

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
agente físico microbiano: como infecção pulpar pós-tratamento periodôntico.
agente físico mecânico: aerodontalgia.
agente físico traumático: quedas, pancadas, fratura coronária.
mudanças barométricas: como a temperatura de polimerização das resinas.
agente físico/mecânico: como excisão da dentina com brocas.
Os movimentos (cinemática) empregados no instrumento endodôntico durante a instrumentação com força balanceada são:
giro no sentido anti-horário com pressão apical seguido de giro no sentido horário mantendo o instrumento em posição
giro no sentido anti-horário sem pressão apical seguido de giro no sentido horário com leve pressão apical.
giro no sentido horário com pressão apical seguido de giro no sentido anti-horário mantendo o instrumento em posição
giro no sentido horário sem pressão apical seguido de giro no sentido anti-horário com leve pressão apical.
Marque a associação correta entre as nomenclaturas dos cones acessórios de guta-percha.
XF=R1; FF=R3; MF=R4; F=R7; FM=R8
XF=R8; FF=R7; MF=R1; F=R3; FM=R4
XF=R8; FF=R7; MF=R3; F=R1; FM=R4
XF=R7; FF=R8; MF=R1; F=R3; FM=R4
Marque a conduta clínica que o profissional deve ter em uma situação de urgência na qual o paciente apresenta quadro de abscesso periapical agudo em evolução, fortes dores irradiadas, extenso edema endurecido (região submandibular) e trismo.
Eliminação da coleção purulenta via acesso coronário e medicação sistêmica (antibioticoterapia e analgésicos).
Eliminação da coleção purulenta via incisão intrabucal e trepanação óssea e medicação sistêmica (antibioticoterapia e analgésicos)
Eliminação da coleção purulenta via incisão extrabucal e medicação sistêmica (antibioticoterapia e analgésicos).
Apenas medicação sistêmica (antibioticoterapia e analgésicos) e agendamento de retorno (24 a 48 horas).
A execução do princípio da patência foraminal acarreta
preservação da anatomia apical, produzindo um forame limpo e de fácil obturação.
alargamento do forame apical, proporcionando maiores possibilidades de extrusão de solução irrigante.
comprometimento da anatomia apical, proporcionando desvios em função da passagem do instrumento pelo forame
preservação da anatomia apical, apesar de a limpeza do forame ser proporcionada com uso de agentes irrigantes como o EDTA
Assinale a única opção que NÃO é função da polpa dentária
Formativa
Nutritiva
Indutiva
Reservativa
O diagnóstico de inflamação aguda possui tanto o aspecto histológico quanto o clínico. O diagnóstico correto para os seguintes sinais e sintomas: presença de edema, dor localizada, calor, rubor e radiograficamente se tem uma imagem translúcida no periápice do dente comprometido, é:
Periodontite periapical aguda.
Abcesso periapical agudo.
Abcesso de Fênix.
Pulpite irreversível.
Paciente do sexo feminino, 30 anos de idade, queixa-se de mal- estar, febre e dor intensa e espontânea na face. O exame clínico demonstra aumento de volume sensível à palpação na região apical do dente 25 e lifoadenite satélite. Feito o diagnóstico de abscesso periapical agudo e sabendo-se que a paciente é alérgica à penicilina, a escolha medicamentosa recai em:
Clavulanato de potássio ou ampicilina.
Clindamicina ou amoxacilina.
Clavulanato de potássio ou amoxacilina.
Eritromicina ou ampicilina
Eritromicina ou clindamicina.
O antibiótico de escolha para os casos de periodontite apical crônica sintomática ou abscesso fênix é
A infecção endodôntica apresenta características marcantes, como:
mista, selecionada com o tempo e com predomínio de espécies bacterianas anaeróbias estritas
mista, com predomínio de espécies bacterianas sacarolíticas e anaeróbias estritas.
mista, com predomínio de espécies bacterianas proteolíticas anaeróbias facultativas e estritas
mista, com predomínio de espécies bacterianas anaeróbias estritas sacarolíticas gram negativas
Microscopicamente, são características da inflamação crônica:
proliferação de fibroblastos e elementos vasculares, e a infiltração de macrófagos e linfócitos.
inibição de fibroblastos, proliferação de elementos vasculares, e a infiltração de macrófagos e linfócitos.
proliferação de fibrolastos, inibição de elementos vasculares, infiltração de macrófagos e linfócitos.
inibição de fibroblastos, proliferação de elementos vasculares, e a infiltração de macrófagos neutrófilos.
Assinale a alternativa que NÃO corresponde a um processo presente no mecanismo da dor periapical.
Liberação de mediadores químicos.
Assinale a substância que NÃO é solvente de guta-percha
Terebintina
Formocresol
Eucaliptol
Acetona
Paciente com 11 anos de idade, sexo masculino, relata acidente com traumatismo da face. Clinicamente, observase luxação parcial do dente 21 no sentido oclusal, grande mobilidade em sentido horizontal e vertical, e intenso sangramento na região cervical. O dente apresenta-se sensível ao teste de percussão e radiograficamente observase aumento do espaço periodontal na região apical. Considere os procedimentos a seguir:
I. o reposicionamento do dente deve ser feito através de pressão digital, delicada e contínua, no sentido apical.
II. após verificação radiográfica da posição correta do dente, procede-se à fixação rígida por duas a três semanas.
III. após verificação radiográfica da posição correta do dente, procede-se à fixação flexível por duas a três semanas.
IV. deve-se realizar um alívio das interferências oclusais.
V. deve-se realizar o tratamento ortodôntico após o ajuste oclusal.
No caso, estão corretos APENAS
I, II e III.
I, II e V.
I, III e IV.
II, III e IV.
II, IV e V.
De acordo com Cohen & Burns (2000), um dente que apresenta lesão periapical visível radiograficamente, assintomático, canal devidamente limpo, modelado e livre de umidade e exsudação:
pode ser obturado na mesma sessão.
deve ser preenchido com medicação intracanal e obturado na sessão seguinte.
não pode ser obturado na mesma sessão.
se for obturado na mesma sessão ocorrerá um flare-up
Em relação às pulpopatias, assinale a alternativa INCORRETA
A pulpite hiperplásica é irreversível, caracterizada pela proliferação de um tecido granulomatoso, que protui pela câmara pulpar
Na pulpite irreversível sintomática, pode haver dor à percussão devido à inflamação que se estende para o ligamento periodontal apical.
Em um dente com necrose pulpar, pode haver resposta positiva ao teste térmico com o calor. Isso ocorre devido à expansão de fluidos e gases, que comprimem fibras do tipo C.
A dor referida é característica comum da pulpite transicional devido à presença de terminações nervosas livres (nociceptores).
Nas pulpites, pode-se observar vários achados radiográficos, tais como: aspecto de normalidade do espaço do ligamento periodontal, aumento do espaço do ligamento periodontal e rarefação óssea periapical difusa.
Na presença de exposições pulpares ou de pulpotomias, é indicado o uso do agregado de trióxido mineral, devido à sua elevada resistência mecânica e à possibilidade de ser utilizado em superfícies úmidas.
Na Angina de Ludwig é correto afirmar que
os germes Gram-positivos e Gram-negativos são freqüentemente encontrado
trata-se de uma infecção por germes aeróbicos que invadem os espaços faciais.
casos de óbitos podem ocorrer em geral pela propagação dos germes até o mediastino
deve-se aguardar a flutuação para proceder à drenagem ampla
Em relação à pulpotomia, marque a alternativa verdadeira
É indispensável a aplicação tópica da associação medicamentosa (corticosteróide/antibiótico) por pelo menos 5 a 10 minutos para a obtenção do sucesso.
Pode ser utilizada anestesia intrapulpar, desde que a agulha penetre apenas superficialmente, com pouca pressão e use anestésico sem vasoconstritor.
Em casos de pulpotomias mediatas a coroa é vedada provisoriamente; porém, este passo dispensa grandes cuidados, pois, após a segunda sessão, o dente será restaurado definitivamente.
A irrigação durante o procedimento de corte pulpar deve ser feita com soluções biocompatíveis, como soro fisiológico, solução aquosa de hidróxido de cálcio ou líquido de Dakin.
Marque características específicas do hipoclorito de sódio
Bactericida, eleva a tensão superficial,ação dissolvente.
Eleva a tensão superficial, tem ação de limpeza, auxilia na instrumentação
Tem ação rápida, pH alcalino, desidrata e solubiliza substâncias protéicas
Neutraliza produtos tóxicos, lubrificante, eleva a tensão superficial.