Questões de Concurso sobre Textos de Teatro

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
124 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

O Romantismo foi um movimento que ocorreu em vários países da Europa afetando diversas manifestações artísticas, dentre elas: o teatro. De acordo com Margot Berthold, o período do romantismo “era cosmopolita e, ao mesmo tempo, despertava impulsos nacionais nos países individuais”.


(BERTHOLD, 1969. p. 220.)


Podemos afirmar que o teatro romântico apresenta as seguintes características:


A

Cenas religiosas e grupos mambembes.


B

Uso de máscaras e quítons em atores masculinos.


C

Culto aos deuses ancestrais e apresentações violentas com feras.


D

Impregnação na vida com formas existenciais e estrutura íntima do drama e na arte da interpretação.

Sua primeira técnica foi aplicada em São Paulo, em 1970, no Núcleo 2 do Teatro de Arena, com o teatro-jornal: em meio à terrível opressão que sufocava o País, dramatizavam-se notícias jornalísticas, em meritório exercício de liberdade.

(Adaptado. Magaldi, 1985)

O excerto descreve uma primeira ação do Teatro


A

Ventoforte.


B

Oficina.


C

da Vertigem.


D

do Oprimido.


E

do Asdrúbal trouxe o trombone.

O Teatro do Absurdo (termo criado pelo crítico Martin Esslin) surgiu no período pós-guerra e se caracteriza por peças que questionavam criticamente a razão e o cientificismo – conceitos que ganharam muito espaço na Segunda Guerra Mundial.


Os textos desse movimento foram influenciados pelo Dadaísmo e pelo Surrealismo. Por isso, apresentam características como: diálogo escasso, perda de sentido na linguagem e desconexão com a realidade, colocando no palco questões como solidão, desmotivação e resignação.


Assinale a alternativa que apresenta somente peças representantes desse movimento.


A

“Casa de bonecas”, de Henrik Ibsen;

“Ralé e os pequenos burgueses”, de Gorki;

“Os tecelões”, de Gerhart Hauptmann.


B

“Esperando Godot”, de Samuel Beckett;

“O grande cerimonial”, de Fernando Arrabal;

“Cena a quatro”, de Eugène Ionesco.


C

“O público”, de García Lorca;

“Os solitários”, Antonin Artaud;

“O quarto”, Harold Pinter.


D

“Andorra”, de Max Frisch;

“Roda viva”, de Chico Buarque;

“As boas” (1947), de Jean Genet.


E

“Quanto custa o ferro”, de Bertold Brecht;

“Pontos de vista de um palhaço”, de Heinrich Böll;

“Marido magro, mulher chata”, de Augusto Boal.

O Teatro do Absurdo tem sua origem em alguns países da Europa; uma de suas principais características é se opor ao Realismo até então produzido nas encenações e dramaturgias do século XX. Dentre as inúmeras transformações e contribuições, há uma fortuna crítica de dramaturgos que produziram relevantes obras para tal estilo teatral. São considerados dramaturgos pertencentes ao movimento do Teatro do Absurdo, EXCETO:


A

Harold Pinter.


B

Samuel Beckett.


C

Eugène Ionesco.


D

William Shakespeare.

Sobre a importância de produções teatrais afrodiaspóricas e sua relação escolar, analisar os itens abaixo:


I. Em sala de aula, convidam a refletir sobre o racismo e suas ramificações.

II. Destinam-se a grupos de estudos que busquem na cena palco para a criação, definição e resistência identitária negra.

III. Possibilitam a criação e expressão de uma forma artística que melhor atenda as realidades e culturas negras.

IV. Contestam estruturas sociais racistas através do teatro na, da e para a escola.


Estão CORRETOS:


A

Somente os itens I e II.


B

Somente os itens I e III.


C

Somente os itens I, III e IV.


D

Somente os itens II, III e IV.

Jogos Teatrais é o termo utilizado em português para designar qualquer estrutura de jogo que possa ser utilizado no teatro, seja dramático (a partir de textos de teatro), cenas, esboços ou improvisações, ou também na forma de jogos lúdicos ou brincadeiras. Com base nos estudos sobre teatro e jogos, coloque V para as assertivas verdadeiras e F para as falsas.


( ) Os jogos teatrais são uma das principais metodologias usadas no ensino de teatro, com base na improvisação.

( ) A estrutura dramática dos jogos teatrais é baseada em 3 elementos: Onde (onde se passa a cena?); Quem (quem são as personagens que participam da cena?); e O Quê (o que esses personagens fazem neste lugar).

( ) Viola Spolin, sistematizou a metodologia dos jogos teatrais e considera como pontos essenciais de todos os jogos teatrais o Foco, a Instrução e a Avaliação, ou seja, são os principais procedimentos dos jogos teatrais, pois estimula as vivências e os diálogos.

( ) A instrução é um mecanismo utilizado pelo orientador para auxiliar os jogadores a se manterem no foco, ou seja, não precisam parar de jogar para escutarem as instruções, pois ao mesmo tempo em que jogam, escutam as instruções e as executam.

( ) A prática do jogo teatral permite superar desafios, uma vez que, podemos brincar com a imaginação, como no exemplo a seguir onde os jogadores utilizam da criatividade para dar novo sentido ou função para objetos cotidianos.



Da análise das assertivas temos:


A

Todas as assertivas são verdadeiras.


B

Todas as assertivas são falsas.


C

Quatro assertivas verdadeiras e uma falsa.


D

Três assertivas verdadeiras e duas falsas.


E

Três assertivas falsas e duas verdadeiras.

Sobre a arquitetura de teatros e tipos de palcos, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.


I. O Palco Elisabetano leva este nome pois é historicamente associado às obras encenadas originalmente durante o reinado de Elizabeth I da Inglaterra, principalmente as obras de William Shakespeare.

II. O Teatro de Arena, formato oriundo da arquitetura grega, caracteriza-se pela ausência da chamada “quarta parede”, estrutura física que separa o público do elenco.

III. O espaço reservado a conjuntos de músicos, sem interferir no visual do público por estar em plano inferior ao nível de palco, chama-se Fosso de Orquestra.


A

Todas as assertivas estão corretas.


B

Todas as assertivas estão incorretas.


C

Apenas a assertiva I está correta.


D

Apenas as assertivas I e III estão corretas


E

Apenas as assertivas II e III estão corretas.

Segundo Fonseca (2013), há um estilo de máscara teatral de fisionomia simples e simétrica, sem conflitos, que propõe ao ator ampliar todos os seus sentidos. Não se trata de um personagem, e sim de uma máscara apoiada na calma e na percepção. Por meio dela, o ator assimila o equilíbrio fisionômico em seu corpo. Além disso, quando o jogo com ela está justo, é possível sentir o corpo inteiro em ação, o que possibilita agir com profundidade, leveza, simplicidade e espontaneidade. Esse trecho apresenta as características da:


A

Máscara geométrica.


B

Máscara larvária.


C

Meia-máscara.


D

Máscara de acento.


E

Máscara neutra.

No Brasil, Augusto Boal, com o Teatro do Oprimido, despontou como uma das metodologias de ensino de teatro brasileiras com maior repercussão internacional. Criado há mais de 40 anos, o Teatro do Oprimido tem em sua base conceitos que se relacionam com um espectador ator, com práticas de jogos que discutem social e culturalmente e com a participação ativa do professor. Sobre o Teatro do Oprimido, analise as afirmações a seguir:


I. Tem-se como objetivo auxiliar o espectador a se transformar em protagonista da ação dramática.

II. Acredita que, por meio de sua participação, o espectador utilizará em sua vida as ações que constituiu na cena.

III. Toda experimentação cênica deve ser discutida junto aos participantes, relacionando-se com o cotidiano da comunidade onde ocorrem práticas ou aulas.

IV. Tem na prática da dramaturgia espontânea seu primeiro movimento, seguido do teatro-imagem, do teatro fórum e, por fim, o teatro invisível.


É correto o que se afirma em:


A

II, III e IV, apenas.


B

I, II, III e IV.


C

I, apenas.


D

II e IV, apenas.


E

I e III, apenas.

No texto teatral, as rubricas tem como função:


A

Destacar partes do texto que envolvem mudanças de cenas e atos.


B

Indicar o tempo e o modo na fala do narrador.


C

Enfatizar a fala das personagens.


D

Orientar os atores quanto a certas ações e à própria materialidade cênica (cenário, figurino, música, etc.).

Na linguagem específica do Teatro, a movimentação dos atores em cena, planejada no ensaio, em função do texto da peça teatral: entradas, saídas, posturas, é reconhecida como:


A

Interpretação.


B

Integração.


C

Marcação.


D

Continuidade.


E

Construção dramática.

Assinale a alternativa que apresenta alguns elementos formais do texto teatral.


A

Palco, camarim e figurino.


B

Tragédia, Comédia e Tragicomédia.


C

Tempo, espaço, personagens.


D

Público, Clímax e Desfecho.

Analise a figura a seguir.

Imagem associada para resolução da questão

As opções a seguir apresentam características do teatro de vanguarda, à exceção de uma. Assinale-a.


A

Uso de espaços alternativos para a encenação.


B

Experimentação de novas estéticas.


C

Superação da "caixa de teatro" como moldura cênica.


D

Ideal da representação mimética da realidade.


E

Teatralidade dependente da improvisação.

A sistematização de uma proposta para o ensino do teatro em contextos formais e não formais de educação, por meio de jogos teatrais, foi feita pioneiramente por Viola Spolin, o que repercutiu intensamente no meio educacional brasileiro a partir dos anos 1970. No que se refere às propostas de Viola Spolin, é correto afirmar que jogos teatrais:

A
é sinônimo de jogos dramáticos, nomenclaturas que se equivalem, já que têm a mesma origem.

B
valorizam a capacidade de interpretação do texto escrito, sem a necessidade de improvisar.

C
cumprem os propósitos de uma visão contextualista de ensino da arte, tendo o foco na ludicidade.

D
são procedimentos lúdicos com regras explícitas que incluem ator e espectador.

E
têm como avaliadores um público externo ou o professor de teatro.

A respeito das características do Teatro de Sombras tradicional, analise as afirmativas a seguir.

I. O universo onírico e mítico é fonte de representação e montagem das cenas, que têm a tela como superfície de projeção.

II. Tem uma identidade cultural precisa, com forte enraizamento territorial e um vínculo estreito com seu público de referência.

III. Histórias de Karagoz, encenações extraídas do poema épico Mahabharata ou o Cabaret Chat Noir são exemplos de sua linguagem milenar.

Está correto o que se afirma em


A
I, apenas.

B
II, apenas.

C
III, apenas.

D
II e III, apenas.

E
I, II e III.

No ensino de Teatro, a metodologia criada por Olga Garcia Reverbel no Laboratório de Expressão tem diferentes características.

Analise o texto abaixo:

Todas as atividades de expressão propostas demandam a solução de problemas que estimulam o aluno a sua descoberta por meio da ação. Atuando, o aluno desenvolve suas capacidades de relacionamento social, espontaneidade, imaginação, observação e percepção.

Esse texto está coerente com a descrição da característica denominada:


A
Ativa.

B
Global.

C
Voluntária.

D
Coletiva.

E
Afetiva.

Um marco do teatro brasileiro é a peça Dois perdidos em uma noite suja, de Plínio Marques, a qual tematiza os conflitos de grupos sociais pertencentes à burguesia e à elite social e política.


C
Certo

E
Errado

Imagem associada para resolução da questão

A respeito do Teatro Noh, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a verdadeira e F para a falsa.

( ) É um teatro codificado, com gestos refinados, que combina canto, música, pantomima e dança.

( ) Inclui um ator principal mascarado e um secundário, além de um coro, acompanhado de quatro instrumentos.

( ) Conta com um palco ricamente decorado, cujo objetivo é materializar, para o público, o caráter abstrato do texto.

As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,


A
F – V – F.

B
F – V – V.

C
V – F – F.

D
V – V – F.

E
F – F – V.

Viola Spolin, no livro Improvisação para o Teatro, que é bastante utilizado no âmbito educacional de Teatro, afirma que o ator cria a realidade teatral tornando-a física, afirmando também que a realidade do palco, para constituir-se como realidade física, necessita ter:


A
Representação e recursos materiais.

B
Contexto, pré-texto e marcação de cena.

C

Espaço, textura, profundidade e substância.


D

Diferentes níveis de energia durante a atuação.


E
Sonoplastia, iluminação, figurino e cenário.

Na Pedagogia do Teatro, decifrar e interpretar os diferentes sistemas cênicos, que se oferecem à percepção do espetáculo, é definida como a ação de:


A
Produzir uma cena.

B
Adaptar a história.

C
Ler o espetáculo.

D
Participar do jogo.

E
Recontar a narrativa.
   
Gerar simulado