

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Considerando as suturas na cirurgia bucodentária, assinale a alternativa INCORRETA.
O fio de nylon é um fio monofilamentar, tipo poliéster que tem, como característica, sua baixa reatividade nos tecidos, excelente resistência à tração e possibilidade de ser usado para a sutura de pele, mucosas e suturas internas quando feitas por planos
Os fios à base de poligalactina são do tipo reabsorvíveis sintéticos trançados, sendo compostos por uma mistura de ácidos lático, glicólico e estereato de cálcio, sendo o compomente lático responsável por suas qualidades hidrofóbicas, o que mantém sua força à tração durante a cicatrização dos tecidos mesmo com o processo de hidrólise necessário à sua reabsorção
Nas lesões cortantes/lacerantes envolvendo o lábio superior, é importante observar critérios como a reconstrução por planos, sobretudo nos casos de ruptura do plano muscular, bem como o uso de referências anatômicas como a linha mucocutânea do vermelhão do lábio, a transição da área seca para a área molhada, a comissura labial e o arco de cupido como pontos de interesse para o seu correto reparo
O uso de fio de nylon nas suturas intraorais pode ser realizado preferencialmente em espessuras menores (fios 4-0 e 5-0), para evitar lesões traumáticas à mucosa oral causadas pelo efeito chicote decorrente da pouca maleabilidade desse tipo de material
Nas suturas de lesões envolvendo mordeduras animais elas deverão ser fechadas primariamente por planos, preferencialmente com suturas contínuas e bem justapostas para diminuir a possibilidade de deiscências
A preparação da cavidade bucal para receber peças protéticas dentárias, algumas vezes, exige que procedimentos cirúrgicos sejam realizados. Um exemplo muito comum de cirurgia pré-protética é a alveoloplastia estabilizadora. Sobre este tipo de cirurgia, NÃO podemos afirmar:
Preferencialmente, a sutura, neste tipo de cirurgia, deve ser realizada com fio de seda 4.0, em ponto contínuo.
Somente após a exposição da tábua óssea alveolar, através da divulsão da mucosa gengival, é que se pode determinar a amplitude da osteotomia que poderá ser realizada na cirurgia.
Obtida uma superfície regular, com o contorno em “U”, as esquírolas ósseas devem ser removidas, por curetagem e/ou por irrigação com soro fisiológico.
Somente após a determinação da amplitude da osteotomia é que se pode determinar quais os instrumentos mais apropriados para serem usados, em cada caso, se o cinzel, o osteótomo, a pinça goiva ou os instrumentos rotatórios..., que antecedem, sempre, ao uso obrigatório da lima para osso.
Referente as Técnicas específicas para remoção dos incisivos, é INCORRETO afirmar:
Fórceps utilizado: universal superior=nº150
Incisivos laterais possuem raízes mais curtas e grossas.
Incisivos laterais podem apresentar curvatura distal.
Posicionamento do fórceps deve ser o mais apical possível.
O movimento rotacional deve ser minimizado para o incisivo lateral, especialmente se existir uma curvatura
Um cirurgião-dentista recentemente contratado para compor a Equipe de Saúde da Família recebeu um casal de irmãos. Identificou que o primeiro paciente (A) com 13 anos de idade, sexo masculino, faz uso de aparelho ortodôntico fixo, apresenta diastema localizado entre os incisivos centrais superiores com retração gengival e inflamação generalizada nesta região, com sangramento espontâneo. O segundo paciente (B), sexo feminino, 11 anos, precisa passar por um procedimento cirúrgico que consiste na remoção de tecidos moles sobrepostos a um dente não irrompido. Assinale a alternativa que indique o tipo de procedimento para tratamento da retração gengival do paciente A e como é denominado o procedimento cirúrgico para o paciente B, respectivamente.
Ulectomia; Frenectomia
Frenectomia; Osteotomia
Frenectomia; Ulectomia
Ulotomia; Ulectomia
A remoção cirúrgica dos freios dos lábios superior e inferior e da língua é chamada de frenectomia. A respeito de problemas relacionados a esses freios, assinale a afirmativa correta.
A anquiloglossia é uma anomalia congênita e acarreta interferência na amamentação, dicção e no crescimento evolutivo da mandíbula.
O procedimento de reposicionamento do freio labial deve ser feito imediatamente após o rompimento dos incisivos laterais decíduos.
Para a exérese do freio labial superior, estabiliza-se o lábio e executa-se a manobra de “dar um pique tecidual com o uso da tesoura”.
Para a remoção do freio, faz-se a infiltração de anestésico no tecido que será retirado, também com o objetivo de promover ligeiro aumento de volume.
As técnicas cirúrgicas para exodontias podem ser classificadas em: com ou sem retalho.
Assinale a alternativa correta sobre essas técnicas cirúrgicas.
Nas exodontias sem a necessidade de retalho mucoperiósteo, o dente é extraído no seu longo eixo, com o uso exclusivo do fórceps. O uso das alavancas está contraindicado nesta técnica.
