Questões de Concurso sobre Alfabetização e Letramento

 
 
Disciplina 1
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
1.990 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

No caderno “Alfabetização matemática na perspectiva do letramento”, disponibilizado pelo MEC, é explicitado que o Ciclo de Alfabetização é um momento importante para o desenvolvimento de atitudes positivas em relação à Matemática. Segundo o caderno, boas experiências com a Matemática logo no início da alfabetização poderão ser importantes para que os alunos desenvolvam a confiança e o prazer em aprender a disciplina.

Tendo como referência a BNCC, assinale a habilidade matemática presente nesse ciclo.


A

Contar de maneira exata ou aproximada, utilizando diferentes estratégias como pareamento e outros agrupamentos.


B

Determinar o número desconhecido que torna verdadeira uma igualdade que envolve as operações fundamentais com números naturais.


C

Comparar e ordenar números racionais positivos (representações fracionária e decimal), relacionando-os a pontos na reta numérica.


D

Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem das centenas de milhar com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal.

São considerados níveis de hipóteses de escrita:


1. Pré-silábico

2. Pré-alfabético

3. Silábico com ou sem valor sonoro

4. Silábico-alfabético

5. Alfabético

6. Estruturado


Assinale a alternativa que indica todos os itens corretos.


A

São corretos apenas os itens 1, 2, 3 e 4.


B

São corretos apenas os itens 1, 3, 4 e 5.


C

São corretos apenas os itens 1, 3, 5 e 6.


D

São corretos apenas os itens 2, 3, 4 e 5.


E

São corretos apenas os itens 3, 4, 5 e 6.

Analise as afirmações abaixo quanto às fases da alfabetização:

1. Fase pré-silábica.

2. Fase silábica.

3. Fase silábica-alfabética.

4. Fase alfabética.

5. Fase alfabética-ortográfica.

O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:


A

07.


B

09.


C

11.


D

12.


E

15.

O letramento se refere ao envolvimento com as práticas sociais que incluem a leitura e a escrita e que somente o domínio do código não garante o entendimento/interpretação do texto.

Letramentos múltiplos abrangem atividades de ___________________, análise e produção de textos compostos por várias linguagens em enfoque ___________________.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.


A
produção oral • escolar

B
escrita crítica • cultural

C
leitura dinâmica • diversificado

D
produção de artigos de opinião • social

E
leitura crítica • multicultural

O processo de alfabetização é requisito básico para que o indivíduo tenha condições de participar de maneira consciente e crítica da vida em sociedade, de interagir com os mais variados gêneros discursivos e exemplares de textos pertencentes a esses gêneros. Sobre gêneros textuais, relacione a segunda coluna de acordo com a primeira:


Primeira coluna:

1- Textos Instrucionais

2- Textos de Informação Científica

3- Textos Jornalísticos

4- Textos Literários

5- Textos Epistolares


Segunda coluna:

( ) Este tipo de texto contém comentários, avaliações, expectativas relacionados à tema da atualidade, que, por sua transcendência, no plano nacional ou internacional, já é considerado, ou merece ser, objeto de debate.

( ) Este tipo de texto procura estabelecer uma comunicação com um destinatário ausente, identificado no texto por meio do cabeçalho.

( ) Este tipo de texto dá orientações precisas para a realização das mais diversas atividades. Esses textos, independentemente de sua complexidade, compartilham da função apelativa, à medida que prescrevem ações e empregam a trama descritiva para representar o processo a ser seguido.

( ) Este tipo de texto privilegia a análise e a crítica e é realizado com base em consultas bibliográficas, exigem uma seleção rigorosa e uma organização coerente dos dados recolhidos.

( ) Neste tipo de texto, há um repertório que nos é familiar, porque envolve realidades extratextuais: lugar e tempo das ações, normas e valores representados, alusões ou referências a pessoas, lugares e coisas que existem fora do texto.


Assinale a alternativa apresenta a associação correta entre as colunas:


A

3 – 5 – 1 – 2 – 4.


B

5 – 3 – 1 – 5 – 4.


C

5 – 3 – 2 – 1 – 3.


D

1 – 2 – 5 – 3 – 4.


E

2 – 3 – 1 – 5 – 1.

Quanto à compreensão escrita em LEM, o aluno deverá ser capaz de:


A

Demonstrar compreensão geral de tipos de textos variados, apoiado em elementos icônicos (gravuras, tabelas, fotografias, desenhos) e/ou em palavras cognatas.


B

Selecionar informações específicas do texto.


C

Demonstrar conhecimento da organização textual por meio do reconhecimento de como a informação é apresentada no texto e dos conectores articuladores do discurso e de sua função.


D

Ter consciência de que a leitura é um processo linear que exige o entendimento de cada palavra.


E

Demonstrar consciência crítica em relação aos objetivos do texto, em relação ao modo como escritores e leitores estão posicionados no mundo social.

Analise as afirmações abaixo em relação aos conceitos de alfabetização e letramento.


I- A alfabetização se refere ao ensino das habilidades de “codificação” e “decodificação”.

II- O letramento está relacionado ao uso social da leitura e da escrita. No dicionário Houaiss (2001), o letramento é visto “como um conjunto de práticas que denotam a capacidade de uso de diferentes tipos de material escrito”.

III- No Brasil, alfabetização e letramento são termos considerados sinônimos.


A alternativa que responde CORRETAMENTE é:


A

II e III.


B

I e III.


C

I e II.


D

III apenas.


E

I, II e III.

No Caderno 7 do PNAIC – Alfabetização Matemática na perspectiva do letramento – são explicadas as etapas de uma investigação matemática.

Quanto à exploração e à formulação de questões, assinale a alternativa correta.


A

Compõem a fase final da investigação, na qual se estabelece a justificativa das conjecturas, com o uso de argumentações, provas ou demonstrações.


B

Consistem num processo de elaboração de hipóteses para suas questões, explicações que serão testadas e reformuladas, utilizando de exemplos e contraexemplos.


C

Constituem os momentos iniciais da atividade, em que os alunos observam ou recolhem dados, buscam diferenças, semelhanças, regularidades e propõem questões que buscarão desvendar.


D

Referem-se à avaliação dos trabalhos e preconizam a discussão, a argumentação, a socialização e o debate, processos esses nem sempre lineares, mas que abarcam a negociação de significados em diversos momentos.

A partir das referências que discutem o processo de alfabetização e letramento na sala de aula (SANTOS et al, 2018; Castanheira et al, 2008), assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.


( ) A participação dos alunos no planejamento das tarefas cotidianas tem efeito direto na sua implicação no trabalho e na administração do tempo em sala de aula. Para isso, é aconselhável que o professor, ao final das aulas, planeje com os estudantes as atividades a serem desenvolvidas na aula posterior, de modo a organizar a distribuição das tarefas ao longo dos horários previstos no trabalho na escola.


( ) A partir da aquisição de experiência sobre o modo como funciona a realidade das turmas de alfabetização, o professor deve estabelecer o trabalho partindo das regularidades e previsibilidades do processo. Nesse sentido, o professor precisa atuar como um sujeito desse processo, contribuindo para que o estudante defina as diretrizes do seu aprendizado.


( ) Ao associar alfabetização a um ambiente estruturado com tecnologias familiares aos alunos, além de tornar o processo de aquisição da escrita mais dinâmico, implicitamente colabora-se com a inclusão digital, no sentido de orientar os alunos e apresentar-lhes, desde cedo, objetivos reais e segurança virtual para utilização de qualquer recurso de modo consciente e ético.


( ) Pode-se afirmar que o sujeito aprende a ler quando consegue realizar operações de decodificar, compreender, criticar em textos de diferentes gêneros (como notícias, reportagens, artigos de opinião, romances e crônicas) de diferentes tipos (narrativo, expositivo, descritivo e argumentativo), que têm finalidades diversas (como informar, emocionar e convencer) e que são apresentados sob diferentes formas, em diversos tipos de portadores.


