Questão de Concurso - 1200138

Concurso Professor - Área: Dança 2019

Questão 21

Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (FEPESE)

Nível Superior

As manifestações culturais brasileiras reúnem várias danças que são de origem indígena.

A dança de origem indígena, bastante conhecida no território brasileiro, em que as performances são realizadas a partir da formação de duas filas e os participantes dançam ao som de palmas e bate-pés, acompanhados na maioria das vezes de violas, é reconhecida como:

  • A. Cateretê.
  • B. Caiapós.
  • C. Jacundá
  • D. Cururu.
  • E. Uariuaiú.

Questão de Concurso - 1200139

Concurso Professor - Área: Dança 2019

Questão 22

Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (FEPESE)

Nível Superior

No ensino de Dança é necessário ampliar o conhecimento referente às diferentes manifestações culturais em todo o território nacional. A Dança é uma forte manifestação cultural na linguagem da população indígena no Brasil.

Assinale a alternativa que indica corretamente a dança mística destinada a resgatar a alma do índio que morre assassinado. Característica dos índios Guarani, é executada pelo pajé auxiliado pelo melhor guerreiro caçador da tribo.

  • A. Toré
  • B. Buzoa
  • C. Kahê-Tuagê
  • D. Acyigua
  • E. Atiaru

Questão de Concurso - 1200140

Concurso Professor - Área: Dança 2019

Questão 23

Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (FEPESE)

Nível Superior

O nome da bailarina e coreógrafa, discípula de Katherine Dunham, considerada a mãe do balé afro na Dança Moderna brasileira, é:

  • A. Débora Reis.
  • B. Neuza Borges.
  • C. Mercedes Batista.
  • D. Mariza Estrella.
  • E. Isabela Coracy.

Questão de Concurso - 1200141

Concurso Professor - Área: Dança 2019

Questão 24

Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (FEPESE)

Nível Superior

Rudolf Laban, em seus estudos sobre o movimento humano, apresenta em gráfico os esforços humanos, classificando o movimento segundo quatro qualidades.

Neste contexto, a qualidade que pode ser liberada ou controlada recebe o nome de:

  • A. Peso.
  • B. Tempo.
  • C. Espaço.
  • D. Fluência.
  • E. Criatividade.

Questão de Concurso - 1200142

Concurso Professor - Área: Dança 2019

Questão 25

Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (FEPESE)

Nível Superior

No contexto da linguagem da Dança, Laban evidenciou que a partir da combinação dos elementos, surge uma variedade ilimitada de gestos e passos que estão à disposição de quem os executa, e identificou um conjunto de temas a serem trabalhados, cabendo ao professor encontrar sua própria maneira de estímulo.

Fazem parte deste conjunto os temas relacionados com:

1. A consciência do corpo: utilização das partes do corpo como pés, mãos, quadril, pulsos, dedos, cabeça para mover ou dançar.

2. A consciência do peso e do tempo: conscientização de que qualquer parte do corpo, em movimento, pode ser contínua, repentina, vigorosa ou leve.

3. A consciência do espaço: diferença entre movimentos amplos e restritos, fora da extensão ou aproximação do centro do corpo.

4. Temas relacionados com a consciência do fluxo do peso corporal, no tempo e no espaço: continuidade de movimento em linha reta, ou trajetos sinuosos com diferentes velocidades e ritmos.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A. São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.
  • B. São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
  • C. São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.
  • D. São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
  • E. São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.

Questão de Concurso - 1200147

Concurso Professor - Área: Dança 2019

Questão 26

Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (FEPESE)

Nível Superior

A Base Nacional Comum Curricular apresenta diferentes objetos de conhecimento e suas respectivas habilidades em cada unidade temática. Nesse sentido, relacione as colunas abaixo, tendo como referência o ensino de Dança nos anos finais.

Coluna 1 Objetos de Conhecimento

1. Contextos e práticas

2. Elementos da linguagem

3. Processos de criação

Coluna 2 Habilidades

( ) Discutir as experiências pessoais e coletivas em dança vivenciadas na escola e em outros contextos, problematizando estereótipos e preconceitos.

( ) Explorar elementos constitutivos do movimento cotidiano e do movimento dançado, abordando, criticamente, o desenvolvimento das formas da dança em sua história tradicional e contemporânea.

( ) Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação da dança, reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas e grupos brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  • A. 1 • 2 • 3
  • B. 1 • 3 • 2
  • C. 2 • 1 • 3
  • D. 3 • 1 • 2
  • E. 3 • 2 • 1

Questão de Concurso - 1200149

Concurso Professor - Área: Dança 2019

Questão 27

Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (FEPESE)

Nível Superior

A dança improvisação é considerada pelos estudiosos desta área como uma manifestação da dança contemporânea que perpassa pelas motivações:

  • A. Espetáculo, reflexão e avaliação.
  • B. Expressão, recreação e espetáculo.
  • C. Criatividade, aprendizado e apresentação.
  • D. Reprodução, ludicidade e autonomia.
  • E. Recreação, adaptação e ruptura.

Questão de Concurso - 1200151

Concurso Professor - Área: Dança 2019

Questão 28

Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (FEPESE)

Nível Superior

As danças afro-brasileiras possuem muitas variantes, entre elas está a Dança de Roda, ocorrente na ilha de Marajó e litoral atlântico do Pará, que se estende ao Amapá e Maranhão.

Esta Dança é conduzida principalmente ao som de tambores conhecidos como curimbós, caracaxás, reco-recos, às vezes acrescida de outros instrumentos, com canto solista e coro, tendo como coreografia a base em movimentos giratórios do corpo, como bamboleios e umbigadas.

  • A. Calango
  • B. Bate-baú
  • C. Caxambu
  • D. Bambelô
  • E. Carimbó

Questão de Concurso - 1200153

Concurso Professor - Área: Dança 2019

Questão 30

Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (FEPESE)

Nível Superior

No Brasil, as Congadas podem ser descritas como:

  • A.

    Bailado guerreiro de origem africana, dançado com bastões, típico do Recôncavo Baiano.

  • B.

    Danças dramáticas dos africanos Bantos, desenvolvidas a partir de episódios históricos, em várias partes do Brasil.

  • C.

    Folguedos Bantos desenvolvidos no Nordeste, a partir do Recife, com base nos cortejos de coroação de reis e rainhas africanos, sob a proteção da Igreja Católica, à época da escravidão.

  • D.

    Bailado guerreiro do Sudeste brasileiro, desenvolvido especialmente em comunidades negras de Minas Gerais.

  • E.

    Forma de expressão cultural que mistura dança, luta, música, jogo. Nela são encenados golpes e movimentos acompanhados por músicas e palmas no ritmo do berimbau.

Questão de Concurso - 1200154

Concurso Professor - Área: Dança 2019

Questão 31

Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (FEPESE)

Nível Superior

Segundo os estudos contemporâneos no ensino de Dança, a relação da Dança com a deficiência é um extraordinário campo, por meio do qual podem ser exploradas as construções sobrepostas de:

  • A.

    Instrumento de criação coletiva e subjetividade.

  • B.

    Produto cultural, leitura estética e limite espacial.

  • C.

    Objeto cênico de expressão e comunicação humana.

  • D.

    Manifestação individual e elemento de intervenção plástica.

  • E.

    Habilidade física do corpo, subjetividade e visibilidade cultural.