Questões de Concurso sobre Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas escolas do campo

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
171 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

A partir das diretrizes, planos e/ou documentos de orientação das redes de ensino, é possível:


I. Promover campanhas de informação sobre o conjunto de políticas e ações voltadas à proteção e segurança no ambiente escolar.

II. Seguir exclusivamente um guia padrão elaborado pela União, sem considerar as especificidades locais.

III. Designar os responsáveis pela execução das medidas previstas, assegurando a articulação entre os diferentes setores envolvidos.


É CORRETO o que se afirma em:


A

I, II e III.


B

I e II apenas.


C

I e III apenas.


D

II e III apenas.

O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é um serviço da Educação Especial que identifica, elabora e organiza recursos de acessibilidade e de aprendizagem que eliminem as barreiras para a plena participação dos estudantes, considerando suas necessidades específicas. De acordo com o Decreto nº 7.611/2011 e as diretrizes operacionais para o AEE na Educação Básica, assinale a alternativa correta:


A

O AEE tem como objetivo principal a aceleração de conteúdos curriculares da base comum, funcionando como um reforço escolar obrigatório para alunos com dificuldades de aprendizagem temporárias.


B

As atividades realizadas no AEE devem ser idênticas às realizadas na sala de aula comum, sendo vedada a utilização de linguagens e códigos específicos como o Braille ou a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).


C

O AEE deve ser ofertado prioritariamente no mesmo turno das aulas regulares do aluno, integrando-se à grade horária das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.


D

O AEE é um serviço complementar ou suplementar à escolarização, e não substitutivo a ela, devendo ser realizado, prioritariamente, na sala de recursos multifuncionais da própria escola ou em centro de atendimento especializado.


E

A responsabilidade pela elaboração e execução do Plano de Atendimento Educacional Especializado (PEI) é exclusiva da direção da escola, não cabendo ao professor do AEE qualquer função de planejamento.

A formação da cidadania no ensino de língua espanhola ocorre quando o professor


A

prioriza a correção formal acima do sentido.


B

evita debates sociais e culturais no ensino formal.


C

aplica atividades repetitivas sem diálogo significativo.


D

foca em listas de regras isoladas formais.


E

trabalha a língua como prática social e cultural.

Netto (2009) analisou as mudanças educacionais propostas durante a ditadura militar O autor ressalta que, entre 1968 e 1969, a política educacional do regime militar iniciou a instauração do seu modelo educacional, tendo como suporte uma série de instrumentos internacionais e nacionais, sendo eles:


A

acordos MEC-USAID e trabalhos da Comissão Meira Matto


B

acordos MEC- USAID e as sugestões do Grupo de Trabalho da Reforma Universitária


C

trabalhos da Comissão Meira Mattos e as sugestões do Grupo de Trabalho da Reforma Universitária


D

acordos MEC- USAID, trabalhos da Comissão Meira Mattos e as sugestões do Grupo de Trabalho da Reforma Universitária


E

acordos MEC- USAID, as sugestões do Grupo de Trabalho da Reforma Universitária e o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais

No âmbito da EPT do Campo, a Pedagogia da Alternância é adotada como uma metodologia que transcende a organização do calendário escolar, configurando-se como uma estratégia de articulação da práxis educativa. Sobre essa proposta formativa, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) Na EPT, a alternância fortalece o currículo integrado ao permitir que as práticas sociais e produtivas do campo tornem-se objetos de investigação científica e reflexão teórica.

( ) A implementação da alternância pressupõe a substituição das bases teóricas do currículo por atividades estritamente práticas e manuais desenvolvidas no ambiente familiar.

( ) A alternância favorece a construção de saberes situados, valorizando a identidade dos sujeitos do campo e promovendo o diálogo entre o conhecimento acadêmico e o popular.

( ) O modelo de alternância limita-se a uma estratégia administrativa para reduzir a evasão escolar, sem impacto nas concepções de ensino e aprendizagem.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:


A

F – V – V – F.


B

V – V – F – V.


C

V – F – F – V.


D

V – F – V – F.


E

F – V – V – V.

A promoção de hábitos de higiene na escola está diretamente relacionada a(ao):


A

redução de doenças e melhoria das condições de aprendizagem.


B

redução do controle disciplinar dos alunos dentro e fora da escola.


