Questões de Concurso sobre Avaliação Psicológica

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
601 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Sobre Avaliação Psicológica, de acordo com Irigaray (2022), “a análise de variáveis ____________ originou-se do trabalho de Spearman, que desenvolveu modelos de análise fatorial para variáveis contínuas no contexto dos testes de ____________”.


Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.


A

discretas – personalidade


B

latentes – personalidade


C

discretas – inteligência


D

latentes – inteligência


E

nominais – inteligência

No artigo 'Validação de Protocolos de Avaliação Psicológica e Indicadores de Atendimento em Psico-Oncologia', são delineados os principais objetivos do emprego desses protocolos, sendo principal:


A

Facilitar o planejamento e a execução do trabalho na psico-oncologia hospitalar, proporcionando roteiros estruturados para os atendimentos, tanto na internação quanto no ambulatório.


B

Registrar informações gerais dos pacientes sem considerar detalhes logísticos do atendimento.


C

Limitar-se ao registro de informações superficiais sobre os pacientes, sem contribuir para a condução do acompanhamento ou a construção de indicadores do serviço de psicologia hospitalar.


D

Armazenar apenas avaliações psicológicas dos pacientes no prontuário eletrônico e ignorar a importância do contexto do atendimento.

Assinale a alternativa correta a respeito da Avaliação Psicológica.


A

O Inventário de Personalidade NEO- Revisto (NEO Pi-R) avalia os cinco principais domínios da Personalidade, o denominado modelo Big Five: Neuroticismo, Extroversão, Abertura, Amabilidade e Conscienciosidade.


B

O Inventário de Personalidade Bateria Fatorial de Personalidade (BFP) contém 240 questões divididas em três partes iguais, nas quais avalia raciocínio lógico, conscienciosidade e extroversão. Uma ferramenta de avalição Psicológica amplamente utilizada na clínica como nas organizações.


C

A Escala brasileira de Burnout tem como seu construto de avaliação a saúde do colaborador, depressão e aspectos gerais da personalidade. Deve ser aplicada de forma coletiva e individual, não informatizada e sua correção pode ser informatizada.


D

A técnica projetiva de desenho (HTP) casa-árvore-pessoa avalia de forma projetiva a personalidade e a inteligência. A idade da amostra de normatização é a partir dos 18 anos e sua aplicação pode ser individual ou coletiva, não informatizada e correção informatizada.


E

O teste dos Cinco Dígitos (FDT) avalia atenção, inteligência, personalidade, velocidade de processamento e funções executivas. Aplicação individual e correção informatizada. Uma ferramenta amplamente utilizada na Clínica, na Psicologia do Esporte e das Organizações.

A avaliação psicológica é uma das áreas mais tradicionais de atuação de psicólogos no Brasil. O Conselho Federal de Psicologia (CFP), por meio do Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (SATEPSI), publica a lista de instrumentos atualizados e válidos que podem ser utilizados pelos psicólogos, e a Resolução Nº 9, de 25 de abril de 2018, estabelece diretrizes para a realização de Avaliação Psicológica (CFP, 2018).


Sobre avaliação psicológica, considere as asserções abaixo:


I. A psicóloga e o psicólogo devem basear sua decisão, obrigatoriamente, em métodos e/ou técnicas e/ou instrumentos psicológicos reconhecidos cientificamente para uso na prática profissional.

II. Trata-se de processo estruturado de investigação de fenômenos psicológicos que pode ser composto por métodos, técnicas e instrumentos, tais como escalas, inventários, questionários e métodos projetivos.

III. É obrigatória a inclusão de fontes complementares de informação, como entrevistas psicológicas, protocolos de observação e documentos técnicos (por exemplo, relatórios de equipes multiprofissionais).


Estão corretas as asserções


A

II e III, apenas.


B

I e II, apenas.


C

I e III, apenas.


D

I, II e III.

Uma das formas de interpretação da medida em avaliação e testagem psicológica é a expressão de normas com escores que indiquem o sentido em relação à amostra normativa. Essa indicação de sentido do escore em relação à amostra normativa se refere


A

ao escore padrão Z, o qual tem distribuição bilateral assimétrica e expressa a posição em relação à moda.


B

a uma transformação dos valores brutos em multiplicação com a média normativa pelo quociente amostral, para obter o escore T.


C

a uma transformação em escalas que expressam a posição em relação a uma média “x” em unidades de desvio-padrão, ou seja, o escore Z.


D

ao escore T, que decorre de uma transformação dada pela divisão do escore padrão por um número somado ao resultado de uma constante 10.


E

a uma transformação em escalas que expressam a constante de referência para um escore padrão obtido em resposta multiplicada pela média amostral.

Correlacione as colunas a seguir:


1ª Coluna

(1)Testagem.

(2) Avaliação.


2ª Coluna

(__)Seu objetivo, normalmente, é responder a uma questão de encaminhamento, resolver um problema ou tomar uma decisão por meio do uso de instrumentos de avaliação.

(__)Costuma ser individualizada.

(__)O avaliador/testador é fundamental ao processo para tirar conclusões a partir de toda a avaliação.

(__)O avaliador/testador normalmente requer habilidades técnicas em termos de administrar e pontuar, bem como para interpretar o seu resultado.

Qual a ordem CORRETA?


A

2, 1, 1, 1.


B

2, 1, 2, 1.


C

2, 2, 2, 1.


D

2, 2, 1, 2.

A responsabilidade do neuropsicólogo será fundamentar, de acordo com seu aporte técnico e teórico, os diagnósticos de quadros demenciais. Para a identificação de um quadro patológico, o profissional deve ser capaz de realizar uma avaliação objetiva e subjetiva dos sintomas e das habilidades de vida diárias do paciente. Ao pensar em quadros de transtorno cognitivos em pessoas com 60 anos ou mais, as hipóteses que devem ser investigadas são:


I. Identificação de quadros de declínio cognitivo.

II. Prática forense (atividade que envolverá processos de interdição, anulações de atos jurídicos, avaliação da capacidade de fazer testamentos e em ações indenizatórias).

III. Aquisição e/ou manutenção da habilitação para condução de veículos automotores.

IV. Fornecimento de parâmetros para avaliação de intervenções e para a elaboração de rotinas de reabilitação cognitiva.


Quais estão corretas?


A

Apenas IV.


B

Apenas II e III.


C

Apenas I, III e IV.


D

Apenas II, III e IV.


E

I, II, III e IV.

Em alguns procedimentos cirúrgicos, psicólogos que trabalham em equipes multidisciplinares podem ser convocados a produzir avaliações psicológicas. Esse pode ser o caso das cirurgias bariátricas, vasectomias, laqueaduras, cirurgias plásticas e cirurgias para afirmação de gênero. A respeito das avaliações psicológicas no contexto das cirurgias eletivas, considere as afirmativas a seguir e assinale a alternativa CORRETA.


I - Nos casos em que a avaliação psicológica for solicitada, os psicólogos devem trabalhar em proximidade com as equipes multidisciplinares para avaliar a demanda que motivou a solicitação da avaliação.

II - Com os pacientes e/ou usuários de serviço de saúde, os psicólogos têm a responsabilidade de fornecer informações sobre as opções de tratamento, encorajar, orientar e ajudar na tomada de decisão plenamente informada, com clareza sobre as expectativas com os resultados para os tratamentos médicos demandados.

III - As técnicas e instrumentos para realização da avaliação psicológica dependerão das demandas específicas de cada caso. No entanto, os pacientes e/ou usuários de serviço de saúde não devem ser informados do conteúdo destas avaliações, com o objetivo de evitar possíveis prejuízos pré e pós-operatório.

IV - No caso específico das cirurgias e outros procedimentos médicos para modificação de características sexuais primárias e secundárias, as avaliações devem levar em conta o funcionamento psicológico dos indivíduos a partir de critérios essencialmente nosológicos.


A

As afirmativas I e II estão corretas.


B

As afirmativas I e III estão corretas.


C

As afirmativas II e III estão corretas.


D

As afirmativas III e IV estão corretas.


E

As afirmativas II e IV estão corretas.

A partir dos conceitos e informações utilizados por Anunciação (2022) sobre Avaliação Psicológica, Estatística e Psicometria, a medida de dispersão que indica a variabilidade dos dados em relação à média denomina-se:


A

Discrepância da mediana.


B

Curva de Wechsler.


C

Dispersão de Pearson.


D

Desvio Padrão.


E

Variância.

No processo avaliativo, temos, segundo Pasquali (2001), quatro etapas de sua ocorrência. Assinale a alterativa que as cita, CORRETAMENTE, na ordem de sua ocorrência.


A

Identificação do problema ou situação a ser avaliada, inferência de hipóteses, integração dos dados coletados e intervenção.


B

Identificação do problema ou situação a ser avaliada, integração dos dados coletados, inferência de hipóteses e intervenção.


C

Inferência de hipóteses, identificação do problema ou situação a ser avaliada, intervenção e integração dos dados coletados.


D

Inferência de hipóteses, integração dos dados coletados, identificação do problema ou situação a ser avaliada e intervenção.


E

Identificação do problema ou situação a ser avaliada, inferência de hipóteses, intervenção e integração dos dados coletados.

A entrevista de devolução ou entrevista devolutiva constitui na comunicação dos resultados e é realizada no final do processo de avaliação psicológica. Assinale a alternativa INCORRETA:


A

O profissional avaliador realiza uma entrevista com o avaliando e/ou seus pais ou responsáveis para dar ciência dos resultados e fazer as recomendações pertinentes.


B

O psicólogo retoma os motivos pelos quais o avaliando realizou o processo, apresentando primeiro os resultados com os aspectos menos comprometidos do sujeito e segue com todos os demais resultados da avaliação e finaliza com as recomendações que o caso enseja.


C

O parecer responde a “questões como ‘o que’, ‘quanto’, ‘como’, ‘por que’, ‘para que’ e ‘quando’, enquanto o laudo se restringe à análise dos problemas específicos colocados por determinado profissional que já dispõe de várias informações sobre o sujeito.


D

O psicólogo prepara e entrega ao avaliando e/ou seus pais ou responsáveis e a outros profissionais envolvidos os documentos resultantes da avaliação psicológica.

O tema da percepção humana é clássico para o campo da Psicologia e representa um dos fenômenos psíquicos mais complexos, pois:


A

é um processo tipicamente fisiológico


B

compreende a recepção de estímulos, sua transformação em impulso elétrico a ser transmitido ao córtex


C

corresponde à interpretação pessoal dada aos estímulos por meio da combinação entre atividades fisiológicas, culturais e as experiências


D

é formado pelo conjunto de informações neutras que chega a cada indivíduo por canais sensoriais

Considerando os diversos tipos de instrumentos psicológicos, marque a alterativa CORRETA.


A

Os testes psicológicos fornecem, como resultado direto, psicodiagnósticos.


B

Os testes de inteligência são considerados testes psicométricos, enquanto os testes de personalidade são projetivos.


C

Inventários são instrumentos psicológicos que medem diversos constructos teóricos.


D

Devido à dificuldade de padronização dos testes projetivos de personalidade, eles não são considerados favoráveis pelo Conselho Federal de Psicologia.

A avaliação psicológica é um processo, geralmente complexo, que tem por objetivo produzir hipóteses, ou diagnósticos, sobre uma pessoa ou um grupo. Sobre alguns métodos e técnicas da avaliação psicológica, assinale a alternativa CORRETA.


A

As questões e as perguntas feitas na entrevista semiestruturada não costumam requerer respostas longas e, por isso, em geral não são gravadas.


B

Na entrevista não-estruturada, o desvio para outros temas é feito com o objetivo de entender melhor o entrevistado e colher mais informações.


C

Quando realizadas entrevistas estruturadas, não é obrigatório treinamento para que o entrevistador atue, já que as perguntas são pré-selecionadas.


D

Quando se aplica um teste, o psicólogo deve prestar atenção ao comportamento do indivíduo que responde ao instrumento, já que alguns detalhes podem ser utilizados na pontuação do instrumento.


E

Usando a técnica da observação, o entrevistador pode levar em consideração alguns pontos que o auxiliem na interpretação dos resultados.

É função da avaliação psicológica:


A

Determinar comportamentos afetivos e sociais que sejam considerados problemáticos.


B

Categorizar os tipos de sintomas apresentados pelo indivíduo e intervir nos sintomas identificados durante a avaliação.


C

Realizar testagem psicológica para as problemáticas apresentadas pelo indivíduo; analisar e realizar intervenção psicoterápica para cada resultado encontrado.


D

Classificar os dados levantados, descrever e caracterizar o perfil do indivíduo, prever comportamentos, planejar intervenção e acompanhar o indivíduo.


E

Classificar o tipo de transtorno mental para ajudar o indivíduo a ter um melhor ajustamento aos ambientes em que esteja inserido.

A avaliação psicológica, desde os primórdios da psicologia, ocupou uma posição central na afirmação da psicologia como ciência. A respeito da avaliação psicológica e de seus fundamentos, processos e instrumentos, assinale a alternativa correta.


A

A avaliação psicológica pode ser definida como a coleta e a integração de dados relacionados à psicologia, com a finalidade de fazer uma estimação psicológica, que é realizada por meio de instrumentos como, por exemplo, testes, entrevistas, estudos de caso, observação comportamental e aparatos e procedimentos de medidas especialmente projetados.


B

Uma das etapas do processo de avaliação psicológica consiste no levantamento dos instrumentos adequados, o que independe do conhecimento do avaliador acerca dos construtos que podem ser avaliados por esses instrumentos.


C

Os testes psicológicos e outros instrumentos de avaliação podem diferir conforme uma série de variáveis, mas dois testes psicológicos que se proponham a medir a mesma coisa — por exemplo, a personalidade — não diferirão no conteúdo dos itens.


D

Como um instrumento de avaliação psicológica, a entrevista é um método usado para obter informação, por intermédio da comunicação indireta, e pode variar com relação ao propósito, à duração e à natureza.


E

Normalmente, a avaliação psicológica envolve uma abordagem de resolução de problemas que mobiliza uma fonte de dados, com vistas ao esclarecimento do motivo do encaminhamento.

A psicóloga Flavia trabalha em uma clínica de Reprodução Assistida e faz a avaliação psicológica das pessoas que buscam esse tratamento.


Avalie se as seguintes afirmativas acerca da realização da avaliação psicológica são falsas (F) ou verdadeiras (V):


I. Os testes psicológicos são fonte fundamental e obrigatória de informação.

II. Apenas testes psicológicos aprovados pelo CFP para uso profissional podem ser usados.

III. Os testes projetivos substituem as entrevistas psicológicas e de anamnese individual.


As afirmativas são, respectivamente,


A

V, V e F.


B

V, F e V.


C

F, V e V.


D

V, F e F.


E

F, V e F.

O profissional da neuropsicologia será convocado para diferentes cenários de prática: avaliação de casos, orientação aos familiares, intervenções em conjunto com outros profissionais e com reabilitação de algum quadro neurodegenerativo. No caso da avaliação de um quadro de Declínio Cognitivo Leve, por exemplo, as queixas cognitivas objetivas e subjetivas estarão presentes. Dessa forma, alguns dos objetivos de uma avaliação neuropsicológica clínica a fim de investigar uma possível neuropatologia relacionada às demências são:


I. Auxiliar o diagnóstico.

II. Desenvolver estudos científicos.

III. Elaborar documentos legais.

IV. Estabelecer prognósticos otimistas.


Quais estão INCORRETOS?


A

Apenas I e II.


B

Apenas I e IV.


C

Apenas II e III.


D

Apenas II e IV.


E

Apenas III e IV.

Os processos de avaliação psicológica podem ser categorizados por:


A

classificação diagnóstica.


B

correção de comportamentos de risco.


C

influência em características psicológicas.


D

prevenção de características psicológicas.


E

reprogramação de comportamentos futuros.

Ano: 2023
Prova: CESPE/CEBRASPE - TJ ES - Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade Psicologia - 2023

A anamnese constitui uma entrevista diretiva que possibilita a investigação de aspectos relevantes do desenvolvimento.


C

Certo


E

Errado

   
Gerar simulado