Questões de Concurso sobre Projeto Político-Pedagógico (PPP) - Página 140 | Gran Questões

Questões de Concurso sobre Projeto Político-Pedagógico (PPP)

 
 
Disciplina 1
Assunto 17
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
3.065 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

A partir da Lei 9394/96, que estabelece as diretrizes e base da educação nacional, ganha espaço nas ações relativas à construção de currículos os desafios postos para a elaboração do projeto político pedagógico (PPP) de cada escola.

-

Sobre essa elaboração em um contexto de gestão democrática, assinale a afirmativa incorreta.


A

Na elaboração do PPP, deve ser levada em conta a dimensão da relação das escolas com as famílias.


B

A elaboração do PPP deve ser tratada exclusivamente como uma exigência legal a ser atendida pelos gestores.


C

Na elaboração do PPP, deve-se ter como objetivo definir diretrizes pedagógicas que orientem a comunidade escolar sobre o trabalho a ser desenvolvido.


D

Na elaboração do PPP, deve-se considerar a perspectiva da sua flexibilização, a fim de atender às necessidades de aprendizagem dos diferentes alunos.


E

A elaboração do PPP deve envolver os diversos sujeitos que compõem o corpo social da escola.

De acordo com Stainback & Stainback in CARDOSO, na elaboração do projeto político-pedagógico da escola, deve ficar nítida a reconfiguração do planejamento que considere as diferenças em sala de aula. Sobre esse assunto, analisar a sentença abaixo:

Uma escola só é realmente inclusiva se cada aluno, excluindo aqueles com deficiências importantes, puder participar da aprendizagem e se esforçar para atingir resultados desafiadores (1ª parte). Com relação aos alunos com deficiências importantes, a estrutura de planejamento do currículo deve considerar suas necessidades de aprendizagem individual, concentrando a atenção dos professores no apoio e nas adaptações necessárias para cada aluno (2ª parte).

A sentença está:


A

Totalmente correta.


B

Correta somente em sua 1ª parte.


C

Correta somente em sua 2ª parte.


D

Totalmente incorreta.

Na Pedagogia de Projetos, ou projetos de trabalhos, o aluno aprende diante do processo de produzir, questionar, pesquisar, criar relações que sempre incentivam novas buscas, descobertas, compreensões e reconstruções do conhecimento.

Diversos teóricos defendem que é necessário repensar os projetos dentro de uma concepção mais ampla, a de Pedagogia de Projetos, que visa estender a visão em função de uma prática.


Nesse perspectiva, julgue os itens a seguir:


I. A ideia principal da Pedagogia de Projetos é fazer com que o ator principal do processo de ensino e aprendizagem, o aluno, participe com mais dedicação em toda a construção do conhecimento.

II. O trabalho a partir de projetos exige do professor uma postura flexível, sempre em constante pesquisa, estimulado por desafios.

III. O professor, ao trabalhar com projetos, deve respeitar os diferentes estilos e ritmos de trabalho de seus alunos, desde a etapa do planejamento e escolha do tema.


É CORRETO o que se afirma em:


A

I, II e III.


B

I e II, apenas.


C

II e III, apenas.


D

I e III, apenas.


E

I, apenas.

O projeto político pedagógico (PPP) – documento obrigatório que deve ser construído pelo coletivo escolar e avaliado periodicamente - retrata a responsabilidade de a escola refletir sobre a sua intencionalidade educativa. Quais são os fundamentos legais deste documento?


A

Constituição de 1988 e Lei 8.069/90


B

Lei 8.069/90 e Lei 9.394/96


C

Lei 9.394/96 e Lei13.146/15


D

Constituição de 1988 e Lei 9.394/96


E

Lei 9.394/96 e Lei 10.436/02

O Projeto Político-Pedagógico (PPP) precisa constar de forma clara o compromisso com a formação do cidadão, ser pautado na realidade, ser possível de executar e prever as condições necessárias para o seu desenvolvimento e avaliação.


ADEMAIS,


a construção do PPP implica também a existência de uma gestão democrática, possibilitando pensar em um processo com melhor qualidade e aberto a uma sociedade em constante mudança.


Marque a alternativa correta.


A

As duas são proposições falsas, ainda que apresentem temática semelhante


B

A primeira é uma afirmação falsa e a segunda é verdadeira


C

As duas são proposições verdadeiras e, a segunda complementa a primeira


D

A primeira é uma afirmação verdadeira e a segunda é falsa


E

As duas são proposições verdadeiras, mas apresentam temáticas diferentes

No que concerne ao Projeto Político Pedagógico (PPP), também conhecido como projeto pedagógico, assinale a alternativa INCORRETA.


A

O PPP é um instrumento que deve refletir a proposta educacional da Secretaria de Educação onde foi criado.


B

O PPP apresenta um caráter político ao reconhecer a escola enquanto lócus privilegiado para a formação de cidadãos conscientes e ativos.


C

O PPP deve abarcar diretrizes sobre a formação dos professores.


D

O PPP deve abordar questões gerais relacionadas à avaliação da aprendizagem e aos métodos de ensino.

Sobre o processo de revisão do Projeto Político Pedagógico (PPP), também denominado Projeto Pedagógico (PP), é INCORRETO afirmar que:


A

A equipe gestora da escola deve liderar a revisão do PP (com engajamento do Conselho Escolar, a depender das dinâmicas locais). Porém, para gerar engajamento de toda a comunidade escolar na implementação dos novos currículos, o PP deve ser construído de maneira democrática e participativa.


B

Sugere-se que os professores sejam os únicos responsáveis pela condução de todo processo do PP.


C

Elementos como a contextualização, caracterização, missão, visão e valores dos PPs anteriores podem ser aproveitados e apenas atualizados e reforçados com a comunidade.


D

A comunicação efetiva e transparente, desde o início do processo até a divulgação do documento final é fundamental.

Durante a última década, a globalização e a governança da educação por meio das parcerias público-privadas (PPP's) têm gerado considerável debate quanto ao seu significado, propósito, status e resultados. Este debate é particularmente aquecido no setor educacional devido ao ponto de vista largamente difundido da educação como atividade política e social complexa e que deve permanecer, em grande parte, se não na totalidade, no setor público e a serviço dos interesses públicos. No centro deste debate estão questões em torno do que sejam as PPP e do por quê se tornaram uma ferramenta de gestão favorecida por governos, empresas e agências de desenvolvimento internacional.

Fonte: Robertson S e Verger A, 2012.


Sobre esse assunto que está incluindo a Educação em âmbito global, julgue os itens a seguir como V, para verdadeiro, ou F, para falso:


I.(__)Para muitos observadores na área educacional, as PPP são simplesmente uma nova e amigável face de uma antiga agenda de privatização, já para outros, elas podem ser um meio inovador de financiamento da educação que se baseia no melhor do público e do privado com o potencial para resolver os profundos problemas dos sistemas de ensino, tais como acesso, qualidade e equidade.

II.(__) As PPP's são um meio das empresas se moverem em direções opostas dos Estados e das organizações multilaterais na busca de diferentes objetivos, sendo o do Estado pela educação e das PPP's pelo financeiro.

III.(__) Essa questão de promover as PPP na educação não é a nível global mas apenas nacional, o Brasil é o único país que está investindo nas PPP's tanto na educação como em outros setores como o saneamento.


Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:


A

I.V, II.V, III.F.


B

I.V, II.F, III.V.


C

I.V, II.F, III.F.


D

I.F, II.F, III.F.

Sobre o projeto político-pedagógico, é INCORRETO afirmar que:


A

O projeto político-pedagógico de uma escola é o instrumento teórico metodológico, definidor das relações da escola com a comunidade a quem vai atender, explicita o que se vai fazer, porque se vai fazer, para que se vai fazer, para quem se vai fazer e como se vai fazer.


B

É nele que se estabelece a ponte entre a política educacional do município e a população, por meio da definição dos princípios, dos objetivos educacionais, do método de ação e das práticas que serão adotadas para favorecer o processo de desenvolvimento e de aprendizagem das crianças e adolescentes da comunidade.


C

Sua sistematização deve ser sempre definitiva, exigindo um planejamento estratégico rígido que deve ser cumprido de maneira absoluta e irrevogável.


D

Seu desenvolvimento requer reflexão, organização de ações e a participação de todos - professores, funcionários, pais e alunos, num processo coletivo de construção.

É importante que o professor leia o projeto político-pedagógico da escola para que ele conheça as intenções e as ações planejadas para a escola.


C

Certo


E

Errado

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado