Questões de Concurso de Textos de Teatro - Artes

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Questão de Concurso - 1199885

Concurso Professor - Área: Artes Cênicas 2019

Questão 31

Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (FEPESE)

Nível Superior

A peça O rei da vela, que é considerada o primeiro texto modernista para teatro no Brasil, foi escrita por:

  • A. Dias Gomes.
  • B. Plínio Marcos.
  • C. Nelson Rodrigues.
  • D. Oswald de Andrade.
  • E. Oduvaldo Vianna Filho.

Questão de Concurso - 1199887

Concurso Professor - Área: Artes Cênicas 2019

Questão 32

Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (FEPESE)

Nível Superior

Viola Spolin, no livro Improvisação para o Teatro, que é bastante utilizado no âmbito educacional de Teatro, afirma que o ator cria a realidade teatral tornando-a física, afirmando também que a realidade do palco, para constituir-se como realidade física, necessita ter:

  • A. Representação e recursos materiais.
  • B. Contexto, pré-texto e marcação de cena.
  • C.

    Espaço, textura, profundidade e substância.

  • D.

    Diferentes níveis de energia durante a atuação.

  • E. Sonoplastia, iluminação, figurino e cenário.

Questão de Concurso - 1199891

Concurso Professor - Área: Artes Cênicas 2019

Questão 35

Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (FEPESE)

Nível Superior

No Brasil, o ator, empresário e ensaiador, do século XIX, João Caetano, contribuiu para a propagação das Artes Cênicas e para o ensino teatral ao escrever os compêndios escolares:

  • A. Reflexões da Atuação; O Ator.
  • B. Diderot no Brasil; Do texto a Ação.
  • C. Aprender a Atuar; Lições do Palco.
  • D. A Arte do Ator; O Teatro Brasileiro.
  • E. Reflexões Dramáticas; Lições Dramáticas.

Questão de Concurso - 1199953

Concurso Professor - Área: Artes Cênicas 2019

Questão 38

Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (FEPESE)

Nível Superior

Na Pedagogia do Teatro, decifrar e interpretar os diferentes sistemas cênicos, que se oferecem à percepção do espetáculo, é definida como a ação de:

  • A. Produzir uma cena.
  • B. Adaptar a história.
  • C. Ler o espetáculo.
  • D. Participar do jogo.
  • E. Recontar a narrativa.

Questão de Concurso - 1095950

Concurso Professor Educação Artística - Teatro 2019

Questão 53

Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível Superior

As afirmativas a seguir descrevem corretamente aspectos do Teatro de Rua no Brasil, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A.

    Usa o espaço urbano como cenário para manifestações teatrais de repertório ou performáticas.

  • B.

    Dialoga com as manifestações culturais populares, como o carnaval, o maracatu e o teatro de bonecos, entre outros.

  • C.

    Busca entreter, usando o improviso para distrair e divertir a plateia, retomando os princípios do drama burguês.

  • D.

    Dispõe da Rede Brasileira de Teatro de Rua, com a participação do Estado e da sociedade civil, para ampliar as políticas públicas e incluir essa modalidade teatral.

  • E.

    Utiliza técnicas que combinam máscaras, adereços e música, incorporando tradições circenses, adequadas ao ambiente dispersivo de ruas, praças e parques.

Questão de Concurso - 1095990

Concurso Professor Educação Artística - Teatro 2019

Questão 62

Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível Superior

Leia os trechos a seguir.

I. O teatro atual, como o concebo e ofereço ao público, não se pode limitar a produzir um efeito puramente artístico, isto é, estético, explorando o sentimentalismo do espectador. Nós não concebemos o teatro apenas como o espelho de uma época, mas como um meio de transformá-la.

II. Pelo emprego controlado do gesto, o ator transforma o chão em mar, uma mesa em confessionário, um pedaço de ferro em ser animado. A eliminação da música não produzida pelos atores permite que a representação em si se transforme em música, através da orquestração de vozes e do entrechoque de objetos.

Os trechos referem-se, respectivamente,

  • A.

    ao teatro político de Piscator e ao teatro do oprimido de Boal.

  • B.

    ao teatro íntimo de Strindberg e ao teatro pobre de Grotóvski.

  • C.

    ao teatro mínimo de Beckett e ao teatro de vanguarda de Jarry.

  • D.

    ao teatro político de Piscator e ao teatro pobre de Grotóvski.

  • E.

    ao teatro campesino de Valdez e ao teatro espontâneo de Kantor.

Questão de Concurso - 1095993

Concurso Professor Educação Artística - Teatro 2019

Questão 63

Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível Superior

A prosódia teatral relaciona-se com

  • A. a entonação da voz.
  • B. a escuta ativa.
  • C. a gramática do texto.
  • D. a sonoplastia espacial.
  • E. a significação do léxico.

Questão de Concurso - 1063258

Concurso Profissional do Magistério - Docência II - Área Artes 2019

Questão 31

Universidade Federal do Paraná (FUNPAR NC/UFPR)

Nível Superior

O teatro naturalista marca uma rápida sucessão de formas de estilo e de jogo teatral que ocorre num espaço de poucas décadas a partir da metade do século XIX. Antecedendo ao simbolismo e ao expressionismo, o teatro naturalista se caracteriza pela:
  • A. anulação gradual da figura e da função do diretor teatral, apoiando-se principalmente no texto dramático.
  • B. valorização da fantasia subjetiva, sustentando, segundo Arno Holz, o papel onírico da arte dramática.
  • C. luta social contra a burguesia convencional, como defende Émile Zola no final do século XIX.
  • D. revelação das descobertas tecnológicas, valorizando mais as máquinas do que os homens.
  • E. depreciação dos sujeitos oprimidos e humilhados, enaltecendo uma sociedade idealizada.

Questão de Concurso - 1063263

Concurso Profissional do Magistério - Docência II - Área Artes 2019

Questão 36

Universidade Federal do Paraná (FUNPAR NC/UFPR)

Nível Superior

A sistematização de uma proposta para o ensino do teatro em contextos formais e não formais de educação, por meio de jogos teatrais, foi feita pioneiramente por Viola Spolin, o que repercutiu intensamente no meio educacional brasileiro a partir dos anos 1970. No que se refere às propostas de Viola Spolin, é correto afirmar que jogos teatrais:
  • A. é sinônimo de jogos dramáticos, nomenclaturas que se equivalem, já que têm a mesma origem.
  • B. valorizam a capacidade de interpretação do texto escrito, sem a necessidade de improvisar.
  • C. cumprem os propósitos de uma visão contextualista de ensino da arte, tendo o foco na ludicidade.
  • D. são procedimentos lúdicos com regras explícitas que incluem ator e espectador.
  • E. têm como avaliadores um público externo ou o professor de teatro.

Questão de Concurso - 1162484

Concurso SEMEC Professor de Anos Finais no Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) - Área Artes 2019

Questão 42

Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE/UESPI)

Nível Superior

Em determinadas peças, o texto teatral é de primordial importância. Assume a função dramática, pois cria uma ação dramática. Por meio dos diálogos revelam as personagens, suas características, maneiras de agir e de ser. Considerada por Arimatan Martins (diretor) como um retrato do Brasil, a montagem piauiense da peça “A república dos desvalidos” (2015) tratou sobre a questão política habitacional brasileira. O texto dessa peça é obra de

  • A.

    Aci Campelo.

  • B.

    Isis Baião.

  • C.

    José Afonso Lima.

  • D.

    Paulo de Tarso Libório.

  • E.

    Wellington Sampaio.