Questões de Concurso sobre Clareza e precisão

 
 
Disciplina 1
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
428 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Considerando-se o Manual de Redação da Presidência da República, para a obtenção de clareza, sugere-se:


I. Buscar a uniformidade do tempo verbal em todo o texto.

II. Ocultar o significado da sigla na referência a ela.

III. Utilizar regionalismos e neologismos.


Está(ão) CORRETO(S):


A

Somente o item I.


B

Somente os itens I e II.


C

Somente os itens I e III.


D

Somente os itens II e III.


E

Nenhum dos itens.

Importa esclarecer que todas as instâncias deste órgão estão empenhadas em resolver, com a maior urgência possível os problemas apontados na inspeção de saúde realizada a um mês nas dependências da instituição.


C

Certo


E

Errado

Informe-se, por meio deste, que chegou o E-CRM, sua identidade médica digital, disponível no seu celular e pode ser utilizado por quem possui identidade médica em cartão emitido a partir de 1 de agosto de 2017. Esclarecemos ainda, que o documento na versão eletrônica é válido como prova de identificação assim como o documento impresso.


C

Certo


E

Errado

Os atributos da redação oficial decorrem da Constituição Federal, que dispõe, no Art. 37, que “A administração pública direta, indireta, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência [...]"


Em relação a tais atributos, assinale a afirmativa incorreta.


A

Com relação à clareza, pode-se dizer que não se concebe que um documento oficial ou um ato normativo de qualquer natureza seja redigido de forma obscura, que dificulte ou impossibilite sua compreensão.


B

A precisão está relacionada à articulação da linguagem comum ou técnica para a perfeita compreensão da ideia veiculada no texto e a escolha de expressão ou palavra que não confira duplo sentido ao texto.


C

Quanto à concisão, refere-se ao fato de ir diretamente ao assunto do texto oficial conseguindo conduzir o leitor ao contato mais direto com o assunto, sem subterfúgios, excesso de palavras ou de ideias.


D

No que diz respeito a coesão e coerência, tais atributos favorecem a conexão, a ligação, a harmonia entre os elementos de um texto, de forma que no texto ao ser lido verifica-se a continuidade entre frases e parágrafos.

Maria Luiza Carvalho, prefeita de uma cidade do interior do Amazonas, escreveu um documento para o Presidente da República e queria seguir o Manual de Redação da Presidência da República; contudo, cometeu alguns erros na escrita. Partes do documento são apresentadas nas alternativas a seguir. Seguindo o citado Manual, está CORRETO escrever:


A

Ilustríssimo Presidente da República.


B

Solicitamos a Vossa Excelência auxílio para a resolução de importante pleito de nosso município.


C

Atenciosamente, Maria Luiza Carvalho, prefeita de <Nome da cidade>.


D

Este memorando está alinhado à necessidade de uma parte representativa da população de nosso município.


E

Pedimos que interceda junto ao diretor geral da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Com concisão e clareza, a lacuna do texto deve ser preenchida com:


A

Vimos, pelo presente, solicitar


B

Solicitamos


C

Vimos solicitar humildemente


D

Pelo presente, solicitamos


E

Solicitamos com a presente

Leia o fragmento a seguir.


Apurado, com impressionante agilidade e precisão, naquela tarde de 2009, o resultado da consulta à população acriana, verificou-se que a esmagadora e ampla maioria da população daquele distante estado manifestou-se pela efusiva e indubitável rejeição da alteração realizada pela Lei nº 11.662/2008. Não satisfeita, inconformada e indignada, com a nova hora legal vinculada ao terceiro fuso, a maioria da população do Acre demonstrou que a ela seria melhor regressar ao quarto fuso, estando cinco horas a menos que em Greenwich.


O fragmento textual acima está incluído no Manual de Redação da Presidência da República como exemplo negativo de um texto que contraria qualidades recomendadas para os textos oficiais.


Assinale a opção que a(s) indica.


A

clareza e precisão.


B

objetividade.


C

concisão.


D

coesão e coerência.


E

impessoalidade.

Explicitar o significado da sigla na primeira referência a ela; escolher expressão ou palavra que não confira duplo sentido ao texto. Esses são atributos da redação oficial que, segundo o Manual de Redação da Presidência da República, conferem ao texto


A

coerência e método.


B

padronização e formalismo.


C

clareza e precisão.


D

uso da norma-padrão e padronização.


E

clareza e método.

Compartilhamos informações diferentes entre si, o tempo todo, tornando este ato uma atividade essencial para a vida em sociedade, a comunicação. Não sendo diferente na Administração Pública, é essencial e direciona para emissão e recebimento de informações. Para que atenda seus objetivos toda comunicação oficial se caracteriza por seguir algumas características fundamentais, avalie e marque a alternativa que está inserida na elaboração das correspondências oficiais.


A

Pessoalidade.


B

Linguagem informal da norma padrão da língua portuguesa.


C

Clareza e precisão.


D

Coesão e incoerência.

Sobre os atributos da redação oficial, segundo o Manual de Redação da Presidência da República, é correto afirmar que a objetividade é


A

conseguir transmitir o máximo de informações com o mínimo de palavras.


B

definir como claro aquele texto que possibilita imediata compreensão pelo leitor, visto que não se concebe que um documento oficial ou um ato normativo, de qualquer natureza, seja redigido de forma obscura, que dificulte ou impossibilite sua compreensão.


C

ir diretamente ao assunto que se deseja abordar, sem voltas e sem redundâncias, portanto, para alcançar este objetivo, é fundamental que o redator saiba de antemão qual é a ideia principal e quais são as secundárias.


D

buscar a uniformidade do tempo verbal em todo o texto e não utilizar regionalismos e neologismos.

A redação oficial é forma pelo qual o poder público redige comunicações oficiais e atos administrativos. Em sua finalidade básica a redação oficial deve:


A

Utilizar de vocabulário comum.


B

Deve apresenta super conformidade.


C

Comunicar com máxima objetividade e clareza.


D

Excessivamente burocrática.


E

Ser pessoal e expor opiniões desta.

Ao redigir um documento oficial, o órgão público, como comunicador da mensagem, deve atentar-se ao uso adequado da linguagem com base no padrão culto formal da Língua Portuguesa prezando sempre pela transparência e clareza da redação. Com base nessa informação, analise os períodos:


I – “Conforme acordado na última reunião, encaminho anexo os documentos necessários para dar seguimento ao processo licitatório”.

II – “Seguimos as orientações do documento oficial onde está explícita a necessidade de anexar todos os arquivos ao processo”.

III – “Após a análise dos recursos interpostos, segue anexo o resultado final do processo seletivo.”

IV – “Informamos que a decisão do órgão competente foi tomada com base na lei onde são fixadas as penas para casos como esse”.

V – “Encaminho em anexo as atas para apreciação do Conselho”.


Considerando as orientações dispostas no Manual de Redação da Presidência da República, assinale a alternativa que apresenta os trechos com construções que DEVEM SER EVITADAS na redação oficial:


A

I, II e IV.


B

I, II, III e IV.


C

I, III e V.


D

I, II, e V.

De acordo com o Manual de Redação Oficial da Presidência da República, a clareza é uma característica fundamental na correspondência oficial entre agentes da administração pública. Para tanto, deve-se, entre outras ações:


A

escrever sempre em voz passiva


B

preferir orações nominais a verbais


C

usar palavras e expressões simples


D

utilizar mais as expressões populares

“Utilizar palavras e expressões simples, em seu sentido comum, salvo quando o texto versar sobre assunto técnico, hipótese em que se utilizará nomenclatura própria da área; usar frases curtas, bem estruturadas; buscar a uniformidade do tempo verbal em todo o texto; não utilizar regionalismos e neologismos; apresentar as orações na ordem direta e evitar intercalações excessivas. Em certas ocasiões, para evitar ambiguidade, sugere-se a adoção da ordem inversa da oração”.

Texto adaptado do Manual de Redação da Presidncia da República.


O texto acima, adaptado do Manual de Redação da Presidência da República, corresponde a qual atributo da Redação Oficial?


A

Concisão.


B

Clareza e precisão.


C

Objetividade.


D

Coesão e coerência.


E

Formalidade e padronização.

A finalidade da língua é comunicar, quer pela fala, quer pela escrita. Para que haja comunicação, são necessários: a) alguém que comunique; b) algo a ser comunicado; c) alguém que receba essa comunicação.


A respeito das correspondências oficiais, analise as afirmativas abaixo:


I.Nas comunicações dirigidas ao Presidente da República, o tratamento no corpo do texto que deve ser utilizado é "Vossa Excelência".

II.A utilização dos pronomes possessivos referidos a pronomes de tratamento está corretamente empregada na frase: "Vossa Senhoria designará vosso substituto".

III.Para que o e-mail tenha valor documental, isto é, para que possa ser aceito como documento original, é necessário existir certificação digital que ateste a identidade do remetente.

IV.A clareza deve ser a qualidade básica de todo texto oficial, pode-se definir como claro aquele texto que possibilita imediata compreensão pelo leitor.


Estão CORRETAS , apenas:


A

I e IV.


B

I, III e IV.


C

II e III.


D

I, II e III.

Em conformidade com o Manual de Redação da Presidência da República, assinalar a alternativa CORRETA:


A

O esforço de classificar expressões como de uso a ser evitado ou como de uso recomendável atende, primordialmente, aos princípios da clareza e da transparência que deve nortear a elaboração de todo texto oficial.


B

A linguagem dos textos oficiais deve sempre se pautar pela forma coloquial.


C

É aceitável, nos textos oficiais, que constem coloquialismos ou expressões de uso restrito a determinados grupos, desde que em reduzida quantidade.


D

É desejável a repetição excessiva de uma mesma palavra, mesmo quando há outra que pode substituí-la, pois facilita a compreensão do texto utilizar sempre a mesma.

De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, sobre os atributos da redação oficial, analisar os itens abaixo:


I. A clareza deve ser a qualidade básica de todo texto oficial. Pode-se definir como claro aquele texto que possibilita imediata compreensão pelo leitor.

II. O princípio constitucional da publicidade não se esgota na mera publicação do texto, estendendo-se, ainda, à necessidade de que o texto seja claro.

III. Para a obtenção de clareza, sugere-se usar frases longas, bem estruturadas, utilizando regionalismo.


Está(ão) CORRETO(S):


A

Somente os itens I e II.


B

Somente os itens I e III.


C

Somente os itens II e III.


D

Todos os itens.

Segundo o Manual de Redação da Presidência da República, a redação oficial deve caracterizar-se por atributos como, por exemplo, ir diretamente ao assunto que se quer abordar, sem voltas e sem redundância, o que é conhecido como:


A

clareza


B

concisão


C

precisão


D

objetividade

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado