Questões de Concurso sobre Ciências exatas no ensino fundamental

 
 
Disciplina 1
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
68 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

A respeito da construção dos conhecimentos matemáticos e científicos na criança, no jovem, no adulto e na pessoa com deficiência, é correto afirmar que


A

não oferece benefícios ao educando, no contexto escolar, fazer conexões entre os conhecimentos prévios das crianças (conceitos cotidianos) e os conteúdos a serem explorados nos seus diferentes graus de complexidades (conceitos científicos).


B

atividades com calendário, nos anos iniciais do ensino fundamental, não contribuem com a compreensão da criança a respeito da passagem do tempo.


C

o professor, para a pessoa com deficiência, deve ministrar o mesmo material textual que está sendo desenvolvido com a turma, para que o estudante tenha os mesmos direitos dos demais colegas.


D

é importante desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.

Um professor iniciou suas aulas de eletroquímica questionando os estudantes sobre os tipos de pilhas e baterias que eles usavam ou conheciam. Depois de coletar as respostas dos estudantes, ele os questionou: “Por que existem tantas pilhas e baterias? Além do tamanho, quais as diferenças e semelhanças entre os vários tipos de pilhas comuns?”. Na aula seguinte, o professor expôs uma coleção de pilhas comuns novas de diferentes tamanhos: pilha palito [AAA], pilha pequena [AA], pilha média [C] e pilha grande [D]. Foram também incluídas uma pilha comum serrada ao meio no sentido longitudinal, uma bateria de 9 V aberta (sem a capa externa de aço) e uma pilha antiga de 15 cm, utilizada em telefones em meados do século passado. Os alunos puderam manipular as várias pilhas e testá-las com um multímetro. O professor instruiu seus alunos a montar um quadro no caderno com as diferentes pilhas e registrar as características mostradas descritas nas pilhas. Eles também puderam medir com multímetros as diferenças de potencial e a corrente elétrica fornecidos pelas pilhas. Nas aulas seguintes, foram exploradas pelo professor as reações eletroquímicas que ocorrem nas pilhas comuns e foi retomado o problema inicial numa discussão com os estudantes. A respeito dessa proposta de sequência de ensino, é correto afirmar:


A

A proposta não contribui para a formação dos estudantes, pois não possibilita o estabelecimento de relações entre os conhecimentos científicos e suas aplicações tecnológicas.


B

A proposta contribui para a abordagem de aspectos tecnológicos do tema e possibilita demonstrar que a diferença de potencial (ddp) de uma pilha depende dos materiais que reagem e de suas concentrações e não do tamanho da pilha.


C

A proposta não contribui para o ensino de eletroquímica, pois não considera os conhecimentos cotidianos dos estudantes e reforça a ideia errada de que a diferença de potencial (ddp) de uma pilha depende do seu tamanho.


D

A proposta contribui para o ensino de eletroquímica porque possibilita a visualização direta das transferências de elétrons nos processos de oxidação e redução que ocorrem numa pilha.


E

A proposta contribui para a discussão de aspectos ambientais ligado ao tema, pois envolve a reciclagem de pilhas, além de promover o pensamento crítico e reflexivo nos estudantes.

Professores do 1° ao 5° ano, estão fornecendo uma base sólida para o desenvolvimento matemático futuro de seus alunos, promovendo uma compreensão mais profunda das operações matemáticas e preparando-os para conceitos matemáticos mais complexos. Sobre este tema, indique quais são as formas bidimensionais com três lados:


A

Quadrados


B

Círculos


C

Retângulos


D

Triângulos


E

Pentágonos

O Conselho Nacional de Pesquisa Científica (CNPq) publicou recentemente o Edital “Meninas nas ciências exatas, engenharias e computação” (Edital Nº 31/2023). O público-alvo são meninas e mulheres matriculadas no ano final do ensino fundamental e no ensino médio de escolas públicas, e em cursos de graduação nas áreas de ciências exatas, engenharias e computação. Entre os objetivos da proposta estão: apoiar projetos que visem estimular o interesse, ingresso, formação, permanência e ascensão de meninas e mulheres nas carreiras das áreas mencionadas; combater a evasão de mulheres nos cursos de graduação nestas áreas; e buscar a diminuição das desigualdades de gênero e étnico-raciais nas carreiras científicas. No que diz respeito à qualificação da política pública em curso no referido edital, esta é uma ação corres pondente a uma


A

política mantenedora do status quo.


