Questões de Concurso sobre Escola como instituição social

 
 
Disciplina 1
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
315 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Durante o horário de entrada, uma Agente de Suporte Educacional observa que um estudante chega frequentemente atrasado, com aparência cansada e sem o material escolar completo. Ao conversar de forma respeitosa com a criança, percebe que a família enfrenta dificuldades de transporte e que o aluno ajuda em tarefas domésticas antes de ir à escola. A profissional comunica a situação à equipe pedagógica, evitando exposição do estudante perante os colegas. Considerando a relação entre educação, escola e sociedade, a conduta da Agente de Suporte Educacional está adequada porque:


A

Transfere à escola a responsabilidade exclusiva pela solução dos problemas sociais vividos pela família.


B

Reconhece que fatores sociais podem interferir na vida escolar e encaminha a situação de forma ética e institucional.


C

Entende que o atraso frequente deve ser tratado apenas como ato de indisciplina individual do estudante.


D

Substitui a atuação da equipe pedagógica ao decidir, sozinha, quais medidas deverão ser aplicadas.


E

Considera que dificuldades familiares não devem ser observadas pela escola, por pertencerem somente ao ambiente privado.

A escola contemporânea desempenha múltiplas funções que transcendem transmissão de conhecimentos. Quando a instituição escolar promove convivência entre crianças de diferentes origens socioeconômicas, religiões e etnias, desenvolvendo valores de respeito e cidadania, evidencia primariamente função:


A

Propedêutica acadêmica.


B

Socializadora formativa.


C

Assistencialista compensatória.


D

Classificatória seletiva.


E

Instrucional conteudista.

As visões sobre a função social da escola se diversificam ao longo do tempo, articulando-se a diferentes concepções pedagógicas e sociais. Sobre as visões da função social da escola e suas implicações educacionais, assinale a alternativa correta.


A

A função social da escola, nas perspectivas críticas, articula a socialização do conhecimento sistematizado com a formação para a cidadania, contribuindo para a apropriação cultural e para a participação dos sujeitos na vida social contemporânea.


B

A função social da escola, nas perspectivas críticas, organiza-se pela reprodução acrítica das normas sociais vigentes, com transmissão direta dos valores dominantes aos estudantes como objetivo central do trabalho pedagógico contemporâneo.


C

A função social da escola, nas perspectivas escolanovistas, sustenta-se na transmissão dos conteúdos clássicos pelo professor, com base na repetição de modelos pré-definidos e na centralidade do livro didático na rotina escolar dos estudantes.


D

A função social da escola, nas perspectivas tradicionais, articula-se à problematização das relações sociais e à formação para a transformação da sociedade pelos estudantes durante o processo de escolarização nas etapas da Educação Básica.

O pensamento pedagógico da Escola Nova, difundido no início do século XX, redefiniu a organização do ensino e o papel do aluno no âmbito escolar, opondo-se às práticas da pedagogia tradicional. A respeito dos princípios pedagógicos da Escola Nova, analise as afirmativas que seguem, julgando-as V, se Verdadeiras, ou F, se Falsas:


( ) A proposta educacional defendia a centralidade da ação e da atividade do aluno.

( ) A ação do aluno estava centrada na aplicação de conceitos teóricos previamente apresentados pelo professor.

( ) A escola era concebida como uma instituição com função social ativa, como agente de transformação da realidade e de adaptação às novas configurações sociais.


Qual alternativa preenche, CORRETAMENTE, de cima para baixo, os parênteses acima?


A

V - V - V.


B

V - F - V.


C

V - F - F.


D

F - V - F.

A escola contemporânea encontra-se inserida em um contexto marcado por transformações aceleradas, novas formas de produção do conhecimento e reconfiguração das relações sociais. À luz da análise crítica de Gohm (2001) sobre a ineficiência e o atraso da rede escolar, emergem questionamentos acerca de sua função social e de sua adequação às demandas atuais. A análise da instituição escolar na contemporaneidade evidencia uma tensão central entre:


A

A ampliação das funções atribuídas à escola e a dificuldade de definição clara de seus objetivos, o que fragiliza sua capacidade de responder às expectativas sociais diversificadas.


B

A permanência de um modelo escolar estruturado em bases tradicionais e as demandas de uma sociedade complexa, dinâmica e orientada pelo saber/fazer.


C

A valorização crescente da informação disponível nos meios digitais e a necessidade de uma reorganização curricular que preserve a centralidade dos conteúdos clássicos sistematizados.


D

A exigência de uma formação integral dos sujeitos e as limitações operacionais da escola pública, especialmente no que se refere à gestão, infraestrutura e qualificação profissional.

A consolidação da escola pública moderna decorreu de diferentes movimentos históricos. Considerando as transformações ocorridas entre os séculos XVIII e XX, assinale a alternativa que melhor expressa uma característica estrutural da institucionalização da educação escolar, apontando a alternativa CORRETA:


A

A universalização do ensino ocorreu prioritariamente por iniciativa das corporações medievais, sem participação estatal.


B

A escola moderna consolidou-se como instituição vinculada ao processo de formação dos Estados nacionais, à expansão da burocracia e à construção da cidadania.


C

A escolarização obrigatória surgiu inicialmente como política das universidades europeias para democratizar o acesso ao Ensino superior.


D

A educação pública desenvolveu-se exclusivamente em oposição às revoluções industriais.


E

A escola moderna manteve, desde sua origem, currículo completamente desvinculado das demandas econômicas.

Enquanto instituição historicamente situada, a escola desempenha papel determinante na organização da vida em sociedade e na formação dos sujeitos. Sua função social ultrapassa a mera transmissão sistemática de conteúdos, abrangendo, igualmente, dimensões éticas, políticas e culturais. Tendo em vista as diferentes concepções acerca da função social da escola, assinale a alternativa que melhor a caracteriza:


A

A função social da escola restringe-se à preparação técnica para o mercado de trabalho, sendo secundárias as dimensões cultural e cidadã da formação.


B

A escola tem como função social exclusiva a conservação das tradições culturais, devendo evitar problematizações axiológicas que possam gerar conflitos de valores.


C

A função social da escola consiste em promover a socialização do conhecimento historicamente produzido, contribuindo para a formação crítica do indivíduo e para o exercício da cidadania.


D

A escola deve manter-se neutra diante das questões sociais, limitando-se à transmissão objetiva e apartidária de conteúdos curriculares.


E

A principal função social da escola é subsidiar a família na formação moral e afetiva dos estudantes, assumindo integralmente essa responsabilidade.

No contexto escolar, a função social da educação está diretamente relacionada à cidadania. Com base nessa ideia, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.


I – O desafio posto pela contemporaneidade à educação é o de garantir, contextualizadamente, o direito humano universal e social inalienável à educação.

II – O direito à educação pode ser analisado isoladamente, sem necessidade de articulação com direitos civis e políticos.

III – A função social da escola limita-se à transmissão de conteúdos, não envolvendo a formação cidadã nem a promoção de direitos.


A

I, II e III estão corretas.


B

Apenas I e II estão corretas.


C

Apenas II e III estão corretas.


D

Apenas I está correta.


E

Apenas II está correta.

Situações de violência que atingem o ambiente escolar muitas vezes não se explicam apenas pela dinâmica interna da instituição. Considerando essa compreensão, assinale a alternativa correta.


A

Os episódios de violência escolar são sempre resultado exclusivo do comportamento individual dos alunos.


B

A escola é um espaço totalmente autônomo, sem influência das condições sociais ou comunitárias que a cercam.


C

A violência social que chega às escolas, como ondas concêntricas, tem de ser analisada em suas relações com os poderes instituídos, em sua anomia e em sua banalidade, para que possamos identificar a cadeia de causalidades múltiplas que a trazem à educação escolar, passando, até mesmo, pelo “filtro” da comunidade onde a escola está inserida.


D

A violência escolar está vinculada apenas à falta de recursos materiais e à ausência de infraestrutura adequada.


E

A comunidade local não interfere na dinâmica da violência que atinge as escolas.

A escola é um espaço fundamental para a formação humana, cultural e social. Considere as afirmações abaixo:


I. A escola é um espaço social privilegiado onde se definem a ação institucional pedagógica e a prática e vivência dos direitos humanos.

II. A escola deve restringir a circulação de valores e evitar o contato dos estudantes com a diversidade cultural, para manter um ambiente uniforme.


Assinale a alternativa correta:


A

As afirmações I e II são verdadeiras, e a II justifica a I.


B

As afirmações I e II são verdadeiras, mas a II não justifica a I.


C

A afirmação I é verdadeira, e a II é falsa.


D

A afirmação I é falsa, e a II é verdadeira.


E

As afirmações I e II são falsas.

Autores críticos se posicionam num contexto em que se defende um projeto amplo de escolarização pública no Brasil, baseado no desenvolvimento cultural, científico e humanista, entendendo a educação como estratégia fundamental para enfrentar desigualdades históricas. Nessa vertente, a concepção de escola não se restringe a um espaço de instrução, mas sim a um ambiente de vida, cultura, convivência e transformação social. A partir desse marco conceitual e crítico, assinale a alternativa que melhor traduz essa concepção educacional, de forma CORRETA:


A

A escola deve ser um ambiente neutro, focado apenas na transmissão de conteúdos sistematizados.


B

A escola deve atuar prioritariamente como espaço disciplinar e de controle social.


C

A educação deve ser centrada na preparação imediata para o mercado de trabalho.


D

A escola deve ser espaço de cultura, convivência e emancipação, contribuindo para superar desigualdades sociais, bem como promovendo os sujeitos em sua totalidade no processo formativo.


E

A escola pública deve seguir modelos elitistas de formação intelectual.

As crianças chegam à escola com experiências e modos de socialização distintos, que influenciam sua relação com a cultura escolar. Com base nisso, assinale a alternativa que apresenta uma ideia presente no trecho:


A

As famílias populares esperam da escola conhecimentos de longo prazo e grande abstração.


B

Todas as famílias têm as mesmas expectativas sobre o tempo e os objetivos da educação escolar.


C

As culturas pedagógicas das escolas e das famílias de camadas médias e altas da população se inscrevem num tipo de tempo que coloca os fins da educação em objetivos gerais e universais, que só se desvelam em longo prazo, no domínio de procedimentos intelectuais mais abstratos. As famílias populares, ao contrário, esperam da escola conhecimentos mais imediatos.


D

A cultura escolar e a cultura familiar são sempre idênticas, independentemente do grupo social.


E

O conceito de trânsfuga de classe refere-se apenas a mudanças biológicas que ocorrem durante a infância.

Em relação à construção da qualidade social no ambiente escolar, analise as afirmativas e marque-as como verdadeiras (V) ou falsas (F). Em seguida, assinale a alternativa correta.


( ) A qualidade social da educação escolar se efetiva apenas pela presença dos alunos e professores. Não precisa de mais nada.

( ) Construir a qualidade social pressupõe conhecimento dos interesses sociais da comunidade escolar.

( ) A qualidade social depende também da aquisição e utilização adequada dos objetos e espaços.


A

V – V – V


B

F – V – F


C

F – V – V


D

V – F – F


E

F – F – V

Ao afirmar que a escola está inserida em uma sociedade marcada por desigualdades e disputas de valores, compreende-se que a educação escolar:


A

Relaciona-se às condições históricas e sociais, podendo tanto reproduzir desigualdades quanto contribuir para sua problematização.


B

Deve permanecer neutra diante dos conflitos sociais, concentrando-se apenas na transmissão de conteúdos.


C

Reproduz necessariamente as desigualdades sociais, sem possibilidade de questioná-las ou transformá-las.


D

Transforma a sociedade de modo automático, independentemente das condições econômicas, políticas e culturais.


E

Deve substituir a família e as demais instituições na formação social dos estudantes.

Considerando os fundamentos sociais da educação, assinale a alternativa correta.


A

A educação escolar contribui para o desenvolvimento do estudante, para o exercício da cidadania e para sua participação na vida social e profissional.


B

A escola deve priorizar a preparação profissional imediata, pois a formação ética e social não integra suas responsabilidades educacionais.


C

A função da escola restringe-se à transmissão de conhecimentos acadêmicos, enquanto valores e formação cidadã pertencem exclusivamente à família.


D

A função social da escola permanece invariável em diferentes sociedades, pois seus objetivos independem das transformações históricas e culturais.


E

A escola deve evitar relacionar conhecimentos escolares à realidade social, garantindo assim neutralidade no desenvolvimento das aprendizagens.

Leia o fragmento a seguir.


A escola favorece os mais favorecidos e desfavorece os mais desfavorecidos quando ignora, no âmbito dos conteúdos de ensino que transmite, nos métodos e técnicas de transmissão e nos critérios de avaliação, as desigualdades culturais existentes entre crianças de diferentes classes sociais.


Adaptado de BOURDIEU, Pierre. Escritos de Educação. Petrópolis: Vozes, 1998, p. 53.


Com base no fragmento, é correto afirmar que Pierre Bourdieu entende a educação como um


A

elemento de socialização.


B

meio de transformação social.


C

instrumento de emancipação dos indivíduos.


D

mecanismo de reprodução sociocultural.


E

processo de formação humana integral.

Considerando o pensamento de Boto (2014), assinale a alternativa que corretamente justifica a sua afirmação de que “a escola compõe uma forma de liturgia”.


A

A escola é uma instituição de natureza pública, democrática, laica e gratuita, que segue os ideais da Revolução Francesa mesmo no Brasil contemporâneo.


B

A educação só se efetiva nas sociedades ocidentais quando articulada aos valores religiosos cristalizados pela tradição judaico-cristã.


C

A vida escolar caracteriza-se como um rito, mobilizando sentimentos, experiências e símbolos que firmam uma pertença partilhada entre seus participantes.


D

O modo de funcionamento da escola moderna é pautado em relações horizontais e não hierárquicas entre alunos, professores, funcionários administrativos e direção.


E

A escola de nosso tempo substituiu as funções sociais que cabiam a outras instituições, como as famílias, as igrejas e as corporações profissionais.

Segundo Veiga (2011), a educação só pode ser entendida no contexto das relações sociais em que nasce. A transmissão da cultura, mesmo em organizações sociais primitivas, é feita por meio de práticas formalizadas. Na dimensão intencional do ensino, compreende-se que a educação não pode conviver com a incerteza.


Portanto, é correto afirmar que a educação é


A

planejada apenas para atender a interesses individuais, sem considerar a interação com outros setores sociais ou disputas sociais.


B

completamente espontânea e não requer planejamento, pois surge naturalmente da interação social e não necessita de formalização.


C

uma atividade planejada, que configura um fenômeno não natural, e representa um dos bens de disputa.


D

assim como a transmissão cultural nas sociedades primitivas, feita exclusivamente por meios informais e não envolve práticas formalizadas.

Os fundamentos da educação englobam um conjunto de princípios filosóficos, históricos, sociológicos e psicológicos que sustentam e orientam a prática pedagógica. Em relação à função social da educação no contexto das teorias críticas, especialmente sob a perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica, desenvolvida por Dermeval Saviani, considerase que: Assinale a alternativa que expressa corretamente um princípio central da Pedagogia Histórico-Crítica em relação à função social da educação.


A

A educação deve priorizar as demandas imediatas do mercado de trabalho, formando sujeitos adaptáveis e produtivos.


B

A neutralidade do conhecimento deve ser garantida para evitar a ideologização do processo educativo.


C

A escola é um espaço de reprodução das desigualdades sociais e, portanto, ineficaz como instrumento de transformação.


D

A educação deve proporcionar ao educando a apropriação crítica do saber sistematizado, promovendo sua emancipação e intervenção consciente na realidade.

Sobre a relação entre Educação, Escola e Sociedade, podemos apontar como alternativa correta:


A

A escola é social, mas não podemos a considerar na conjuntura educacional como um ato político, pois a Educação precisa ser dotada de neutralidade.


B

A Educação escolar em nada deve se relacionar aos demais problemas encontrados na sociedade, visto que é um espaço separado de formação acadêmica.


C

A sociedade não deve jamais definir ou envolver a escola em suas mazelas, devemos tratá-la como um espaço isolado, apenas para conhecimento científico de formação.


D

Que a escola é uma instituição social, lócus de formação articulada ao cenário político, social, histórico e cultural, permeando a Educação pelo viés das Políticas públicas a partir das “agendas” em pauta, portanto, a sociedade integra a Educação enquanto um ato político.


E

A Ciência deve se estruturar na escola pelos saberes sistematizados e jamais pelas demandas sociais, a escola precisa focar nos conteúdos.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado