

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A prática psicopedagógica baseada em evidências exige o domínio da análise crítica de artigos científicos e a incorporação de achados consistentes às intervenções educacionais. Considerando os critérios de validade externa e interna na pesquisa educacional, qual alternativa apresenta uma afirmativa adequada?
A validade interna refere-se à possibilidade de generalizar os resultados para populações distintas.
A validade externa está relacionada à precisão na mensuração das variáveis intervenientes no estudo.
A validade interna é comprometida quando há controle rigoroso das variáveis independentes.
A validade externa garante que os resultados do estudo possam ser extrapolados para diferentes contextos.
A validade interna depende exclusivamente da amostragem aleatória utilizada no estudo.
A estruturação de Sistemas Nacionais de Avaliação e de Informação cumpre papel estratégico no processo de implementação de reformas educacionais. De acordo com Castro (2000), um dos principais componentes desses sistemas pode ser definido nos seguintes termos:
De âmbito nacional, realiza o levantamento de informações estatístico-educacionais relativas à Educação Básica, em seus diferentes níveis (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio) e modalidades (ensino regular, educação especial e educação de jovens e adultos). O levantamento é feito junto a todos os estabelecimentos de ensino, das redes pública e particular, através do preenchimento de questionário padronizado.
(Maria Helena Guimarães de Castro. “Sistemas nacionais de avaliação e de informações educacionais”. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 14, no 1, p. 121-128, abr. 2000)
De acordo com Castro, trata-se do
Censo Escolar.
Saeb.
ProLEI.
Ideb.
Enem.
O Produto Interno Bruto (PIB) é um indicador que mede:
O número de empregos gerados em um país.
A soma de todos os bens e serviços finais produzidos em um país durante um período.
A quantidade de moedas em circulação no mercado.
A renda média de cada pessoa em um determinado grupo populacional.
Acerca da avaliação no processo escolar, analise as proposições a seguir e assinale a alternativa CORRETA.
Toda avaliação educacional que ocorre no interior da escola é de iniciativa interna.
A avaliação interna é o principal tipo de avaliação educacional realizado no interior das escolas.
A avaliação externa ocorre por intermédio dos organismo oficiais, mas sua proposição é de iniciativa da própria instituição escolar.
Os organismos oficiais analisam a proficiência dos estudantes, ao final de um ciclo de escolaridade, por meio da avaliação educacional externa em larga escala.
Apenas a análise quantitativa dos resultados da avaliação educacional corrobora com a necessidade do processo avaliativo na atualidade.
A articulação entre SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica), IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos) requer leitura cuidadosa. Assinale a afirmação CORRETA sobre os referidos exames.
O PISA calcula diretamente o IDEB de cada país com base em escala padronizada.
O PISA orienta comparações internacionais por áreas, sem substituir métricas nacionais de accountability.
O SAEB incorpora taxa de aprovação como variável independente para compor indicador internacional.
O IDEB é construído exclusivamente a partir das taxas de aprovação das redes, sem considerar resultados de avaliações em larga escala.
O SAEB gera rankings obrigatórios para repartição orçamentária entre redes municipais.
A avaliação realizada pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb):
é uma avaliação de larga escala que permite produzir dados relacionados à educação brasileira baseados em hipóteses sobre ensino de língua portuguesa e matemática em algumas turmas de 2º e 5º ano da escola pública.
é realizada periodicamente, a cada três anos, e avalia a qualidade, a equidade e a eficiência da educação praticada nas principais capitais do país em seus diversos níveis governamentais.
traduz seus dados em forma de indicadores que auxiliem a entender a educação brasileira, permitindo que os diversos níveis governamentais avaliem a qualidade da educação praticada no país.
avalia a qualidade da educação com a intenção de classificar e identificar escolas que apresentam altos e baixos índices de aprendizagem.
toma como referência o aspecto tridimensional da qualidade da Educação Básica: o ensino e aprendizagem, os profissionais da educação e a gestão escolar.
Conforme estabelecido na Portaria n.º 267, de 21 de junho de 2023, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) consiste em um sistema de avaliação externa de grande escala, compreendendo uma série de ferramentas, implementado periodicamente pelo INEP desde a década de 1990. O Saeb tem como um de seus objetivos:
produzir indicadores educacionais para o Brasil, tendo em vista a comparabilidade dos dados, permitindo, assim, a premiação das melhores escolas/redes de ensino
subsidiar a elaboração, as avaliações internas realizadas pelas escolas, promovendo uma padronização nacional dos processos de avaliação educacional
monitorar o conhecimento teórico dos alunos, visando o aprimoramento das práticas pedagógicas a partir das evidências obtidas nos testes
avaliar a qualidade, a equidade e a eficiência da educação praticada no país em seus diversos níveis governamentais
O Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao INEP realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante. A seguir, foram contextualizadas as variáveis que compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Destaque a alternativa que não corresponde a uma dessas variáveis.
Médias de desempenho dos estudantes apuradas no SAEB.
Taxas de aprovação apuradas no Censo Escolar.
Taxas de reprovação apuradas no Censo Escolar.
Taxas de abandono apuradas no Censo Escolar.
Níveis de alfabetização apurados no SAEB.
O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, coordenado pela União, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, constituirá fonte de informação para a avaliação da qualidade da educação básica e para a orientação das políticas públicas desse nível de ensino. No que concerne ao sistema de avaliação, segundo a Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, assinale a alternativa CORRETA:
O Ministério da Educação (MEC) é responsável pela elaboração e o cálculo do Índice de Educação Básica (IDEB) e dos indicadores referidos ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica.
Os Indicadores de rendimento escolar, referem-se ao desempenho dos (as) estudantes apurado em exames nacionais de avaliação, com participação de pelo menos 50% (cinquenta por cento) dos (as) estudantes de cada ano escolar periodicamente avaliado em cada escola, e aos dados pertinentes apurados pelo censo escolar da Educação Básica.
A elaboração e a divulgação de índices para avaliação de qualidade, como por exemplo, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB, que agregam os índices, os quais elidem a obrigatoriedade de divulgação, de cada um deles, e de forma unificada.
Os indicadores de rendimento estudantil serão estimados por etapa, estabelecimento de ensino, rede escolar, unidade da Federação e em nível agregado nacional, sendo amplamente divulgados, ressalvada a publicação de resultados individuais e indicadores por turma, bem como para a comunidade do respectivo estabelecimento e para o órgão gestor da respectiva rede.
Os indicadores de avaliação institucional, relativos a características, como o perfil do alunado e do corpo dos (as) profissionais da educação, as relações entre dimensão do corpo docente, do corpo técnico e do corpo discente, a infraestrutura das escolas, os recursos pedagógicos disponíveis e os processos da gestão, entre outras relevantes.
Dentre os instrumentos de avaliação, é possível destacar, por exemplo, a Prova Brasil e Saeb. Ao comparar esses dois instrumentos, foram elencadas algumas das características da Prova Brasil. No entanto, uma das alternativas refere-se ao Saeb, assinale-a:
Avalia apenas estudantes de ensino fundamental.
A avaliação é quase universal: todos os estudantes das séries avaliadas, de todas as escolas públicas urbanas do Brasil com mais de 20 alunos na série, devem fazer a prova.
Sua primeira edição foi em 2005 e, em 2007, houve nova aplicação.
Avalia alunos da rede pública e da rede privada, de escolas localizadas nas áreas urbana e rural.
Avalia as habilidades em língua portuguesa (foco em leitura) e matemática (foco na resolução de problemas).
De acordo com as diretrizes para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), como o poder público deve proceder para garantir a efetividade e a qualidade do processo educativo dentro do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB)?
O poder público deve inserir a EJA no SAEB e focar exclusivamente nas avaliações de desempenho — cognitivo dos alunos, sem considerar os indicadores institucionais.
A EJA deve ser avaliada separadamente do restante da educação básica, sem integração com o SAEB, e sem considerar parâmetros institucionais como formação.
O poder público deve incluir a EJA no SAEB e ampliar a avaliação para incluir não apenas o desempenho cognitivo, mas também outros indicadores institucionais, como infraestrutura, gestão, formação e valorização dos profissionais de educação, financiamento, jornada escolar e organização pedagógica.
A inclusão da EJA no SAEB deve ser feita apenas para avaliar o fluxo escolar dos alunos, sem a necessidade de avaliar outros parâmetros institucionais.
A avaliação da EJA deve se limitar às avaliações de desempenho acadêmico, sem a necessidade de considerar os — aspectos relacionados à organização pedagógica.
Uma das atribuições do inspetor educacional junto às escolas municipais de Montes Claros é discutir com a direção da escola os resultados das avaliações sistêmicas externas e o monitoramento da aprendizagem dos estudantes com vistas a acompanhar a intervenção pedagógica. Com base nisso, analise os dados apresentados na imagem a seguir.

Fonte: INEP, 2022.
Observando os resultados obtidos em Língua Portuguesa pelos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Montes Claros, no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), em 2021, analise as afirmativas a seguir.
I. O resultado da escola é menor comparado às médias de escolas municipais do município, de escolas municipais do estado e do total do município.
II. O resultado da escola está mais próximo do obtido pelas escolas municipais do estado.
III. O resultado total do município é maior do que o resultado total do estado.
IV. O resultado da escola demanda especial monitoramento da aprendizagem dos estudantes em Língua Portuguesa.
V. As escolas municipais do estado apresentam média superior às obtidas pelas escolas municipais do município.
Estão corretas as afirmativas
I, II e IV, apenas.
II, III e V, apenas.
I, III e IV, apenas.
III, IV e V, apenas.
Qual sistema de avaliação educacional, amplamente utilizado no Brasil, é responsável por medir a qualidade da educação básica por meio de provas padronizadas aplicadas a alunos de escolas públicas e privadas, abrangendo disciplinas como Língua Portuguesa e Matemática, e cujos resultados são utilizados para calcular indicadores como o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica)?
ENEM.
PISA.
SAEB.
SINAES.
A Instrução Normativa n.º 001/2016, do município de Almirante Tamandaré, orienta quanto aos mecanismos de acompanhamento do trabalho pedagógico e à avaliação do desenvolvimento integral das crianças, a fim de garantir seu progresso e a continuidade do processo de aprendizagem e seu desenvolvimento. Nesse sentido, encontra-se a seguinte descrição: “‘é um instrumento de registro qualitativo, de cunho argumentativo, descritivo, que contém o relato do processo de aprendizagem e de desenvolvimento do educando. Quando bem elaborado aponta claramente as especificidades de cada educando, suas características, desafios, avanços, dificuldades e aprendizagens’ (Orientação n.º 002/2019 – NPEI)”. Assinale a alternativa que apresenta o nome do instrumento de avaliação ao qual se refere a descrição acima.
Diário de bordo
Cadernos de anotações
Registro de acompanhamento diário
Relatório descritivo individual do educando
Portfólio
Na reunião do Conselho Escolar, a diretora mencionou que durante uma semana a escola passaria pela avaliação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), informou que recebeu a instrução sobre o “conjunto detalhado de descritores de habilidades e competências que os alunos devem demonstrar em cada área do conhecimento avaliada pelo SAEB”. Considerando a SAEB, é CORRETO dizer que estas características correspondem a:
matriz de referência
matriz de conteúdos
matriz curricular
matriz educacional
O Ideb funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias. Para tanto, o Ideb é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente.
Assinale a alternativa que descreve corretamente ferramentas de avaliação do Ideb:
Prova Brasil, e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
Prova Brasil e Encceja.
Enem e Encceja.
Saeb e Enem.
BASis e Prova do Ensino Superior
Uma educação de qualidade possibilita as pessoas desenvolverem as suas características e habilidades, para alcançar o melhor do seu potencial. Sendo assim, uma das políticas educacionais para aferir a qualidade na educação é o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) que realiza um conjunto de:
avaliações internas
avaliações externas
avaliações de aprendizagens
avaliações institucionais
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais: Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental, o principal instrumento utilizado para avaliar o Ensino Fundamental em todo o país é o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica. São características desse sistema, afora:
Os levantamentos de dados são realizados a cada dois anos.
Corresponde a uma amostra não-probabilística representativa dos 26 estados e do Distrito Federal.
Um dos objetivos desse sistema é aferir os conhecimentos e habilidades dos alunos, mediante aplicação de testes, com a finalidade de avaliar a qualidade do ensino ministrado.
São verificados os fatores contextuais e escolares que incidem na qualidade do ensino.
É analisado também o perfil do diretor e mecanismos de gestão escolar.
A Resolução CNE/CP nº 2/2019 estabelece que as Instituições de Ensino Superior (IES) devem implementar um processo contínuo de avaliação dos egressos, integrado aos ambientes de aprendizagem. Além disso, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é encarregado de criar e aplicar um novo instrumento de avaliação presencial dos cursos de formação de professores, com base nas diretrizes da Resolução, no prazo de até dois anos após sua publicação.
Certo
Errado
O Sistema Nacional de Educação (SNE) é um conjunto organizado de políticas, diretrizes, estratégias e instituições que atuam na área da educação no âmbito nacional, estabelecendo as bases para a cooperação entre os entes federativos (União, Estados, Distrito Federal e Municípios) e visando garantir o direito à educação de qualidade em todo o país. Sobre esse tema, analise os itens abaixo:
I.O Sistema Nacional de Educação busca promover a integração e a cooperação entre União, Estados, Distrito Federal e Municípios na formulação e implementação de políticas educacionais.
II.O Sistema Nacional de Educação promove a participação da sociedade civil, por meio de conselhos, conferências e fóruns, na formulação, implementação e avaliação das políticas educacionais.
III.O Sistema Nacional de Educação visa assegurar apenas a universalização do acesso no sistema educacional brasileiro.
IV.O Sistema Nacional de Educação estabelece parâmetros e diretrizes para a qualidade da educação nos Estados, visando reduzir desigualdades entre as diferentes regiões.
Está(ão) correta(s) a(s) proposição(ões):
I e II, apenas.
III e IV, apenas.
II e IV, apenas.
I e III, apenas.