Questões de Concurso sobre Métodos numéricos (simples, cronológico e dígito-terminal)

 
 
Disciplina 1
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
216 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Em relação aos sistemas e métodos de arquivamento podemos considerar que não existe uma forma ideal de arquivar os documentos. Cada organização deve optar pelos métodos mais adequados às suas realidades e necessidades. O sistema de arquivamento escolhido deve ser simples, flexível e permitir expansões e, por isso, existem muitas alternativas.


Assinale a alternativa que indica corretamente a definição de Método Numérico Cronológico.


A

Esse método deve ser utilizado para grande volume de informação e pode ser fracionado cronologicamente da direita para a esquerda.


B

Nesse método, a organização dos documentos é feita por assuntos importantes cronologicamente dispostos em ordem alfabética.


C

Esse método é para grande volume de informações cronológicas, por isso são numeradas por pastas da esquerda para direita.


D

Nesse método, os documentos são organizados por números, porém a atribuição destes segue uma ordem cronológica.


E

Nesse método as pastas são enumeradas cronologicamente e a identificação de cada número é feita por meio de um índice, denominado onomástico.

A lista a seguir representa seis prontuários médicos que se encontram no SAME de um hospital regional, cuja ordenação foi realizada de acordo com o método numérico simples:


56.212 86.212 94.217 218.703 672.789 972.689


Esses prontuários foram retirados pelo diretor do hospital para análise dos diagnósticos, que eram muito parecidos. No entanto, ao devolvê-los para o Serviço de Arquivo Médico e Estatística, o sistema de ordenação dos prontuários foi alterado para o método dígito-terminal.


Assinale a alternativa que apresenta a nova ordenação dos prontuários, correta e sequencialmente ordenados de acordo com o método dígito-terminal.


A

05-62-12; 08-62-12; 09-42-17; 21-87-03; 67-27-89; 97-26-89.


B

97-26-89; 67-27-89; 09-42-17; 05-62-12; 08-62-12; 21-87-03.


C

21-87-03; 08-62-12; 05-62-12; 09-42-17; 67-27-89; 97-26-89.


D

97-26-89; 67-27-89; 21-87-03; 09-42-17; 08-62-12; 05-62-12.


E

21-87-03; 05-62-12; 08-62-12; 09-42-17; 97-26-89; 67-27-89.

Um dos métodos básicos de classificação de documentos de arquivos é o método numérico. Os métodos numéricos são indiretos, uma vez que, para localizar um documento ou uma pasta, há a necessidade de recorrer a um índice alfabético, em fichas, que fornecerá o número sob o qual o documento ou a pasta foi arquivado. O método numérico é caracterizado por ter como principal elemento:


A

O número.


B

O nome.


C

A localização.


D

O tempo de arquivamento.

Sobre métodos de arquivamento de documentos, conforme discutido por Mariano (2015), assinale a alternativa que não se refere às divisões do método numérico.


A

Dígito-terminal


B

Classificação decimal


C

Cronológico


D

Simples

É uma metodologia em que o responsável pelo arquivamento deve observar a numeração e a data atribuídas aos documentos. A atribuição de número e data aos documentos é um método bastante difundido e utilizado pelas instituições públicas.


A qual método de arquivamento o texto acima se refere:


A

Alfabético.


B

Geográfico.


C

Colorimétrico.


D

Ideográfico.


E

Cronológico.

Assinale a alternativa que corresponde à ordenação pelo sistema numérico cronológico.


A

Corresponde à ordenação em que os assuntos secundários ficam subordinados aos assuntos principais, ambos distribuídos conforme a sequência das letras do alfabeto.


B

Corresponde à ordenação de acordo com a sequência numérica atribuída aos documentos, exigindo o auxílio de um índice alfabético remissivo.


C

Corresponde à ordenação em que os assuntos são distribuídos conforme a sequência de letras do alfabeto.


D

Corresponde à ordenação de acordo com a sequência numérica atribuída aos documentos em sua sucessão temporal, exigindo o auxílio de um índice alfabético remissivo.

No caso de necessidade de arquivar quatro documentos com as seguintes numerações 26.34.08, 98.05.34, 39.08.34 e 01.35.08, seguindo o método numérico dígito-terminal, o segundo a ser arquivado será o de numeração


A

26.34.08


B

98.05.34


C

39.08.34


D

01.35.08

Os métodos de arquivamento são importantes porque permitem que os documentos sejam organizados e recuperados de forma eficiente, garantindo a integridade e a acessibilidade da informação. No arquivamento, o método que tenha como elementos os números e as datas, baseados em datas de emissão, recepção, fabricação, entre outras, é definido como Método


A

Cronológico.


B

Dígito-terminal.


C

Numérico simples.


D

Ideográfico.

As técnicas de arquivamento permitem a adoção de critérios que facilitam o arquivamento. Dentre as técnicas disponíveis, qual é a técnica que permite concentrar várias informações, como por exemplo: data, tipo, ordem e região do documento?


A

Técnica de arquivamento por ordem alfabética


B

Técnica de arquivamento por grupo


C

Técnica de arquivamento por pasta


D

Técnica de arquivamento por codificação


E

Técnica de arquivamento numérico

O arquivamento pelo método numérico simples constitui-se na atribuição de um número a cada correspondente ou cliente – pessoa física ou jurídica –, obedecendo-se à ordem de entrada ou de registro.


Por exemplo, temos a seguinte lista de registros ordenada pelo método numérico simples:


1. Pedro Almeida

2. Maria Cardoso

3. Ana Bento

4. Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social


Caso fosse adotado o método de arquivamento alfabético para a mesma lista, como essa ficaria ordenada?


