Questões de Concurso sobre Fluorterapia

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
655 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Alguns dentifrícios fluoretados presentes no mercado brasileiro atuam além da prevenção da cárie, possuindo outras funções terapêuticas.


O sal fluoretado presente em dentifrícios com evidência de benefícios para prevenção da erosão dentária, tratamento da gengivite e controle da sensibilidade é o:


A

fluoreto de sódio;


B

fluoreto de amina;


C

fluoreto estanhoso;


D

tetrafluoreto de titânio;


E

monofluorfosfato de sódio.

Segundo a Associação Brasileira de Odontologia Preventiva (2003), hã muito tempo vem sendo destacada a importância do flúor como elemento fundamental no controle e na prevenção da cárie dentária. Com relação aos dentifrícios fluoretados, é correto afirmar que:


A

têm sido considerados como o menor fator responsável pela redução da prevalência de cárie,


B

seu uso diário pode determinar níveis inapropriados de fluoretos-na saliva e no bio filme dentário.


C

seu uso diário pode determinar níveis inapropriados de o fluoretos na saliva e no bio filme dentina.


D

o creme dental fluoretado promove a deposição de fluoreto solúvel adsorvido na superfície e nas lesões iniciais de cárie no esmalte.


E

o pirofosfato de sódio foi adicionado às pastas dentifrícias para prevenir desenvolvimento de câncer bucal.

A fluorose dentária é o resultado da ingestão crônica de flúor durante o desenvolvimento dental que, clinicamente, aparece como mudanças de opacidade do esmalte, decorrentes de alterações no processo de mineralização. É importante que o cirurgião-dentista saiba realizar o diagnóstico diferencial entre as formas mais leves de fluorose dentária e as opacidades de esmalte não fluoróticas, decorrentes de outros fatores. Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando o diagnóstico às características da lesão.


Coluna 1

1. Fluorose dentária.

2. Opacidades do esmalte.


Coluna 2

( ) Claramente diferenciadas do esmalte adjacente normal.

( ) Mais comum nas superfícies vestibulares de um único dente ou, eventualmente, dos dentes homólogos.

( ) Linhas brancas opacas ou nuvens, até aparência calcária.

( ) Assemelha-se à sombra de uma linha traçada com lápis, a qual segue as linhas incrementais do esmalte. No grau leve, as linhas se fundem e têm aparência nebulosa.

( ) Os dentes cuja erupção ocorre primeiro (incisivos/primeiros molares) são menos afetados. Os pré-molares e segundos molares (e terceiros molares) são os mais gravemente afetados.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:


A

1 – 1 – 2 – 1 – 2.


B

1 – 2 – 1 – 2 – 1.


C

2 – 2 – 2 – 2 – 1.


D

2 – 1 – 1 – 1 – 2.


E

2 – 2 – 1 – 1 – 1.

O flúor, os selantes ionoméricos e a remoção mecânica do biofilme dentário ajudam na estabilização da cavidade bucal e exercem papel importante sobre a estrutura dentária. De acordo com o mecanismo de ação destes agentes, considere as afirmativas:

I- O flúor aumenta a resistência do esmalte dentário, pois se admite que a nova superfície do esmalte dentário, contendo flúor, é menos solúvel em ácidos do que a superfície de esmalte original.

II- Os sulcos e fissuras oclusais dos dentes posteriores constituem as regiões de maior risco de desenvolvimento de lesões cariosas, por ser uma superfície de predileção para o acúmulo de biofilme.

III- A lesão inicial de cárie dentária é caracterizada pela perda da translucidez do esmalte, que adquire aspecto de uma lesão branca, com superfície rugosa, sem brilho e sem cavitação. Neste momento, a lesão ainda é passível de remineralização, podendo tornar-se inativa, com aspecto branco-brilhante ou ainda com diferentes tonalidades que vão do castanho ao preto através do selamento ionomérico das faces dentárias.

IV- A remoção mecânica do biofilme dentário está intrinsicamente relacionada à prevenção e tratamento da cárie, como também das doenças periodontais. A escovação é o principal fator de desaceleração do crescimento microbiano. A remoção do biofilme bacteriano é imprescindível para a manutenção da saúde bucal através dos métodos de controle químicos e mecânicos.

É CORRETO o que se afirma em:


A

II e III apenas.


B

II, III e IV apenas.


C

I e II apenas.


D

I, II e IV apenas.


E

I, II, III e IV.

É histórico o processo de desconstrução do uso de flúor como política de saúde pública, pois, segundo Jaime Cury (2023), “ela faz parte da natureza humana na dificuldade de separar a razão (ciência) da crença (emoção)”. Sabe-se que o flúor na forma de sais de flúor, sendo o íon flúor (F- ) – o fluoreto – sua forma química biologicamente ativa, não é tóxica quando utilizado com base em pesquisas. Portanto, analise as assertivas abaixo em relação ao flúor e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) O único possível efeito sistêmico comprovado do uso de fluoretos é a fluorose dentária, que não compromete a qualidade de vida das pessoas acometidas.

( ) A Organização Mundial de Saúde atualizou sua lista de medicamentos essenciais à saúde e atualmente o creme dental fluoretado (com 400 a 500 ppm F) é recomendado para pessoas do mundo inteiro e durante todos os ciclos da vida.

( ) Não se utiliza flúor (F2) em Odontologia, pois este é o mais eletronegativo dos elementos químicos e é um gás altamente tóxico.

( ) O flúor (F-) somente é usado como agente de prevenção da cárie dentária.

( ) Os géis fluoretados podem ser considerados um meio coletivo de obtenção de flúor.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:


A

V – F – V – F – V.


B

F – V – V – F – V.


C

V – V – F – V – F.


D

F – V – F – F – F.


E

V – F – F – V – F.

Assinale a alternativa correta do índice utilizado para medição da fluorose dentária da população brasileira:


A

Índice Periodontal Comunitário e Necessidade de Tratamento (CPITN).


B

Índice de Russell.


C

Índice de Higiene Oral Simplificado (IHOS).


D

Índice de Placa Visível (IPV).


E

Índice de Dean.

O acesso à água tratada e fluoretada é fundamental para as condições de saúde da população. A presença de fluoreto na cavidade bucal é eficaz para a prevenção de cárie dentária. Viabilizar políticas públicas que garantam a implantação da fluoretação das águas é uma forma abrangente e socialmente justa de acesso ao flúor.


Assinale a alternativa CORRETA, do Valor Máximo Permitido - VMP, para concentração de íon fluoreto na água de abastecimento, pelas normas e pelo padrão de potabilidade da água para consumo humano no Brasil:


A

0,7 mg/L.


B

0,9 mg/L.


C

1,0 mg/L.


D

1,5 mg/L.

Evidências científicas robustas tornaram o uso do flúor um método de prevenção à cárie dentária por meio de diversos veículos: água de consumo; sal; comprimidos; gotas; aplicações tópicas; bochechos; dentifrícios; e, vernizes. Sobre o uso do flúor na prevenção de cárie dentária, assinale a afirmativa correta.


A

A dose provavelmente tóxica (DPT) de flúor é de 10 mg/Kg.


B

Não há evidência de que a suplementação de flúor durante a gravidez previna a cárie nos dentes decíduos após o nascimento.


C

A principal causa de fluorose em crianças é a utilização de doses acima de 1 mg de flúor/Kg no período dos 6 meses aos 6 anos de idade.


D

A dosagem ideal de flúor na água de abastecimento, para provocar uma diminuição na incidência de cárie e evitar fluorose dentária, é de 2 mg de fluoreto por litro.

Lesões iniciais de cárie, as chamadas “manchas brancas ativas”, são opacas e porosas, e o processo pode ser inativado caso haja correta remoção do biofilme dentário e uso de produtos fluoretados. Logo, qualquer estratégia para o controle da cárie deve, necessariamente, envolver o controle dos fatores necessários e determinantes para o desenvolvimento da doença, isto é, o acúmulo de bactérias nas superfícies dentais e o efeito do açúcar, de tal modo que o meio mais racional de usar fluoreto é aquele que interfira com esses fatores. Nesse contexto, é correto afirmar:


A

A água fluoretada, por ser uma medida de saúde pública sem controle do cirurgião-dentista, quando disponível à população, deve ser uma contraindicação para o uso de creme dental fluoretado.


B

O creme dental fluoretado, em que pese aliar a remoção do biofilme dental à exposição constante ao flúor, não é o mais racional meio de usar fluoreto.


C

Água fluoretada e creme dental fluoretado têm indicação para todos os indivíduos.


D

Todos os meios de usar fluoreto devem ser recomendados a todos os pacientes.


E

Não existe preocupação com a indicação de vários meios de usar fluoreto, pois a fluorose não está entre os principais agravos que acometem a saúde bucal no Brasil.

Assinale a alternativa que apresenta a principal etiologia da fluorose dentária:


A

Ingestão de flúor no período de formação do esmalte dentário.


B

Estagnação do biofilme dentário provocada por deficiência na escovação.


C

Deficiências vitamínicas.


D

Infecção ou trauma local.


E

Ingestão de flúor após a formação do esmalte dentário.

Qual das seguintes propriedades dos ionômeros de vidro está diretamente relacionada à sua capacidade de liberação de flúor?


A

Alta resistência à compressão.


B

Baixa solubilidade em meio bucal.


C

Capacidade de adesão ao esmalte e à dentina.


D

Ação anticariogênica.


E

Facilidade de polimento.

Quais são os principais objetivos da aplicação tópica de flúor para a saúde bucal dos pacientes?


A

Remineralização do esmalte e prevenção de cárie.


B

Redução da sensibilidade dentária e combate à doença periodontal.


C

Neutralização de odores bucais e clareamento dos elementos dentários.


D

Prevenção de gengivite e combate ao mau hálito.

Assinale a opção CORRETA quanto a ingestão de flúor no período pré-natal.


A

Pode-se observar formação de 80% de flúor-hidroxiapatita no feto.


B

O flúor possui a capacidade de penetrar na placenta e se incorporar nas coroas em formação do feto, promovendo proteção a cárie dentária.


C

Durante a gestação, existe a formação de flúor hidroxiapatita, protegendo gestante e feto de atividade de cárie ao longo da vida.


D

As investigações sobre a eficácia da utilização de fluoretos no período pré-natal são inconclusivas.

Sabendo que a falta de flúor é um importante fator causador de cárie dentária, qual é o principal objetivo da fluorterapia?


A

Desmineralização do esmalte dental.


B

Inibição da remineralização do esmalte.


C

Fortalecimento da estrutura do esmalte.


D

Formação de placa bacteriana.


E

Aumento da sensibilidade dentária.

Assinale a alternativa que melhor descreve o papel do flúor no fortalecimento do esmalte dentário durante os processos de desmineralização e remineralização.


A

Estimula a formação de hidroxiapatita durante a desmineralização.


B

Favorece a formação de fluoreto de cálcio durante a remineralização.


C

Reduz a necessidade de higiene bucal.


D

Contribui para a formação de ácido durante o processo de remineralização.

Qual é a finalidade da fluorterapia na Odontologia?


A

Branquear os dentes.


B

Prevenir a cárie dentária e fortalecer o esmalte dos dentes.


C

Tratar infecções bucais.


D

Realizar cirurgias periodontais.

Sobre "Ações de Promoção e Prevenção: Fluorterapia e aplicação de selantes", marque a alternativa CORRETA


A

A aplicação de selantes é efetiva somente em dentes decíduos para a prevenção de cáries;


B

Fluorterapia deve ser aplicada uma vez por ano em pacientes de todas as faixas etárias como medida preventiva padrão;


C

A eficácia da fluorterapia na prevenção de cáries é maior quando aplicada em conjunto com a educação sobre higiene bucal;


D

Selantes são recomendados exclusivamente para pacientes com alto risco de desenvolvimento de cárie dental;


E

Fluorterapia não é recomendada para pacientes com histórico de fluorose dentária.

A respeito de soluções de fluoretos para bochechos, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.


( ) Têm efeito comprovado no controle das cáries dentárias.

( ) Recomendam-se bochechos diários com solução de fluoreto de sódio a 0,2% em pacientes com risco de cárie.

( ) Bochechos diários são menos eficazes na redução de cáries do que os de uso semanal ou quinzenal.


A

C - C - E.


B

C - E - E.


C

E - C - C.


D

E - E - C.

Assinale a alternativa que corresponde a concentração usual de flúor em pastas de dente recomendada para a prevenção diária de cáries.


A

100 ppm (partes por milhão).


B

1000 ppm (partes por milhão).


C

500 ppm (partes por milhão).


D

5000 ppm (partes por milhão).

Sobre a ação dos fluoretos, avalie as assertivas a seguir e, em seguida, responda ao que se pede:


I- O flúor pode ser utilizado como um agente preventivo, reduzindo a taxa de desmineralização e aumentando a incorporação mineral.

II- Ao se ingerir flúor durante a formação dos dentes, formará fluorapatita.

III- O flúor tópico participa na formação de fluoreto de cálcio, proporcionando um reservatório ativado pela elevação do pH salivar.

IV- O dentifrício é o veículo de flúor mais utilizado na prevenção e no controle da cárie dentária e da doença periodontal.


É CORRETO o que se afirma apenas em:


A

I e IV.


B

III e IV


C

I, II e IV.


D

II e III.


E

I e III.

   
Gerar simulado