

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Nas terapias breves, as intervenções do terapeuta devem
ampliar o foco de atenção do paciente para outros elementos de sua vida, além dos relevantes para a crise atual.
desenvolver a autonomia do paciente, levando-o a definir, a cada novo encontro, os objetivos a serem alcançados e as estratégias para atingi-los.
ter natureza passiva, de modo a favorecer a associação livre de ideias pelo paciente e a elaboração de seus conflitos conscientes e inconscientes.
enfatizar a situação transferencial da dimensão do “aqui e agora”, não necessariamente correlacionada ao passado.
recuperar experiências de períodos anteriores da vida do paciente que tenham dado origem à crise vivenciada no momento atual.
No behaviorismo radical, todo evento psicológico privado, como, por exemplo, a consciência, deve ser parte do objeto de estudo da ciência do comportamento.
Certo
Errado
O aconselhamento em termos genéricos pode ser definido como algo diretivo que possui uma intenção em ser ofertado, um conselho para convencer, para persuadir, dar um direcionamento, recomendar ou até mesmo consultar. Porém, quando é acrescido o adjetivo psicológico ao termo, ele adquire inúmeras possibilidades de compreensão e até mesmo de interpretação. Em suma, apresenta seu foco nos processos considerados disfuncionais, típicos ou atípicos, que abrangem tanto os grupos individuais quanto familiares e organizacionais. Sobre o aconselhamento psicológico, assinale a afirmativa correta.
O foco deste processo deve ser na condução do conselheiro, pois deve estar voltado para uma atenção constante no sofrimento da pessoa que busca ajuda. O profissional é a figura principal que irá nortear o atendimento, evitando que referências externas prejudiquem o atendimento.
Manter uma comunicação verdadeira, objetiva e focada pressupõe condições favoráveis para a expressão de sentimentos. O conselheiro tem como papel ser um facilitador que estabelece essa relação de maneira mais assertiva e direta; isso acarretará um nível maior de confiança e mutualidade.
Refere-se a um processo que envolve respostas relacionadas aos sentimentos e aos pensamentos do indivíduo. Quando alguém busca ajuda deseja que seus problemas sejam resolvidos e as respostas aos conflitos enfrentados sejam dadas, cabendo ao profissional ajudá-lo na obtenção ou construção desses aspectos favoráveis ao seu crescimento e desenvolvimento.
Implica em uma aceitação básica dos sentimentos e percepções das pessoas, dependendo da avaliação externa realizada. Cabe ao profissional emitir valor com relação às percepções trazidas, pois, através dessa análise, conseguirá identificar o motivo que os levaram a agir de determinada maneira e compreender essas atitudes e comportamentos para então conseguir ajudar.
A demanda por um aconselhamento deve partir da necessidade da ajuda, seja ela pela própria pessoa ou por alguma indicação. Isso possibilita um processo mais eficiente, pois muitos tendem a evitar a procura por medo, insegurança ou até mesmo por não saber do que se trata o processo e, ao se sentirem seguros ou preparados, conseguirão expor os sentimentos e trabalhar o crescimento pessoal.
A psicologia que, tradicionalmente, entende-se ser uma ciência que estuda a mente, na visão de Watson, torna-se uma psicologia comportamental, uma ciência que estuda o comportamento pela unidade de Estímulo-Resposta (E-R). A psicologia deveria se limitar aos dados das ciências naturais e a tudo que fosse suscetível a observação. Deveria estudar objetivamente o comportamento através de métodos rígidos de investigação adotados em laboratórios behavioristas que incluíssem:
Análise do comportamento; testes específicos; respostas explícitas; e, método do reflexo incondicionado.
Análise dos movimentos musculares; método de testes; método do relato emocional; e, método da resposta objetiva.
Observação com e sem uso de instrumentos; métodos de teste; método de relato verbal; e, método do reflexo condicionado.
Observação sem o uso de instrumentos; método de testes projetivos; método de relato verbal; e, método de reflexo incondicionado.
Observação com uso de instrumentos; método de relato dos pensamentos; método de testes diretivos; e, análise diretiva do comportamento.
Relativamente à noção de psicoterapia, analise as partes que seguem: É uma atividade eminentemente colaborativa entre paciente e terapeuta (1ª parte). Utiliza a comunicação verbal como principal recurso (2ª parte). É realizada em um contexto interpessoal - a relação terapêutica - e em um setting profissional (3ª parte).
Das partes, pode-se afirmar que está(ão) CORRETA(S):
Somente a 1 ª e a 2ª partes.
Somente a 3ª parte.
Somente a 1 ª parte.
Somente a 2ª e a 3ª partes.
A 1ª , a 2ª e a 3ª partes.
Pichon Rivière, autor de conceitos sobre os Grupos Operativos, delineou quatro tipos de lideranças. A liderança __________ é comumente desempenhada por indivíduos com particularidades obsessivo-narcisísticas, sendo que ela é própria de grupos compostos por pessoas inseguras e que não conseguem exercitar um pleno uso de sua liberdade:
Demagógica.
Democrática.
Laissez-faire.
Autocrática.
Retórica.
Em relação à Psicoterapia Breve, assinale a alternativa correta.
Em Psicoterapia Breve, há um tempo determinado que favorece a delimitação de um foco de trabalho.
Em Psicoterapia Breve, deve-se trabalhar em grupos para facilitar o uso de instrumentos breves.
Em Psicoterapia Breve, o atendimento de crianças não se faz viável, já que o uso do instrumento lúdico requer habilidade para aplicação.
Em Psicoterapia Breve Institucional, o profissional deve prestar conta dos resultados dos atendimentos à equipe multidisciplinar, já que o tempo de atendimento é delimitado, e os efeitos surgem posteriormente ao término da análise.
Em Psicoterapia Breve, a abordagem mais indicada é a Terapia Cognitivo Comportamental que garante resultados de forma rápida.
Analise as afirmativas a seguir:
I. Na perspectiva da Gestalt-terapia, um diagnóstico baseado nos rótulos nosológicos oriundos da psiquiatria clássica, sem uma compreensão psicodinâmica, de nada serve ao propósito do diagnóstico gestáltico, uma vez que facilita e viabiliza uma melhor percepção do processo e do indivíduo.
II. Na perspectiva da Gestalt-terapia, a grande maioria das crianças não deveria experienciar situações de aprendizagem e introjeção de padrões diante de familiares. Ou seja, para os estudiosos dessa escola filosófica, a criança desenvolve-se a partir de suas relações sociais, não familiares.
Marque a alternativa CORRETA:
As duas afirmativas são verdadeiras.
A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
As duas afirmativas são falsas.
Martin E. P. Seligman considera o tema da psicologia positiva o bem-estar. A teoria do bem-estar tem cinco elementos, que são
força de caráter, cultivo do prazer, agradecimento, satisfação pessoal e esperança.
virtudes pessoais, bondade, coragem, integridade e autossatisfação.
humor, motivação, propósito de vida, gentileza e autoestima.
emoção positiva, engajamento, sentido, relacionamentos positivos e realização.
virtude moral, força pessoal, otimismo, gratidão e perdão.
Sabemos que o desenvolvimento resulta de aprendizagem nas experiências ou na adaptação do ambiente. O Behaviorismo é uma teoria mecanicista que se concentra na aprendizagem associativa. Deste modo, quais são as teorias da aprendizagem associativa?
Fuga e esquiva.
Reforço e extinção.
Ensino e aprendizagem.
Condicionamento clássico e operante.
Considerando os fatores e agentes de mudança em psicoterapia, complete a segunda coluna de acordo com a primeira.
1ª Coluna
1) Técnicas utilizadas
2) Relação paciente-terapeuta
3) Experiência afetiva
4) Regulação do comportamento
5) Fatores sociais
2ª Coluna
( ) Nesse fator, são considerados os fenômenos transferenciais, a aliança terapêutica e o vínculo afetivo com o terapeuta.
( ) Podem ser interpessoais, grupais ou sistêmicos. São intervenções junto ao ambiente social ou familiar visando mudanças nos modos de interação social.
( ) Diz respeito ao clima favorável para expressar e compartilhar emoções, e realizar a catarse, quebrando mais facilmente os mecanismos de defesa e tornando o paciente mais acessível e passível de tratamento.
( ) Abrangem o método e estratégias específicos de cada abordagem, as diferentes intervenções do terapeuta, bem como a forma como são estruturadas e conduzidas as sessões.
( ) Ocorre através da aquisição e integração de novos padrões de pensamentos e de percepção, bem como pela promoção do maior conhecimento sobre si mesmo.
A sequência correta é:
3, 1, 4, 5, 2.
5, 3, 4, 2, 1.
2, 4, 1, 5, 3.
4, 1, 3, 2, 5.
2, 5, 3, 1, 4.
Alguns psicólogos consideram ser importante realizar visita domiciliar para a compreensão da dinâmica da família que está em atendimento, já que o espaço negociado na coexistência das relações familiares revela a experiência afetiva daqueles que o habitam. A partir dessa premissa, NÃO corresponde a esse pensamento:
O ambiente familiar concretiza, de certa maneira, o corpo familiar e a organização das ocupações cotidianas.
O espaço da residência não atualiza o modo de estar em família, em função da presença do psicólogo na casa.
O espaço residencial é um elemento a mais para a compreensão da dinâmica da família, auxiliando na compreensão do caso.
A visita domiciliar é necessária quando em face das diversas possibilidades de o paciente comparecer ao local de atendimento.
Pode haver a alteração dos comportamentos habituais da família em razão de o psicólogo estar presente na casa.
Em relação ao método narrativo no contexto da terapia de família, assinalar a alternativa CORRETA:
As conversas narrativas devem ser direcionadas e guiadas conforme o interesse do terapeuta, a fim de evitar a perda de foco ao longo do processo.
As narrativas abrem caminho para entender as pessoas em um contexto social mais amplo, privilegiando a cultura ética própria de cada um e a identidade pessoal.
Um princípio central do método narrativo é que o paciente abandone aspectos de sua singularidade com o intuito de assumir novos valores e modelos identificatórios.
Através de um método respeitoso de aconselhamento, o paciente adquire novos comportamentos, a fim de se adaptar ao meio em que está inserido.
Trata-se de um recurso que busca a “história oficial” dos grupos familiares, a fim de evitar narrativas alternativas que desestruturem suas verdades dominantes.
No período de transição entre os séculos XVIII e XIX, as intervenções psicológicas e suas tentativas ocorreram, sendo um exemplo clássico a hipnose, que transformou o que chamamos de “psicoterapia” em “psicoterapia”. O processo de um paciente como um tratamento e processo terapêutico. No modelo mais recente, analisando as alternativas, encontramos um modelo geral de psicoterapia:
I- Modelo psicanalítico, comportamental, cognitivo, existencial, dos fatores comuns e dos fatores biopsicossociais. Modelo psicanalítico, comportamental e cognitivo como principais.
II- Modelo psicanalítico, comportamental, cognitivo e existencial, apenas.
III- Modelo psicanalítico, comportamental, cognitivo e humanista como exclusivos.
IV- Modelo psicanalítico, comportamental, cognitivo, existencial, dos fatores comuns e dos fatores biopsicossociais.
Assinale a alternativa CORRETA.
Somente as afirmativas I e II são corretas.
Somente a afirmativa II é correta.
Somente a afirmativa III é correta.
Somente a afirmativa IV é correta.
Um conceito central da Gestalt-Terapia é denominado campo organismo/ambiente. Sobre esse conceito, assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso.
-
( ) Refere-se a modos de pensar e conhecer de maneira objetiva e delimitada um campo associado a um organismo num ambiente.
( ) Não enfoca a necessidade de mudança apenas no indivíduo, pois considera as exigências e imposições sociais.
( ) O campo é resultado da soma de organismo e ambiente.
( ) Envolve as dimensões física, vital e sociocultural que se interrelacionam mutuamente na existência humana.
-
A sequência correta, de cima para baixo, é:
F, F, F, V.
V, V, F, V.
V, F, V, F.
F, V, F, V.
F, V, V, F.
Para que haja um bom encerramento da terapia, é necessário ser bem cuidadoso para que seja vivenciado como despedida e não como ruptura. Portanto, qual é o processo de encerramento mais adequado para realizar com o paciente?
Processo sem avisos prévios.
Processo gradual.
Processo terapêutico.
Processo de devolução.
Fiorini (2013) aponta três pilares sobre os quais se constrói um sistema de influências de mudança no processo psicoterapêutico e que constituem uma espécie de sustentação do processo.
NÃO é um desses pilares:
Elaboração de um foco.
Ativação de funções egoicas.
Relação de trabalho personificada.
Oferecimento de intepretações transferenciais.
A relação entre o paciente e o terapeuta é um elemento determinante e refere-se ao vínculo estabelecido entre paciente e terapeuta, o qual é fundamental para o trabalho em qualquer vertente terapêutica.
Sobre essa relação, podemos afirmar, EXCETO:
A aliança terapêutica é composta, basicamente, pelo desenvolvimento do vínculo, o acordo sobre os objetivos e as tarefas que cabem ao terapeuta e ao paciente no processo psicoterapêutico.
A relação entre terapeuta e paciente envolve vários elementos, a saber, sentimentos, pensamentos e atitudes que ocorrem a partir do momento em que se forma uma dupla terapêutica.
É fundamental considerar os fenômenos que ocorrem na relação entre terapeuta e paciente, pois eles são determinantes para que se consiga atingir os objetivos propostos.
O terapeuta deve sentir-se responsável pelo processo; mantendo seu foco nas necessidades de seu paciente e criando um ambiente acolhedor para que o paciente possa se manifestar com liberdade sem temer julgamentos.
Terapeuta e paciente buscam, através da cooperação, atingir os objetivos do terapeuta na condução das demandas do seu paciente, desde aqueles conscientes e bem definidos até os que possam emergir ao longo do processo terapêutico.
Assinale a opção CORRETA.
Considerando que a psicoterapia breve psicodinâmica tem como base a Psicanálise, pode-se dizer que as propostas das técnicas psicoterápicas se apoiam em dois diferentes modelos epistemológicos, a saber: modelo pulsional estrutural (baseado na escola das relações objetais) e o modelo relacional (baseado na visão freudiana).
Simon propõe uma modalidade de psicoterapia breve que denomina psicoterapia breve operacionalizada, baseando-se na concepção estrutural de adaptação a programas preventivos no campo da Saúde Mental. O diagnóstico baseia-se na escala diagnóstica adaptativa operacionalizada (EDAO) (Simon, 1989), desenvolvida por ele com a finalidade de criar um método de avaliação diagnóstica que permita, com brevidade, fazer um levantamento da população e organizar providências para seu atendimento conforme a classificação atribuída a cada indivíduo, segundo o critério adaptativo.
A psicoterapia psicanalítica ou psicodinâmica breve possui origem na Psicanálise clássica, mas se diferencia desta e das psicoterapias psicanalíticas de longo-prazo por apresentar limitação no tempo e nos objetivos, planejamento de metas e critérios de término bem definidos, atenção para experiências atuais, trabalho com conflito central (foco), limitação da regressão por meio da menor atividade do terapeuta, uso de interpretações extra-transferências e outras intervenções expressivas e/ou do polo expressivo-apoio, além de uma atenção especial à aliança terapêutica e aos aspectos atuais do relacionamento paciente-terapeuta.
Entre as diversas abordagens e contextos da psicoterapia breve, tem-se a terapia familiar breve. Esse tipo de terapia é de base analítica e tem um número limitado de sessões com foco nas principais problemáticas que configuram a disfuncionalidade da família e produzem os sintomas que se apresentam como queixa. Esta modalidade de terapia teve início na década de 1960 com os estudos da Escola de Palo Alto, Califórnia ou Escola Estratégica/Centrada no Problema.
As Psicoterapias Breves Psicodinâmicas (PBPs) são assim denominadas por visarem atendimentos de curto prazo e que sigam orientações embasadas na teoria psicanalítica. Essa modalidade de psicoterapia, para ser considerada breve, deve, além de ser circunscrita no tempo, obedecer a outros critérios, como por exemplo, o estabelecimento de um foco a ser trabalhado, a definição dos objetivos a serem alcançados e a existência de um planejamento de estratégias.
A psicóloga Marta trabalha em uma Unidade de Saúde onde coordena um grupo terapêutico para tabagistas que desejam parar de fumar.
Na terapia de grupo, são reconhecidos como fatores terapêuticos:
a instilação da esperança e a codependência.
o individualismo e o comportamento imitativo.
a coesão grupal e a ambivalência afetiva.
a aprendizagem interpessoal e a universalidade.
o compartilhamento de informações e a simbiose.