300 rpm e torque de 2 N/cm.
A técnica Glide Path é realizada antes da exploração de canais radiculares atresiados de dentes unirradiculares.
A técnica Glide Path promove a ampliação, a retificação das curvaturas, o alisamento das paredes e a remoção de resíduos dos canais radiculares, limpando e atribuindo uma forma cônica aos canais.
A técnica Glide Path é realizada utilizando o último instrumento do preparo biomecânico, introduzido em todo o comprimento do canal radicular, para instrumentação final do segmento apical.
Segundo Lopes e Siqueira (2020), sobre fratura de instrumentos por flexão rotativa, coloque V (verdadeiro) ou F (falso) na afirmativas abaixo e assinale a opção correta.
( ) Permanecer o menor tempo possível com o instrumento girando no interior de um canal curvo pode reduzir sua incidência.
( ) Manter o instrumento no interior de um canal curvo em constante avanço e retrocesso em sentido apical (pecking motion) aumenta sua incidência.
( ) Não flambar (aplicar força axial) o instrumento no interior de um canal radicular pode reduzir sua incidência.
( ) Quanto maior o raio de curvatura do canal, quanto maior o comprimento do arco e quanto mais para a cervical estiver posicionado o arco, menores deverão ser a conicidade e o diâmetro do instrumento empregado.
( ) Durante movimento de retrocesso, não se deve pressionar lateralmente (pincelamento) o instrumento contra as paredes dos canais radiculares
(F) (F) (V) (F) (V)
(V) (V) (F) (V) (V)
(V) (F) (V) (F) (V)
(V) (F) (V) (V) (V)
(F) (F) (V) (F) (F)
Com base na nomenclatura da American Association of Endodontics (AAE), publicada em 2012, divulgada internacionalmente no Glossário de Termos Endodônticos, assinale a alternativa que contém apenas condições clínico/ bacteriológicas, em que se indica a necropulpectomia I.
Perlodontite aplcal assintomática com radioluscência periapical e abscesso apical agudo.
Retratamentos de dentes sem radioluscência periapical, assintomáticos (infecção secundária) e retratamentos de dentes com radioluscência periapical, sintomáticos (infecção secundária).
Pulpite irreversível sintomática (com aspecto macroscópico vital de polpa comprometida) e periodontite apical assintomática sem radioluscência periapical.
Abscesso apical agudo provocado (flare up) e abscesso apical agudo espontâneo (fênix).
Periodontite apical sintomática sem radioluscência periapical e periodontite apical sintomática com radioluscência periapical.
Segundo Berman e Hargreaves (2021), quais estruturas podem ter a interação paralisada correlacionados a trauma, interrompendo o desenvolvimento dentário, gerando resultados menos desejáveis nos procedimentos endodônticos regenerativos?
Papila apical e bainha epitelial de Hertwig.
Cementoblastos e bainha epitelial de Hertwig.
Papila apical e restos epiteliais de Malassez.
Fibroblastos e cementoblastos.
Fibroblastos e bainha epitelial de Hertwig.
Segundo Lopes e Siqueira (2020), alguns autores recomendam a inundação do canal com NaOCI após o término do preparo e da remoção da smear layer, e a ativação dessa substância por meio de aparelhos sônicos ou ultrassônicos. Assinale a opção que define corretamente a faixa de frequência dos aparelhos sônicos.
Entre 5 Hz e 10 kHz.
Entre 10 Hz e 15 kHz.
Entre 20 Hz e 20 kHz.
Entre 25 Hz e 25 kHz.
Entre 30 Hz e 30 kHz.
A amputação da polpa coronária afetada ou infectada, preservando a vitalidade e a função de toda a polpa radicular remanescente ou parte dela, é a descrição da pulpotomia. Em dentes decíduos, pode-se usar a técnica da pulpotomia com formocresol. Sendo assim, analise as afirmativas apresentadas a seguir:
I.A ausência de danos aos dentes sucessores permanentes é uma evidência do sucesso da pulpotomia.
II.Após a amputação da polpa coronária, deve-se irrigar os canais radiculares com formocresol diluído a 1:5.
III.Após a amputação da polpa coronária, deve-se usar bolinhas de algodão umedecidas com formocresol sobre os cotos da polpa radicular por, no mínimo, 5 minutos.
É correto o que se afirma em:
I e III, apenas.
I, II e III.
II e III, apenas.
I, apenas.
II, apenas.
Dentes posteriores tratados endodonticamente, com ampla destruição coronária, porém suficiente volume de estrutura dentária sadia, vestibular e lingual, com ou sem calçamento prévio com material adesivo para substituir a dentina ausente sob o esmalte devem ser submetidos à restauração
indireta com pina intrarradicular.
indireta total metálica.
direta com pino intrarradicular.
com proteção parcial ou total de cúspides.
direta sem pino intrarradicular.
“Bifosfonatos são medicamentos com considerável importância para controlar osteoporose e para tratar determinados tipos de cânceres, hipercalcemia e doença de Paget, quando estes estão associados às condições malignas.”
Assinale a alternativa incorreta com relação ao uso de Bifosfanatos e a terapia endodôntica:
É preferível o controle de lesões periapicais antes da extração pois isso diminui o risco de desenvolvimento de exacerbações de osteonecrose em dentes com periodontite apical.
O tratamento de canal pode iniciar o processo de osteonecrose, de forma indireta, devido ao dano no tecido mole pelo uso do grampo e diretamente pela extrusão de resíduos durante instrumentação do canal.
A microbiota endodôntica pode ser alternada devido ao uso de compostos bifosfonatos, o que pode levar a complicações e insucessos na terapia endodôntica.
Procedimentos preventivos devem ser enfatizados para os pacientes que apresentam maiores risco de desenvolvimento de osteonecrose, o que inclui controle de placa e dieta, tratamento periodontal, restauradores e endodônticos.
Durante o tratamento endodôntico, para reduzir o risco de osteonecrose em pacientes em uso de bifosfonatos, deve-se realizar de forma a causar menos injuria possível na região.
Com relação à utilização de localizador foraminal eletrônico, assinale a alternativa correta.
O nível de substância irrigadora não pode exceder a entrada do canal, devendo limitar-se à sua embocadura.
O canal radicular deve ser seco previamente, estando sem a presença de nenhuma substância irrigadora para a medição.
A substância irrigadora deve preencher todo o espaço do canal radicular e da câmara pulpar.
No caso de polpa irreversivelmente inflamada, o instrumento pode ser inserido diretamente para medição, sem necessidade de remoção do conteúdo pulpar.
Restaurações metálicas projetadas sobre a entrada dos canais, mesmo que ocorra contato entre estas e o instrumento, não interferem na medição.
Lesões císticas na região de pré-molares superiores podem se confundir com processos endodônticos inflamatórios. Marque a alternativa CORRETA acerca do diagnóstico e da definição terapêutica em suspeita de cisto radicular.
Usar exclusivamente o teste de vitalidade pulpar, alegando que a imagem radiográfica não auxilia no diagnóstico.
Selecionar antibióticos de amplo espectro por período indefinido, pois qualquer opacidade radiográfica na maxila deriva de infecção.
Checar a extensão e a relação com o canal radicular, podendo ser necessária curetagem e envio de amostra para análise histopatológica, junto de tratamento endodôntico se houver necrose.
Extrair todos os pré-molares ao redor, garantindo a remoção do cisto em bloco.
Durante o tratamento endodôntico, a localização dos canais radiculares e o manejo de trajetos complexos exigem cautela para evitar desvios ou perfurações. A utilização de técnicas apropriadas e ferramentas auxiliares é essencial para o sucesso do procedimento. Acerca do tema, marque V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:
(__)A utilização de limas manuais de forma progressiva, com verificações frequentes do comprimento de trabalho, reduz o risco de desvios ou perfurações em trajetos canaliculares.
(__)Radiografias adicionais com limas posicionadas são indicadas para confirmar o trajeto e a localização correta dos canais radiculares em casos de incerteza anatômica.
(__)O uso do ultrassom endodôntico em trajetos amplos e sem restrições anatômicas é preferível ao uso de limas manuais, mesmo na ausência de cálculos ou canais acessórios.
(__)O monitoramento constante durante a instrumentação e o uso de técnicas auxiliares ajudam a prevenir complicações, como perfurações do assoalho pulpar.
A sequência está correta em:
V − V − F − V.
F − F − V − V.
V − F − F − F.
V − V − V − V.
As dores pulpares e periapicais são duas das razões pelas quais os pacientes procuram atendimento odontológico. A experiência de dor antes, durante ou após a terapia endodôntica é uma preocupação séria para pacientes e endodontistas. Em relação aos seus sinais, sintomas e diagnósticos, assinale a alternativa INCORRETA.
A pulpite irreversível é geralmente caracterizada por dor espontânea e prolongada após estímulo térmico.
A necrose pulpar não apresenta resposta a testes de vitalidade pulpar.
A periodontite apical aguda é uma lesão inflamatória comumente com dor espontânea e sensibilidade exacerbada à percussão.
O cisto radicular é uma lesão inflamatória de origem bacteriana que exige tratamento cirúrgico em todos os casos.
A Amelogênese Imperfeita compreende um amplo grupo de anomalias genéticas que afetam a formação do esmalte causado por um defeito na diferenciação das células. De acordo com o aspecto clínico, a amelogênese imperfeita pode ser subdividida em várias formas, dependendo do tipo de defeito apresentado e estágio de formação do esmalte em que tenha ocorrido a alteração.
Quando o defeito ocorre na formação da matriz do esmalte é classificada de:
amelogênese imperfeita hipocalcificada.
amelogênese imperfeita hipomaturada.
amelogênese imperfeita congênita.
amelogênese imperfeita com taurodontismo.
amelogênese imperfeita hipoplásica.
Paciente de 55 anos, tabagista e etilista, apresenta quadro de hipertensão arterial e diabete mellitus controlada com medicação, comparece ao consultório dentário com queixa de ausência do dente 24 e interesse na reabilitação estética da região. No exame, identifica-se dente 23 íntegro, dente 25 com tratamento endodôntico satisfatório e ampla destruição coronária, dente 26 com restauração classe I em resina composta e sinais inequívocos de bruxismo.
Assinale a alternativa que descreve um tratamento adequado ao caso exposto.
Confecção de prótese parcial fixa metal free (livres de metal) com pilar nos dentes 23 e 25.
Prótese parcial fixa adesiva em cerâmica com pilar nos dentes 23 e 25.
Exodontia do dente 25 e confecção de prótese parcial fixa metalocerâmica com pilar nos dentes 23 e 26.
Confecção de contenção metálica fresada para prótese parcial removível com apoio no dente 25.
Reconstrução do dente 25 com pino intrarradicular seguido de confecção de prótese metalocerâmica com pilar nos dentes 23 e 25.
Atualmente, com o aumento do número de produtos, diversidade de técnicas e mecanismos de aplicação, uma adequada proteção do complexo dentino/pulpar pode ser obtida com os selantes, forradores, capeadores, bases protetoras e/ou bases cavitárias. É evidente que, com as propriedades físicas e químicas aperfeiçoadas, um determinado material poderá agir como forrador, como base protetora ou mesmo como base cavitária, de conformidade com a espessura da camada aplicada. Um material protetor poderá ser considerado ideal se tiver as características apresentadas nas alternativas abaixo, exceto:
Proteger o complexo dentino/pulpar de choques térmico e elétrico.
Ser útil como agente bactericida ou inibir a atividade bacteriana, esterilizando a dentina sadia e a afetada residual nas lesões cariosas profundas.
Ser anódino, biocompatível, manter a vitalidade pulpar e estimular a formação de nova dentina (barreira mineralizada) nas proteções diretas, curetagens e pulpotomias.
Remineralizar parte da dentina descalcificada e/ou afetada remanescente nas lesões de rápida evolução.
Hipomineralizar a dentina afetada após a remoção mecânica da dentina terciária (esclerose dos túbulos dentinários).
As formas da zona apical, após a complementação ou o fechamento do ápice em dentes com rizogênese incompleta, portadores de tecido pulpar vivo no segmento apical do canal radicular, podem ser:
selamento duplo, selamento simples e calcificação total da porção apical.
calcificação tênue, calcificação total da porção apical e selamento duplo.
fechamento em semicírculo, calcificação tênue e calcificação total da porção apical.
selamento duplo, selamento simples e fechamento em semicírculo.
selamento duplo, selamento simples e calcificação tênue.
Os tratamentos endodônticos em dentes com rizogênese incompleta representam um desafio clínico relevante, exigindo estratégias específicas para preservação do tecido pulpar remanescente e promoção da formação radicular. Em um paciente jovem com trauma dentário e exposição pulpar recente, o objetivo terapêutico principal deve ser:
Obturar o canal com cimento à base de óxido de zinco e eugenol, promovendo selamento imediato da cavidade.
Realizar pulpectomia completa e obturação com guta-percha termoplastificada.
Realizar apicetomia imediata com retroobturação, assegurando vedamento apical.
Instrumentar o canal até o terço apical e induzir a formação de barreira apical com hidróxido de cálcio.
Empregar capeamento pulpar direto com MTA ou biocerâmico, visando manutenção da vitalidade pulpar.
Molares decíduos com lesão de cárie cavitada e ativa, que apresentam reabsorção radicular relacionada ao processo de esfoliação, devem ser restaurados, mesmo que o tempo de permanência em boca seja pequeno. Isso se deve ao fato de que as lesões cavitadas, sendo restauradas, possibilitarão melhor controle do biofilme dentário. Nesses casos, indica-se o uso de cimento de ionômero de vidro convencional. Considerando-se esse contexto e a aplicação do cimento de ionômetro de vidro, analise as assertivas a seguir:
I.Condicionamento das estruturas dentais com ácido poliacrílico deve ser utilizado previamente ao uso do cimento de ionômero de vidro.
II.O cimento de ionômero de vidro deverá ser protegido em sua superfície externa após a conclusão da restauração para evitar desidratação.
III.O condicionamento da dentina não é necessário ser realizado, somente deve-se usar ácido fosfórico no esmalte dentário previamente ao uso do cimento de ionômero de vidro.
IV.O cimento de ionômero de vidro deverá ser fotopolimerizado somente após o encerramento do período de sinérese e embebição.
É correto o que se afirma em:
I, II e IV, apenas.
I e II, apenas.
III, apenas.
I, II, III e IV.
III e IV, apenas.
Assinale a alternativa que apresenta o nome da calcificação pulpar na câmara pulpar, detectável radiograficamente:
Nódulo pulpar.
Pólipo pulpar.
Necrose pulpar.
Granuloma pulpar.
Cisto pulár.