

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
De acordo com as orientações da Base Nacional Comum Curricular para a área de Matemática no Ensino Fundamental, “apesar de a Matemática ser, por excelência, uma ciência hipotético-dedutiva [...], é de fundamental importância também considerar o papel heurístico das experimentações na aprendizagem da Matemática”. Desse modo, ainda segundo esse documento, a Matemática é uma ciência hipotético-dedutiva, pois
suas demonstrações se apoiam sobre um sistema de axiomas e postulados.
seus problemas se apoiam historicamente sobre um processo dedutivo.
seus processos heurísticos se apoiam na mobilização axiomática da resolução de problemas.
seus conhecimentos se apoiam em hipóteses verdadeiras e na dedução de conjecturas válidas.
Os conceitos metodológicos específicos do ensino de Ciências orientam práticas investigativas que estimulam a curiosidade, a observação e a compreensão dos fenômenos naturais. Sobre esses conceitos, analise as assertivas.
I.O ensino de Ciências deve estimular investigação e curiosidade.
II.A observação de fenômenos naturais contribui para a aprendizagem científica.
III.O ensino deve limitar-se à memorização de conceitos científicos.
IV.A experimentação pode favorecer a compreensão dos conteúdos.
É CORRETO o que se afirma em:
Apenas III e IV.
Apenas I e III.
Apenas II e III.
Apenas I, II e IV.
Observe o enunciado abaixo e assinale a alternativa que apresenta a opção correta:
A alfabetização científico-tecnológica multidimensional estende-se mais além do vocabulário, dos esquemas conceituais e dos métodos procedimentais, para incluir outras dimensões da _________ : devemos ajudar os estudantes a desenvolver perspectivas da ciência e da tecnologia que incluíam a história das ideias científicas, a natureza da ciência e da tecnologia e o papel de ambas na vida pessoal e social.
geografia
ciência
literatura
avaliação
classificação
No contexto da alfabetização científica, o ensino de Ciências deve transcender a mera transmissão de fatos, priorizando a compreensão da natureza da ciência como um processo provisório e influenciado por fatores socioculturais, em vez de uma verdade absoluta e imutável.
Certo
Errado
Ana tem refletido sobre os propósitos e justificativas de seu trabalho de AC/LC. Lendo o texto de Santos (2007), compreendeu que as definições e propostas de AC/LC são diversas e variam a partir do contexto social em que são pensadas, mas que convergem em dois grandes grupos de categorias.
Coerentemente ao que afirma o texto, Ana deve se atentar ao trabalho em dois domínios: um quanto
à especificidade do conhecimento científico; e outro relativo a sua função social.
à prevalência da ciência frente a outros modos de produção de conhecimentos; e outro relativo às metodologias científicas.
às ciências da natureza; e outro relativo às ciências exatas.
à sistematização das teorias científicas; e outro relativo à sua transposição didática no ambiente escolar.
à estabilidade das verdades científicas; e outro relativo à sua imparcialidade ideológica.
Ao discutir a produção do conhecimento científico, um professor destaca que explicações podem ser modificadas ao longo do tempo conforme novos dados e interpretações são considerados. Essa afirmação expressa a compreensão de que a ciência:
constitui um conjunto de verdades definitivas, estabilizadas por comprovação experimental.
depende apenas da observação empírica, sem necessidade de formulações teóricas.
organiza explicações baseadas em evidências e modelos, mantendo caráter provisório.
evolui exclusivamente por acumulação linear de dados, sem rupturas conceituais.
O texto seguinte servirá de base para responder à questão 2.
A ciência constitui uma forma sistemática de produção de conhecimento, fundamentada em um método objetivo, rigoroso e validado — o método científico. No contexto da educação escolar, a perspectiva prática da ciência é compreendida como uma ação pedagógica que promove a autonomia do estudante, favorecendo uma aprendizagem que ultrapassa a mera assimilação de conceitos. Essa abordagem enfatiza a relação entre o saber científico e as experiências cotidianas, valorizando as práticas investigativas, as ações educativas contextualizadas e o comprometimento com a transformação social.
Investigação Científica: Orientações para Novas Oportunidades da Aprendizagem. Disponível em: https://portal.educacao.pe.gov.br/wp-content/uploads/2024/05/INVESTIGACAO-CIENTIFICA.pdf
No âmbito da Epistemologia da Ciência, compreende-se que o conhecimento científico distingue-se de outras formas de saber por apresentar características próprias que garantem sua validade e seu caráter dinâmico.
Considerando essas particularidades, assinale a alternativa que expressa corretamente os atributos essenciais da Ciência.
Tradicional, assistemática, opinativa, centrada na autoridade e desvinculada de processos de verificação empírica.
Intuitiva, dogmática, autorreferencial, infalível, baseada em crenças e sustentada por verdades permanentes.
Contemplativa, subjetiva, especulativa, de caráter teológico e resistente à revisão de seus pressupostos.
Racional, sistemática, empírica, verificável, refutável, falível e objetiva em seus métodos.
Sasseron e Carvalho (2011) apresentam diversas discussões a respeito da Alfabetização Científica e sua relação com o currículo de Ciências. Nesse contexto, as autoras reforçam o pressuposto segundo o qual o ensino de Ciências deve ser capaz de
promover a integração disciplinar com o Português e a Matemática, priorizando ambos por serem socialmente mais relevantes do que os conteúdos propriamente científicos.
articular diferentes áreas da vida, reconhecendo as ciências e seus produtos como elementos do cotidiano e com estreita relação com a vida.
centrar o ensino científico na apropriação de conceitos universais, promovendo uma formação alinhada com as tendências da globalização.
reconhecer a hierarquização dos conhecimentos humanos, valorizando a primazia dos conteúdos de Ciências perante os demais saberes.
enfatizar o rigor metodológico das ciências, concentrando a formação dos estudantes na preparação para a atividade de pesquisa stricto sensu.
Uma professora de Ciências do 5º ano pergunta a um aluno: "Por que você acha que a lua aparece à noite?" O aluno responde: "Porque ela tem luz própria, mas só gosta de brilhar quando o sol se esconde."
A professora sorri e registra a fala, mas não corrige de imediato, pois considera que a resposta expressa um modo específico de pensar. Ela planeja propor experiências e debates para que os alunos confrontem hipóteses diferentes sobre o fenômeno. Com base na leitura piagetiana apresentada por Seber:
O erro do aluno é apenas ausência de conhecimento, devendo ser eliminado rapidamente para evitar que a concepção equivocada se consolide.
A resposta da criança deve ser compreendida como uma hipótese coerente dentro de seu estágio de desenvolvimento, sendo um ponto de partida para avanços cognitivos.
A explicação revela um raciocínio pré-lógico, que não possui valor para a aprendizagem, já que está distante da explicação científica correta.
A intervenção docente deve priorizar a substituição direta da ideia equivocada pelo conceito científico, sem considerar a estrutura mental do aluno.
Geologia é uma ciência natural que estuda a Terra. Por meio da Geologia é possível identificar a origem, a idade do planeta, as transformações que sofreu ao longo do tempo e ainda, sua formação geológica. O estudo da formação geológica das cavernas e das cavidades naturais, está relacionado com a área da geologia denominada de:
Geomorfologia.
Sedimentologia.
Hidrogeologia.
Espeleologia.
Estratigrafia.
Analise as afirmativas abaixo sobre a abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS).
I. A CTS entende que a ciência não é neutra, mas construída em contextos históricos e sociais; ao mesmo tempo, reconhece sua importância como linguagem cultural capaz de dialogar com diferentes áreas da vida social.
II. A perspectiva CTS considera que ensinar Ciências pode dar ênfase à história das descobertas e às biografias de cientistas, como se essa cronologia fosse suficiente para expressar o caráter cultural da ciência.
III. A CTS tem como um de seus eixos a formação de cidadãos aptos a avaliar criticamente impactos da ciência e da tecnologia, relacionando-os a dilemas éticos, ambientais e sociais do mundo contemporâneo.
IV. A proposta CTS valoriza os procedimentos técnicos e experimentais, pressupondo que a vivência prática da ciência bastaria para compreender sua dimensão cultural.
Está CORRETO o que se afirma em:
II e IV apenas.
I e III apenas.
I, II e IV apenas.
I, III e IV apenas
Em relação à formação científica dos alunos, analise as afirmativas e marque-as como verdadeiras (V) ou falsas (F). Em seguida, assinale a alternativa correta.
( ) Nos anos finais do Ensino Fundamental, a exploração das vivências, saberes, interesses e curiosidades dos alunos sobre o mundo natural e material continua sendo fundamental.
