

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A instituição escolar pode ser compreendida simultaneamente como organização social, espaço de produção cultural e ambiente de trabalho docente. Nessa perspectiva, o modo como o processo de ensino se estrutura depende tanto das condições institucionais quanto das relações de poder que atravessam o cotidiano escolar. Considerando a literatura crítica sobre trabalho docente e organização escolar, pode-se afirmar que a escola configura um:
Espaço de trabalho atravessado por relações de poder, no qual o ensino resulta da interação entre condições institucionais, cultura escolar e agência profissional docente.
Local técnico de aplicação curricular, no qual o ensino depende principalmente da fidelidade do professor às diretrizes oficiais e aos materiais prescritos.
Ambiente administrativo de gestão pedagógica, no qual o ensino é garantido pela padronização de rotinas, tempos e procedimentos organizacionais.
Modelo formativo equilibrado, no qual o ensino se desenvolve a partir da coordenação entre gestores, professores e políticas educacionais vigentes.
A escola pode ser compreendida como um sistema social no qual diferentes sujeitos ocupam posições e desempenham papéis específicos, como administrador, professor e aluno. Esses papéis envolvem direitos, deveres e expectativas que orientam comportamentos e relações no ambiente escolar. Considerando essa perspectiva e sua relação com a construção da identidade profissional docente, assinale a alternativa CORRETA.
No sistema escolar, as funções de administrador, professor e aluno desenvolvem-se de forma autônoma, sem interferência mútua.
A identidade profissional docente é definida pelas normas administrativas da escola, não sofrendo influência das interações com alunos ou gestores.
Os papéis de administradores, professores e alunos são interdependentes e influenciam a atuação docente e a dinâmica escolar.
A identidade profissional do professor é construída a partir de sua formação acadêmica inicial, independentemente das relações estabelecidas no contexto escolar.
O papel do professor está intimamente atrelado à transmissão de conteúdos escolares, sendo sua atuação pouco influenciada pelas expectativas sociais ou institucionais.
No campo da história da educação, diferentes períodos e correntes pedagógicas produziram concepções distintas sobre a função social da escola. Assim, a pedagogia tradicional caracterizou-se pela centralidade do ______, com ênfase na transmissão sistemática de conhecimentos, ao passo que o movimento escolanovista atribuiu maior relevância ao ______, valorizando a experiência, a atividade e os interesses do aluno no processo educativo.
Qual alternativa preenche, CORRETA e respectivamente, as lacunas?
currículo; conteúdo.
professor; educando.
método; rendimento.
regulamento; planejamento.
Observe a situação.
Um estudante relata ao auxiliar que colegas criaram um grupo em rede social para divulgar mensagens ofensivas e montagens com sua imagem, causando constrangimento e isolamento.
A situação descrita caracteriza
indisciplina escolar.
conflito interpessoal comum entre estudantes.
cyberbullying.
ato infracional de natureza patrimonial.
brincadeira sem repercussão no ambiente escolar.
Durante o planejamento curricular de uma escola municipal, surgiu um debate sobre as finalidades da educação escolar. Um grupo de docentes defendia que a principal função da escola deveria ser a preparação imediata para o mercado de trabalho local e a seleção dos estudantes com melhor desempenho, mediante a simplificação dos conteúdos destinados aos demais. Diante desse posicionamento, o coordenador pedagógico destacou que, em uma sociedade marcada por profundas desigualdades, a escola pública não pode restringir-se à reprodução das diferenças sociais nem se limitar à formação de mão de obra. Nessa perspectiva, a escola pública cumpre sua função social quando:
prioriza ações de caráter assistencial e afetivo, reduzindo a centralidade dos conhecimentos científicos e culturais na formação dos estudantes
organiza o ensino a partir de mecanismos de seleção e classificação dos estudantes, adequando a formação escolar às exigências imediatas do sistema produtivo
mantém postura de neutralidade diante das desigualdades sociais, evitando que questões econômicas, políticas e culturais interfiram na organização do trabalho pedagógico
garante a apropriação crítica dos conhecimentos historicamente produzidos, ampliando as possibilidades de compreensão da realidade e de participação cidadã dos educandos
Nos Anos Iniciais, a função social da escola envolve relações permanentes com a sociedade contemporânea. Nessa perspectiva, a articulação entre escola e sociedade se concretiza quando a instituição:
Reconhece transformações culturais, científicas e tecnológicas, reelaborando práticas pedagógicas em consonância com sua função formativa.
Incorpora demandas sociais emergentes ao currículo, adequando prioritariamente sua ação educativa às expectativas imediatas da comunidade escolar.
Prioriza a preservação de conhecimentos escolares como forma de desvincular as práticas pedagógicas das transformações sociais, que são muito abstratas para esse nível de escolarização.
Amplia a participação social na escola, compartilhando com outros agentes a condução das decisões pedagógicas centrais.
A escola desempenha papel fundamental na democratização do conhecimento e na formação dos sujeitos sociais. Analise as afirmativas a seguir.
