

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Analise as assertivas sobre avaliação no Ensino Fundamental.
I.A avaliação deve acompanhar o processo de aprendizagem de forma contínua.
II.A avaliação tem função diagnóstica, formativa e somativa.
III.A avaliação deve ocorrer apenas ao final dos bimestres.
IV.Os resultados da avaliação devem orientar as intervenções pedagógicas.
É CORRETO o que se afirma em:
Apenas I e III.
Apenas III.
Apenas II, III e IV.
Apenas III e IV.
Apenas I, II e IV.
Ao auxiliar tecnicamente na organização de um grupo de canto coral juvenil, o Monitor propõe dinâmicas de iniciação à teoria musical para desenvolver a percepção auditiva dos participantes. Ele explica que os sons musicais possuem características específicas: a ________ permite diferenciar sons graves e agudos, enquanto a ________ está relacionada à força do som, classificando-o em forte ou fraco.
Preenche, CORRETA e respectivamente, as lacunas:
altura - intensidade.
duração - melodia.
harmonia - altura.
intensidade - duração.
No âmbito das práticas pedagógicas e da organização curricular, a literatura educacional contemporânea classifica os conteúdos escolares em conceituais, procedimentais e atitudinais, entendidos como dimensões complementares do processo de ensino e aprendizagem. Nessa perspectiva, esses três conteúdos referem-se, respectivamente, a saberes relacionados com a:
descrição de fatos observáveis e específicos, a execução focada em técnicas sem referência a objetivos mais amplos e a adoção de comportamentos que atendam às expectativas institucionais de desempenho.
construção de capacidades intelectuais para organizar e compreender realidades, a instrumentalização de ações para atingir metas propostas e a formação de atitudes e valores que orientam a intervenção do aluno em sua realidade.
memorização de informações, o desenvolvimento de tarefas práticas valorizando a avaliação de atitudes por meio de métricas padronizadas de cumprimento de regras.
organização de conteúdos em sequência lógica para facilitar a transmissão de informações, a seleção de procedimentos comuns a todas as disciplinas e a promoção de posturas comportamentais homogêneas no conjunto dos estudantes.
apresentação de conteúdos conceituais como elementos independentes da prática, a realização de atividades procedimentais valorizando o conhecimento teórico e a incorporação de atitudes como complemento opcional ao currículo.
Uma sequência didática prevê que os alunos comparem explicações e sustentem conclusões com evidências, mas a avaliação solicita a repetição de definições. O ajuste didático correto consiste em:
ampliar as exposições conceituais e aplicar uma prova dissertativa, solicitando justificativas baseadas nas definições apresentadas pelo professor durante as aulas.
incluir um debate ao final da unidade, usar a participação como atividade complementar e conservar a prova de reprodução conceitual como avaliação principal.
manter a avaliação das definições e desenvolver a comparação de explicações em um projeto facultativo, separado da composição da nota da unidade.
propor problemas de comparação, orientar o uso de evidências, explicitar critérios compatíveis e utilizar os resultados para oferecer devolutivas e replanejar o ensino.
Em determinada unidade escolar, a avaliação da aprendizagem é realizada por meio de provas bimestrais classificatórias, sem devolutiva qualitativa aos estudantes, sem análise pedagógica dos resultados e sem utilização desses dados para replanejamento do ensino. À luz da concepção formativa de avaliação, essa prática caracteriza:
modelo predominantemente classificatório, desvinculado da função reguladora da aprendizagem
estratégia compatível com a avaliação institucional participativa
alinhamento às diretrizes contemporâneas de desenvolvimento de competências
sistemático acompanhamento contínuo do processo de aprendizagem com finalidade formativa
Antoni Zabala propõe uma tipologia dos conteúdos de aprendizagem que amplia a visão tradicional conteudista. Sobre os conteúdos procedimentais, registre V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:
(__) Os conteúdos procedimentais referem-se ao conjunto de ações ordenadas e dirigidas para a realização de um objetivo, abrangendo regras, técnicas, métodos, destrezas ou habilidades, ou seja, o "saber fazer".
(__) A aprendizagem dos conteúdos procedimentais ocorre fundamentalmente pela memorização mecânica e repetição verbal das regras, não sendo necessário o exercício prático ou a aplicação em contextos reais.
(__) Os conteúdos procedimentais estão sempre presentes no planejamento, mas muitas vezes de forma oculta ou desarticulada, devendo ser explicitados e trabalhados sistematicamente tanto quanto os conceitos.
(__) Um exemplo clássico de conteúdo procedimental é a compreensão profunda do conceito de justiça social, que independe de qualquer ação prática ou habilidade técnica para ser assimilado pelo aluno.
Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:
F, V, F, V.
F, F, V, V.
V, F, V, F.
V, V, V, F.
Segundo o artigo 24 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996), a avaliação do rendimento escolar deve:
Mensurar somente os conteúdos cognitivos.
Centrar nas avaliações finais padronizadas.
Priorizar critérios de avaliação quantitativos.
Estabelecer padrões de desempenho e critérios de reprovação.
Levar em consideração os aspectos qualitativos sobre os quantitativos e os resultados ao longo do ano letivo sobre os de eventuais provas finais.
A organização dos conteúdos em conceituais, procedimentais e atitudinais contribui para a compreensão de que ensinar envolve conhecimentos de trabalho, modos de fazer e valores relacionados à convivência e à cidadania. Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, um conteúdo conceitual, processual e atitudinal.
Capacidade de argumentar; conceito de energia; realização de experimento simples.
Regra gramatical; leitura em voz alta; memória de dados históricos.
Definição de biodiversidade; realização de observações sistemáticas; respeito às opiniões divergentes.
Ideia de cidadania; resolução cooperativa de conflitos; participação respeitosa em debates.
Técnica de resumo; conceito de democracia; escuta ativa dos colegas.
Em uma classificação que distingue conteúdos procedimentais, conteúdos atitudinais, conteúdos factuais e conceitos e princípios, uma sequência didática sobre impactos ambientais prevê que os estudantes identifiquem informações específicas, como nomes de rios, datas de enchentes e valores apresentados em tabelas; compreendam relações entre impermeabilização do solo, escoamento superficial e alagamentos; elaborem um roteiro de observação, registrem evidências e construam gráficos; e assumam responsabilidades no trabalho coletivo. Os conteúdos mobilizados correspondem, respectivamente, a:
conceitos e princípios, conteúdos factuais, conteúdos procedimentais e conteúdos atitudinais.
conteúdos atitudinais, conteúdos factuais, conceitos e princípios e conteúdos procedimentais.
conteúdos procedimentais, conteúdos factuais, conceitos e princípios e conteúdos atitudinais.
conteúdos factuais, conteúdos procedimentais, conceitos e princípios e conteúdos atitudinais.
conteúdos factuais, conceitos e princípios, conteúdos procedimentais e conteúdos atitudinais.
A organização do tempo e do espaço escolar, aliada à intencionalidade pedagógica na escolha de conteúdos, metodologias e formas avaliativas, desempenha um papel central na constituição de práticas educativas coerentes com os princípios da aprendizagem significativa e do protagonismo infantil. Compreender o cotidiano escolar como campo de experiências interativas implica reconhecer a indissociabilidade entre ensinar e aprender, bem como a necessidade de articulação entre projetos de trabalho e os processos avaliativos. Com base nessas premissas, assinale a alternativa CORRETA.
A articulação entre tempos, espaços, conteúdos e atividades deve ser planejada de forma contextualizada, dialógica e situada, em consonância com o cotidiano escolar, potencializando práticas de ensino-aprendizagem coerentes com os projetos de trabalho e com os princípios ético-estéticos e políticos da educação.
A avaliação no cotidiano escolar deve ocorrer por meio de instrumentos objetivos e sistemáticos que permitam comparar os desempenhos individuais dos estudantes, assegurando critérios universais de qualidade e desempenho nos diferentes espaços de aprendizagem.
O planejamento da prática de ensino deve organizar as atividades e os conteúdos de modo uniforme e escalonado, assegurando que todas as crianças, independentemente de suas especificidades, avancem nos mesmos ritmos e percursos previamente definidos no currículo formal.
Os projetos de trabalho, quando incorporados à rotina escolar, devem seguir diretrizes lineares, priorizando a organização didática dos conteúdos em torno de eixos disciplinares rígidos e previamente hierarquizados para garantir a eficácia do processo avaliativo.
Sobre a estrutura do processo cognitivo na taxonomia de Bloom revisada, marque a alternativa que se refere ao conceito analisar.
Estabelece uma conexão entre o novo e o conhecimento previamente adquirido.
Relacionado a dividir a informação em partes relevantes e irrelevantes, importantes e menos importantes e entender a inter-relação existente entre as partes.
Associado aos julgamentos baseados em critérios e padrões qualitativos e quantitativos ou de eficiência e eficácia.
Significa colocar elementos junto com o objetivo de criar uma nova visão, uma nova solução, estrutura ou modelo utilizando conhecimentos e habilidades previamente adquiridos.
Pertinente a usar um procedimento em uma situação específica e pode também abordar a aplicação de um conhecimento em uma situação nova.
Sobre a avaliação na Educação Infantil, assinale a alternativa correta.
Organiza-se a partir de registros sistemáticos do desenvolvimento das crianças, podendo subsidiar o planejamento, ainda que não interfira diretamente na reorganização das práticas pedagógicas.
Caracteriza-se como um processo contínuo de observação e registro, articulado ao planejamento, com foco na compreensão dos processos de aprendizagem das crianças.
Estrutura-se no acompanhamento do desenvolvimento infantil, priorizando a descrição das aquisições alcançadas ao longo do período letivo.
Baseia-se na observação das crianças em diferentes situações, tendo como finalidade principal o monitoramento de comportamentos e participação nas atividades propostas.
Considerando as disposições da LDBEN 9394/96 relativas à avaliação do rendimento escolar, também chamada de avaliação do ensino e de aprendizagem, assinale a alternativa CORRETA:
A avaliação deve privilegiar exclusivamente os resultados obtidos em exames finais.
A avaliação deve ocorrer de maneira contínua e cumulativa, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre eventuais provas finais.
A recuperação de estudos é facultativa e depende exclusivamente da decisão do professor.
O rendimento escolar deve ser determinado exclusivamente pela média aritmética das avaliações realizadas.
A frequência escolar não possui relação com a legislação educacional, ficando sua definição integralmente a cargo da escola.
Analise as assertivas sobre os conteúdos escolares.
I.Os conteúdos são meios para o desenvolvimento das capacidades cognitivas.
II.Devem ser trabalhados de forma contextualizada.
III.São fins em si mesmos, independentes do aluno.
IV.Relacionam-se às experiências prévias do estudante.
É CORRETO o que se afirma em:
Apenas I e III.
Apenas III e IV.
Apenas I, III e IV.
Apenas II e III.
Apenas I, II e IV.
No processo educativo, o professor exerce papel fundamental na organização das condições que favorecem a aprendizagem e o desenvolvimento dos estudantes. Esse processo envolve a compreensão do educando como sujeito ativo na construção do conhecimento e exige práticas pedagógicas que promovam participação, reflexão e desenvolvimento integral. Considerando essa perspectiva, assinale a alternativa CORRETA.
A construção do conhecimento depende mais das características individuais do estudante do que da metodologia empregada pelo docente.
O professor transmite conteúdos sistematizados, cabendo ao estudante esforçar?se para alcançar o nível de conhecimento estabelecido.
A aprendizagem comprovadamente ocorre de forma mais eficaz a partir do momento em que o estudante assume papel passivo diante das orientações do professor.
O processo educativo deve restringir a participação dos estudantes para garantir maior controle do professor no processo educacional.
A atuação docente deve considerar o estudante como sujeito ativo, promovendo o desenvolvimento de suas capacidades cognitivas e sociais.
Considerando a prática educativa, as tipologias de conteúdos e a organização do processo de ensino-aprendizagem, analise as afirmativas a seguir.
I. Os conteúdos escolares não se limitam à transmissão de informações conceituais, pois abrangem também procedimentos, habilidades, atitudes, valores e modos de relação com o conhecimento, devendo ser articulados às finalidades formativas da educação.
II. A organização dos conteúdos no planejamento didático deve considerar os objetivos de ensino, os conhecimentos prévios dos estudantes, a relevância social dos saberes e a relação entre métodos, avaliação e aprendizagem.
III. Na perspectiva didática contemporânea, os conteúdos procedimentais e atitudinais devem ocupar posição subordinada aos conteúdos conceituais, uma vez que a função precípua da escola consiste em assegurar a apropriação sistemática dos conhecimentos científicos historicamente elaborados.
Após análise, conclui-se que está correto o que se afirma em:
II, apenas.
III, apenas.
I e II.
II e III.
I, II e III.
No âmbito da didática dos conteúdos procedimentais, conforme discutido por Antoni Zabala, tais conteúdos são caracterizados como conjuntos de ações ordenadas e orientadas a um fim, podendo variar quanto à sua complexidade, natureza e grau de determinação da sequência de ações. Diante deste contexto de discussão, assinale a alternativa correta:
Conteúdos procedimentais são definidos por sua natureza motora, sendo inadequado classificá-los como cognitivos ou mistos, uma vez que sua essência reside na execução prática e concreta de tarefas. Ao mesmo tempo, A organização dos conteúdos procedimentais depende da ordem das ações, visto que o mais relevante é o domínio de cada habilidade, e não sua articulação em sequência orientada a operações determinísticas ou exploratórias.
Conteúdos procedimentais são definidos por sua natureza cognitiva, sendo inadequado classificá-los como exclusivamente motores ou mistos, uma vez que sua essência reside na execução prática e concreta de tarefas. Ao mesmo tempo, A organização dos conteúdos procedimentais independe da ordem das ações, visto que o mais relevante é a integração entre as habilidades, e não sua articulação em sequência orientada a operações algorítmicas ou heurísticas.
Os conteúdos procedimentais podem ser situados em um contínuo que varia desde ações predominantemente motoras até ações predominantemente cognitivas, além de se diferenciarem pelo número de ações envolvidas e pelo grau de determinação da sequência, podendo incluir procedimentos algorítmicos ou heurísticos.
Os conteúdos procedimentais podem ser situados em um contínuo que varia desde ações predominantemente sociais até ações predominantemente cognitivas, além de se diferenciarem pelo número de ações envolvidas e pelo grau de indeterminação da sequência, podendo incluir procedimentos determinísticos ou exploratórios.
Os conteúdos procedimentais podem ser situados em um contínuo que varia desde ações predominantemente sociais até ações predominantemente cognitivas, além de se diferenciarem pelo número de ações envolvidas e pelo grau de determinação da sequência, podendo incluir procedimentos sequenciais ou flexíveis.
Durante a fase de testes de um ambiente virtual de aprendizagem, um grupo de usuários relatou dificuldade para localizar conteúdos, compreender a sequência das atividades e identificar onde registrar as respostas das avaliações. Após analisar os relatos, o designer educacional concluiu que os problemas estavam relacionados à forma como as informações e os recursos estavam organizados na interface do ambiente. Considerando esse contexto, a medida mais adequada é
ampliar a quantidade de informações disponíveis na página inicial, reunindo, em um único espaço, todos os conteúdos e recursos do curso.
oferecer um manual de utilização do ambiente aos participantes, mantendo a organização geral da interface.
reorganizar a interface do ambiente, priorizando uma navegação intuitiva, a clareza das informações e a coerência entre a estrutura do curso e o percurso de aprendizagem previsto.
substituir parte das atividades do ambiente por encontros síncronos, reduzindo a necessidade de navegação pelos participantes.
permitir que cada participante personalize a organização das páginas do ambiente, respeitando a estrutura pedagógica do curso.
Após as primeiras semanas de oferta de uma ação formativa, um designer educacional analisou os dados do Ambiente Virtual de Aprendizagem e identificou que um dos módulos concentrava o maior número de desistências, baixo desempenho nas atividades e tempo de permanência significativamente superior aos demais. Antes de propor alterações no curso, ele decidiu aprofundar a análise dessas informações. Considerando esse contexto, a conduta mais adequada do designer educacional é
reformular imediatamente o módulo, tomando como base apenas os indicadores de evasão registrados.
comparar os indicadores disponíveis, identificar possíveis causas das dificuldades e propor ajustes fundamentados nas evidências obtidas.
reduzir a quantidade de atividades do módulo, considerando que maior tempo de permanência indica excesso de conteúdo.
manter a estrutura do módulo até o encerramento da oferta, evitando alterações durante a execução da ação formativa.
atribuir os resultados exclusivamente ao baixo comprometimento dos participantes, sem necessidade de revisar o desenho da ação formativa.
Sobre a relação entre objetivos de ensino, conteúdos, avaliação, autonomia, diversidade e cooperação nos anos iniciais, conforme orientações de documentos curriculares nacionais, analise as afirmativas.
I. Objetivos de ensino explicitam aprendizagens esperadas em termos de capacidades de compreender, argumentar, resolver problemas e produzir textos, indo além de listas de páginas a cumprir ou de exercícios a copiar.
II. Seleção de conteúdos que desconsidera a diversidade cultural da turma e prioriza referências de grupos hegemônicos fortalece equidade e garante que experiências locais deixem de influenciar o percurso escolar.
III. Avaliação articulada à aprendizagem considera processos e resultados, utiliza registros variados, devolutivas qualitativas e instrumentos diversificados, apoiando decisões de replanejamento e de apoio pedagógico.
IV. Atividades baseadas em trabalho em grupo, projetos compartilhados e resolução cooperativa de problemas contribuem para formação de atitudes de respeito, solidariedade e corresponsabilidade entre os alunos.
V. Autonomia discente significa ausência de critérios e de orientação do professor, com liberdade irrestrita para que cada estudante escolha conteúdos, prazos e formas de participação sem referência ao projeto pedagógico coletivo.
Estão corretas as afirmativas:
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV, apenas.
II, III e V, apenas.
I, III e IV, apenas.
I, II, III, IV e V.