( ) O desenvolvimento da capacidade de abstração e da autonomia de ação e de pensamento não interfere na formação científica dos alunos.
( ) Explorar aspectos mais complexos das relações consigo mesmos, com os outros, com a natureza, com as tecnologias e com o ambiente; ter consciência dos valores éticos e políticos envolvidos nessas relações; e, cada vez mais, atuar socialmente com respeito, responsabilidade, solidariedade, cooperação e repúdio à discriminação.
V – V – V
V – F – V
F – V – F
F – F – V
V – F – F
Analise as afirmativas abaixo sobre a unidade temática Terra e Universo, da BNCC e assinale a alternativa correta.
I. Na unidade temática Terra e Universo, buscase a compreensão de características da Terra, do Sol, da Lua e de outros corpos celestes – suas dimensões, composição, localizações, movimentos e forças que atuam entre eles.
II. O estudo enfatiza apenas as observações do céu e dos fenômenos celestes, sem considerar a diversidade cultural na construção do conhecimento científico sobre a Terra e o universo.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é um complemento da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é um complemento da I.
O ensino de Ciências no Ensino Fundamental tem como compromisso central o desenvolvimento do letramento científico.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente as competências que esse letramento deve possibilitar aos estudantes.
Aprender ciência como um conjunto fixo de verdades acabadas, sem relação com aspectos históricos, comportamentais e socioculturais.
Restringir o estudo científico à realização de experimentos em laboratório, seguindo etapas rígidas, estruturadas e previamente definidas.
Considerar a ciência como instrumento de produção de tecnologias, sem relação com a cidadania e a vida social.
Priorizar a memorização de conteúdos científicos mesmo que desarticulados de problemas cotidianos e socioambientais.
Compreender e interpretar o mundo natural, social e tecnológico, atuando de forma crítica, consciente e pautada na sustentabilidade e no bem comum.
No ensino-aprendizagem de Ciências pode ser trabalhado o recurso didático denominado Situações de Estudo (SE) que trata da problematização do conhecimento dos estudantes para motivá-los a participar ativamente da construção dos conhecimentos científicos. Sendo que o trabalho está dividido em três etapas, correlacione-as entre as colunas I e II:
Coluna I
1.Elaboração e compreensão conceitual.
2.Problematização.
3.Primeira elaboração.
Coluna II
a.Compreende o emprego de atividades que resultarão em um primeiro contato do estudante com o conhecimento científico.
b.Consiste na retomada das questões iniciais para a compreensão conceitual.
c.Envolve explicitar o conhecimento prévio dos estudantes, seus primeiros entendimentos sobre determinada problemática.
Correlacione as colunas I e II, e assinale a alternativa CORRETA.
1.c, 2.b, 3.a.
1.b, 2.a, 3.c.
1.b, 2.c, 3.a.
1.a, 2.c, 3.b.
A geometria é uma parte fundamental do currículo da matemática nos anos iniciais, proporcionando às crianças a oportunidade de desenvolver conceitos espaciais importantes para a compreensão do mundo ao seu redor. Ensinar geometria de maneira concreta e visual contribui para o desenvolvimento do pensamento lógico e da habilidade de resolução de problemas.
Assinale a alternativa CORRETA sobre o ensino de geometria e conceitos espaciais nos anos iniciais.
O ensino de geometria nos anos iniciais deve ser baseado apenas na memorização das propriedades das formas geométricas, sem a necessidade de trabalhar com a percepção espacial ou a exploração de figuras no espaço.
A geometria nos anos iniciais deve ser abordada apenas como um conjunto de regras formais sobre as formas geométricas, sem relação com outras áreas da matemática ou com situações do cotidiano das crianças.
A compreensão dos conceitos espaciais deve ser promovida por meio de atividades que envolvam a manipulação de objetos e a exploração do ambiente, para que as crianças possam visualizar e entender as relações entre as formas e o espaço ao seu redor.
O ensino de conceitos espaciais deve se restringir ao reconhecimento de figuras geométricas planas, sem a necessidade de introduzir conceitos sobre sólidos geométricos ou a representação do espaço tridimensional.
O uso de ferramentas digitais, como softwares e aplicativos de geometria, não é adequado para o ensino de geometria nos anos iniciais, uma vez que as crianças devem primeiro dominar a teoria antes de utilizar recursos tecnológicos.
