Questões de Concurso sobre Bibliotecário de referencia

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
147 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Assinale a alternativa correta.


A

O serviço de referência surge no século XVIII nas bibliotecas nacionais, qualificando as obras colocadas à disposição do público para a busca de informações. Eram as chamadas obras de consulta, que não eram emprestadas ao público.


B

No século XIX, a função de referência se legitima na Ciência da Informação, incluindo recepção ao usuário, entrevista de referência, identificação da necessidade de informação e elaboração das fontes de informação como bibliografias e catálogos.


C

Em artigo de 1876, foram definidas as missões do bibliotecário de referência: ajudar os usuários a compreender o funcionamento da biblioteca, responder às perguntas dos usuários, ajudar na seleção de boas obras e promover e personalizar os serviços da biblioteca.


D

A partir de 1950, com o advento da informática, o conceito de serviço de referência presencial associa-se ao serviço de referência virtual, que utiliza a internet com serviços de “pergunte ao bibliotecário” e de bate-papo.


E

Os serviços de referência no século XXI tiveram a forma presencial aumentada em função do marketing de divulgação e a forma virtual diminuída devido à necessidade de convivência, embora tenham aumentado o período do funcionamento e as redes de atendimento.

A respeito do BIBLIVRE, assinale a alternativa CORRETA:


A

O BIBLIVRE é um sistema de catalogação de acervos gratuito.


B

O BIBLIVRE usa padrões nacionais de Biblioteconomia.


C

As versões 1.0 e 2.0 do BIBLIVRE foram idealizadas pela Sociedade dos Amigos da Biblioteca Nacional (SABIN), em parceria com a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).


D

A versão 3.0 do BIBLIVRE apresenta somente versões em português e em espanhol.

Denomina-se referência o principal produto que uma biblioteca oferece aos seus usuários para propiciar a interação biblioteca-usuário, que é muito importante para o atendimento de uma necessidade informacional.


C

Certo


E

Errado

Ana, uma bibliotecária recém-formada pela Universidade Federal do Paraná, está organizando um programa de integração para novos alunos da faculdade. Qual das seguintes afirmações ela deve enfatizar como correta?


A

O bibliotecário é um profissional versátil que atua desde bibliotecas infantis até o suporte a pesquisadores em áreas avançadas da ciência.


B

O papel do bibliotecário é exclusivamente administrativo, sem envolvimento em atividades culturais ou educativas.


C

A atuação do bibliotecário é limitada ao ambiente acadêmico, sem aplicação prática no mercado de trabalho.


D

O bibliotecário deve se restringir ao trabalho interno da biblioteca, sem interagir com outros campos profissionais.

Segundo Accart (2012), a entrevista de referência passa por algumas etapas. Considerando essa informação, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira, relacionando cada etapa com sua respectiva ordem de sucessão:


(1) etapa

( ) Analisar a questão do usuário.

(2) etapa

( ) Estabelecer uma relação de confiança com o usuário.

(3) etapa

( ) Definir os prazos da pesquisa.

(4) etapa

( ) Realizar a pesquisa.

(5) etapa

( ) Obter as informações que o usuário possui.

(6) etapa

( ) Validar e solicitar ao usuário que valide.

(7) etapa

( ) Tratar os aspectos complementares.

(8) etapa

( ) Definir a estratégia de busca.


Assinale a opção que apresenta a sequência CORRETA:


A

1, 3, 5, 7, 8, 2, 4, 6.


B

3, 1, 5, 7, 2, 8, 6, 4.


C

3, 6, 1, 2, 4, 8, 7, 5.


D

2, 1, 8, 7, 3, 4, 6, 5.


E

3, 1, 6, 2, 4, 7, 8, 5.

Para ser um bom professor-tutor, ou simplesmente tutor, na modalidade de ensino à distância, são necessários conhecimento acadêmico, competência pedagógica e compromisso na aprendizagem efetiva, uma vez que compete a esse profissional, mediar, motivar e moderar o processo de ensino aprendizagem, além de conhecer o contexto educacional dos seus alunos para elaborar atividades que proporcionem a eles uma experiência de ensino mais significativa.

Considerando o exposto, é correto afirmar que são tarefas inerentes à profissão de professor-tutor:


A

utilizar quaisquer instrumentos, para aprendizagem dos alunos, disponíveis no ambiente virtual de aprendizagem (AVA), sem ter conhecimento desses recursos.


B

ter domínio pleno do conteúdo, porém, deixar o conhecimento do material didático a cargo do professor-tutor conteudista.


C

manter com os alunos uma comunicação mediada, diferenciada e diversificada para haver uma prática efetiva.


D

ter conhecimento apenas das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem.


E

incentivar a participação ativa dos alunos apenas por meio dos dispositivos de diálogo de texto dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs).

Um usuário dirige-se ao bibliotecário a fim de encontrar fontes de informações para sua pesquisa. Entretanto, o usuário não sabe expressar exatamente o que está buscando. Nesta situação, a fim de entender a necessidade do usuário, o bibliotecário deve proceder:


A

Entrevista de referência, incluída no diálogo de atendimento.


B

Análise da resposta, extraída da entrevista de referência.


C

Negociação da questão, depois de analisar a resposta do usuário.


D

Analisar a mensagem, como parte da entrevista.

O processo de referência apresenta a sequência lógica das etapas decisórias. Assinale a alternativa correta da sequência organizada e completa dos passos apontados por Grogan (2001).


A

o problema – a necessidade de informação – a questão inicial – a questão negociada – a estratégia de busca – o processo de busca – a resposta – a solução


B

o problema – a questão inicial – a necessidade de informação – a questão negociada – a estratégia de busca – o processo de busca – a resposta


C

a necessidade de informação – o problema – a questão inicial – a questão negociada – a estratégia de busca – o processo de busca – a resposta – a solução


D

a questão inicial – a necessidade de informação – o problema – a questão negociada – a estratégia de busca – o processo de busca – a resposta – a solução


E

a necessidade de informação – o problema – a questão inicial – a questão negociada – a estratégia de busca – o processo de busca – a solução – a resposta

Atualmente, o perfil de um bibliotecário de referência não considera apenas a educação ou o tratamento cordial à comunidade de usuários, é preciso prever suas necessidades, surpreender e ir além de suas expectativas. Também é necessário estabelecer um canal de comunicação no qual as críticas e sugestões sejam transformadas em especificações de melhores produtos e serviços. Os usuários esperam mais do que cortesia, querem serviços que atendam ou superem suas expectativas. O atendimento de qualidade é um serviço que pode ser considerado eficiente quando proporciona satisfação e as necessidades são prontamente atendidas.


Diante dessa importante mudança do perfil, identifique com V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas, as competências necessárias que o bibliotecário de referência deve ter:


( ) Conhecimento do acervo existente, de repositórios e fontes bibliográficas das áreas de conhecimento demandadas pelos usuários e grupos de pesquisa institucional, associado ao uso de ferramentas de busca bibliográfica adequadas ao perfil de pesquisa institucional.

( ) Fortalecimento do network com membros de comunidades relacionadas às áreas de interesse institucional e dos usuários, a partir da análise das redes de cooperação e compartilhamento de dados e informações científicas disponíveis.

( ) Gestão da informação focada nas demandas dos usuários, compartilhando com os demais setores a identificação dos temas mais pesquisados e as demandas informacionais dos projetos institucionais e suas necessidades informacionais, como, por exemplo, a bibliografia utilizada nos cursos e nas linhas de pesquisa institucional.

( ) Desenvolver um relacionamento mais próximo com alunos, professores e comunidade em geral, orientando e mediando o processo de busca e recuperação da informação que, associado à capacitação de usuários, garantirá a formação de pesquisadores autônomos.


A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:


A

F, V, F, V.


B

F, V, V, F.


C

V, F, V, V.


D

V, V, V, F.

Sobre as funções direcionadas aos bibliotecários escolares, assinale a alternativa correta:


A

Deixar que o estudante procure a informação sozinho, pois está no processo de ensino e aprendizagem.


B

Se ocupar dos interesses e necessidades individuais de leitura dos alunos.


C

O bibliotecário e a biblioteca da escola devem atender restritamente à comunidade escolar.


D

Tarefas administrativas, ainda que pertinentes à biblioteca, não são de responsabilidade do bibliotecário.

Por que é correto afirmar que "O Bibliotecário é um profissional que, cada vez mais, tem sido reconhecido como Agente da Informação."?


A

Porque os bibliotecários não têm a capacidade de lidar com informações de forma eficaz.


B

Porque cabe a ele desempenhar a função de gestor da informação, usando as tecnologias de informação e comunicação disponíveis.


C

Porque os bibliotecários não têm acesso às tecnologias de informação e comunicação.


D

Porque o papel do bibliotecário é apenas organizar livros e não está relacionado à gestão da informação.

Assinale a alternativa que apresenta exclusivamente atividades que se referem às atribuições do bibliotecário de referência.


A

Assistência aos usuários, empréstimo de materiais, consulta à tabela de classificação.


B

Treinamento aos usuários, leitura técnica do documento, reposição de materiais nas estantes.


C

Respostas às questões de referência, levantamento bibliográfico e normalização técnica.


D

Manutenção do cadastro de instituições para empréstimos, inscrição de usuário, preenchimento de dados no carimbo de registro dos materiais.


E

Comutação bibliográfica, coleta da produção institucional para cadastro, levantamento de publicações disponíveis para permuta.

Em relação aos deveres do bibliotecário, analise as assertivas abaixo sobre o código de ética e deontologia do bibliotecário brasileiro, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) Preservar o cunho liberal e humanista de sua profissão, fundamentado na liberdade da investigação científica e na dignidade da pessoa humana.

( ) Fazer comentários desabonadores sobre a profissão de bibliotecário e às entidades representativas da sua profissão.

( ) Observar os ditames da ciência e da técnica.

( ) Informar sempre ao CRB no qual está registrado quando assumir e deixar cargo ou função.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:


A

F – F – V – V.


B

V – F – F – V.


C

F – V – F – F.


D

V – F – V – V.


E

F – V – V – F.

Segundo Accart (2012), salvo a recepção, o trabalho de referência consta de três atividades principais: informar (ou serviço de perguntas e respostas),


A

selecionar resposta e capacitar usuários.


B

pesquisar informações e capacitar usuários.


C

pesquisar informações e negociar.


D

desenvolver estratégia de busca e capacitar usuários.


E

selecionar resposta e negociar.

Você, como bibliotecário, é chamado a planejar um serviço de referência em uma biblioteca de acesso público.


Dos fatores a seguir, quais você considera essenciais para este planejamento?


I. Localização: posicionar em uma zona de passagem, sinalizada e facilmente identificada pelos usuários, de preferência próximo da entrada e dos bibliotecários de atendimento.

II. Propriedades espaciais: foco na garantia das dimensões e condições ambientais essenciais para acomodação e preservação do acervo.

III. Sinalização: identificar os principais serviços e as áreas de interesse do usuário, utilizando inclusive a linguagem Braille e o piso tátil para orientação de pessoas cegas ou com baixa visão.

IV. Mobiliário: utilizar ao seu público mobiliário observando a estética e a funcionalidade.

V. Layout: deverá prever espaços distintos e eficientes de atendimento, sendo espaço mais geral (podendo ser em formato de balcão), permitindo o atendimento às mais diversas demandas, seja pessoalmente, por telefone ou e-mail, e outro mais reservado (uma sala, por exemplo) que permita a realização de entrevistas individuais. O layout deverá prever a acessibilidade de forma que, independentemente, do tipo de necessidade especial o atendimento possa ser efetuado sem prejuízos ao usuário.


Estão CORRETAS apenas as afirmativas:


A

I, II e IV.


B

I, III e IV.


C

I, III e V.


D

II, III e V.

Muitas pessoas consideram que a referência bibliográfica é o elemento mais complexo de uma pesquisa científica. Isso porque as normas ABNT são bem específicas para cada caso, além de haver muitas regras. São as principais, exceto:


A

Espaçamento: dois espaçamentos simples para separar as referências.


B

Ordem: as referências devem ser listadas em ordem alfabética (no método ascendente).


C

Alinhamento: à esquerda.


D

Separação de título e subtítulo por dois pontos (:).


E

Fonte: Cambria.

Segundo Accart (2012), o serviço de referência, como reflexo da instituição, pode interagir com os usuários de forma direta, face a face, a distância (correio eletrônico, telefone, telefone, sistema de mensagens curtas (SMS, bate-papo – chat –, etc.). Esse tipo de atendimento de referência é de resposta, entre outras:


A

Individualizada e profissional.


B

Pontual e prática.


C

Técnica e complexa.


D

Temática e biográfica.


E

Sobre fatos atuais.

Gerenciador de referências e uma rede social acadêmica que tem por objetivo auxiliar na organização da pesquisa, na colaboração com outras pessoas on-line e na descoberta de pesquisas mais recentes. É um software gratuito produzido pela Elsevier, multiplataforma e compatível com navegadores conhecidos. Trata-se de


A

Academic Research.


B

Zotero.


C

EndNote Web.


D

ResearchGate.


E

Mendeley Reference Manager.

Sobre as práticas de arrumação e organização do acervo em uma biblioteca, assinalar a alternativa INCORRETA:


A

Os livros devem ser puxados pela parte mediana da lombada e nunca pela borda superior, para evitar danos.


B

As obras de referência devem ser armazenadas junto com os livros regulares, nas mesmas estantes.


C

É recomendado que as prateleiras não fiquem completamente ocupadas, permitindo espaço para a adição de novas obras da mesma ordem de classificação.


D

As obras devem ser mantidas na posição vertical e podem ser apoiadas em bibliocantos ou pesos para evitar que caiam.


E

Os periódicos soltos podem ser armazenados em caixas especiais de madeira ou papelão na posição vertical ou nas estantes, em pilhas com altura máxima de 22,5 centímetros.

O bibliotecário de referência é responsável pela orientação ao usuário para consulta ao material; disseminação e circulação do material informacional. Nesse contexto, está INCORRETA a seguinte afirmação:


A

O bibliotecário de referência atua como mediador na construção do conhecimento.


B

O bibliotecário de referência deve promover o uso da biblioteca, do acervo e de seus recursos.


C

A essência do conceito de referência é o atendimento pessoal do bibliotecário ao usuário que, em momento determinado, o procura para obter uma publicação ou informação, por ter alguma dificuldade.


D

As atividades do bibliotecário de referência se resumem a atender a demandas de usuários.


E

O profissional de referência deve ter o domínio de um conjunto de técnicas e de habilidades.

   
Gerar simulado