C

padronização de comportamentos sociais.


D

exigências administrativas institucionais.


E

descumprimento de normas formais de impacto prático na socialização.

Conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), as propostas pedagógicas das escolas do campo devem contemplar a diversidade do campo em todos os seus aspectos: sociais, culturais, políticos, econômicos, de gênero, geração e etnia. Nesse sentido, a pedagogia da terra busca um trabalho pedagógico fundamentado no princípio da:


A

Profissionalidade.


B

Interculturalidade.


C

Geracionalidade.


D

Situacionalidade.


E

Sustentabilidade.

O Art. 40 da Resolução CNE/CEB nº 7, de 14 de dezembro de 2010, descreve o atendimento escolar às populações do campo, aos povos indígenas e aos quilombolas. Na normativa, existe o interesse que a população dessas comunidades se envolva nas decisões pertinentes ao currículo, resguardando uma participação ativa nas escolas. Com isso, são ampliadas as possibilidades de:


A

reconhecimento de seus modos próprios de vida, suas culturas, tradições e memórias coletivas, como fundamentais para a constituição da identidade das crianças, adolescentes e adultos.


B

flexibilização, se necessário, do calendário escolar, das rotinas e atividades, tendo em conta as diferenças relativas às atividades econômicas e culturais, ajustando também o total de horas anuais obrigatórias no currículo.


C

valorização dos saberes e da limitação do papel dessas populações na produção de conhecimentos sobre o mundo, seu ambiente natural e cultural, assim como as práticas ambientalmente sustentáveis que utilizam.


D

reafirmação do pertencimento étnico, no caso das comunidades quilombolas e dos povos indígenas, e do cultivo da língua materna para estes últimos, como elementos que devem ser dirimidos de construção da identidade na esfera escolar.

O dia 08 de abril é celebrado como o Dia Nacional do Sistema Braille. Nessa data, eventos realizados por entidades públicas e privadas devem promover ações que envolvam, exceto:


A

Fortalecer o debate social sobre os direitos da pessoa cega e sua integração na sociedade.


B

Promover a inserção da pessoa cega no mercado de trabalho.


C

Difundir orientações sobre a prevenção da cegueira.


D

Limitar o uso do Sistema Braille em espaços educacionais.


E

Incentivar a produção de textos em Braille.

No que se refere às atividades de auxílio e orientação às crianças quanto à higiene, vestuário e organização de pertences, analise as assertivas abaixo:


I. A escovação deve ser supervisionada pelo Auxiliar de Educação Básica, que deve orientar sobre o uso correto da escova e a quantidade adequada de creme dental.

II. Ao orientar o vestir e o calçar, o Auxiliar de Educação Básica deve incentivar a criança a identificar o lado correto das peças e o pé correspondente de cada sapato, promovendo a lateralidade.


Acerca das assertivas, pode-se afirmar que:


A

Apenas I está correta.


B

Apenas II está correta.


C

I e II estão corretas.


D

I e II estão incorretas.

Sobre o acesso à educação básica obrigatória, assinale a alternativa CORRETA:


A

É direito público subjetivo, podendo qualquer cidadão, grupo de cidadãos, associação comunitária, organização sindical e, ainda, o Ministério Público, acionar o poder público para exigi-lo.


B

Incumbe ao poder público controlar, nos termos de regulamento, o acesso público às informações educacionais do censo anual e dos exames e sistemas de avaliação da educação básica.


C

Nas esferas Estadual e do Distrito Federal, o Poder Público assegurará, em primeiro lugar, o acesso ao ensino obrigatório, contemplando, em seguida, os demais níveis e modalidades de Ensino.


D

O poder público, na esfera de sua competência federativa, define o acesso aos resultados das avaliações de qualidade e de rendimento escolar.


E

O poder público, na esfera de sua competência federativa, é obrigado a divulgar apenas a lista de vagas nos estabelecimentos de educação básica de sua rede.

"Segundo o secretário-executivo do MDA, levar os produtos da agricultura familiar ao evento promovido pelo Movimento de Mulheres Camponesas é reconhecer o trabalho dessas agricultoras na produção de comida para o país."