De acordo com a BNCC, o raciocínio geográfico, uma maneira de exercitar o pensamento espacial, aplica determinados princípios para compreender aspectos fundamentais da realidade: a localização e a distribuição dos fatos e fenômenos na superfície terrestre, o ordenamento territorial, as conexões.
Analise a descrição dos princípios do raciocínio geográfico e relacione:
1. Extensão.
2. Conexão.
3. Analogia.
4. Diferenciação.
( )É a variação dos fenômenos de interesse da geografia pela superfície terrestre (por exemplo, o clima), resultando na diferença entre áreas.
( )Um fenômeno geográfico nunca acontece isoladamente, mas sempre em interação com outros fenômenos próximos ou distantes.
( )Espaço finito e contínuo delimitado pela ocorrência do fenômeno geográfico.
( )Um fenômeno geográfico sempre é comparável a outros. A identificação das semelhanças entre fenômenos geográficos é o início da compreensão da unidade terrestre.
Assinale a sequência CORRETA:
2 – 1 – 3 – 4.
4 – 2 – 1 – 3.
3 – 2 – 4 – 1.
1 – 3 – 2 – 4.
2 – 4 – 1 – 3.
A abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) busca integrar dimensões científicas, tecnológicas, sociais e éticas na formação escolar, superando visões reducionistas e fragmentadas do conhecimento científico. Nessa perspectiva, analise os excertos a seguir:
I.A inserção crítica dos estudantes nos diferentes âmbitos, natural (científico), tecnológico (artificialmente construído) e social, constitui um pressuposto essencial para o desenvolvimento de competências que lhes permitam avaliar, intervir e tomar decisões fundamentadas em relação às questões que impactam seu contexto de vida.
II.O ensino de Ciências orientado pela perspectiva CTS visa promover a formação cidadã, fortalecendo a capacidade dos jovens de compreender e participar ativamente de processos democráticos relacionados à produção e aplicação do conhecimento científico.
Com base nessa análise, assinale a alternativa CORRETA.
Apenas o excerto II está correto.
Os excertos I e II estão incorretos.
Apenas o excerto I está correto.
Os excertos I e II estão corretos.
A alfabetização científica é um processo que se apoia nos seguintes eixos estruturantes:
I. a compreensão básica de termos e conceitos científicos, retratando a importância de que os conteúdos curriculares próprios das ciências sejam debatidos na perspectiva de possibilitar o entendimento conceitual.
II. trabalho com as informações e com os dados disponíveis, por meio da organização, da seriação e da classificação de informações.
III. a compreensão da natureza da ciência e dos fatores que influenciam sua prática, deflagrando a importância de que o fazer científico também ocupa espaço nas aulas de mais variados modos, incluindo as próprias estratégias didáticas adotadas, privilegiando a investigação em aula, passando pela apresentação e pela discussão de episódios da história das ciências que ilustrem as diferentes influências presentes no momento de proposição de um novo conhecimento.
IV. o entendimento das relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente, permitindo uma visão mais completa e atualizada da ciência, vislumbrando relações que impactam a produção de conhecimento e são por ela impactadas, desvelando, uma vez mais, a complexidade existente nas relações que envolvem o homem e a natureza.
Está(ão) correto(s):
I, II, III e IV.
apenas II e IV.
apenas II e III.
apenas I, III e IV.
apenas III.
O letramento científico representa uma competência essencial no contexto educacional e tem como finalidade proporcionar que os indivíduos compreendam, apliquem e sejam críticos ao conhecimento científico a ser utilizado em suas vidas cotidianas.
SOUSA, L. Q.; ABREU, K. F. Análise de Estudos e Pesquisas sobre Letramento Científico.
Cadernos Cajuína, n. 4, 2024.
Considerando o que representa o letramento científico, a equipe gestora de uma escola planeja organizar uma palestra com o objetivo de conscientizar a comunidade escolar de que a ciência
fundamenta-se no rigor metodológico como respaldo para os argumentos produzidos e apresentados publicamente.
respeita a liberdade individual e a livre tomada de decisão como direitos sobrepostos às escolhas coletivas.
permite a refutação de resultados amplamente aceitos em função de posicionamentos individuais.
busca a impessoalidade, a objetividade e a neutralidade, à parte de influências políticas.