

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A educação do campo é considerada uma das tendências pedagógicas brasileiras mais importantes.
Certo
Errado
Um planejamento pedagógico é aquele que contém o direito de aprendizagem da aula, o objetivo, a metodologia empregada, passo a passo, além das estratégias de avaliação e as referências bibliográficas.
Certo
Errado
Em que ano o Ministério da Educação criou o Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade, com o intuito transformar os sistemas de ensino em sistemas educacionais inclusivos, que promovem um amplo processo de formação de gestores e educadores nos municípios brasileiros para a garantia do direito de acesso de todos à escolarização, a organização do atendimento educacional especializado e a promoção da acessibilidade?
2001.
2003.
2005.
2007.
O Pedagogo e os professores da sala de aula regular devem conhecer a legislação que normatiza o trabalho da sala de recursos multifuncionais para atendimento educacional especializado.
Certo
Errado
O papel do professor é provocar desequilíbrios – no sentido piagetiano, mediar de forma crítica a relação dos estudantes com o conhecimento e desencadear reflexões, a fim de possibilitar-lhes a construção do saber, a capacidade de aprender a aprender e o desenvolvimento ético, político, pessoal, profissional e da cidadania.
Certo
Errado
Sobre a metodologia de planejamento denominada PDDE Interativo, são verdadeiras as seguintes afirmativas, salvo:
A ferramenta PDDE Interativo reconhece que o planejamento da escola corrobora para o fortalecimento da autonomia no âmbito escolar.
O primeiro passo é o processo de autoavaliação da escola.
Por meio do Plano de Ações, são registradas as conquistas alcançadas a partir da implementação do PDDE.
Essa ferramenta está alinhada ao que estabelece a Meta 19, do Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024.
A metodologia foi pensada para ser conduzida pelos profissionais da educação da escola, especificamente aqueles que fazem parte do Grupo de Trabalho do PDDE Interativo (GT) e exercem função de liderança fundamentada num processo democrático.
As propostas pedagógicas de Educação Infantil devem respeitar os seguintes princípios éticos: da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao (às):
Fonte: Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil / Secretaria de Educação Básica. - Brasília: MEC, SEB, 2010.
Marque a alternativa que NÃO está relacionada ao complemento da frase acima.
Transgressões.
Bem comum.
Identidades.
Meio ambiente.
A proposta pedagógica, ou projeto pedagógico, é o plano orientador das ações da instituição e define as metas que se pretende para o desenvolvimento dos meninos e meninas que nela são educados e cuidados, as aprendizagens que se quer promovidas. Na sua execução, a instituição de Educação Infantil organiza seu currículo, que pode ser entendido como:
Um documento que garante a autonomia para as instituições de ensino em relação à proposta de orientação de suas práticas educacionais, estabelecendo os objetivos do ambiente educacional.
Um modo de dimensionar política, científica e tecnicamente a atividade escolar, e portanto, deve ser resultado das discussões e contribuições do coletivo da escola, além de constituir uma atividade permanente de reflexão e ação.
As práticas educacionais organizadas em torno do conhecimento e em meio às relações sociais que se travam nos espaços institucionais, e que afetam a construção das identidades das crianças.
Todo ato intencional, político e técnico para direcionar as atividades do campo educacional na educação infantil, buscando racionalizar os fins e os meios para conseguir os objetivos propostos.
Os projetos pedagógicos na assistência social podem abranger uma ampla gama de atividades educativas, como oficinas culturais e artísticas, atividades esportivas, cursos profissionalizantes, programas de alfabetização, entre outros. Assinale a alternativa que representa, de maneira correta, o objetivo principal desse tipo de projeto:
Promover a chamada inclusão excludente por meio da relação entre educação e assistência social.
Garantir de maneira prioritária, o acesso ao ensino noturno para indivíduos em situação de vulnerabilidade social.
Minimizar os efeitos da educação na transformação social.
Ampliar a participação das comunidades em atividades culturais e esportivas que gerem lucro.
Promover o desenvolvimento educacional de indivíduos e comunidades em situação de vulnerabilidade social.
Sobre a violência, analisar os itens abaixo:
I. A violência é um problema social que também invade as escolas.
II. O bullying é uma das expressões da violência escolar e, de modo geral, o termo conceitua-se como abuso de poder físico ou psicológico entre pares, envolvendo prepotência, por um lado, e humilhação, conformismo e sentimentos de impotência, raiva e medo, por outro.
Os itens I e II estão corretos.
Somente o item I está correto.
Somente o item II está correto.
Os itens I e II estão incorretos.
Na medida em que a escola é a mediadora entre o conhecimento e a comunidade, o professor é o mediador entre o conhecimento e o aluno, e o pedagogo é o mediador:
entre os interesses de formação mercadológica e política.
entre o método, as formas de condução do conhecimento e a prática docente.
de conflitos internos ao ambiente escolar e interesses privados.
dos processos de organização dos recursos financeiros da escola.
da gestão em ações sob a ótica da administração empresarial.
Quando a escola fizer opção pelo regime seriado, não será necessário considerar os três anos iniciais do ensino fundamental como um bloco pedagógico ou um ciclo sequencial.
Certo
Errado
Assinale a alternativa que indica o foco da ação pedagógica nos dois primeiros anos de ensino fundamental.
Interação e brincadeira.
Alfabetização.
Letramento e numeracia.
Produção de textos.
Apreciação de gênero discursivo.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente a relação entre professor e aluno na Pedagogia Crítico-social dos Conteúdos.
Elimina-se, por pressuposto, toda relação de autoridade, sob pena de esta inviabilizar o trabalho de conscientização, de “aproximação de consciências”.
O esforço do professor em abrir perspectivas a partir dos conteúdos implica envolvimento com o contexto de vida dos alunos, tendo consciência dos contrastes entre sua própria cultura e a deles.
O professor é um especialista em relações humanas, ao garantir o clima de relacionamento pessoal e autêntico. “Ausentar-se” é a melhor forma de respeito e aceitação plena do aluno. Toda intervenção é ameaçadora, inibidora da aprendizagem.
Não há lugar privilegiado para o professor, antes, seu papel é auxiliar o desenvolvimento livre e espontâneo da criança – se intervém, é para dar forma ao raciocínio dela.
A pedagogia institucional visa, “em primeiro lugar, transformar a relação professor-aluno no sentido da não diretividade, isto é, considerar desde o início a ineficácia e a nocividade de todos os métodos à base de obrigações e ameaças”.
Atividades permanentes, sequências didáticas, projetos e atividades de sistematização são algumas das modalidades que contribuem com a organização do tempo pedagógico.
Certo
Errado
Em relação à documentação pedagógica, analise as afirmações abaixo:
-
1. O anedotário são fichas individuais das crianças em que são registrados os aspectos de cunho mais afetivo, emocionais e sociais dos relacionamentos, aspectos relativos a episódios familiares.
2. O portfólio destina-se a reunir amostras dos trabalhos dos alunos durante um certo período de tempo.
3. Os diários de aula são suportes de memória em que se realizam reflexões sistemáticas, onde o professor faz anotações, encaminhamentos, avalia atividades realizadas, documenta o percurso de sua turma.
4. Os relatórios avaliativos individuais são instrumento socializador de conquistas históricas, favorecendo o surgimento de outros olhares reflexivos sobre a sua história, tornando-a singular para muitas outras pessoas, e, ao mesmo tempo, contextualizando o seu processo evolutivo e natural de desenvolvimento.
5. O Formulário de acompanhamento diário do trabalho do professor tem como objetivo articular, por registros escrito com palavras, passado, presente e futuro do trabalho junto ao grupo de crianças.
-
O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:
06.
10.
11.
13.
15.
A discussão pedagógica acerca da inclusão tem pontuado a importância dos currículos não estarem apenas centrados na diversidade, mas na diferença, concebida como processo, com uma pedagogia e currículo que não se limitam apenas a celebrar a identidade e a diferença, mas que buscam problematizá-las. Dessa função social, a escola não pode se furtar porque, em um mundo heterogêneo, o encontro com o outro, com o estranho, com o diferente, é inevitável. É um problema pedagógico e curricular, não apenas porque as crianças em uma sociedade atravessada pela diferença forçosamente interagem com o outro no espaço escolar, mas porque a questão do outro e da diferença não pode deixar de ser matéria de preocupação pedagógica e curricular. A escola como espaço inclusivo enfrenta inúmeros desafios, conflitos e problemas que devem ser discutidos e resolvidos por toda comunidade escolar. Essas situações desafiadoras geram novos conhecimentos, novas formas de interação, de relacionamentos, modificação nos agrupamentos, na organização e adequação do espaço físico e no tempo didático, o que beneficia a todas as crianças.
Fonte: Bruno, Marilda Moraes Garcia. Educação infantil: saberese práticas da inclusão: introdução. [4. ed.]/elaboração Marilda Moraes Garcia Bruno. - Brasília: MEC, Secretaria de Educação Especial, 2006.
O texto apresentado nos remete ao assunto da Pedagogia da Inclusão. Sobre esse tema, marque a alternativa correta:
A diversidade deve ser tratada apenas a nível pedagógico e não curricular.
A educação inclusiva é equivalente, ou seja, tem o mesmo significado de dizer educação especial.
Os currículos adaptados às realidades locais devem estar unicamente centrados na diversidade.
A escola não deve ser palco de trabalho das diferenças entre os setores da sociedade.
A comunidade escolar deve ter participação, inclusive nos desafios inclusivos os quais a escola deve enfrentar.
A metodologia de investigação participativa é considerada um projeto pedagógico de desenvolvimento social.
Certo
Errado
Sobre a pedagogia de projetos, podemos afirmar que NÃO cabe ao professor:
Ser o sujeito ativo da aprendizagem, procurando propor estratégias e reflexões.
Colocar em negociação as próprias intenções, objetivos e diretrizes, de modo que desperte no aluno a curiosidade e o desejo pelo aprender.
Compreender as potencialidades de seus alunos.
Criar situações que provoquem os alunos a interagir entre si, trabalhar em grupo, buscar informações, dialogar com especialistas e produzir novos conhecimentos.
Observar e dialogar com seu aluno para compreender suas dúvidas.
De acordo com Dermeval Saviani, as teorias não críticas englobam a Pedagogia Tradicional, a Pedagogia Nova e a Pedagogia Tecnicista. Para esse autor, essas concepções pedagógicas têm como fundamentos comuns:
A concepção de educação tem por princípios a transformação da sociedade na qual é desenvolvida.
A concepção de educação como parte de uma sociedade que promove a discriminação social, entendendo os condicionantes que nela interferem.
A concepção de educação está fundamentada nos princípios de uma sociedade que é formada por Aparelhos Ideológicos do Estado (AIE).
A concepção de educação fundamenta-se na compreensão de que a sociedade onde está inserida é marcada pela divisão de classes antagônicas.
A concepção de educação como instrumento e como equalização social, baseada em si mesma, e a concepção de sociedade como essencialmente harmônica.