B

política econômico-compensatória.


C

política de discriminação negativa.


D

política de inclusão.

Projetos educativos como o National Science Education Standards (National Research Council, 1996) e conferências internacionais como a Conferência Mundial sobre a Ciência para o Século XXI (Declaração de Budapeste, 1999), mostram a necessidade de uma formação científica que permita aos cidadãos participar na tomada de decisões, em assuntos que se relacionam com a ciência e tecnologia.


Fonte: CACHAPUZ, Antonio; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de; GIL-PÉREZ, Daniel. A necessária renovação do Ensino de Ciências. São Paulo: Cortez, 2005.


De acordo com o texto, é possível inferir que:


A

somente com a posse de profundos conhecimentos específicos, como os que têm os especialistas num determinado campo, é que é permitido a adoção de decisões adequadas.


B

as pessoas que não são especialistas pouco contribuem para as questões mais democráticas, haja vista, ser necessário um nível de conhecimento muito elevado.


C

a participação na tomada de decisões, necessita por parte dos cidadãos, a vinculação de um mínimo de conhecimentos específicos, perfeitamente acessível a todos.


D

somente cientistas bem informados são capazes de promover ações em prol do meio ambiente.

No que diz respeito a distribuição dos descritores de Matemática, no 5° ano do ensino fundamental, com relação aos temas, marque a alternativa CORRETA:


A

O descritor 2, está contido no tema grandezas e medidas.


B

O descritor 8, está contido no tema espaço e forma.


C

O descritor 6, está contido no tema grandezas e medidas.


D

O descritor 17, está contido no tema espaço e forma.

O conhecimento matemático é necessário para todos os alunos da Educação Básica, seja por sua grande aplicação na sociedade contemporânea, seja pelas suas potencialidades na formação de cidadãos críticos, cientes de suas responsabilidades sociais. Tendo como referência a Base Nacional Comum Curricular sobre a área da Matemática, assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso.


( ) O conhecimento matemático é necessário para todos os alunos da Educação Básica, seja por sua grande aplicação na sociedade contemporânea, seja pelas suas potencialidades na formação de cidadãos críticos, cientes de suas responsabilidades sociais.

( ) A Matemática não se restringe apenas à quantificação de fenômenos determinísticos – contagem, medição de objetos, grandezas – e das técnicas de cálculo com os números e com as grandezas, pois também estuda a incerteza proveniente de fenômenos de caráter aleatório.

( ) Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimento matemáticos para compreender e atuar no mundo.

( ) Compreender a Matemática como construção humana, histórica, social e cultural, de dinâmica, reconhecendo-as e valorizando-as como formas de significação da realidade e expressão de subjetividades sociais e culturais.


Assinale a alternativa correta:


A

V – F – F – V.


B

F – V – V – F.


C

V – V – V – F.


D

F – F – V – V.


E

V – V – F – F.

No que se refere ao processo de ensino-aprendizagem de Matemática, analise as seguintes proposições.


I. Até que tenha construído a noção de conservação das quantidades, a criança, para estimar quantidade, pauta-se pelo tamanho do espaço que os objetos ocupam.

II. As crianças vão abordando o sistema numérico escrito a partir de algumas ideias do tipo "o maior é o que tem mais números", ou, caso tenham o mesmo número de algarismos, "o primeiro número é o que manda".

III. Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a criança ainda não desenvolve a capacidade de representação, indispensável para a aprendizagem dos conceitos matemáticos básicos.


Está correto o contido em:


A

I, apenas.


B

I e II, apenas.


C

II e III, apenas.


D

I, II e III.

Seguindo o trabalho científico produzido por Elisabeth Cardoso G. Manfredo − Mestre em Educação em Ciências e Matemática, Professora de Metodologia e Prática de Ensino da Universidade do Paraná − Campus de Marabá, sobre "Discussão da Metodologia do Ensino de Ciências e Matemática: Críticas e Possibilidades à Prática Docente", analise as assertivas com o código V (Verdadeiro) ou F (Falso).