Nas referidas técnicas de extração, o dente pode ou não sofrer seccionamento de suas raízes ou de sua coroa, com a finalidade de simplificar a exodontia.
Na técnica com retalho mucoperiósteo, após a incisão, o retalho é descolado. Nesta técnica, nunca há necessidade de osteotomia, pois o descolamento do retalho já expõe completamente a raiz dental.
Na técnica com retalho, o tecido incisado é descolado cuidadosamente com a ponta ativa do descolador de periósteo através do sulco gengival, contornando o dente a ser extraído, assim como no mínimo dois dentes vizinhos em direção à distal.
O uso da alavanca durante a exodontia está indicado tanto para cirurgias com ou sem retalho mucoperiósteo, em casos onde o uso do fórceps está contraindicado. Como por exemplo, em dentes adjacentes com ponto de contato.
Em relação à técnica da osteotomia intrabucal do ramo vertical, é correto afirmar:
Os casos de micrognatismo mandibular são resolvidos por essa técnica.
Nessa técnica pode ocorrer distração pós-cirúrgica do segmento da cabeça da mandíbula proximal.
É uma técnica simples de ser realizada por qualquer cirurgião bucomaxilofacial.
O seccionamento do feixe vasculonervoso alveolar inferior ocorre nessa técnica.
Assinale a alternativa que apresenta princípio de tratamento ou aplicação de fixação interna estável nos casos de fraturas mandibulares.
Os dentes fraturados ou intactos localizados na linha de fratura devem ser removidos.
A fixação deve ser instalada antes do restabelecimento da oclusão prévia ao trauma.
Os antibióticos não devem ser utilizados de forma profilática.
A mandíbula deve ser tratada primeiramente diante de múltiplas fraturas faciais.
O diagnóstico e tratamento das fraturas mandibulares devem ser feitos de forma emergencial, já que frequentemente levam o paciente a óbito.
A técnica de Osteotomia Le Fort I é utilizada para que se obtenha a correta mobilização da maxila em procedimentos de correção de algumas deformidades dentoesqueléticas.
Sobre as complicações da osteotomia Le Fort I, é correto afirmar que
o contato prematuro de parte da dentição não ocasiona a pseudoartrose.
as fístulas artério-venosas podem causar zumbidos e sensações pulsáteis na face e nos olhos.
dentre as complicações da osteotomia Le Fort I, podem ocorrer lesões dos nervos II, VI e VIII.
incompetência velofaringeana significativa é mais provável de ocorrer em pacientes fissurados que não foram submetidos previamente à cirurgia no palato.
A reabsorção severa do rebordo alveolar da maxila apresenta significativo desafio para a reconstrução protética da dentição. De acordo com HUPP (2009), em relação ao aumento maxilar, assinale a afirmativa correta:
O enxerto aposicional maxilar frequentemente é realizado utilizando-se blocos corticomedulares da crista óssea do osso ilíaco. Implantes devem ser instalados no momento da realização do enxerto.
O enxerto ósseo interposicional na maxila é indicado em casos de maxilas muito deficientes, onde a abóbada palatina é encontrada com formato inadequado.
A técnica de enxerto interposicional promove resultados estáveis e previsíveis pela mudança da maxila na direção vertical, ântero-posterior e transversal, e pode eliminar a necessidade de procedimentos secundários de tecido mole.
O enxerto ósseo aposicional maxilar é indicado primeiramente quando uma reabsorção severa do alvéolo maxilar é observada como resultado da ausência clínica do rebordo alveolar, mas há ainda uma adequada forma da abóbada palatina.
No planejamento para acesso cirúrgico a uma área, os retalhos cirúrgicos precisam seguir princípios básicos para a prevenção de possíveis complicações. No que concerne aos princípios básicos de cirurgia a retalho, analise as afirmações abaixo:
I. Quando da necessidade de incisões verticais relaxantes, deve-se evitar o desenho de ângulos agudos no retalho.
II. Sempre que possível, incisões relaxantes devem se localizar dois dentes inteiros antes ou depois da área onde deverá ser realizada a remoção de osso.
III. A deiscência da margem do retalho pode ser prevenida por uma sutura tensa, trazendo o retalho para realização de fechamento por primeira intenção.
Está CORRETO o que se afirma em:
Somente I.
Somente II.
Somente III.
Somente I e III.
Em relação ao acesso vestibular da mandíbula, considere as afirmações e assinale a alternativa correta.
A principal desvantagem dessa técnica é que não é possível esconder a cicatriz do acesso.
A técnica de acesso vestibular da mandíbula é sempre complicada e seus riscos não podem ser minimizados.
Durante a técnica do acesso vestibular da mandíbula, não encontramos estruturas neurovasculares significantes.
O forame mentual pode ser encontrado no acesso vestibular da mandíbula.
Na técnica de acesso vestibular da mandíbula, não encontramos estruturas que separem o tecido ósseo do tecido muscular.
Sobre as técnicas cirúrgicas para a realização de uma frenectomia labial, NÃO é correto afirmar:
Na técnica da excisão simples, a eversão do lábio auxilia na identificação da anatomia do freio e na realização da excisão.