I. A escola é reconhecida como espaço social privilegiado onde se definem a ação institucional pedagógica e a vivência dos direitos humanos.
II. Mesmo sabendo que a escola não é o único lugar onde os conhecimentos são construídos, reconhece-se que é nela onde eles são apresentados de modo mais sistemático.
III. A função social da escola está restrita à promoção de saberes técnicos e científicos.
Assinale a alternativa correta.
I, II e III estão corretas.
Apenas I e II estão corretas.
Apenas II e III estão corretas.
Apenas I e III estão corretas.
Apenas I está correta.
Considerando os pressupostos da psicopedagogia institucional, das políticas educacionais brasileiras e das múltiplas possibilidades de atuação do pedagogo, analise as proposições abaixo:
I.A mediação de conflitos interpessoais e a promoção do clima ético-escolar são funções que articulam fundamentos da psicologia do desenvolvimento à atuação do pedagogo como agente de construção coletiva da convivência.
II. A pedagogia social e hospitalar ampliam os espaços formais de atuação do pedagogo, sendo regulamentadas pela LDB como modalidades de ensino, exigindo formação complementar e vinculação obrigatória ao sistema público de educação.
III. A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, de 2008, prevê o Atendimento Educacional Especializado como parte complementar à escolarização, sendo organizado institucionalmente em função das especificidades dos estudantes.
IV. A atuação psicopedagógica, no âmbito institucional, concentra-se exclusivamente no diagnóstico clínico individual, devendo o pedagogo acionar profissionais externos sempre que identificar déficits de aprendizagem.
É correto o que se afirma em:
Il e IV, apenas.
I, Il e Ill, apenas.
l e Ill, apenas.
Il, Ill e IV, apenas.
A escola tem papel fundamental na democratização da sociedade. Analise as asserções a seguir.
I. A democratização da sociedade exige, necessariamente, informação e conhecimento para que a pessoa possa situar-se no mundo, argumentar, reivindicar e ampliar novos direitos.
II. A informação toma uma relevância maior quando se lida com os vários tipos de conhecimentos e saberes, sejam eles caracterizados como tecnológicos, instrumentais, populares, filosóficos, sociológicos, científicos, pedagógicos, entre outros.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é um complemento da I.
A asserção I é verdadeira, e a II é falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não complementa a I.
A função social da escola moderna restringe-se à transmissão de conteúdos acadêmicos, sendo a família a única responsável pela formação moral e ética dos indivíduos.
Certo
Errado
Considerando a escola como um lugar possível de vivências do lazer para a comunidade, de acordo com Tschoke, Tardivo e Rechia (2001), é INCORRETO afirmar que
as práticas de lazer na escola devem ser prioridade, pois garantem a formação cidadã.
as características da comunidade interferem nos projetos que acontecem na escola.
os projetos voltados às vivências lúdicas que ocorrem na escola podem auxiliar no desenvolvimento cognitivo e emocional de crianças, jovens e adultos.
as formas de apropriação dos espaços escolares são muito diversas e não há o mesmo nível de envolvimento dos sujeitos, por isso o diálogo entre gestão escolar, comunidade e gestores dos projetos é necessário.
a forma como os programas para a comunidade são administrados e materializados pode comprometer atividades do ensino formal e a manutenção da estrutura da escola.
A função social da escola, em uma perspectiva crítica, transcende a mera transmissão de conteúdos, visando à formação de sujeitos autônomos e críticos, capazes de intervir na realidade social e de transformá-la, rompendo com a reprodução das desigualdades sociais.
Certo
Errado
A relação entre educação e sociedade articula dimensões filosófica, sociocultural e pedagógica, configurando campo de reflexão sobre os sentidos da educação escolar. Sobre essas dimensões, analise as afirmativas a seguir:
I.A dimensão filosófica da educação articula a reflexão sobre os fins, os valores e as concepções de ser humano e de sociedade que orientam o pensamento educacional, contribuindo para a compreensão crítica das práticas pedagógicas da escola.
II.A dimensão sociocultural da educação articula a compreensão da escola como instituição socialmente situada, atravessada pelas dinâmicas culturais, econômicas e políticas da sociedade em que se insere historicamente.
III.A dimensão pedagógica da educação, na perspectiva contemporânea, reduz-se à aplicação de técnicas padronizadas em sala de aula, sem articulação com as dimensões filosófica e sociocultural no trabalho pedagógico da escola.
Está correto o que se afirma em:
I e II apenas.
II e III apenas.
I, II e III.
I e III apenas.
As instituições educativas têm funções cruciais no âmbito social, político, cultural e pedagógico, consequentemente, “a escola refletiu sempre o seu tempo e não podia deixar de refleti-lo; sempre esteve a serviço das necessidades de um regime social determinado e, se não fosse capaz disso, teria sido eliminada como um corpo estranho inútil” (PISTRAK, 2005, p. 29). Sobre a Escola na História do Brasil, é CORRETO afirmar que:
a organização das atividades escolares, no Brasil, tem início com a ação de intelectuais de classes abastadas. O Ratio Studiorum (1599) estabelecia a unidade do método, da matéria e do professor.
ao contrário da Carta Magna de 1934, a de 1937 é imposta pelo Estado Novo, cujo Governo considerou a educação básica pública, ensino secundário público destinado às classes populares e, às elites, o ensino profissionalizante.
entre 1930 e 1937, conviveram diferentes pensamentos sobre a educação brasileira, porém, no centro da disputa, o governo implementou políticas educacionais à luz do Ratio Studiorum.
na Primeira República (1889-1930), destacaram-se duas vertentes da educação: Entusiasmo pela educação – quantitativo como meta, expansão da rede escolar e alfabetização do povo; e Otimismo pedagógico – insistia na melhoria das condições didáticas e pedagógicas da rede escolar.
na Primeira República (1889-1930), três correntes pedagógicas conviviam no mesmo período, sem relação com setores sociais: Pedagogia Tradicional, Pedagogia Nova e Pedagogia Libertária.
A organização escolar brasileira foi historicamente influenciada pelas desigualdades sociais, pelas diversidades culturais e pelos modelos econômicos que marcaram a formação da sociedade nacional. A expansão do acesso à educação, a estruturação das redes públicas e as políticas de permanência escolar revelam tensões entre democratização formal e desigualdade material. Com base na relação entre organização escolar, contexto cultural e estrutura socioeconômica da sociedade brasileira, assinale a alternativa correta.
A ampliação do acesso à escola pública foi suficiente para neutralizar as desigualdades socioeconômicas históricas, garantindo equidade plena no sistema educacional brasileiro.
A organização escolar brasileira estruturou-se independentemente das desigualdades sociais, sendo a escola um espaço neutro frente às diferenças culturais e econômicas da sociedade.
As desigualdades socioeconômicas e a diversidade cultural influenciaram a organização escolar, produzindo desafios relacionados ao acesso, à permanência e à qualidade da educação.
A diversidade cultural e social brasileira impacta especificamente o currículo, não interferindo na estrutura organizacional da escola ou na formulação de políticas educacionais.
O desenvolvimento econômico nacional determinou a expansão quantitativa das matrículas, sem interferir especificamente na organização pedagógica ou administrativa das instituições escolares.
No contexto contemporâneo, a relação entre escola e sociedade demanda que a instituição escolar:
Preserve sua organização pedagógica com autonomia, evitando incorporar mudanças sociais que possam comprometer a sistematização do conhecimento escolar.
Reconheça transformações culturais, tecnológicas e sociais, reinterpretando práticas pedagógicas em consonância com sua função formativa.
Adeque suas práticas pedagógicas às demandas sociais, priorizando as expectativas da comunidade como referência central do currículo.
Incorpore inovações tecnológicas ao ensino, ainda que desvinculadas dos objetivos formativos e dos conhecimentos escolares sistematizados.
A escola é um espaço social onde a gestão escolar deve incentivar a participação política e democrática de todos. Assim, considerando a sua função social, analise as assertivas a seguir.
I. O papel mais importante da escola é garantir a socialização do conhecimento científico e cultural produzidos pela humanidade ao longo do tempo.
II. A ação educativa da escola deve permitir a formação crítica e emancipatória dos estudantes como condição para a transformação social.
III. A escola tem como função mais importante transmitir os conteúdos científicos e preparar os estudantes para o mercado de trabalho.
Após análise, conclui-se que é correto o que se fala em:
I, II e III.
I e II.
II e III.
III, apenas.
II, apenas.
Analise a relação entre as duas asserções a seguir.
I.A escola contemporânea não deve limitar-se à transmissão de conteúdos, assumindo também a função de formar sujeitos críticos e participativos.
PORQUE
II.A função social da escola articula a apropriação do conhecimento historicamente acumulado com a formação para o exercício da cidadania.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
Analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I. A escola deve ser compreendida para além de sua dimensão instrucional, e deve ser tratada como uma instituição insubstituível no cenário contemporâneo.
PORQUE
II. No contexto atual, marcado por profundas transformações sociais e tecnológicas, a escola é um espaço privilegiado para a construção da vida em comum e tem como finalidade a formação integral de sujeitos capazes de atuar criticamente na sociedade.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As relações entre sociedade, escola e conhecimento exigem reflexões sobre os desafios educacionais contemporâneos e sobre a forma como o conhecimento é produzido e compreendido. Sobre esse tema, analise as asserções a seguir.
I - Há de se reconhecer que o desafio maior está na necessidade de repensar as perspectivas de um conhecimento digno da humanidade na era planetária, pois um dos princípios que orientam as sociedades contemporâneas é a imprevisibilidade.
II - As sociedades contemporâneas caracterizam-se pela estabilidade de seus percursos históricos e pela possibilidade de planejamento baseado em certezas duradouras, o que reduz a necessidade de revisão das concepções educacionais.
Assinale a alternativa correta.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é um complemento da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é um complemento da I.