

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A comunicação parte dos superiores e chega até os subordinados. São comunicadas regras, instruções sobre a realização de alguma tarefa, metas a serem cumpridas, entre outros. Trata-se da comunicação
ascendente.
descendente.
horizontal.
vertical.
Para Chiavenato (2009), a comunicação envolve transações entre pessoas e toda comunicação envolve pelo menos duas pessoas, sendo um processo composto de cinco elementos:
I - Emissor ou fonte.
II - Transmissor ou codificador.
III - Canal.
IV - Receptor ou decodificador.
V - Destino.
A alternativa que define o elemento “Canal” é:
o equipamento situado entre o canal e o destino, que codifica a mensagem para o destino.
parte do sistema referente ao transporte de alguma forma de mensagem entre pontos fisicamente distantes.
a pessoa, coisa ou processo que emite a mensagem para alguém.
a pessoa, coisa ou processo para qual a mensagem é enviada.
o equipamento que liga a fonte ao canal, isto é, que codifica a mensagem emitida pela fonte para torná-la adequada.
Controle organizacional terá por características
abrangência mercadológica, finalidade interna e produtividade almejada.
tempo de duração, impacto estrutural e hierarquia de mando.
impacto normativo, incidência de erros e tecnologias em uso.
correção de planos, estruturação organizacional e ganhos de resultado.
dimensão temporal, abrangência do impacto e responsabilidade decisória.
A comunicação desempenha um vasto conjunto de funções indispensáveis à própria natureza da existência humana. Comunicamos para informar e estarmos informados, para formar e influenciar atitudes e crenças, por simples prazer, para realizar tarefas em grupo, para criar e manter organizações, ou para inovar. Quando um servidor público telefona para o ramal de um colega e faz um questionamento utilizando termos técnicos da profissão de ambos, o telefone teve função de:
Segundo Stoner e Freeman, “Administração é o processo de planejar, organizar, liderar e controlar o trabalho dos membros organizacionais e de utilizar todos os seus recursos disponíveis para alcançar objetivos organizacionais estabelecidos”
Certo
Errado
Os ________________ na comunicação nada mais são do que qualquer elemento que interfira no processo da transmissão de uma mensagem de um emissor para um receptor. Podem ser resultados de elementos internos como, por exemplo, o ________________; e externos como, por exemplo, o ________________.
problemas / ruído semântico / ruído físico
ruídos / ruído físico / ruído fisiológico
obstáculos / ruído fisiológico / ruído psicológico
ruídos / ruído fisiológico / ruído físico
Em nenhum outro setor, a tecnologia está produzindo maior impacto no local de trabalho do que na área dos meios de comunicação, facilitando demasiadamente a comunicação tanto oral quanto escrita. Contudo, para que se tenha sucesso na comunicação, faz-se necessário o entendimento das etapas do processo de comunicação. Referente às etapas do processo de comunicação, assinale a alternativa correta.
Para completar o processo de comunicação, a mensagem transmitida deve ser submetida à decodificação.
Codificação é o processo no qual a mensagem é traduzida na mente do receptor.
O termo veículo refere-se aos fatores que podem distorcer uma mensagem.
O ruído pode ocorrer apenas na última etapa do processo.
A decodificação é o processo pelo qual a ideia abstrata de um comunicador é traduzida nos símbolos da língua e, consequentemente, em uma mensagem que pode ser transmitida para outra pessoa.
O controle do tipo operacional apresenta amplitude
macro-orientada – aborda a empresa como uma totalidade.
macro-orientada – aborda a cada unidade da empresa separadamente.
micro-orientada – aborda cada tarefa ou operação apenas.
com conteúdo genérico, sintético e abrangente.
com conteúdo menos genérico e mais sintético.
A comunicação é de suma importância para a realização das atividades na organização. Sem uma boa comunicação é difícil conseguir uma administração eficiente. Sobre a comunicação nas organizações, marque a opção INCORRETA.
Os documentos escritos permitem aos chefes e subordinados uma recuperação da informação, logo a comunicação pode ser reestabelecida a partir de documentos como atas de reuniões, cartas, relatórios, boletins, memorandos, house-organs e circulares.
O jargão representa os termos específicos de cada profissão, no entanto, é visto pelos leigos como uma barreira ao processo de comunicação. Entre profissionais da mesma área, é um meio eficiente de comunicação, uma vez que permite que ideias possam ser compactadas em uma palavra ou frase, representando um poderoso instrumento de comunicação pela precisão e capacidade de síntese que proporcionam.
Os textos prolixos são importantes para o bom entendimento da mensagem, pois utilizam palavras de significado expressivo para o contexto da organização.
O processo de comunicação enfrenta algumas barreiras, entre elas, a psicológica. Esta se constitui na tendência que as pessoas têm de julgar, avaliar, aprovar ou reprovar qualquer declaração ouvida e interpretá-la dentro do seu quadro de referências, segundo seus valores, experiências e preconceitos.
O contato direto entre as pessoas ainda é a melhor forma de comunicação, apesar do grande avanço das telecomunicações. Existem sinais e gestos voluntários e involuntários que somente são percebidos por meio do contato direto, como um olhar, um sorriso, um aceno, e outros.
Cada vez mais as organizações utilizam relatórios e sistemas de controle, que ficam disponíveis para que todos internamente vejam os resultados apurados. O que os autores diversos chamam de administração à vista, ou gestão à vista, para funcionários e demais colaboradores podem acompanhar os principais indicadores de desempenho das organizações diariamente.
Observe os gráficos que representam duas situações de “Competências” indicadas pela linha tracejada e os elementos de “Remuneração”, representados pela linha contínua. Fonte: Arquivo da Banca Elaboradora.

Conforme a interpretação dos gráficos, é correto afirmar que
se o Gráfico I representa os cargos de supervisão, a remuneração em função do seu conhecimento está compatível.
assumindo o Gráfico II como representante de cargos operacionais, a remuneração proposta tende a estimular os funcionários.
se o Gráfico I representa os cargos de alto escalão, a remuneração não ultrapassa o conhecimento necessário aos cargos relacionados com essa função.
caso o Gráfico II representasse cargos de chefia e de liderança, a empresa demonstra não promover os aumentos necessários, o que pode acarretar desmotivação.
Em nossa vida em sociedade, estamos nos comunicando praticamente todo o tempo. Conversamos, escrevemos, discutimos, lemos, ouvimos, visualizamos, ajudamos. Tudo nos coloca como participantes de um processo de comunicação, que, apesar de parecer fácil, na verdade é bem complexo. Analise as alternativas abaixo sobre os processos de comunicação e seus elementos fundamentais e indique a correta:
Receptor é o meio ou aparelho utilizado para codificar a mensagem.
As barreiras de comunicação fazem com que a mensagem emitida chegue incólume ao destino.
A consonância ocorre quando o significado emitido e o significado recebido são diferentes.
A retroinformação é o processo em que o destino recebe, assimila e devolve a mensagem recebida.
Fonte é o meio ou aparelho utilizado para codificar a mensagem.
"É sempre necessário que as circunstâncias em que as palavras forem proferidas sejam de algum modo, apropriadas" (Austin 1990, p. 26, Quando Dizer é Fazer: palavra e ação).
A linguagem é entendida, na perspectiva da Pragmática, como uma atividade intersubjetiva e intencional. Desse modo, as práticas discursivas são as linguagens em ação em que os indivíduos produzem sentidos e se posicionam em suas relações sociais do dia a dia. A linguagem que se processa entre falantes e interlocutores é sempre uma linguagem social, que produz ações e consequências. Estas ideias acerca da linguagem e das práticas discursivas têm como base a teoria dos atos de fala desenvolvida por Austin (1976), em que é possível fazer através do dizer.
É incorreto afirmar sobre a polidez na comunicação:
A perspectiva da Pragmática concebe a polidez como uma atividade social que objetiva contribuir para que as interações transcorram de modo equilibrado e harmônico, amenizando os conflitos passíveis de existir quando os falantes não compartilham dos mesmos interesses.
Como regra de convivência, a polidez posiciona identitariamente os indivíduos em diferentes contextos e ocasiões.
Em uma situação comunicativa, os indivíduos manifestam apenas sua própria face, e não do grupo a que pertencem.
A polidez está relacionada à face ou à autoimagem pública, que é monitorada tanto pelo falante, quanto por seu interlocutor durante a interação. Desta forma, os conceitos de face e polidez encontram-se intrinsecamente relacionados e não se trata apenas de uma questão de construção de imagem, mas de identidade.
Acredita que ao obrigar as pessoas a se lembrarem constantemente de utilizar um termo mais "neutro", a linguagem politicamente correta serve como propósito de conscientizar os falantes de certo fenômeno linguístico que apenas reflete e consagra uma prática social de preconceito e discriminação.
O ruído é considerado como o conjunto de variáveis que rodeiam e influenciam o processo de comunicação para sua compreensão.
Na comunicação, o entendimento da perspectiva e do padrão de referência pessoal do interlocutor e o fornecimento de feedback que transmita esse entendimento ao interlocutor recebe o nome de
decodificação.
viés de autovalorização.
escuta empática.
paralinguagem.
É por meio da comunicação que as instituições e seus membros trocam informações, formam entendimentos, coordenam atividades, exercem influência e socializam-se. O processo de comunicação envolve elementos essenciais, como emissor, receptor, mensagem, canal e código. Em relação às barreiras que dificultam a comunicação, analise as afirmativas a seguir.
I As barreiras à comunicação são variáveis que interferem na interpretação ou na transmissão adequada das ideias entre indivíduos ou grupos.
II O emprego de palavras ambíguas e a distância entre o emissor e o receptor configuram-se como barreiras externas à comunicação.
III O uso de línguas diferentes pelo emissor e pelo receptor e a iluminação do espaço onde eles se comunicam são barreiras internas à comunicação.
É correto o que se afirma em
A possibilidade de realizar um propósito comum e a existência de pessoas cujos desejos podem constituir motivos para contribuir para esse propósito comum – esses dois fatores são os polos opostos do sistema de esforço cooperativo. É pelo processo de comunicação que essas potencialidades se tornam dinâmicas. O propósito comum, obviamente, deve ser de conhecimento comum, e para ser conhecido necessita ser comunicado. Contudo, algumas vezes poderão ocorrer desvios no processo de comunicação. A situação descrita a seguir exemplifica a questão de desvios nesse processo.
Um cronograma sobre implantação de projetos estratégicos elaborado em conjunto pelas administradoras das diversas áreas de uma instituição foi o produto de uma reunião de planejamento. Essa decisão foi registrada formalmente e acordada entre seus pares. No entanto, dois meses após a reunião, um projeto estratégico que tinha previsão de implementação para o mês de setembro foi implantado para o mês de julho, o que consumiu parte do orçamento previsto para outro projeto estratégico.
Considerando o conjunto de informações apresentadas, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I A antecipação de implementação do projeto estratégico pode ter sido resultado de falha no sistema de comunicação organizacional.
PORQUE
II Um ruído na comunicação organizacional pode desarticular emissor e receptor, prejudicando a mensagem enviada e colocando em risco a estratégia estabelecida pela organização.
A respeito dessas asserções, é correto afirmar:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II uma proposição verdadeira.
A comunicação interpessoal oral no trabalho se realiza por meio do diálogo entre as pessoas. No entanto, todo diálogo, para acontecer, exige que um processo essencial da vida em sociedade ocorra, sem o qual ele não se efetiva. Esse processo é o de:
Comunicar-se de maneira CORRETA e efetiva no ambiente de trabalho pode fazer toda a diferença para melhorar o relacionamento com os colegas, gestores, superiores ou equipes.
São atitudes positivas para melhorar a comunicação no ambiente de trabalho:
Apenas I, III, IV e V estão corretas.
Apenas I, II e IV estão corretas.
Apenas II, III, V e VI estão corretas.
Apenas I, II, IV e VI estão corretas.
Apenas III, IV, V e VI estão corretas.
Segundo Antonio Cesar Amaru Maximiano (2009), da qualidade do processo de comunicação depende a eficácia das relações interpessoais nas organizações. Nesse sentido, de acordo com o autor, são elementos do processo de comunicação, EXCETO:
Em se tratando de receptor ou decodificador no processo de comunicação, é correto afirmar:
É o equipamento situado entre o canal e o destino, isto é, que decodifica a mensagem para o destino.
É a pessoa coisa ou processo para o qual a mensagem é enviada.
É o equipamento que liga a fonte ou canal, isto é, que codifica a mensagem emitida.
É a pessoa, coisa ou processo que emite a mensagem para alguém.