Na técnica da zetaplasia duas incisões relaxantes, formando um “z”, precedem a divulsão dos retalhos, que são deslocados e rotacionados verticalmente, para que a incisão inicial seja fechada.
Freios com inserções largas de suas bases devem ser tratados com a técnica de vestibuloplastia localizada.
Na técnica de vestibuloplastia, a cicatrização da ferida cirúrgica ocorre por segunda intenção, e uma prótese ou guia podem ser utilizados para promover conforto ao paciente, nos primeiros dias de pós-operatório.
“Esta técnica possui uma incisão relaxante, que segue do ramo ascendente mandibular á distal do segundo molar inferior, contornando-o intra-sulcularmente junto com o primeiro molar inferior e o segundo pré-molar inferior. Sendo que não possui nenhuma relaxante na região vestibular. Sendo o retalho rebatido a seguir.” Assinale a alternativa que apresenta o nome da incisão descrita acima:
INCISÃO DE SZYMD.
INCISÃO DE LOTTER.
INCISÃO DE SAAD.
INCISÃO DE COGSWELL.
INCISÃO DE HOWE.
Muitos procedimentos de cirurgia oral necessitam de incisões. Ao se realizarem incisões nos tecidos, necessitamos relembrar alguns princípios básicos. Nesse sentido, assinale a alternativa correta.
Usar uma lâmina afiada e de tamanho adequado, incisões de corte firme e contínuo, evitar cortar estruturas vitais, incisões adequadamente planejadas. Incisões na superfície epitelial que precisam ser reaproximadas devem ser feitas com o bisturi em posição perpendicular à superfície.
Usar uma lâmina afiada e de tamanho adequado, incisões de corte firme e contínuo, evitar cortar estruturas vitais, incisões adequadamente planejadas. Incisões na superfície epitelial que precisam ser reaproximadas devem ser feitas com o bisturi em posição de 45 graus da superfície.
Usar uma lâmina afiada não importando o tamanho, incisões de corte firme, evitar cortar estruturas vitais, incisões adequadamente planejadas. Incisões na superfície epitelial que precisam ser reaproximadas devem ser feitas com o bisturi em posição de 20 graus.
Usar qualquer tipo de lâmina, desde que bem afiada, com incisões de corte firme, mas sinuoso.
A mãe de paciente com 9 anos de idade, sexo masculino, questiona se “é normal haver tanto espaço” entre os incisivos centrais superiores, pois a criança sente-se incomodada, “a ponto de não sorrir”, e se haveria algum tratamento para essa condição. O exame clínico mostra a existência de diastema de 2 mm e freio tetolabial persistente. O tratamento consiste em
reconstrução dos dentes 11 e 21 com ionômero de vidro.
fechamento do espaço interincisivos, por meio de tratamento ortodôntico.
ulectomia para remoção da hiperplasia fibrosa focal.
frenectomia do lábio superior.
confecção de facetas diretas com resina composta nos dentes 11 e 21.
Analise as afirmações abaixo e marque a opção CORRETA.
I. Para a realização de uma incisão, uma lâmina afiada deve ser sempre utilizada. Cabe ao cirurgião, durante o procedimento, verificar se há necessidade de troca de lâminas para a confecção dos acessos. Ossos e tecidos do ligamento alteram a capacidade de corte das lâminas mais facilmente do que mucosa jugal;
II. Movimentos repetidos e hesitantes aumentam a quantidade de tecido danificado no interior da ferida, e a quantidade de sangramento, prejudicando desta forma o reparo das feridas. Movimentos longos e contínuos são preferíveis aos curtos e interrompidos;
III. Incisões envolvendo toda a espessura de superfícies epiteliais, que o cirurgião planeje reaproximar, devem ser feitas com lâminas em posição obliqua à superfície epitelial;
IV. Incisões através da gengiva inserida e sobre osso sadio são mais desejáveis do que aquelas realizadas ao longo da gengiva não inserida e sobre áreas onde o tecido ósseo esta comprometido.
Somente as afirmativas I e II estão corretas.
Todas as afirmativas estão corretas.
Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.
Somente a afirmativa III está incorreta.
Todas as afirmativas estão Incorretas.
Considerando os princípios do tratamento cirúrgico das fraturas, além do planejamento meticuloso, o seu reparo cirúrgico envolve quatro etapas, cuja sequência é:
exposição adequada, fixação interna adequada, redução de fragmentos e fechamento meticuloso da ferida.
exposição adequada, redução de fragmentos, fixação interna adequada e fechamento meticuloso da ferida.
redução de fragmentos, exposição adequada, fixação interna adequada e fechamento meticuloso da ferida.
redução de fragmentos, fixação interna adequada, exposição adequada e fechamento meticuloso da ferida.
Um acesso rápido e simples na região temporal para redução incruenta de fraturas do arco zigomático é comumente conhecido como acesso temporal de:
Gillies.
Rowe.
Risdon.
Al-Kayat.