Questões de Concurso sobre Max Weber

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
529 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

O sociólogo alemão Max Weber foi um dos autores que se debruçou sobre a noção de “classes sociais”. Para ele, as “Classes”, os “grupos de status” e “partidos” consistiriam em fenômenos de distribuição do poder no interior de uma sociedade. De acordo com a abordagem do autor, analise as assertivas a seguir:


I. O proletariado deveria se unir, atuando como partido para a conquista do poder político, visando a superação de uma sociedade dividida em classes sociais.

II. As classes sociais representam apenas fundamentos possíveis de ação social, não se constituindo enquanto uma comunidade.

III. O autor define classe a partir de uma pluralidade de pessoas com oportunidades de vida análogas, geradas por algum componente causal semelhante.

IV. Max Weber formulou o conceito de habitus, o qual designa os signos de distinção simbólica que marcam os grupos de status no interior das classes sociais.


Quais estão corretas?


A

Apenas I e II.


B

Apenas I e III.


C

Apenas II e III.


D

Apenas III e IV.


E

Apenas I, II e IV.

As relações de trabalho, no mundo capitalista, foram fonte de reflexão na sociologia clássica, pois configuravam uma nova forma de relação do homem com a natureza e com o mundo social. Nesse sentido, a respeito da análise de Max Weber acerca do trabalho, é correto afirmar que:


A

O protestantismo orientava aos indivíduos que a fonte da salvação era a dedicação ao trabalho, como forma de acumulação de riqueza e ostentação.


B

A ética protestante capitalista pregava a disciplina dos indivíduos ao trabalho, como fonte de purificação da alma e que, também, ficassem atentos aos casos de exploração do trabalho.


C

Ao pregar a dedicação ao trabalho como fonte de ascese, o protestantismo visava ao desenvolvimento de solidariedade e harmonia social entre os trabalhadores das fábricas.


D

Como o protestantismo pregava a pureza espiritual do indivíduo, por meio do trabalho, esse se torna fonte de alienação e estranhamento no processo produtivo.


E

A ética do protestantismo fez do trabalho um valor em si mesmo, a base para a salvação do indivíduo e de seu desenvolvimento espiritual.

A sociologia (no sentido aqui entendido desta palavra empregada com tantos significados diversos) significa uma ciência que pretende compreender interpretativamente a ação social e assim explicá-la causalmente em seu curso e em seus efeitos.


WEBER, Max. Economia e Sociedade. Volume 1. Brasília: Universidade de Brasília, 2012, p. 3, com adaptações.


Tendo em vista a relevância dos clássicos das ciências sociais para a formação de professores de sociologia, assinale a alternativa que corresponde a conceitos presentes na obra de Max Weber.


A

Capital social, habitus e dominação simbólica


B

Dominação legal, burocracia e capital cultural


C

Ação social, burocracia e dominação carismática


D

Burocracia, fato social e suicídio altruísta


E

Habitus, classe social e carisma

O pensamento sociológico weberiano explica a regularidade e a manutenção das ações e relações sociais com base na dominação, que é considerada o fundamento da organização social (QUINTANEIRO; OLIVEIRA; OLIVEIRA, 2005). Para essa perspectiva teórica, a dominação é:


A

um fenômeno específico da esfera política que se distingue em três tipos de dominação consideradas legítimas.


B

a probabilidade de encontrar obediência dentro de um grupo a uma ordem que é internalizada pelo mesmo.


C

legítima, estável e duradoura quando se baseia em três princípios de autoridade – legal, carismática e moderna.


D

a probabilidade de impor a própria vontade dentro de uma relação social, mesmo contra toda a resistência.


E

um elemento presente em todas as instâncias da vida coletiva e causa de desintegração social.

Leia trechos de alguns noticiários publicados em junho de 2020:


“Ética para tempos de pandemia – Preservar vidas ou retomar a economia? As reflexões do filósofo alemão, cuja morte completa 100 anos no domingo, continuam muito vivas” (Jornal Elpais.com).