(__)Embora a qualidade conclamada nos espaços do primeiro nível da Educação Básica e parte do segundo nível da Educação Infantil (a 4ª série) e nas orientações transmitidas respondam satisfatoriamente aos objetivos defendidos (traçados), a real democratização dos saberes referentes às duas áreas "Ciências e Matemática", uma formação científica estimulante do desenvolvimento de postura reflexiva, crítica, questionadora e investigativa diante dos fenômenos naturais e sociais não ocorre.

(__)Nessa mesma linha de visão, ainda se tem uma postura catalisadora de capacidades intelectuais no que tange à estruturação do pensamento, à agilidade do pensamento dedutivo importante à resolução de problemas e a outras atividades da vida cotidiana.

(__)No mesmo contexto, observa-se uma prática inócua, em que pouca ou nenhuma atenção é dispensada a esses componentes, integrantes da real democratização dos saberes referentes às duas áreas "Ciências e Matemática".

(__)De acordo com Ausubel (SCHNETZLER, 1992), OS componentes, integrantes da real democratização dos saberes estão ausentes.


Marque a alternativa com a série correta.


A

V; V; V; V.


B

V; F; V; F.


C

F; F; V; F.


D

F; V; V; V.

No 1º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, as crianças devem associar figuras geométricas espaciais a objetos do mundo físico e nomear essas figuras.


C

Certo


E

Errado

A matemática, enquanto linguagem e ferramenta, auxilia na interpretação e resolução de problemas cotidianos e em outras áreas do conhecimento, exigindo um letramento adequado para uma compreensão ampla. Nesse contexto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:


I.O letramento matemático é essencial para a resolução de problemas cotidianos.


PORQUE


II.Processos matemáticos baseiam-se em raciocínio, representação, comunicação e argumentação.


A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:


A

As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.


B

As asserções I e II são proposições falsas.


C

A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.


D

A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.


E

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Em conformidade com a BNCC — Ensino Fundamental: Matemática, considerando-se o ensino da disciplina de Matemática, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE:


A unidade temática ____________ tem como finalidade o desenvolvimento de um tipo especial de pensamento, este, é essencial para utilizar modelos matemáticos na compreensão, representação e análise de relações quantitativas de grandezas e, também, de situações e estruturas matemáticas, fazendo uso de letras e outros símbolos.


A

álgebra


B

geometria


C

grandezas e medidas


D

probabilidade e estatística

Abaixo estão os conhecimentos específicos do ensino de Ciências de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) relacionado à unidade temática, matéria e energia:


I.Aspectos quantitativos das transformações químicas.

II.Estrutura da matéria.

III.Radiações e suas aplicações na saúde.


Esse conteúdo específico é adotado em qual ano das séries finais do Ensino Fundamental? Marque a alternativa CORRETA.


A

9° Ano.


B

8° Ano.


C

7° Ano.


D

6° Ano.

Avalie os excertos abaixo:


Excerto I. Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a exploração das vivências, saberes, interesses e curiosidades dos alunos sobre o mundo natural e material é fundamental. Todavia, ao longo desse percurso, percebem-se uma regressão da capacidade de abstração e da autonomia de ação e de pensamento, entretanto aumenta o interesse dos alunos pela vida social e pela busca da sua própria identidade.

Excerto II. Nos anos finais do Ensino Fundamental, as aquisições de características que foram adquiridas os possibilitam, em sua formação científica, explorar certos aspectos, mais complexos das relações consigo mesmos, com os outros, com a natureza, com as tecnologias e com o ambiente, ter consciência dos valores éticos e políticos envolvidos nessas relações, e, cada vez mais, atuar socialmente com respeito, responsabilidade, solidariedade, cooperação e repúdio à discriminação. Fonte: Base Nacional Comum Curricular (BNCC).


Sobre os excertos, assinale a alternativa CORRETA.


A

Somente o excerto I está correto.


B

Os excertos I e II estão corretos.


C

Os excertos I e II estão incorretos.


D

Somente o excerto II está correto.

A “Construção de fatos básicos da adição” é trabalhada como objeto de conhecimento do primeiro ano do ensino fundamental na Unidade Temática:


A

Números.


B

Geometria.


C

Grandezas.


D

Medidas.


E

Estatística.

Em relação a Matriz de Referência de Matemática da SAEB do 5° ano do ensino fundamental, assinale a alternativa CORRETA sobre o tema: grandezas e medidas:


A

Identificar quadriláteros observando as posições relativas entre seus lados (paralelos, concorrentes, perpendiculares).


B

Identificar a localização de números racionais representados na forma decimal na reta numérica.


C

Num problema, estabelecer trocas entre cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro, em função de seus valores.


D

Resolver problema utilizando a escrita decimal de cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro.

O professor que atua nos anos iniciais do Ensino Fundamental pode utilizar figuras geométricas, objetos presentes em sala de aula (como canetas e livros), músicas e atividades em grupo para que as crianças possam desenvolver seus conhecimentos matemáticos e aprendam operações básicas como soma e subtração.


C

Certo


E

Errado

Sobre a geometria no ensino de Matemática para os Anos Iniciais, analisar os itens abaixo:


I. A geometria envolve o estudo de um amplo conjunto de conceitos e procedimentos necessários para resolver problemas do mundo físico e de diferentes áreas do conhecimento.

II. Estudar posição e deslocamentos no espaço, nas formas e nas relações entre elementos de figuras planas e espaciais, pode desenvolver o pensamento geométrico dos alunos.

III. É aconselhável considerar no estudo da geometria as transformações geométricas, como as simetrias.


Está(ão) CORRETO(S):


A

Somente o item I.


B

Somente o item III.


C

Somente os itens II e III.


D

Todos os itens.

“(…) não basta que os conhecimentos científicos sejam apresentados aos alunos. É preciso oferecer oportunidades para que eles, de fato, envolvam-se em processos de aprendizagem nos quais possam vivenciar momentos de investigação que lhes possibilitem exercitar e ampliar sua curiosidade, aperfeiçoar sua capacidade de observação, de raciocínio lógico e de criação, desenvolver posturas mais colaborativas e sistematizar suas primeiras explicações sobre o mundo natural e tecnológico, e sobre seu corpo, sua saúde e seu bem-estar, tendo como referência os conhecimentos, as linguagens e os procedimentos próprios das Ciências da Natureza.” (BNCC, p. 331, 2018)


Com base no que descreve o texto acima, qual é a melhor atividade a se proporcionar à uma criança do segundo ano do Ensino Fundamental, dentro da unidade temática Matéria e Energia?


A

Em roda de conversa e a partir de algumas ilustrações ou reportagem da atualidade, discutir os cuidados necessários à prevenção de acidentes domésticos, realizando ao final, uma lista dos mesmo na lousa, tendo o professor como escriba.


B

Apresentar aos alunos diferentes tipos de solo, levando-os a comparar o efeito da radiação solar, ou seja, o efeito da exposição ao sol nos mesmos.


C

Solicitar uma pesquisa na qual os alunos entrevistem familiares a respeito de acidentes pelos quais passaram ao longo da vida, criando uma redação ao final e apresentando-a aos demais alunos da sala.


D

Explorar fenômenos da vida cotidiana que evidenciem propriedades físicas dos materiais – como densidade, condutibilidade térmica e elétrica, respostas a forças magnéticas, solubilidade, respostas a forças mecânicas (dureza, elasticidade etc.), entre outras, a partir de experiências com diferentes materiais e em diferentes situações.


E

A partir de um exercício contendo cenas em diferentes momentos do dia, solicitar que os alunos identifiquem e nomeiem as diferentes escalas de tempo: manhã, tarde e noite.

Na sequência numérica recursiva formada por múltiplos de um número natural, a criança de 9 anos deverá reconhecer, por meio de investigações, as relações inversas entre as operações de adição e de subtração e de multiplicação e de divisão, para aplicá-las na resolução de problemas.


C

Certo


E

Errado

   
Gerar simulado