As alternativas a seguir apresentam palavras grafadas corretamente com hífen, assim como o vocábulo 'secretário-executivo', exceto:


A

A supra-estrutura jurídica e institucional que ampara a proteção do patrimônio histórico brasileiro — composta pela Constituição Federal, legislação ordinária e atos normativos.


B

A adoção de programas de tele-educação voltados à conscientização sobre a importância dos sítios arqueológicos pode contribuir significativamente para reduzir os casos de vandalismo e pichação em patrimônios históricos.


C

A região circum-mediterrânea apresenta uma grande diversidade cultural e climática, resultante da interação histórica entre povos que habitam o entorno do Mar Mediterrâneo.


D

As tintas utilizadas nas pichações sobre as pinturas rupestres do parque apresentavam tonalidades que variavam do preto ao cor-de-rosa, dificultando o trabalho dos especialistas.

Na organização dos sistemas de ensino, um município estruturou sua rede educacional de forma autônoma, definindo diretrizes curriculares próprias e instituindo programas pedagógicos específicos para a educação básica, ao mesmo tempo em que participa de programas estaduais e federais voltados à expansão do atendimento escolar e à melhoria da qualidade da aprendizagem

Em debate administrativo, discutiu-se se a atuação municipal deveria se subordinar integralmente às diretrizes dos demais entes federativos ou se poderia coexistir com iniciativas próprias no âmbito local.


De acordo com a organização constitucional da educação nacional, identifique a alternativa CORRETA.



A

A organização dos sistemas de ensino decorre da repartição administrativa de competências, sendo estruturada por hierarquia normativa entre os entes federativos responsáveis pela definição das políticas educacionais.


B

A estruturação dos sistemas educacionais resulta da cooperação institucional entre os entes federativos, que articulam suas responsabilidades de forma coordenada para assegurar universalização, qualidade e equidade do ensino.


C

A atuação dos entes federativos na educação básica corresponde à execução descentralizada de políticas educacionais nacionais, cabendo aos municípios implementar diretrizes pedagógicas previamente uniformizadas.


D

A definição das políticas educacionais nos sistemas públicos de ensino decorre da centralização normativa das diretrizes curriculares, cabendo aos entes locais apenas a organização administrativa da oferta educacional.


E

A organização da educação pública nacional decorre da integração funcional dos sistemas de ensino, mediante repartição de encargos financeiros e administrativos conforme capacidade arrecadatória dos entes federativos.

Participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino, elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a referida proposta do estabelecimento de ensino, zelar pela aprendizagem dos alunos, estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento, entre outras, são incumbências dos:


A

Diretores.


B

Discentes.


C

Docentes.


D

Responsáveis.


E

Pais.

O Decreto nº 7.352, de 4 de novembro de 2010, “configura a Política de Educação do Campo como destinada à ampliação e qualificação da oferta de educação básica e superior às populações do campo, para ser desenvolvida pela União em regime de colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, de acordo com as diretrizes e metas estabelecidas no Plano Nacional de Educação e o nele disposto.” (BRASIL, 2012, p. 25)


Com relação ao entendimento abrangente de que as populações do campo são compostas por grupos que vivem e produzem no meio rural, é correto afirmar que elas são constituídas pelo menos por


A

povos da floresta, turistas e caboclos.


B

agricultores familiares, ribeirinhos e quilombolas.


C

povos indígenas, extrativistas e comerciantes urbanos.


D

assentados da reforma agrária, veranistas e camponeses.


E

pescadores artesanais, caiçaras e trabalhadores industriais.

Tendo em vista a trajetória histórica da orientação educacional no Brasil, a concepção contemporânea desta área se caracteriza como sendo


A

uma atuação comprometida com o desenvolvimento integral do estudante.


B

uma prática voltada à adaptação do estudante às normas institucionais.


C

um serviço direcionado à escolha profissional.


D

uma função desvinculada das transformações sociais e educacionais do país.

A gestão educacional no campo exige o domínio técnico e teórico sobre a transversalidade entre as modalidades de ensino. Sobre o tema, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando cada modalidade ou diretriz ao seu respectivo fundamento pedagógico e político.


Coluna 1


1. Educação Inclusiva no Campo.

2. Educação Indígena e Quilombola.

3. EJA do Campo.

4. Formação Docente para a Diversidade.


Coluna 2


( ) Demanda o reconhecimento da trajetória de vida, do trabalho e dos saberes dos sujeitos, articulando a alfabetização à qualificação profissional e social.

( ) Pressupõe a garantia do direito à diferença, com foco na identidade étnico-racial, na memória coletiva e no vínculo com o território ancestral.

( ) Exige a preparação para atuar em contextos de interculturalidade, articulando os conhecimentos da educação especial às necessidades específicas do meio rural.

( ) Caracteriza-se pela eliminação de barreiras físicas e pedagógicas, integrando a acessibilidade ao contexto das escolas do campo e à valorização das diferenças humanas.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:


A

3 – 2 – 4 – 1.


B

2 – 3 – 1 – 4.


C

3 – 1 – 2 – 4.


D

1 – 2 – 3 – 4.


E

2 – 1 – 4 – 3.

O ordenamento jurídico brasileiro, por meio da Lei nº 9.394/1996, Lei de Diretrizes e atendimento das populações do campo. À luz desses dispositivos, analise as seguintes assertivas: Bases da Educação Nacional (LDBEN), e do Decreto nº 7.352/2010, estabelece diretrizes para o


I. A adequação às peculiaridades da vida no campo inclui não apenas o calendário escolar, mas também conteúdos e metodologias adequados.

II. O Decreto nº 7.352/2010 reafirma princípios como o respeito à diversidade sociocultural e à identidade dos povos camponeses.

III. A concepção de Educação do Campo limita-se à adaptação escolar, sem questionar modelos de desenvolvimento ou relações sociais.

IV. A articulação entre trabalho, cultura, território e educação é elemento central tanto na teoria quanto no Decreto nº 7.352/2010.

V. A legislação vigente estabelece a padronização curricular entre escolas urbanas e do campo para garantir igualdade de acesso.


Quais estão corretas?


A

Apenas I e III.


B

Apenas II e IV


C

Apenas I, II e IV.


D

Apenas I, IV e V.


E

Apenas II, III e V.

A organização pedagógica das escolas do campo enfrenta o desafio de articular a Educação Especial e as demais modalidades (Indígena, Quilombola, EJA) sob uma perspectiva inclusiva que não apague as singularidades territoriais. No contexto da gestão democrática, a inclusão é compreendida como um projeto político de enfrentamento às desigualdades e valorização das identidades. Com base nessa premissa, assinale a alternativa correta.


A

A política de inclusão nas escolas do campo restringe-se à garantia da matrícula de estudantes com deficiência, independentemente das condições de acessibilidade ou das especificidades culturais do território.


B

As escolas que atendem comunidades indígenas e quilombolas devem priorizar a padronização curricular nacional, a fim de garantir que a diversidade linguística não comprometa a uniformidade do ensino.


C

A inclusão no campo pressupõe o reconhecimento da diversidade sociocultural e a implementação de práticas que garantam o acesso, a permanência e o sucesso escolar, respeitando as identidades e as trajetórias de vida dos sujeitos.


D

A EJA no campo deve focar estritamente na alfabetização funcional, desconsiderando as experiências produtivas e os saberes acumulados pelos estudantes trabalhadores.


E

Por questões de logística e infraestrutura, a educação especial no campo deve ser realizada preferencialmente em centros urbanos, visando à eficiência do atendimento técnico.

Historicamente, a Educação do Campo no Brasil constitui-se a partir de lutas sociais e disputas entre projetos distintos de sociedade, contrapondo a perspectiva dos trabalhadores à lógica do capital agrário. Sobre esse processo histórico, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) A Educação do Campo é uma continuidade da educação rural tradicional, preservando seus princípios sob uma nova nomenclatura.

( ) Sua constituição está vinculada à atuação dos movimentos camponeses, especialmente nas lutas por terra e trabalho.

( ) A área configura-se como parte das disputas entre a lógica do agronegócio e a da agricultura camponesa.

( ) Desde a origem, foi implementada pelo Estado como política pública linear, sem tensões ou contradições.

( ) Relaciona-se à crítica das desigualdades educacionais no meio rural e à defesa do direito à educação no próprio território.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:


A

F – V – V – F – V.


B

V – V – F – F – V.


C

F – V – F – V – V.


D

V – F – V – F – F.


E

F – F – V – V – F.

 
 
Gerar simulado