Questões de Concurso sobre Autores filosóficos, psicológicos, históricos e sociológicos da educação

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
6.554 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Ainda de acordo com a obra de Ferreiro e Teberosky, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:


I – Os espaços em branco entre as palavras não correspondem a pausas reais, na locução, mas separam entre si elementos de um caráter sumamente abstrato, resistentes a uma definição linguística precisa, e que a própria escrita definirá à sua maneira: as palavras.

II – Na linguística contemporânea, o termo “palavra” cedeu seu lugar a outros termos como “morfema” e “lexema”, por exemplo.

III – Escritas como hebraico e árabe não têm formas especiais para as letras no final de uma palavra.


A

Apenas o item I é verdadeiro.


B

Apenas o item II é verdadeiro.


C

Apenas o item III é verdadeiro.


D

Apenas os itens I e II são verdadeiros.


E

Todos os itens são verdadeiros.

“É enorme a influência do ______________ no desenvolvimento de uma criança. É no _______________ que a criança aprende a agir numa esfera cognitiva, ao invés de numa esfera visual externa, dependendo das motivações e tendências internas, e não dos incentivos fornecidos pelos objetos externos”.


(VIGOTSKY, 1991, p. 109-110).


As lacunas em branco estão se referindo ao:


A

parque.


B

brinquedo.


C

estudo.


D

meio.

Qual dos autores abaixo compreende a aprendizagem como um processo de participação variável dos sujeitos nas atividades socioculturais e considera a participação orientada/guiada como conceito central de sua teoria?


A

Henri Wallon.


B

Barbara Rogoff.


C

Jean Piaget.


D

Hannah Arendt.


E

Rachel de Queiroz.

Em conformidade com FERREIRO, sobre alfabetização e letramento, os profissionais precisam ficar cientes de alguns aspectos. Sobre alguns desses aspectos, analisar os itens abaixo:


I. Ao tratar como ininteligível a produção escrita da criança, na medida em que esta não se aproxima da escrita convencional, acabará desvalorizando seus esforços para compreender as leis do sistema.

II. Interpretar, em termos de certo ou errado, os esforços iniciais para compreender, é negar-se a ver os processos e as intenções que possibilitam a avaliação dos resultados.

III. Os problemas que a criança enfrenta em sua evolução estão sujeitos a qualificativos em termos de “simples” ou “complexos”. São problemas que ela só consegue resolver em uma ordem aleatória.


Está(ão) CORRETO(S):


A

Somente o item II.


B

Somente os itens I e II.


C

Somente os itens I e III.


D

Todos os itens.

Observe-se ilustração a seguir.

-

Imagem associada para resolução da questão

-

Fonte: CECCON, Claudius et al. Cuidado Escola. 24 ed. São Paulo: Brasiliense, 1987. (p. 64)


Pela expressão da criança revelada na imagem, é possível analisar criticamente a metodologia de planejamento curricular que privilegia a segregação e a hierarquização das disciplinas. Uma alternativa a este modelo seria a:


A

multidisciplinaridade, que expressa frações do conhecimento e o harmoniza


B

pluridisciplinaridade, que rompe com a ideia de disciplina e se propõe à construção do conhecimento


C

interdisciplinaridade, que promove a transversalidade do conhecimento constitutivo de diferentes disciplinas


D

transdisciplinaridade, que permite um certo diálogo entre as disciplinas, sem que os limites entre elas sejam rompidos

   
Gerar simulado