Questões de Concurso

 
 
Disciplina
Assunto
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
3.290.188 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

A Sociedade Americana de Engenheiros de Aquecimento, Refrigeração e Ar Condicionado (ASHRAE - American Society of Heating, Refrigerating and Air-Conditioning Engineers), desenvolve normas técnicas, pesquisas e educação para promover o bem-estar humano através de tecnologias sustentáveis para o ambiente construído, focando em aquecimento, ventilação, ar-condicionado e refrigeração descreve o método para calcular a carga térmica quando se deseja projetar um sistema de ar-condicionado e ventilação mecânica.


Em relação aos cálculos das cargas térmicas, assinale a alternativa correta.


A

A carga térmica por iluminação solar pode ser descrita como Qsol = A x SC x SCL, onde Qsol, A, SC e SCL denotam, respectivamente, a carga térmica por condução de iluminação solar, a área do vidro/janela, o fator de sombreamento e a carga térmica solar para vidros.


B

A carga térmica por ocupação pode ser descrita como Qso = CLF x [Calor Sensível], onde Qso e CLF denotam, respectivamente, a carga térmica sensível por ocupação e o fator de carga térmica por horas de ocupação. O Calor Sensível é tabelado e depende da atividade realizada pelo ocupante.


C

O calor sensível oriundo de iluminação pode ser descrito como Qilum = Wil x Fsa x CLF, onde Qilum, Wil, Fsa e CLF denotam, respectivamente, a carga térmica por iluminação, a potência da lâmpada e o fator de correção de potência para calor dissipado pelo reator e o fator de carga térmica por horas de ocupação.


D

Carga térmica por infiltração/Ventilação de ar exterior é utilizada para calcular o ganho de calor que entra num ambiente climatizado saindo para fora através de frestas ou de trocas de ar intencionais e é definido pela diminuição da a carga térmica devido à ocupação por calor sensível, a carga térmica devido ao vazamento por calor latente e a carga térmica devido à infiltração por calor total.


E

A carga térmica por equipamento é definida como a soma da carga térmica sensível por equipamento e a carga térmica latente por equipamento em função do número de frestas e infiltrações no ambiente refrigerado e seus calores sensível e latente que são tabelados e não dependem do equipamento utilizado.

Considere a decomposição do efeito-preço em efeito substituição e efeito renda, e a construção da demanda de mercado. Analise os itens a seguir:


I. Para um bem normal, uma redução no preço (ceteris paribus) gera efeito substituição e efeito renda no mesmo sentido, elevando a quantidade demandada.

II. Em um bem de Giffen, o efeito substituição é nulo, e a elevação do preço aumenta a quantidade demandada apenas pelo efeito renda.

III. A demanda de mercado é a soma horizontal das demandas individuais (para cada preço, somam-se as quantidades), de modo que a entrada de mais consumidores tende a deslocar a demanda de mercado para a direita.


Está correto o que se afirma em


A

I, apenas.


B

II, apenas.


C

III, apenas.


D

I e II, apenas.


E

I e III, apenas.

A comunicação pública pode ser compreendida a partir de cinco áreas, que definem tanto um campo de saberes quanto um conjunto de atividades profissionais. Uma dessas áreas parte da premissa de que a comunicação atua na difusão de ideias, opiniões e posicionamentos políticos e também na regulação exercida pelo Estado sobre os meios de comunicação e sua relação com a sociedade. Nessa vertente, a mídia cumpre papel central na mediação do poder e na formação do debate público.


Essa área da comunicação pública é classificada como:


A

Comunicação política.


B

Comunicação organizacional.


C

Comunicação governamental.


D

Comunicação científica.


E

Comunicação da sociedade civil organizada.

Considere um mercado oligopolista (poucas firmas) em que as decisões de cada firma afetam o resultado das demais, de modo que há interdependência estratégica.Considerando modelos clássicos de oligopólio (Cournot, Bertrand, Stackelberg e cartel), avalie as afirmativas como verdadeira (V) ou falsa (F):


( ) No modelo de Cournot (escolha simultânea de quantidades), o equilíbrio ocorre quando cada firma escolhe a quantidade que maximiza seu lucro dada a quantidade escolhida (tomada como dada) pela rival, e no equilíbrio essas expectativas se confirmam (equilíbrio do tipo Nash).

( ) No modelo de Bertrand sem restrições de capacidade, com produto homogêneo e custos marginais idênticos, o único equilíbrio envolve preço “competitivo”, isto é, preço igual ao custo marginal.

( ) Um cartel é, em geral, estável, pois se as firmas combinam restringir a produção para elevar o preço, nenhuma delas tem incentivo para vender além da cota acordada.

( ) No modelo de Stackelberg, a firma líder escolhe a quantidade primeiro e leva em conta como a seguidora reagirá (via função de reação) ao decidir sua produção.


As afirmativas são, respectivamente,


A

F – F – F – F.


B

V – F – F – V.


C

V – V – V – F.


D

V – V – F – V.


E

F – V – F – V.

Um transformador de 50 MVA e 150 kV possui reatância igual a j0,10 pu. Esse transformador encontra-se em um local onde as bases do sistema são: S=100 MVA e V=100 kV.


O valor da reatância desse transformador para a nova base é


A

𝑗0,10 pu.


B

𝑗0,15 pu.


C

𝑗0,30 pu.


D

𝑗0,40 pu.


E

𝑗0,45 pu.

Uma empresa pública está com dificuldades devido à quantidade de espaço físico que está usando para a guarda de documentos, além da dificuldade que os funcionários apresentam para encontrar as informações quando precisam.


Nesse caso, para resolver os dois problemas, deve-se


A

contratar uma empresa de guarda terceirizada.


B

implementar um programa de gestão de documentos.


C

digitalizar todos os documentos e em seguida eliminá-los.


D

microfilmar todos os documentos e em seguida eliminá-los.


E

eliminar 60% da documentação usando o método da amostragem.

Em um retificador controlado utilizando tiristores (SCR), o ângulo de disparo (α)


A

impede que o tiristor desligue no semiciclo negativo.


B

controla a tensão média na saída.


C

altera a frequência da tensão de saída.


D

garante que o tiristor conduza durante todo o ciclo.


E

aumenta a amplitude da tensão de entrada.

A adoção de regras e padrões de comunicação consolidados pode permitir que um SIGAD possa interoperar com outros sistemas de informação e fazer um intercâmbio de informações e serviços entre sistemas.


O requisito para fazer com que o SIGAD seja capaz de interoperar é um requisito


A

indiferente.


B

desejável.


C

obrigatório.


D

dispensável.


E

altamente desejável.

Durante a gravação de uma palestra institucional, o operador de câmera constata que a imagem no visor LCD do equipamento aparenta estar tecnicamente correta (foco, exposição e enquadramento). No entanto, ao descarregar o material e revisálo em um monitor de referência no computador, notam-se “blocos” na imagem (pixelização), ruídos digitais em áreas de sombra e uma perda geral de nitidez.


Considerando os princípios de avaliação e monitoramento da qualidade de áudio e vídeo, e levando em consideração as possíveis causas e diagnósticos dessa situação, avalie cada afirmativa a seguir e assinale (V) se for verdadeira e (F) se for falsa.


( ) O problema descrito é característico de uma taxa de bits (bitrate) excessivamente baixa configurada na câmera ou no gravador; a compressão agressiva elimina detalhes finos para economizar espaço, gerando artefatos que são menos visíveis na tela pequena da câmera, mas óbvios em monitores maiores.

( ) A perda de definição e o surgimento de ruídos visuais são consequências diretas de um erro no Balanço de Branco (White Balance), pois a temperatura de cor incorreta desalinha os pixels do sensor, reduzindo a resolução nativa da imagem.

( ) A escolha do enquadramento (plano aberto ou fechado) interfere diretamente na relação sinal-ruído do vídeo; planos muito abertos tendem a gerar ruído eletrônico automaticamente, independentemente da sensibilidade ISO utilizada.


As afirmativas são, respectivamente,


A

V – V – F.


B

F – V – F.


C

F – V – V.


D

V – F – F.


E

V – F – V.

Entre os requisitos considerados imprescindíveis para um SIGAD estão


A

captura e segurança.


B

fluxo de trabalho e avaliação.


C

segurança e fluxo de trabalho.


D

organização e elaboração de documentos.


E

elaboração de documentos e preservação.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado