

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Observe o esquema abaixo.

Esse esquema ilustra o aparato de laboratório recomendado para realizar uma
destilação seletiva.
extração por solvente.
filtração a vácuo.
recristalização a vapor.
purificação de solventes orgânicos.
Um requisito importante que uma substância deve apresentar para ser utilizada como um padrão primário na padronização de outra substância é
ser higroscópica.
ter moderado grau de pureza.
apresentar baixos pontos de fusão e ebulição.
reagir quantitativamente com a substância a ser padronizada.
ter massa molar pequena, o que compensará eventuais erros de pesagem.
Para trabalhar com segurança em laboratórios químicos, o técnico precisa estar informado sobre as propriedades e os perigos associados à manipulação de produtos químicos. Neste sentido, como é classificado um composto que, por ação química, causa severos danos (destruição visível ou alterações irreversíveis) quando em contato com tecidos vivos, podendo também reagir com metais, causando deterioração da superfície metálica?
inflamável
tóxico.
comburente.
corrosivo
cancerígeno.
No preparo de soluções, como em todo procedimento experimental, alguns erros podem ser cometidos. Eles têm como causa comum, entre outras, o uso inadequado da vidraria. Sobre os cuidados a serem tomados no preparo de soluções, analise as afirmativas a seguir.
I. Para o preparo de soluções alcoólicas, o álcool e a água devem ser medidos juntos.
II. Quando da pipetagem de volumes entre 1 e 5 ml, devem-se utilizar pipetas de 5 ml graduadas ao décimo.
III. Para ser realizada a pipetagem de volumes entre 0 e 1 ml, devem-se utilizar pipetas de 1 ml graduadas ao centésimo.
Assinale:
Apenas I é correta.
Apenas II é correta
Apenas II e III são corretas
Apenas I e III são corretas
I, II e III são corretas.
Análise quantitativa que se realiza para determinar a concentração de uma solução. Permite dosar uma solução e determinar a sua quantidade por intermédio de outra solução de concentração conhecida. Sendo que a solução padrão é a que se conhece a concentração, e a solução problema é aquela da qual procura-se o valor.
Gravimetria.
Titulometria.
Colorimetria.
Galvanometria.
Fotometria.
No laboratório de química analítica, emprega-se um padrão externo para calibrar instrumentos e procedimentos, quando não há efeitos interferentes advindos dos componentes da matriz presentes na solução do analito.
Assinale a afirmativa CORRETA sobre a curva de calibração.
A calibração é realizada pela obtenção do sinal de resposta (absorbância, área de pico) como função de uma concentração desconhecida do analito.
Em relação aos procedimentos estatísticos, tem-se que o gráfico obtido na calibração é sempre linear
Com os dados obtidos da curva de calibração, é possível obter uma equação e assim fazer previsões de concentração desconhecida do analito a partir de uma resposta do instrumento de medição.
O método dos mínimos quadrados é o mais usado para encontrar a reta (ou curva) mais provável, devendo-se unir os pontos experimentais para obter a reta.
O método dos mínimos quadrados para a construção da curva de calibração busca o valor mínimo das diferenças (erros) entre os valores experimentais e os esperadospela curva analítica apenas para os pontos mais baixos da curva.
Observe os símbolos de riscos, utilizados na rotulagem de reagentes químicos, representados a seguir:

(1) (2) (3)
Fonte: Fonseca e Brasilino, 2007
A sequência correta é:
1 – Inflamável; 2 – Explosivo; 3 – Oxidante.
1 – Explosivo; 2 – Inflamável; 3 – Oxidante.
1 – Oxidante; 2 – Inflamável; 3 – Explosivo.
1 – Oxidante; 2 – Explosivo; 3 – Inflamável.
1 – Inflamável; 2 – Oxidante; 3 – Explosivo.
Em relação aos riscos dos reagentes químicos, considere as afirmativas:
I- Substâncias corrosivas são químicos que destroem o tecido vivo, bem como vestuário.
II- Substâncias oxidantes são comburentes que podem inflamar substâncias combustíveis ou acelerar a propagação de incêndio.
III- Substâncias tóxicas são aquelas que provocam danos à saúde, na maior parte das vezes, muito graves ou mesmo a morte, quando inaladas, ingeridas ou absorvidas através da pele.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
I.
II.
III.
I e II.
I, II e III.
Com relação à segurança do laboratório de ensino, no armazenamento de reagentes deve-se
estocar o máximo possível de reagentes no ambiente laboratorial.
armazenar reagentes inflamáveis em ambientes fechados.
conhecer previamente as informações dos produtos que serão armazenados.
retirar os rótulos das embalagens para igualar com aquelas não identificadas.
juntar no mesmo ambiente os reagentes com incompatibilidade química conhecida.
A manutenção, limpeza, assepsia e conservação de equipamentos e utensílios de laboratório são elementos importantes para a segurança e o conforto dos profissionais que atuam em atividades de laboratório de ensino. Pela falta desses fatores, muitos acidentes podem ocorrer. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.
A qualidade do trabalho desenvolvido pode ser garantida pela aplicação dessas tarefas.
Todo equipamento utilizado deve ser do tipo descartável.
Os procedimentos de limpeza só podem ser realizados pela equipe de limpeza.
A maior taxa de contaminação de amostras laboratoriais ocorre nos laboratórios de química.
O uso inadequado dos equipamentos de proteção individual não influencia no resultado do trabalho.