Assinale a sequência correta.


A

F V V F


B

F F V V


C

V V F F


D

V F F V

Ao afirmarmos que as letras têm formatos fixos e pequenas variações, que produzem mudanças em sua identidade, estamos nos referindo a quais delas?


A

p, q, b, d.


B

m, n, h, j.


C

l, u, t, d.


D

Nenhuma das alternativas.

Primeiro dia de aula na turma do 1° ano do Ensino Fundamental. A família de uma criança que estuda na escola desde seus dois anos, pergunta à professora: “quando vai começar de fato a alfabetização do meu filho? Na Educação Infantil meu filho veio para a escola para socializar. Agora ele vai aprender a ler e escrever?”.

(https://novaescola.org.br/conteudo/17000/afinal quando se inicia a alfabetizacao)

Essa questão é muito frequente. A família tem a ideia de que esse processo só se inicia no 1º ano. Porém, podemos afirmar que as crianças já estão imersas no processo de alfabetização:


A

antes mesmo de entrar na escola.


B

desde a Educação Infantil.


C

nas classes de alfabetização.


D

assim que reconhecem o seu próprio nome.


E

quando começam a escrever.

Na leitura de textos mais previsíveis, de não ficção, a leitura com objetivos bem definidos permitirá lembrar mais e melhor aquilo lido. A capacidade de estabelecer objetivos na leitura é um método de controle e regulamento do próprio conhecimento. Por exemplo, decidir que uma certa tarefa nos tomará quatro horas é uma decisão tomada após uma avaliação de nossas capacidades e das facetas envolvidas na resolução da tarefa.


(Kleiman, 1993. Adaptado)


A explicação da autora diz respeito


A

ao esquema.


B

à inferência.


C

ao conhecimento prévio.


D

à estratégia metacognitiva.


E

ao conhecimento de mundo.

É preciso, na verdade, que a alfabetização de adultos e a pós-alfabetização, a serviço da reconstrução nacional, contribuam para que o povo, tomando mais e mais a sua história nas mãos, se refaça na feitura da história. Fazer a história é estar presente nela, e não simplesmente nela estar representado. Pobre do povo que aceita, passivamente, sem o mais mínimo sinal de inquietação, a notícia, segundo a qual, em defesa de seus interesses, “fica decretado que, nas terças-feiras, se começa a dizer boa noite a partir das duas horas da tarde”. Este será um povo puramente representado, já não presente na história. Para Paulo Freire, é um contexto que contribui para o povo ser apenas “puramente representado”:


A

A mobilização e a organização popular, em termos realmente participatórios, tarefas eminentemente político-pedagógicas, às quais a alfabetização e a pós-alfabetização não estão alheias.


B

A alfabetização de adultos e a pós-alfabetização que impliquem esforços no sentido de uma correta compreensão do que é a palavra escrita, a linguagem, as relações com o contexto de quem fala, lê e escreve.


C

A alfabetização de adultos enquanto ato político e ato de conhecimento, comprometida com o processo de aprendizagem da escrita e da feitura da palavra, simultaneamente com a leitura e a reescrita da realidade.


D

Uma alfabetização de adultos que, em lugar de colocar o problema da participação política do povo na reinvenção da sua sociedade, estivesse girando em torno do “bá-be-bi-bo-bu”, a que junte falsos discursos sobre o país.

Um determinado Plano de trabalho elaborado para o 2º ano do Ensino Fundamental prevê uma abordagem sobre o alfabeto para que os alunos reflitam sobre a importância da comunicação no dia a dia. Sobre isso, associe a Coluna 1 à Coluna 2, relacionando os componentes do Plano às suas proposições.


Coluna 1

1. Tema.

2. Objetivo.

3. Recurso.

4. Avaliação.


Coluna 2

( ) Folha, alfabetário, lápis e borracha.

( ) As letras do alfabeto.

( ) Explorar o alfabeto.

( ) Será realizada considerando o objetivo e a atividade realizada.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:


A

4 – 2 – 1 – 3.


B

3 – 1 – 2 – 4.


C

3 – 4 – 1 – 2.


D

1 – 3 – 4 – 2.


E

1 – 2 – 3 – 4.

Sobre o letramento analise as afirmativas abaixo


I- Letramento é o desenvolvimento do uso competente da leitura nas práticas sociais.

II- O letramento é o estado que um indivíduo ou grupo social alcança depois de se familiarizar com a escrita e a leitura, possuindo uma maior experiência para desenvolver as práticas do seu uso nos mais diversos contextos sociais.

III- Um individuo letrado é capaz de se informar por meio de jornais, interagir, seguir receitas, criar discursos, interpretar textos, entre outros.


A

Apenas I .


B

Apenas III e II.


C

Apenas II .


D

Todas as afirmativas estão corretas


E

Nenhuma das alternativas.

Ano: 2019
Prova: FUNDEP / UFMG - Prefeitura - Professor de Ensino Fundamental - Área: Anos iniciais - 2019

O Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale) é um órgão da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, criado em 1990 e tem como objetivo integrar grupos interinstitucionais que pensam, estudam e discutem a alfabetização e o ensino da Língua Portuguesa.

Dois princípios orientam suas atividades: compreender o multifacetado fenômeno do ensino da língua escrita e intervir nesse processo a partir da qualificação de professores das escolas públicas e da divulgação da produção científica sobre letramento.

Disponível em: <http://www.ceale.fae.ufmg.br/o-que-e-o-ceale.html>. Acesso em: 11 abr. 2019. (Adaptação)


O Ceale construiu um glossário de termos de Alfabetização, Leitura e Escrita para educadores da Educação Infantil e Ensino Fundamental, ou seja, profissionais que estão envolvidos com o processo de alfabetização e de letramento.

Nesse contexto, relacione a COLUNA II com a COLUNA I, associando os conceitos à sua respectiva definição ou caracterização.


COLUNA I


1. Alfabetização digital

2. Letramento digital

3. Decodificação

4. Multimodalidade

5. Hipertexto

6. Tecnologia digital


COLUNA II


( ) É definido, mais comumente, na atualidade, e de forma muito simplificada, como o texto em ambiente digital. Do modo como vem sendo apresentado na internet, e mesmo em ambientes off-line, é construído de maneira que algumas de suas partes ou palavras sejam ligações com outros textos, isto é, com a indicação de links. Essa característica tem sido entendida como a não linearidade do texto on-line ou sua multilinearidade, já que, em tese, o leitor poderia escolher os links e trilhas que desejasse acessar.

( ) O ensino e a aprendizagem da leitura e da escrita precisam levar em conta, atualmente, a variedade dos modos de comunicação existentes. Nessa nova perspectiva, que se opõe às abordagens educacionais ocidentais mais tradicionais, devem-se considerar os modos de comunicação linguísticos – a escrita e a oralidade –, visuais – imagens, fotografias –, ou gestuais – apontar o dedo, balançar a cabeça negativa ou afirmativamente, por exemplo.

( ) Tem, normalmente, foco em textos impressos, já que os textos digitais são mais recentes do que a discussão sobre as práticas sociais de leitura e escrita. Além disso, esse conceito diz respeito às práticas sociais de leitura e produção de textos em ambientes digitais, isto é, ao uso de textos em ambientes propiciados pelo computador ou por dispositivos móveis, tais como celulares e tablets, em plataformas como e-mails, redes sociais na web, entre outras.

( ) É um conjunto de tecnologias que permite, principalmente, a transformação de qualquer linguagem ou dado em números, isto é, em zeros e uns (0 e 1). Uma imagem, som, texto ou a convergência de todos eles que aparecem na forma final da tela de um dispositivo digital na linguagem que se conhece (imagem fixa ou em movimento, som, texto verbal), é traduzido em números, que são lidos por dispositivos variados, os quais se pode chamar, genericamente, de computadores. Assim, a estrutura que está dando suporte a essa linguagem está no interior dos aparelhos e é resultado de programações que não se vê.

( ) É o processo no qual o leitor transforma as retas e curvas que compõem as letras em sons oralizados ou numa imagem mental do som. Essa operação seria simples se cada letra fosse pronunciada sempre da mesma forma. No entanto, essa relação não biunívoca entre sons e letras torna a decodificação um processo complexo, no qual B + A, por exemplo, nem sempre é BA, mas pode ser BÃ.

( ) Tem sido usado para designar um tipo de aprendizado da escrita que envolve signos, gestos e comportamentos necessários para ler e escrever no computador e em outros dispositivos digitais.


Assinale a sequência correta.


A

5 4 2 6 3 1


B

4 5 6 2 1 3


C

1 3 4 2 6 5


D

3 1 5 4 6 2

“A leitura do mundo precede sempre a leitura da palavra, e a leitura desta implica a continuidade da leitura daquele” afirmou Paulo Freire na obra intitulada : A Importância do Ato de Ler (1988). Freire refere- se:


A

criação da expressão visual e escrita.


B

as memórias esquecidas ao longo da vida.


C

não se compreende a leitura de mundo.


D

palavra dita flui do mundo mesmo através da leitura que dele fazemos.

No livro Reflexões sobre alfabetização, Emilia Ferreiro afirma que “estamos tão acostumados a considerar a aprendizagem da leitura e escrita como um processo de aprendizagem escolar que se torna difícil reconhecermos que o desenvolvimento da leitura e da escrita começa muito antes da escolarização. Os educadores são os que têm maior dificuldade em aceitar isso. Não se trata simplesmente de aceitar, mas também de não ter medo de que seja assim”. Subjacente a essa dificuldade, está a ideia, criticada pela autora, de que


A

o processo de aquisição é dividido em fases, a saber: pré-silábica, silábica, silábica-alfabética e alfabética.


B

as crianças são, desde muito cedo, construtoras de diferentes conhecimentos.


C

a instituição social criada para controlar o processo de aprendizagem é a escola; logo, a aprendizagem deve realizar-se na escola.


D

a leitura e a escrita são aprendidas em diferentes contextos, em que as crianças aprendem pelos usos sociais dessas práticas.


E

a linguagem é compreendida como um sistema de representação; logo sua aprendizagem se dá pela apropriação de um novo objeto de conhecimento.

Morais (2012) defende uma concepção construtivista que pressupõe que a escrita alfabética é um sistema notacional e não um código. Segundo o autor, cada criança reconstrói em sua mente o sistema alfabético e que é preciso ajudar as crianças a cedo descobrirem as regras ou propriedades de um sistema alfabético.


Assinale a alternativa que denomina o fator em que o autor considera mais importante nesse processo.


A

Consciência sistêmica.


B

Consciência semântica.


C

Consciência fonológica.


D

Leitura dinâmica.


E

Percepção global.

O trecho abaixo diz respeito ao qual nível de leitura e escrita:

“Essa escrita constitui um grande avanço, e se traduz num dos mais importantes esquemas construídos pela criança, durante o seu desenvolvimento. Pela primeira vez, ela trabalha com a hipótese de que a escrita representa partes sonoras da fala, porém, com uma particularidade: cada letra corresponde por uma sílaba. Assim, utiliza tantas letras quantas forem as sílabas da palavra. Ex.: Jacaré – F R A – a escrita da criança está restrita a letras de sua experiência no momento da escrita. Jacaré – J K R, J C E, A K E ou A A E – a escrita da criança contém a correspondência sonora das vogais ou consoantes. Alguns conflitos são vivenciados nesta fase, como: hipótese da quantidade mínima: elas acreditam que existe uma quantidade mínima de três letras para escrever. Desta forma, palavras monossílabas e dissílabas precisam ser escritas com um mínimo de três ou quatro letras”.


A

silábico.


B

silábico-alfabético.


C

pré-silábico.


D

alfabético.


E

letramento.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado