Questões de Concurso sobre Bovinos e Pequenos Ruminantes - Página 6 | Gran Questões

Questões de Concurso sobre Bovinos e Pequenos Ruminantes

 
 
Disciplina 1
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
340 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Considere as seguintes afirmativas sobre o botulismo em bovinos:

I. É uma doença viral que acomete o sistema nervoso periférico;

II. A forma vegetativa de Clostridium botulinum pode se desenvolver em ambientes de anaerobiose, tais como carcaças em decomposição, fundo de águas paradas, silagem e cama de frango;

III. Pode ocorrer por meio da prática de osteofagia associada à deficiência de fósforo;

IV. Caracteriza-se por paralisia espástica dos músculos da mastigação, deglutição e locomoção.


É(São) verdadeira(s) a(s) afirmativa(s)


A

I.


B

II e III, apenas.


C

II e IV, apenas.


D

II, III e IV.

Dada a complexidade dos processos metabólicos em animais, qual das seguintes afirmações sobre a nutrição de ruminantes é verdadeira?


A

Ruminantes possuem um estômago de quatro compartimentos para facilitar a digestão de proteínas complexas.


B

A fermentação ruminal permite que ruminantes sintetizem todos os aminoácidos essenciais a partir de fontes não proteicas.


C

Ruminantes dependem de leveduras e diferentes microrganismos simbióticos para a síntese de vitaminas lipossolúveis.


D

A capacidade de ruminantes de digerir celulose é devido à presença de enzimas celulolíticas endógenas.


E

Ruminantes são capazes de converter nitrogênio não proteico em proteínas microbianas de alta qualidade no rúmen.

A telangiectasia é uma alteração frequentemente encontrada na linha de inspeção de bovinos. Assinale a alternativa que apresenta o órgão afetado por essa alteração e a destinação correta, respectivamente.


A

Pulmão – condena-se apenas o órgão.


B

Rins – a carcaça e o órgão devem ser destinados ao aproveitamento condicional pelo calor e, após, a carcaça deve ser desviada para o Departamento de Inspeção Final.


C

Coração – pode ser liberado para consumo em natureza.


D

Fígado – condena-se apenas o órgão.


E

Intestinos – devem ser condenados, e a carcaça deve ser desviada ao Departamento de Inspeção Final.

A doença babesiose é particularmente grave em animais sem contato prévio com o parasita, introduzidos em áreas endêmicas. É uma enfermidade que ocasiona considerável restrição ao desenvolvimento dos rebanhos em muitas partes do mundo. A respeito de babesiose em bovinos, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.


( ) O gênero Babesia inclui parasitas intraeritrocíticos de animais domésticos, transmitidos por carrapatos, que são contaminados pelo protozoário por via transovariana, através dos ovos e de uma geração de carrapatos para a outra.

( ) Esporozoítas infectantes presentes no carrapato são inoculados no hospedeiro, junto com a saliva, quando o carrapato se alimenta. A multiplicação no hospedeiro vertebrado acontece nos eritrócitos, por meio de divisão binária, endodiogenia, endopoliogenia (brotamento) ou merogonia, originando merozoítas.

( ) A babesia bovina se caracateriza por organismos intracelulares obrigatórios, pequenos, pleomórficos, cocoides, gram-negativos que infectam células endoteliais dos vasos sanguíneos menores.


A

C - C - E.


B

E - E - C.


C

C - E - E.


D

E - C - C.

A tuberculose em bovinos é causada pela variedade Mycobacteruium tuberculosis bovis que pertence ao complexo Mycobactyerium tuberculosis.


A base do diagnóstico da tuberculose in vivo se dá pela tuberculinização intradérmica em bovinos e bubalinos com idade superior a seis meses, segundo o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose – PNCEBT.


Assinale a opção que indica a caracterização imunológica desse teste.


A

É uma reação de hipersensibilidade anafilática do tipo I com envolvimento de IgE.


B

É uma reação de hipersensibilidade citotóxica do tipo II com envolvimento de IgG ou IgM.


C

É uma reação de hipersensibilidade imediata do tipo I com envolvimento de basófilos e eosinófilos.


D

É uma reação de hipersensibilidade tardia do tipo IV, em que estão envolvidos monócitos e linfócitos T.


E

É uma reação de hipersensibilidade imune do tipo III por antígeno exógeno, com envolvimento de IgM.

Além dos métodos de exames de fezes, há outros métodos que podem ser utilizados para o diagnóstico de infecções de tricostrongilídeos em ruminantes, como é o caso do teste de pepsinogênio plasmático. A estimativa do teor de pepsinogênio circulante é importante para o diagnóstico de lesão abomasal, e está especialmente elevado em casos de:


A

Ostertagia spp.


B

Dictyocaulus viviparus.


C

Habronema majus.


D

Gasterophilus nasalis.


E

Cooperia oncophora.

Condições clínicas dolorosas e a realização de procedimentos cirúrgicos com a finalidade de aumentar a capacidade produtiva ou corrigir problemas relacionados com a produção são frequentes entre os animais de produção, que são os que mais sofrem com a dor, entre os animais domésticos. Com base em anestesia e analgesia, disponíveis para o controle da dor em bovinos, marque a alternativa correta.


A

Analgesia preventiva envolve a administração de analgésicos antes que a lesão tecidual ocorra, minimizando a dor pós-cirúrgica, além de promover curto período de recuperação do paciente.


B

Analgesia tem o objetivo de evitar o desenvolvimento de sensibilização periférica e central, ela elimina a necessidade de administração de quaisquer analgésicos no período pós-operatório.


C

A absorção do anestésico local determina a sua duração de ação, quanto maior a absorção, menor o risco de toxicidade. Como alternativa para aumentar a velocidade de absorção dos anestésicos locais é a adição de vasoconstrictores como a adrenalina.


D

A associação de anestésicos locais e adrenalina devem ser aplicados em extremidades, pois a redução do consumo de oxigênio tecidual, associado à vasoconstrição, não são capazes de causar hipóxia e necrose nestes locais. Além disto, a administração intravenosa dos vasoconstritores não provoca efeitos indesejáveis como agitação e taquicardia.

Em relação a animais poligástricos, selecione a alternativa INCORRETA.


A

Quando necessária a contenção dos animais, é importante evitar o decúbito lateral esquerdo, pois comprime o rúmen e ocasiona problemas, caso a imobilização seja prolongada.


B

O comedouro deve fornecer espaço suficiente para que todos os animais do lote se alimentem ao mesmo tempo e deve ser dimensionado conforme a idade dos animais, o tipo de alimentação, o número de animais por lote e a presença ou não de chifres.


C

Os produtos químicos e medicamentos para uso animal devem ser estocados em local apropriado, com condições controladas de temperatura e ventilação. O acondicionamento e o descarte dos produtos e de suas embalagens devem ser realizados de forma segura, a fim de evitar sua utilização inapropriada, ou a contaminação de indivíduos, alimentos e ambiente.


D

A hipertermia maligna é uma condição genética de algumas raças e é considerada uma complicação anestésica nesses animais, sendo o aumento da temperatura periférica o primeiro sinal observado pelo anestesista durante a monitorização anestésica.


E

Para animais adultos mantidos em confinamento, é importante atentar para o fornecimento de volumosos em quantidade e em qualidade que garantam boa nutrição e nível de fibra adequado à saúde ruminal, recomendando-se um nível mínimo de 20% de fibra fisicamente efetiva.

Na bovinocultura de corte, a fase de cria de bezerros representa grande parte do custo energético de um boi acabado e pronto para o abate. Para o criador de bezerros o peso no momento de sua venda é fator importante para viabilizar a atividade. A desmama precoce (DP) de bezerros é o procedimento que, se aplicando adequadamente, traz diversos benefícios ao criador.


Em relação a esse procedimento, assinale a afirmativa correta.


A

A DP leva o bezerro a atingir o desenvolvimento ruminal para aceitar a forragem entre 6 a 8 semanas de vida.