A

1 • 3 • 2 • 4


B

1 • 4 • 3 • 2


C

3 • 2 • 1 • 4


D

3 • 4 • 2 • 1


E

4 • 3 • 2 • 1

O método numérico de arquivamento, caracterizado por ter o número como principal elemento a ser considerado, pode ser simples, cronológico ou dígito-terminal. Com relação ao método cronológico, assinalar a alternativa CORRETA:


A

No método numérico cronológico, é indispensável que o alfabeto seja bastante conhecido, tendo em vista que a ordem a ser adotada na pesquisa e no armazenamento é alfabética.


B

No método numérico cronológico, o armazenamento considera em primeiro lugar os documentos guardados no espaço destinados aos números terminados em 70 (primário).


C

No método numérico cronológico, não é permitida a automação do arquivamento.


D

No método numérico cronológico, além da ordem numérica, deve-se observar a data.

De acordo com o método de arquivamento numérico, pode-se optar por três maneiras distintas: numérico simples, cronológico ou digitoterminal. Com base nessa informação, assinale a alternativa que apresenta a principal vantagem do método de arquivamento numérico em relação aos outros métodos de arquivamento.


A

facilitação do controle na presença de grandes volumes e viabilização de ampliação do sistema de arquivamento


B

consideração de assuntos correlatos e áreas específicas


C

economia de espaço físico para armazenamento


D

maior segurança e confidencialidade das informações


E

maior confiabilidade na localização dos documentos

Sobre o arquivo e as técnicas de arquivamento, supondo que em uma repartirão pública optou-se pela classificação de certos documentos por datas.


Assinale a alternativa que indica corretamente o método de arquivamento por datas.


A

Alfabético


B

Horizontal


C

Cronológico


D

Vertical


E

Ideográfico

Na adoção do método numérico cronológico, devem ser observadas a ordem numérica e a data. Ressalta‑se que a numeração deve constar na pasta, e não no documento.


C

Certo


E

Errado

O método ideográfico é uma técnica bastante utilizada no dia a dia da área administrativa. Tal método é empregado quando a ordenação dos documentos é feita por


A

ideias.


B

assunto.


C

procedência.


D

cronologia.


E

nome.

Como se chama o método de organização de arquivos que usa uma fórmula matemática (hash) para definir onde cada registro deve ser armazenado?


A

Organização indireta.


B

Organização direta.


C

Organização versátil.


D

Organização hash.


E

Organização sequencial.

Arquivamento é o conjunto das operações destinadas ao acondicionamento e ao armazenamento de documentos. Sobre o Método Numérico, analise as afirmativas a seguir:


I. O método numérico simples é organizado pelo número relativo ao documento. Posteriormente, para se localizar o documento, necessita-se antes consultar um índice ou um código.

II. No método numérico cronológico, os documentos serão organizados tomando-se por base uma data, que, em geral, é a data de produção do documento ou o período a que este se refere.

III. Esse método surgiu em decorrência da necessidade de serem reduzidos erros no arquivamento de grande volume de documentos, cujo elemento principal de identificação é o número.

IV. Os documentos são numerados sequencialmente, mas sua leitura apresenta uma peculiaridade que caracteriza o método, ou seja: os números, dispostos em três grupos de dois dígitos cada um, são lidos da direita para a esquerda, formando pares.


Está correto o que se afirma em:


A

Somente I e III.


B

Somente II e III.


C

Somente II e IV.


D

Somente I e II.


E

Somente I e IV.

No tocante ao método de arquivamento numérico digito-terminal, é correto afirmar que:


A

é indicado para facilitar o controle quando existem grandes volumes, então ele utiliza grupos numéricos. São formados por pares de números, lidos da direita para a esquerda.


B

cada item classificado, como os clientes, recebe um número e os documentos seguem essa ordem. Caso algum registro seja descartado, o número correspondente pode ser reutilizado para outro arquivamento.


C

a sua organização considera a ordem numérica e as datas, por exemplo “20/2015”, bastante comum para documentos financeiros e outros arquivos cuja data seja mais relevante na busca.


D

arquiva os documentos considerando o seu local ou procedência

Acerca das noções de arquivologia, assinale a alternativa correta.


A

O método numérico é indireto, visto que exige a preparação e a consulta anterior a um índice ou arquivo de fichas para se encontrar o número atribuído ao assunto em questão.


B

O método alfabético procura combinar as letras do alfabeto, de forma a auxiliar a memória na busca da informação no material de arquivo.


C

No método numérico enciclopédico, prevalece a classificação pelos assuntos básicos ou temas que admitem diversas decomposições.


D

No método alfanumérico, deve-se observar, além da ordem numérica, a data de produção do documento.


E

O método genérico consiste em dar cores a um grupo de letras para buscar a informação do material de arquivo.

A gestão eficiente de documentos é um dos maiores desafios das empresas, sejam elas pequenas, médias ou grandes, já que, muitas vezes, o fluxo de informações é sempre muito intenso e faz-se necessário desenvolver técnicas de arquivamento de documentos para lidar com o grande volume gerado. Em relação ao método de arquivamento numérico simples, é correto afirmar que


A

é utilizado para fazer a organização dos documentos por data.


B

sua ordenação é realizada com base nos dois últimos dígitos.


C

é utilizado quando o modo de organizar é feito pelo número da pasta ou do documento em que ele foi arquivado.


D

os documentos são organizados por país ou por estado, eles precisam ser ordenados alfabeticamente.


E

consiste em arquivar os documentos de forma eletrônica, realizando sua digitalização.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado