Questões de Concurso sobre Base Nacional Comum Curricular - BNCC

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
6.148 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

A Base Nacional Comum Curricular orienta a construção dos currículos em todo o território nacional, definindo aprendizagens essenciais que garantam desenvolvimento pleno, equidade e formação cidadã. Ao apresentar competências gerais, evidencia a centralidade do conhecimento, do pensamento crítico, da cultura digital e das relações éticas e colaborativas. No trecho a seguir, aparecem lacunas que devem ser preenchidas:


"A BNCC orienta que os currículos considerem a formação integral e o desenvolvimento de competências que articulem _____, _____ e _____, garantindo aprendizagens significativas e contextualizadas."


Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas.


A

conteúdos; processos; avaliações


B

disciplinas; calendários; estruturas


C

metodologias; padrões; controles


D

conhecimentos; habilidades; atitudes


E

normas; sequências; prescrições

Para o ensino da área de Matemática, a BNCC - Anos iniciais do Ensino Fundamental estabeleceu 5 Unidades temáticas: Números, Álgebra, Geometria, Grandezas e Medidas, Probabilidade e estatística. A partir desse contexto, analise as assertivas a seguir e a relação entre elas.


I. Os alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental devem ser colocados diante de tarefas como as que envolvem medições com números naturais e números racionais finitos.


POR QUE:


II. A expectativa em relação ao ensino de Matemática é que os alunos resolvam problemas com números naturais e números racionais cuja representação decimal é finita, envolvendo diferentes significados das operações, argumentem e justifiquem os procedimentos utilizados para a resolução de problemas.


A respeito dessas asserções, é CORRETO afirmar que:


A

as asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.


B

a asserção I e uma proposição falsa, e a II uma proposição verdadeira.


C

a asserção I é uma proposição verdadeira, e a II uma proposição falsa.


D

as asserções I e II são proposições falsas.


E

asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Fundamental (Anos Iniciais), no componente de Língua Portuguesa, estabelece a "Análise linguística/semiótica" como um dos eixos de ensino. Esta prática substitui o antigo ensino de gramática descontextualizado, focando na reflexão sobre o funcionamento da língua em seus usos reais. Sobre as práticas de análise linguística, registre V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:


(__) O objetivo é levar o aluno a refletir sobre a ortografia, a pontuação, a morfologia e a sintaxe, sempre a partir dos textos lidos e produzidos pela turma.

(__) A prática de análise linguística deve ser centrada na memorização de regras gramaticais e na classificação de orações, sem conexão com a leitura ou a escrita.

(__) Ao analisar a segmentação de palavras em um texto, o professor está realizando uma atividade de reflexão sobre o sistema de escrita (análise linguística).

(__) A BNCC proíbe o ensino de qualquer aspecto gramatical, focando exclusivamente na oralidade e na leitura fluente.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.


A

V, F, F, V


B

V, F, V, F


C

F, V, F, V


D

F, V, V, F

A programação em blocos é uma abordagem recomendada pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e pela SBC (Sociedade Brasileira de Computação) para a Educação Básica. Analise as afirmativas a seguir:


I.Utiliza comandos visuais (blocos arrastáveis) para tornar a lógica de programação mais acessível, especialmente a iniciantes.

II.Permite que os alunos criem programas sem compreender os conceitos de sequência, condicional e repetição, pois a interface visual substitui a necessidade de lógica estruturada na programação.

III.Tem como objetivo principal substituir permanentemente as linguagens de programação textuais em todos os níveis de ensino.


É correto o que se afirma em:


A

I e III, apenas.


B

II, apenas.


C

I, II e III.


D

I, apenas.


E

II e III, apenas.

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC − Competência Geral 5) e as diretrizes da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) para a Educação Básica, os currículos de Computação devem promover o desenvolvimento integral do aluno. Analise as afirmativas:


I.Integrar o pensamento computacional como ferramenta transversal para resolução de problemas em diversas áreas do conhecimento.

II.Incluir temas de cultura digital e cidadania digital responsável, abordando ética, privacidade e impacto social da tecnologia.

III.Focar exclusivamente no ensino de programação de computadores como objetivo central, independentemente de contextos interdisciplinares.


É correto o que se afirma e


A

II e III, apenas.


B

I e II, apenas.


C

I, II e III.


D

III, apenas.


E

I, apenas.

   
Gerar simulado