Questões de Concurso sobre Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
246 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

A educação de qualidade é um direito previsto em lei e tem como critérios ser relevante, pertinente e equitativa. Neste caso, o significado de ser equitativa refere-se


A

a tratar de forma diferenciada o que se apresenta como desigual no ponto de partida, com vistas a obter desenvolvimento e aprendizagens equiparáveis, assegurando a todos a igual direito à educação.


B

à promoção de aprendizagens significativas e relevantes do ponto de vista das exigências de desenvolvimento pessoal, assegurando aos alunos o que sua condição social permite aprender.


C

à possibilidade de atender às necessidades e às características dos estudantes de diversos contextos sociais e culturais e com diferentes interesses, criando grupos de resistência e contra cultura.


D

ao acesso de todos ao conhecimento e, especialmente, aos grupos da população em vantagem social, visto que estes grupos são mais afetados pela evasão, retenção e distorções de idade/ano/série


E

à importância de tratar de forma igual, visto que todos estão em condição igual na sociedade brasileira e tem igual direito ao desenvolvimento e aprendizagens.

Segundo o que recomenda o documento Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil (BRASIL, 2006), as Instituições devem:


I. assegurar que bebês e crianças sejam atendidos em suas necessidades de saúde: nutrição, higiene, descanso e movimentação.

II. assegurar que bebês e crianças sejam atendidos em suas necessidades de proteção, dedicando atenção especial a eles durante o período de acolhimento inicial e em momentos peculiares de sua vida.

III. auxiliar bebês e crianças nas atividades que não podem realizar sozinhos.

IV. promover atividades que assegurem apenas o prazer e o gosto da criança atendida.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETA.


A

I – II – IV


B

II – III – IV


C

I – II – III


D

I – II


E

III – IV.

De acordo com os Parâmetros Básicos de Infraestrutura para Instituições de Educação Infantil (2006), a Constituição de 1988 representou um grande avanço para a Educação Infantil. Essa conquista da sociedade significou uma mudança de concepção.


A Educação Infantil deixava de se constituir em caridade para se transformar, ainda que apenas legalmente, em:


A

Obrigação do Estado e direito da criança.


B

Obrigação da sociedade e direito da criança.


C

Obrigação da família e opção do Estado.


D

Opção do Estado e direito das famílias.


E

Opção do Estado e direito da criança.

É considerada Educação Infantil em tempo parcial a jornada de, no mínimo:


A

três horas diárias e, em tempo integral, a jornada com duração igual ou superior a seis horas diárias, cuja oferta pode se dar tanto em uma forma como em outra.


B

quatro horas diárias e, em tempo integral, a jornada com duração igual ou superior a sete horas diárias, cuja oferta deve priorizar a jornada parcial, para oportunizar mais amplo atendimento.


C

quatro horas diárias e, em tempo integral, a jornada com duração igual ou superior a sete horas diárias, cuja oferta pode se dar tanto em uma forma como em outra.


D

três horas diárias e, em tempo integral, a jornada com duração igual ou superior a seis horas diárias, cuja oferta deve priorizar a jornada parcial, para oportunizar mais amplo atendimento.


E

três horas diárias e, em tempo integral, a jornada com duração igual ou superior a seis horas diárias, cuja oferta deve priorizar a jornada integral.

A escola contemporânea enfrenta uma série de desafios, dentre eles pode-se destacar o de garantir a aprendizagem a todos os seus alunos. Esse objetivo só é alcançado quando a escola assume que as dificuldades de seus alunos não são apenas deles, mas sim da forma como a relação ensino aprendizagem é concebida e avaliada por todos os profissionais de educação. A escola precisa se tornar apta para responder às necessidades de cada um dos seus alunos, de acordo com suas especificidades.

Para garantir a qualidade de ensino, é correto afirmar que o Projeto Político Pedagógico de cada escola deve

1. ser elaborado pelo conjunto dos elementos da equipe escolar.

2. contemplar as demandas da comunidade atendida.

3. partir de amplo processo de diagnóstico, análise e proposição de alternativas.

4. atender as características e necessidades do alunado.

5. ser elaborado pela equipe pedagógica da unidade escolar.

Desta forma, são exigências do projeto político-pedagógico da escola os seguintes itens:


A
1, 2, 3 e 4 apenas.

B
2 ,3, e 5 apenas.

C
1, 3 e 5 apenas.

D
1, 3 e 4 apenas.

As garantias de padrão de qualidade no ensino ministrado, de igualdade de acesso e de permanência na escola, princípios constitucionais e legais da educação nacional, são desafios que se apresentam, na atualidade, à escola de educação básica.


C

Certo


E

Errado

   
Gerar simulado