

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Considera-se ato de alienação parental a interferência na formação psicológica da criança ou do adolescente promovida ou induzida por um dos genitores, pelos avós ou pelos que tenham a criança ou adolescente sob a sua autoridade, guarda ou vigilância para que repudie genitor ou que cause prejuízo ao estabelecimento ou à manutenção de vínculos com este.
Certo
Errado
Para Yazbek (2001), a violência da pobreza é parte de nossa experiência diária. Os impactos destrutivos das transformações em andamento no capitalismo _______________ vão deixando suas marcas sobre a população empobrecida: o/a ___________ do trabalho, o _______________, os empregados de modo precário e ___________, os que se tornaram não empregáveis e supérfluos, a debilidade da saúde, o desconforto da moradia precária e insalubre, a alimentação insuficiente, a fome, a fadiga, a ignorância, a resignação, a revolta, a tensão, e o medo são sinais que muitas vezes anunciam os limites das condição de vida dos excluídos e ___________ na sociedade.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
contemporâneo – aumento – pleno emprego – continuado – abastados
monopolista – agravamento – desemprego – constante – burgueses
financeiro – aviltamento – contrato – repetitivo – militantes
contemporâneo – aviltamento – desemprego – intermitente – subalternizados
concorrencial – maximização – pleno emprego – assíduo – prestigiados
Segundo Mioto (2009), as ações socioeducativas na esfera dos processos socioassistenciais se estruturam sob dois pilares. Um deles é definido pelas seguintes características:
Concretização.
Instrumentalidade.
Pesquisa social.
Processo reflexivo.
Socialização das informações.
Leia as afirmações a seguir, quanto aos princípios da polícia comunitária presentes na Diretriz Nacional de Polícia Comunitária, apresentada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública em 2019.
I. O policial passa a ampliar sua atuação, auxiliando a comunidade a solucionar problemas que afligem a qualidade de vida local e que, numa visão tradicional, não seriam “problemas de polícia”.
II. É necessária uma descentralização da estrutura dos órgãos de segurança pública, de forma a possibilitar a integração e interação entre eles e a comunidade, assim como é necessário, ainda, um policial plenamente envolvido com a comunidade, presente e conhecido pela comunidade e conhecedor de suas realidades.
III. Entende-se como prioritária a atuação preventiva da Polícia como atenuante de seu emprego repressivo, fortalecendo a ideia de que o policial não precise ser acionado pelo rádio, mas que se antecipe à ocorrência.
É(são) verdadeira(s)
apenas a afirmação I.
apenas a afirmação II.
apenas as afirmações I e III.
apenas as afirmações II e III.
todas as afirmações (I, II e III).
O assistente social, ao intervir junto aos grupos, assume a atribuição de informar, de orientar os usuários em relação aos seus direitos e ao exercício da cidadania, núcleo comum das informações e das discussões presentes na intervenção profissional. Como caracteriza-se a intervenção realizada com grupos pelo Serviço Social?
Como uma atividade grupal.
Como uma observação.
Como uma atividade socioeducativa.
Como um atendimento conjunto.
A violência sexual contra crianças e adolescentes é resultado histórico da construção das relações sociais; prevalece nas sociedades capitalistas, nas quais existem a desigualdade social e a dominação de classes, mediatizadas por questões de gênero, raça/etnia, entre outras. A cada situação de violação, os profissionais dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) são instigados a romperem com respostas simplistas e reativas, efetivando intervenções criativas, éticas e proativas, que transformem os direitos legalmente previstos de crianças, adolescentes e suas famílias em
uma realidade concreta.
um resultado possível.
uma estratégia complementar.
uma alternativa indispensável.
uma solução imprevisível.
Famílias cadastradas acolhem em suas residências crianças e adolescentes afastados da família por medida de proteção. Trata-se de um serviço de acolhimento, previsto até que seja possível o retorno do acolhido à família de origem ou, na sua impossibilidade, o encaminhamento para adoção. O Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora é o responsável por selecionar, capacitar, cadastrar e acompanhar essas famílias, a criança e/ou adolescente acolhido e sua família de origem. Conforme definido na Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais, a forma de acesso a esse Serviço se realiza por
anuência do Conselho Municipal dos Direitos.
determinação do Poder Judiciário.
indicação do Conselho Tutelar.
adesão da família cadastrada.
adaptação ao perfil do acolhido.
Levando em consideração a legislação vigente, bem como ao analisarmos o contexto referente ao processo de adoção, assinale a alternativa CORRETA sobre o estágio de convivência e sua importância.
É importante para verificar a renda dos pretendentes à adoção.
É importante para avaliar a disponibilidade de bens materiais dos pretendentes.
É importante para se estabelecer um vínculo afetivo entre os adotantes e o adotado.
É importante para certificar a existência de parentesco entre os adotantes e o adotado.
Entre as orientações metodológicas aos serviços de acolhimento para crianças e adolescentes está o estudo diagnóstico prévio que subsidia as decisões técnicas sobre o afastamento da criança ou do adolescente do convívio familiar. A elaboração deste documento deve ser supervisionada e articulada APENAS
pelo Conselho Tutelar e pela Justiça da Infância e da Juventude.
pela Justiça da Infância e da Juventude.
pela Equipe de referência da assistência social.
pela Equipe de referência da assistência social e Conselho Tutelar.
pelo Conselho Tutelar, Justiça da Infância e da Juventude e equipe de referência da assistência social.
No tocante às atribuições do serviço social sociojurídico em conformidade com o documento Atuação de assistentes sociais no Sociojurídico, subsídios para reflexão, o Código de Ética Profissional e a Resolução CFESS nº 559/09, sobre a importância da competência teórico-metodológica do/a assistente social, assinale a alternativa correta: Entende-se que é vedado ao/à assistente social:
É vedado ao/à assistente social prestar informações ao Poder Judiciário sobre fatos de que tenha tomado conhecimento no exercício profissional, em razão da necessidade de se resguardar o sigilo profissional.
As legislações profissionais acima referenciadas afirmam que é vedado ao/à assistente social prestar informações de natureza técnica, isto é, suas avaliações e conclusões mediante a perícia realizada em razão da necessidade de se resguardar o sigilo profissional.
As legislações profissionais defendem o papel do/a assistente social no processo judicial como testemunha, pois se trata de informações de natureza técnica, sendo importante preservar o que é de sigilo profissional nas avaliações e conclusões.
É vedado ao/à assistente social percepções que desvelam as expressões da questão social, entendendo os sujeitos, para levar aos processos judiciais, como credores de direitos e favorecendo que, por meio da justiça, acessem os direitos sociais.
No Brasil, é assegurada a prioridade na tramitação dos processos e procedimentos e na execução dos atos e diligências judiciais em que figure como parte ou interveniente uma pessoa com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, em qualquer instância.
Certo
Errado
O Serviço Social Sociojurídico atua com um conjunto de mediações inscritas em uma contradição fundamental nas instituições em que se situa o exercício profissional do assistente social (Silva, apud CFESS, 2014).
Trata-se de um campo de tensão entre duas requisições:
competência técnica e conhecimento teórico;
princípios éticos e determinações trabalhistas;
ação profissional institucional e demandas diversificadas;
emancipação humana e violação de direitos;
manutenção da ordem social e garantia de direitos.
O Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE), Lei no 12.594/2012, é o conjunto ordenado de príncipios, regras e critérios de caráter jurídico, administrativo, pedagógico e financeiro que envolve, desde o processo de apuração de ato infracional até a execução de medida socioeducativa. O Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medidas Socioeducativas de Liberdade Assistida (LA) e Prestação de Serviço à Comunidade (PSC) deve organizar-se em três eixos. São eles:
diversidade; articulação na elaboração e execução do plano de atendimento; e protagonismo individual.
diversidade étnico-racial; Família e comunidade; e segurança.
acolhida; articulação na elaboração e execução do plano de atendimento; e atividades de acompanhamento/avaliação.
diversidade étnico-racial; acolhida; e atividades de acompanhamento/avaliação.
articulação na elaboração e execução do plano de atendimento; Família e comunidade; e segurança.
Acerca do Serviço Social e sua relação com o sociojurídico, analise as proposições a seguir:
I. Através do processo histórico e da evolução do sistema jurídico brasileiro, o serviço social se consolidou e teve a sua atuação ampliada por intermédio de instrumentos legais que garantiram a inserção profissional das pessoas assistentes sociais no ambiente jurídico, como nos tribunais, ministérios públicos, instituições de cumprimento de medidas socioeducativas, defensorias públicas, instituições de acolhimento institucional, entre outras.
II. O exercício profissional da pessoa assistente social no âmbito do Poder Judiciário historicamente tem ocorrido em maior escala na Justiça Eleitoral, Federal e Militar.
III. O Estatuto da Criança e do Adolescente e o Estatuto da Pessoa Idosa são exemplos de instrumentos legais que provocaram uma franca expansão das frentes de atuação da pessoa assistente social.
IV. Entre os espaços para o exercício profissional da pessoa assistente social no sociojurídico, pode-se incluir o desempenho de funções no Ministério Público, onde a pessoa assistente social tem a sua ação limitada aos processos em que são discutidos direitos pessoais, excluindo-se as situações que tratem de direito difuso e coletivo.
Quais proposições estão corretas?
I, II e III, apenas.
I e III, apenas.
III e IV, apenas.
Todas as proposições.
Nenhuma das proposições.
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) é uma unidade pública da política de Assistência Social onde são atendidas famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados. Sobre o CREAS é incorreto afirmar:
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), integrante do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), constitui-se numa unidade pública estatal, responsável pela oferta de atenções especializadas de apoio, orientação e acompanhamento a indivíduos e famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de direitos.
O CREAS tem o objetivo de assegurar proteção social imediata e atendimento interdisciplinar às pessoas em situação de violência visando sua integridade física, mental e social.
O CREAS oferta acompanhamento técnico especializado, desenvolvido por uma equipe multiprofissional, de modo a potencializar a capacidade de proteção da família e favorecer a reparação da situação de violência vivida.
O CREAS oferta o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).
O atendimento é prestado no CREAS, ou pelo deslocamento de equipes em territórios e domicílios, e os serviços devem funcionar em estreita articulação com o Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Conselhos Tutelares e outras Organizações de Defesa de Direitos, com os demais serviços socioassistenciais e de outras políticas públicas, no intuito de estruturar uma rede efetiva de proteção social.
“Dentro das ações socioeducativas realizadas com indivíduos, grupos e famílias, há uma característica de correferencialidade que surte determinado efeito que se materializa à medida que os sujeitos, ao se transformarem, introduzem mudanças nos ambientes ou grupos dos quais participa”. A qual efeito o trecho se refere?
Emancipador.
Controlador.
Determinante.
Impressor.
Multiplicador.
A importância da convivência familiar e comunitária para a criança e o adolescente é reconhecida na Constituição Federal e no ECA, bem como em outras legislações e normativas nacionais e internacionais. Por isso, o Estatuto considera que a falta ou a carência de recursos materiais não constitui motivo suficiente para a perda ou a suspensão do poder familiar. O Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária reitera a ideia de que mesmo decidindo-se pelo afastamento da criança ou adolescente da família, deve-se priorizar a atenção à família de origem, como forma de abreviar a separação
ou de encaminhar para família substituta.
e autorizar o contato permanente.
ou efetivar a adoção consentida.
e impulsionar sua formação adequada.
e promover a reintegração familiar.
O artigo 11 da Lei nº 8.069, de 1990, veda o acesso às linhas de cuidado voltadas à saúde da criança e do adolescente por intermédio do Sistema Único de Saúde. Ainda de acordo com essa lei, a proteção, a recuperação e a promoção da saúde das crianças e dos adolescentes devem ser sempre custeadas por seus familiares, nunca pelo Estado.
Certo
Errado
As ações socioeducativas e a educação em saúde não devem pautar-se pelo fornecimento de informações ou explanações que levem à simples adesão do usuário, reforçando a perspectiva de subalternização e controle dos mesmos.
A respeito do desenvolvimento de atividades socioeducativas pelo Assistente Social, analise as afirmativas a seguir.
I. Ele deve realizar debates e oficinas na área geográfica de abrangência da instituição.
II. Ele deve realizar atividades em grupos com os usuários e suas famílias, abordando temas de seu interesse.
III. Ele deve mobilizar os usuários e suas famílias a aceitarem as normas estabelecidas pelos serviços prestados.
Está correto o que se afirma em
I, II e III.
II e III, apenas.
I e III, apenas.
I e II, apenas.
II, apenas.
Um dos objetivos das medidas socioeducativas consiste no(a):
criação, desenvolvimento e manutenção de programas para a execução das medidas socioeducativas de semiliberdade e internação;
atendimento dos adolescentes e suas famílias, elaboração de relatórios e articulação com a rede de serviços;
orientação sobre procedimentos de coleta de provas, avaliação social, orientação e acompanhamento às famílias;
contribuição para o acesso a direitos e para a ressignificação de valores na vida pessoal e social dos adolescentes e jovens;
responsabilização do adolescente quanto às consequências lesivas do ato infracional, sempre que possível incentivando a sua reparação.