Questões de Concurso sobre Didática e o processo de ensino e aprendizagem

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
7.564 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

As escolas, de modo geral, devem investir em formação ética no convívio entre alunos, professores, e funcionários para vencerem as questões indisciplinares, que tanto afetam a aprendizagem e o desenvolvimento.


Analise as opções a seguir sobre a indisciplina nas escolas e marque (V) para VERDADEIRO ou (F) para FALSO.


( ) Apesar de não ser elencado como deficiência, o problema da indisciplina escolar está entre as dificuldades de aprendizagem que necessita de inclusão.

( ) O aluno deve ser suspenso das atividades e até afastado da escola e isso com certeza resolverá a questão da indisciplina.

( ) A falta de interesse pelos estudos pode ser uma das causas da indisciplina.

( ) Lidar com a indisciplina na escola não exige nenhum esforço, pois são raros os casos de quebra de regras no ambiente escolar.

( ) Para o psicólogo suíço Jean Piaget (1896-1980), na escola em que há disciplina, as normas não são impostas ou definidas unilateralmente, mas são fruto da elaboração conjunta.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo:


A

V, F, V, F, V.


B

V, V, F, V, V.


C

F, V, F, F, F.


D

F, V, V, V, F.

Para que o tema em questão seja bem trabalhado no plano de aula, é necessário que defina as etapas a serem seguidas na aula. A _______________se refere aos caminhos a serem percorridos pelo professor, em vista de alcançar os objetivos estabelecidos.


Marque a alternativa CORRETA que corresponde ao tópico da estrutura do plano de aula de acordo com a citação acima.


A

duração


B

avaliação


C

metodologia


D

estratégia

Sabemos o quanto a linguagem é importante nos processos de desenvolvimento e de aprendizagem. Nesse sentido, a linguagem torna o processo educativo mais eficaz fazendo com que o aluno desenvolva os seus próprios instrumentos de comunicação social. De acordo com Racy (2012): “[...] esquemas se desenvolvem de forma organizada durante a fase pré-escolar, quando a criança se torna capaz de planejar uma ação, ou seja, pensar em termos de futuro. Nessa fase também se desenvolve a capacidade de fazer associações por semelhanças e equivalências; a memória se desenvolve de forma mais organizada, permitindo que a criança retenha e recupere as informações. Finalmente, torna-se capaz de solucionar problemas, utilizando regras. Entre todos esses esquemas que são adquiridos pela criança, esquemas que no decorrer do desenvolvimento infantil se tornam mais refinados e complexos, temos aquele que constitui uma das capacidades humanas mais elaboradas: a linguagem.” (RACY, 2012, p. 96)


Analise as afirmativas abaixo, levando-se em consideração Racy (2012):

I. No 1° ano de vida observa-se, na criança, os primeiros balbucios, a imitação de sons e a repetição de sílabas, que são utilizados como uma forma de comunicação.

II. Observa-se na criança desde o nascimento, inicialmente a efetivação da linguagem escrita que antecede a linguagem verbal.

III. Por volta do 2° ao 6° ano de vida da criança, não observamos o desenvolvimento da linguagem verbal.


Assinale a alternativa correta:


A

Apenas as afirmativas I e II estão corretas


B

Apenas as afirmativas I e III estão corretas


C

Apenas a afirmativa I está correta


D

As afirmativas I, II e III estão corretas

As abordagens sócio críticas convergem a concepção de educação como compreensão da realidade para transformá-la, visando a construção de novas relações sociais para superação de desigualdades sociais e econômicas. São elas teoria curricular crítica ,teoria histórico-cultural, teoria sociocultural, teoria sócio cognitiva e teoria da ação comunicativa. Assinale a alternativa CORRETA que corresponde a teoria histórico-cultural:


A

A aprendizagem resulta da interação sujeito-objeto, em que a ação do sujeito sobre o meio é socialmente mediada, conferindo peso significativo à cultura e às relações sociais.


B

Abrange as práticas de aprendizagem como atividade sem situar diretamente em um contexto de cultura, de relações, de conhecimento.


C

A aprendizagem ressalta importância as condições culturais e sociais da aprendizagem, visando ao desenvolvimento da sociabilidade por meio de processos socioculturais.


D

Nenhuma das alternativas.

Tomando por base a obra - Diálogos pedagógicos: a educação em pauta. Vol. 1. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020. 278p., responda às próximas duas questões.


“É importante conhecer os fatores que contribuem para a construção da aprendizagem, bem como influenciam a aquisição de saberes. É fundamental que os professores da Educação Infantil desenvolvam as atividades educacionais observando fatores construtivistas, incluindo as atividades lúdicas como fonte de prazer, alegria, descontração, convivência agradável, que favorecem a aprendizagem. (DESENVOLVIMENTO COGNITIVO NA EDUCAÇÃO INFANTIL - Sueli Carvalho Silveira Nogueira).” Partindo de tal reflexão, atribua (V) verdadeiro ou (F) falso às assertivas e marque a alternativa correspondente.


( ) Tomando como respaldo a teoria de Vygotsky, na perspectiva sócio-histórica, o conhecimento se processa não somente por uma dotação biológica, ou por ações específicas sobre os objetos, mas pela dinâmica social.

( ) No entendimento de Piaget, quando uma criança pega uma vareta para puxar um objeto que está distante, considera-se isto um ato de inteligência. Mas é uma inteligência que só é possível com a presença de objetos, não se pode dizer ainda de que isso é inteligência propriamente dita.

( ) Segundo Vygotsky, as atividades com caráter mais lúdico se mostram mais significativas para as crianças, podendo-se observar que em diversos momentos livres, os temas abordados eram representados dentro do universo de suas brincadeiras, sendo essa representação uma importante forma de expressão e desenvolvimento.

( ) Para Piaget, o conhecimento não ocorre pelas informações que os objetos têm, mas pela ação do sujeito sobre essas informações, transformando-as em conhecimentos.




A

V – V – V – V.


B

F – V – V – F.


C

V – F – F – V


D

V – V – V – F.

   
Gerar simulado