“O sociólogo alemão, cuja morte completa um século, deixou reflexões que podem iluminar a tragédia brasileira atual, como a defesa da autonomia da ciência em relação à política e à religião e a importância de instituições fortes para neutralizar a tendência ao irracionalismo” (Jornal Folha de São Paulo).


Os textos acima referem-se ao importante sociólogo e destacado economista alemão. Suas grandes obras são “A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo” e "Economia e Sociedade". Dedicou sua vida ao trabalho acadêmico, escrevendo sobres assuntos variados, como o espírito do capitalismo e as religiões chinesas, e, em junho de 2020, completou-se 100 anos de sua morte. Trata-se de:


A

Augusto Comte.


B

Émile Durkheim.


C

Immanuel Kant.


D

Max Weber.


E

René Descartes.

Simmel e Weber mantinham ligações com grêmios estudantis que debatiam questões políticas e sociais e, assim, eles contribuíram para que a sociologia fosse vista como uma ciência capaz de compreender os problemas sociais modernos e informar sobre possíveis soluções políticas.


C

Certo


E

Errado

O que Max Weber identificou como a principal característica das sociedades ocidentais dos tempos modernos foi aquilo que ele chamou de racionalidade. A vida cotidiana se tornou, a partir de então, muito diferente daquela que predominava nas sociedades tradicionais, pré-industriais, e isso ocorreu, basicamente, porque todas as relações das pessoas com o mundo a seu redor – relações econômicas, políticas, sociais, religiosas e até mesmo artísticas – foram sendo impregnadas por um jeito racional de agir.


Bomeny, H. [et al.] (coordenação). Tempos modernos, tempos de sociologia: ensino médio: volume único. 2ed: São Paulo: Editora do Brasil, 2013. p.89.


De acordo com Weber, essa racionalidade teve seu ponto de partida na:


A

esfera cultural.


B

esfera econômica.


C

esfera jurídica.


D

esfera política.


E

esfera religiosa.

Na perspectiva sociológica de Max Weber (1864-1920), o Estado moderno pode ser entendido como:


A

A superestrutura política que regula e justifica a estrutura econômica da sociedade.


B

Um aparelho jurídico formal puro.


C

Um grupo político dotado de um aparato administrativo que avança com sucesso a pretensão de se valer do monopólio da força sobre um determinado território.


D

Uma entidade reconhecida por seus pares como soberana e representada de forma plena na Organização das Nações Unidas.


E

Um espaço de disputa e construção de hegemonia.

Assinale a alternativa que corresponde aos tipos puros de ação social propostos por Max Weber.


A

Ação social referente ao objetivo comum; Ação social referente a valores; Ação social emotiva; Ação social tradicional.


B

Ação social referente ao objetivo comum; Ação social referente a valores; Ação social afetiva; Ação social tradicional.


C

Ação social referente a fins; Ação social referente a valores; Ação social afetiva; Ação social tradicional.


D

Ação social referente a fins; Ação social referente a costumes; Ação social emotiva.


E

Ação social referente ao objetivo comum; Ação social referente a costumes; Ação social emotiva; Ação social tradicional.

O tema religião também foi abordado por Max Weber. Assinale a alternativa correta sobre o pensamento do autor.


A

A sociologia da religião proposta por Max Weber ficou restrita às expressões religiosas ocidentais.


B

Max Weber estabelece um tipo ideal em relação aos métodos de salvação. Para o autor, nas religiões ocidentais predominou a via mística de salvação, na qual o fiel deve se unir ao divino.


C

A sociologia compreensiva apresenta a religião como pertencente à infraestrutura da sociedade.


D

Max Weber, em seu seminal trabalho A ética protestante e o espírito do capitalismo (1905), não sustenta a ideia de que o protestantismo foi a única causa do capitalismo ocidental. O autor reconhece que a gênese do capitalismo é múltipla e complexa.


E

O totemismo é, para Weber, a forma mais simples de religião dentro do processo evolutivo das sociedades.

Sobre o conceito de poder elaborado por Max Weber no livro Economia e Sociedade, vol. 1, marque a alternativa CORRETA.


A

Poder é a crença na legitimidade das ordens estatuídas e do direito de mando daqueles que, em virtude dessas ordens, estão nomeados para exercê-lo.


B

Poder é a probabilidade de encontrar obediência a uma ordem de determinado conteúdo, entre determinadas pessoas indicáveis.


C

Poder significa toda probabilidade de impor a própria vontade numa relação social, mesmo contra resistências, seja qual for o fundamento dessa probabilidade.


D

Poder é a probabilidade de encontrar obediência pronta, automática e esquemática a uma ordem, entre uma pluralidade indicável de pessoas, em virtude de atividades treinadas.


E

Poder é a crença cotidiana na santidade das tradições vigentes desde sempre e na legitimidade daqueles que, em virtude dessas tradições, representam a autoridade.

Max Weber aponta que a ética protestante, em especial aquela desenvolvida nos ramos luteranos, por meio da pregação de princípios morais rígidos, teria impulsionado o desenvolvimento do capitalismo.


C

Certo


E

Errado

Em uma gincana jurídica, as equipes Alfa e Beta deveriam apresentar os possíveis fundamentos identificados por Marx Weber para fundamentar o poder. De acordo com a equipe Alfa, o poder nada mais seria que uma relação assimétrica entre ao menos dois atores, mas que não tem correlação com o poder tradicional, próprio do patriarcalismo, ajustando-se, por outro lado, à dominação carismática, em que atributos pessoais fazem as pessoas depositar sua confiança em um indivíduo e se sujeitar à sua dominação, que é instável. A equipe Beta, por sua vez, ao ressaltar que o poder expressa uma relação de dominação, concluía que ele pode decorrer de práticas sedimentadas em determinado ambiente sociopolítico, em relação às quais prevalece o sentimento de que são obrigatórias, daí decorrendo uma dominação estável.


Os jurados, ao divulgarem o resultado da gincana, afirmaram que


A

ambas as equipes estão corretas, logo, a disputa terminou empatada.


B

a equipe Alfa está errada ao afastar o poder tradicional como fundamento da dominação.


C

a equipe Beta está errada ao fundamentar o poder nos costumes sedimentados em determinado ambiente, afirmando ainda que essa dominação é estável.


D

a equipe Beta está errada ao ver no poder uma relação de dominação, que não se ajusta à “democracia dos antigos”, no sentido referido por Benjamin Constant e prestigiado por Weber.


E

a equipe Alfa está errada ao ver no poder uma relação necessariamente assimétrica, desconsiderando o espaço deixado pelo consenso, e ainda considerar o carisma um fator de legitimação da dominação.

A condição de trabalhador do eito, na economia do açúcar, é uma condição de classe, em termos marxistas, e uma condição de status, em termos weberianos.


C

Certo


E

Errado

Max Weber construiu importantes modelos de interpretação da sociedade. Sobre os modelos apresentados pelo autor, assinale a alternativa correta.


A

De acordo com a teoria weberiana, o conceito de racionalização é utilizado de maneira restrita, especificamente aplicado aos tipos ideais relativos aos estudos religiosos orientais.


B

O desencantamento do mundo é uma formulação weberiana que sintetiza a visão do autor sobre o período medieval e antigo.


C

Segundo Weber, a secularização da sociedade é evidenciada quando a religião se torna obsoleta e deixa de influenciar a vida dos indivíduos.


D

A racionalização deve promover a ciência com o objetivo de ocupar o papel das religiões.


E

Em A Política como Vocação (1919), Max Weber utiliza expressões que demonstram o pessimismo do autor diante de suas análises e aparentes contradições da racionalização ocidental na dimensão social.

Considere as duas definições abaixo.


I. Refere-se a uma conduta plural orientada reciprocamente, cujos conteúdos significativos estão baseados na probabilidade de que se agirá socialmente de determinado modo.

II. É uma conduta humana dotada de sentido subjetivamente orientado, tendo em vista a ação (passada, presente ou futura) de outro ou de outros, conhecidos ou não.


Contém os conceitos de Max Weber (1864-1920) referentes a essas duas definições, correta e respectivamente:


A

tipo ideal e ação social.


B

relação social e legitimidade.


C

dominação e legitimação.


D

ação social e relação social.


E

relação social e ação social.

Um importante autor da teoria sociológica clássica é o alemão Max Weber. Encontramos, em sua chamada sociologia compreensiva, inúmeras reflexões que nos permitem um olhar mais atento às questões contemporâneas de nosso cotidiano. Acerca de algumas de suas categorias de análise, é CORRETO afirmar:


A

Dominação – incluindo omissão ou tolerância – orienta-se pelo comportamento de outros, seja este passado, presente ou esperado como futuro – vingança por ataques anteriores, defesa contra ataques presentes ou medidas de defesa para enfrentar ataques futuros. Os outros podem ser indivíduos e conhecidos ou uma multiplicidade indeterminada de pessoas completamente desconhecidas.


B

Ação social é a probabilidade de encontrar obediência a uma ordem de determinado conteúdo, entre determinadas pessoas indicáveis [...] Está ligada à presença efetiva de alguém mandando eficazmente em outros, mas não necessariamente à existência de um quadro administrativo nem à de uma associação.


C

Relação social é a construção de relações que parecem suficientemente motivadas para a nossa imaginação e, consequentemente, objetivamente possíveis. E que parecem adequadas ao nosso saber nomológico.


D

Costume é a probabilidade de uma regularidade do comportamento, de um grupo de homens, quando e, em que medida, essa probabilidade é dada unicamente por seu exercício de fato.


E

Tipo ideal é o comportamento reciprocamente referido quanto ao seu conteúdo de sentido por uma pluralidade de agentes e que se orienta por essa referência. A relação social consiste, portanto, completa e exclusivamente, na probabilidade de que se aja socialmente numa forma indicável -pelo sentido - não importando, por enquanto, em que se baseia essa probabilidade.

A Sociologia, na interpretação de Max Weber, é uma ciência que tem por objetivo compreender claramente a conduta humana e fornecer explicação causal de sua origem e resultados. A conduta social seria, então, o caminho para compreensão da situação social e o entendimento das intenções na visão de Weber e, para tal, ele sugeriu dois tipos de compreensão; assinale-os.


A

Legítima, baseada no campo mais amplo dos motivos, assim para compreensão do social, deve o sociólogo ser um técnico no diagnóstico da significação ou das intenções que motivam as condutas dos indivíduos; e, Fictícia baseada no conhecimento da conduta visível dos outros, revelando a intenção imediata ou indireta.


B

Legítima, baseada no conhecimento da conduta visível dos outros, revelando a intenção imediata ou indireta; e, Fictícia, voltada para o campo mais amplo dos motivos, assim para compreensão do social, deve o sociólogo ser um técnico no diagnóstico da significação ou das intenções que motivam as condutas dos indivíduos.


C

Concreta, baseada no conhecimento da conduta visível dos outros, revelando a intenção imediata ou indireta; e, Abstrata, voltada para o campo mais amplo dos motivos, assim para compreensão do social, deve o sociólogo ser um técnico no diagnóstico da significação ou das intenções que motivam as condutas dos indivíduos.


D

Real, baseada no conhecimento da conduta visível dos outros, revelando a intenção imediata ou indireta; e, Exploratória, voltada para o campo mais amplo dos motivos, assim para compreensão do social, deve o sociólogo ser um técnico no diagnóstico da significação ou das intenções que motivam as condutas dos indivíduos.

   
Gerar simulado