B

A DP tem especial importância e melhor resultado econômico quando programada para ser realizada logo após a estação de monta.


C

A quantidade de concentrado recomendada para ser ofertada ao bezerro após a DP, corresponde a 2% do seu peso vivo no dia da desmama.


D

A DP, se aplicada durante a estação de monta, pode alterar positivamente o balanço energético das matrizes e aumentar os índices de prenhes.


E

A alimentação de concentrado (creep feedig) introduzida para os bezerros, ainda nas fases mais precoces, pode influenciar negativamente o desenvolvimento ruminal.

A digestibilidade ruminal do amido pode ser elevada com o processamento do grão. O pH ruminal é a mais importante variável ruminal na degradação da fibra. Há valores que são considerados críticos para a atividade das bactérias celulolíticas e boa produção microbiana. Por isso, o pH ruminal deve estar acima de:


A

5,5.


B

5,8.


C

6,2.


D

6,5.

Os ruminantes domesticados como bovinos, caprinos e equinos conseguem com facilidade assimilar a celulose de alimentos fibrosos, albergando em seu rúmen uma microbiota estável e ativa. As mudanças na alimentação dos ruminantes, entretanto, com a inserção de grandes quantidades de rações concentradas, vêm aumentando a incidência e prevalência de doenças gastrintestinais nos animais.


Sobre a avaliação clínica para doenças gastrintestinais em ruminantes, avalie as assertivas e assinale a alternativa correta.


I – A simetria do contorno abdominal deve ser a primeira etapa na conduta para examinar o sistema digestório do animal, considerando que a menor parte dos órgãos que compõe o sistema digestivo estão na cavidade abdominal.

II – A observação se o animal em posição quadrupedal ou em locomoção demonstra dor abdominal (algia abdominal).

III – Percepção da perda parcial do apetite que conduz a inferência de problemas no sistema digestivo.

IV – Observação do extravasamento de saliva (sialorreia) e de boca entreaberta com exteriorização de alimentos.


A

I, II e III estão corretas.


B

I, II e IV estão corretas.


C

II, III e IV estão corretas.


D

I, II, III e IV estão corretas.

Durante uma aula prática de anatomia, os estudantes estão identificando as principais estruturas do sistema digestório dos ruminantes. O professor pediu que os alunos descrevessem a sequência correta das câmaras do estômago de um ruminante, essencial para o processo de fermentação e digestão dos alimentos. Qual é a sequência correta das câmaras do estômago de um ruminante?


A

Omaso, retículo, rúmen e abomaso.


B

Rúmen, retículo, omaso e abomaso.


C

Abomaso, rúmen, omaso e retículo.


D

Retículo, rúmen, abomaso e omaso.

Assinale a alternativa correta. “Drench” é um suplemento mineral e energético enriquecido com leveduras e tamponantes com a finalidade de estimular o funcionamento ruminal, reestabelecer o equilíbrio eletrolítico e proporcionar uma fonte de energia, principalmente para vacas leiteiras no pós-parto. Assim sendo, tal insumo proporciona diferentes benefícios aos bovinos, exceto:


A

Melhora o equilíbrio dos líquidos corporais.


B

Estimula a fermentação ruminal e degradação das fibras.


C

Reduz a produção de ácido lático.


D

Reduz as bactérias celulolíticas do rúmen.


E

Aumenta o pH do rúmen.

Na inspeção post mortem de bovídeos para verificar a infecção por Cysticercus bovis (cisticercose bovina), devem ser examinados os seguintes locais de eleição na linha de inspeção, EXCETO o (a)


A

fígado.


B

língua.


C

coração.


D

rúmen.

Em relação ao manejo pré-parto de vacas leiteiras, qual das alternativas a seguir não é uma prática recomendada?


A

Separação das vacas em grupos cerca de 30 dias antes do parto, com base na data prevista de parto.


B

Oferta de uma dieta específica para vacas em período de transição, rica em energia e pobre em proteínas.


C

Vacinação contra doenças infecciosas, como brucelose e leptospirose, no máximo 60 dias antes do parto.


D

Realização de desvermifugação estratégica no terço final da gestação.

O Programa Nacional de Controle e Erradicação de Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT), instituído pela Instrução Normativa n.° 2, de 10 de janeiro de 2001 e regulamento pela Instrução Normativa nº 10, de 03 de março de 2017, tornou obrigatória a vacinação de bezerras bovinas e bubalinas entre:


A

2 e 6 meses de idade


B

3 e 8 meses de idade


C

1 ano a 2 anos de idade


D

6 meses a 1 ano de idade


E

8 meses a 1 ano de idade

Sobre as adaptações fisiológicas dos ruminantes, marque a alternativa CORRETA.


A

Os ruminantes possuem um estômago simples semelhante ao dos monogástricos;


B

A fermentação ruminal permite a digestão de fibras, mas não contribui significativamente para a nutrição do animal;


C

Os ruminantes dependem exclusivamente de proteínas dietéticas para atender às suas necessidades nutricionais;


D

O rúmen dos ruminantes atua como uma câmara de fermentação, onde microrganismos digerem celulose e outros polissacarídeos complexos;


E

A regurgitação e a remastigação não ocorrem em ruminantes, sendo processos exclusivos de animais monogástricos.

A intoxicação crônica nos bovinos causada pela ingestão da samambaia Pteridium aquilinum, planta nativa em algumas regiões de solo ácido e consumida quando a pastagem está escassa ou durante períodos de seca prolongada, apresenta alguns sinais clínicos que permitem o diagnóstico pelo veterinário durante a necropsia. Entre os achados mais importante, pode-se citar:


A

Corrimento nasal e ocular e intenso ptialismo.


B

Fraturas ósseas espontâneas durante a movimentação dos animais.


C

Pneumonia por corpo estranho ou por aspiração nos animais mais velhos.


D

Tumores na bexiga, esôfago, abomaso e rúmen.


E

Desmineralização dos dentes molares e incisivos.

Ano: 2024
Prova: Objetiva Concursos - Prefeitura - Veterinário - 2024

É muito importante que a reposição do rebanho aconteça anualmente em uma granja produtora de leite, pois é onde se tem a possibilidade de descartar animais-problema e se dá a oportunidade de que novos animais com alto potencial produtivo entrem no rebanho. É interessante que os animais de reposição sejam oriundos do próprio rebanho já existente na granja, pois já receberam a imunidade das doenças que previamente circulam por lá. Em relação aos primeiros cuidados com as bezerras, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE.


Nas primeiras ______ horas após o nascimento da bezerra, é necessário fornecer ___ do peso vivo de _______, para que ela receba através dele a imunidade necessária para que possa sobreviver e ter uma vida longeva. Há também a necessidade de cura do _________ com iodo 10%, pois é uma potencial porta de entrada para doenças, pois ali estão localizados vasos sanguíneos que foram muito importantes para o suprimento de nutrientes e oxigênio enquanto a bezerra estava dentro do útero da vaca.


A

dez | 10% | leite integral | ouvido


B

duas | 4% | colostro | umbigo


C

duas | 10% | colostro | umbigo


D

dez | 4% | leite integral | ouvido

Para o controle da Encefalopatia Espongiforme Bovina, é obrigatória a remoção, a segregação e a inutilização dos Materiais Especificado de Risco (MER), de todos os bovinos destinados ao abate, vedada sua utilização ou comercialização para alimentação humana, ou animal sob qualquer forma. É considerado MER, os seguintes materiais:


A

Globo ocular e o duodeno proximal de animais de qualquer idade.


B

A medula espinhal de animais abaixo de 30 meses e as tonsilas mesentéricas de animais de qualquer idade.


C

Íleo distal de animais de qualquer idade e o encéfalo de animais com idade acima de 30 meses.


D

As tonsilas palatinas de animais de qualquer idade e o tronco encefálico de animais abaixo de 30 meses.


E

As tonsilas mesentéricas de animais de qualquer idade e a língua de animais com idade superior a 30 meses.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado