

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Atente ao seguinte enunciado: “Tem por objetivo recolher, preservar e disseminar de uma forma sistemática os recursos de conhecimento da trajetória de uma organização, sendo uma ação de Gestão do Conhecimento”.
Esse enunciado faz referência
Alguns autores consideram que é precursor da gestão do conhecimento, tendo ganho corpo teórico em obras como A quinta disciplina, de Peter Senge, e A empresa criadora de conhecimento, de Nonaka e Takeuchi. Trata-se do conceito de
aprendizagem organizacional.
capital intelectual.
ativo intangível.
repositório do conhecimento.
portal corporativo.
Em relação ao gerenciamento ou gestão de mudanças em serviços de informação,
as pessoas que estão há menos tempo na organização são mais resistentes à mudança.
as pessoas que estão há mais tempo na organização são menos resistentes à mudança.
algumas vezes a informação sobre a mudança é restrita, desta forma gerando resistência.
a resistência à mudança é sempre destrutiva e frequentemente está relacionada com conflitos emocionais, filosóficos e de procedimento de indivíduos e grupos envolvidos no processo.
a velocidade com que a mudança ocorre tem pouca influência na resistência à mudança.
A comunicação de informações objetivando uma efetiva transferência da informação, em função das necessidades informacionais dos usuários, considerando toda ação de interferência realizada pelo profissional da informação, direta ou indireta; consciente ou inconsciente; singular ou plural; individual ou coletiva; que propicia a apropriação de informação que satisfaça, plena ou parcialmente, uma necessidade informacional. Essa é a definição de
fluxo da informação.
estudos de impacto.
mediação da informação explícita.
mediação da informação implícita.
informação passiva.
Acerca da Gestão da Informação e do Conhecimento verifique os enunciados abaixo e preencha com V as afirmativas verdadeiras, e com F as falsas.
(....)As atividades de gerenciamento de informações objetivam, essencialmente, o compartilhamento dos conhecimentos individuais para a formação do conhecimento organizacional.
(....)A revolução tecnológica levou à sociedade contemporânea a necessidade de respostas rápidas, quanto à recuperação, ao tratamento, à interpretação e à utilização da informação para tomada de decisão, o que pode ser classificado como inteligência organizacional ou gerenciamento estratégico da informação.
(....)A informação é entendida como dados que fazem a diferença a partir do momento em que são dotados de significado, organizados e comunicados. Por proporcionar a possibilidade de se adquirir novos pontos de vista para a interpretação de eventos ou situações, é também considerada um meio de construir conhecimento.
(....)As organizações passaram a pertencer a um mundo mecanicista e racional, que valorizava bens tangíveis, com total pertinência às características da sociedade industrial, para serem vistas como seres vivos e obrigadas a se reinventarem constantemente para se adaptar às características da sociedade da informação e do conhecimento.
(....)Dentre os maiores desafios dos gestores, está o de promover a disseminação e o compartilhamento do conhecimento por toda a organização. Numa visão pragmática, interessa saber como se ter a informação disponível no momento em que se faz necessária, no lugar certo, no contexto correto e na forma correta para tomada de decisões.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
F,V,V,V,F.
V,V, V,V,V.
V,V,V,F,V.
V,V,F,F,V.
V,V,F,V,F.
A Gestão do conhecimento é uma teoria que abrange vários aspectos, sendo comumente definida como
a área que se dedica à criação de estruturas corporativas para evitar a perda de funcionários qualificados.
a mais importante área da inteligência artificial para viabilizar a criação de uma futura web semântica.
a análise das formas como as pessoas, em um ambiente organizacional, estruturam, buscam e compartilham informação.
um conjunto de processos de estruturação de metadados para recuperação de informação.
uma área da administração que discute a identificação de problemas, a seleção do problema e a sua solução.
A era do conhecimento exige das organizações novas capacidades para assegurar o sucesso competitivo num cenário complexo. Para isso, a capacidade de mobilização e exploração dos ativos intangíveis – conhecimento – tornou-se muito mais decisiva. Acerca da construção do conhecimento nas organizações, analise as proposições abaixo.
I. A criação do conhecimento em uma organização trata da capacidade que ela tem de criar novos métodos, processos e inovações, disseminá-los nas diversas instâncias organizacionais e incorporá-los aos demais produtos, serviços e sistemas.
II. O processo de construção coletiva de conhecimento organizacional só é possível em um ambiente de aprendizagem que favoreça o compartilhamento de experiências e de informações entre os indivíduos.
III. A organização que aprende é aquela que dispõe de processos sistematizados onde este conhecimento é compartilhado de maneira significativa, e todos se sentem implicados com o próprio desenvolvimento, e com isso podem contribuir para o crescimento da empresa como um todo.
IV. A criação do conhecimento organizacional se dá através da interação entre as pessoas e de algumas possíveis iniciativas por parte da organização. Sua valorização permite à organização gerar novos produtos e processos que representam vantagens competitivas.
V. Para as organizações, o aprendizado organizacional é fonte sustentável de vantagem competitiva, pois se acredita que o verdadeiro diferencial entre as organizações são as pessoas que a constituem.
Assinale a alternativa que contempla todos os itens nos quais as proposições estão CORRETAS.
I, II, III, IV e V.
I, IV e V, apenas.
II, IV e V, apenas.
I, III, e IV, apenas.
II, III e V, apenas.
Na área de Gestão do conhecimento se estabelecem diferenças entre dado, informação e conhecimento. Assinale a alternativa correta.
Informação é um conjunto de dados não compartilháveis.
Dado é informação organizada, com valor e significado para o destinatário.
A informação é a classe mais elementar, básica de descrição de dados.
O conhecimento é a classe de informações registradas em um sistema.
O conhecimento é obtido a partir de dados e informações.
As vantagens para o uso do padrão Dublin Core incluem a possibilidade de extensibilidade, que se refere ao entendimento semântico universal dos elementos.
Certo
Errado
Na sociedade a informação atua como base principal para o desenvolvimento econômico, cultural e gerencial das instituições e coube à biblioteca o papel de guardar e disseminar todo esse conhecimento. Sobre Biblioteconomia, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. Existe um grande paradoxo entre os profissionais que lidam com documentação: não se pode disponibilizar um acervo sem que este fique ausente dos riscos de deterioração com o manuseio, mas se as obras ficarem fora do alcance dos usuários, há quem essa informação contida nos materiais resguardados vai servir?
II. A biblioteca escolar tem exercido completamente o seu papel enquanto espaço de formação e de educação para a informação.
III. Há a necessidade da criação de políticas de preservação visando não apenas ao acondicionamento físico desse material nos centros de documentação, mas ampliando esse campo para quem lida diretamente com as obras, o usuário, instaurando práticas educacionais no ambiente e construindo uma consciência de que um acervo bem cuidado e limpo serve a todos de uma forma mais eficaz.
Estão corretas as afirmativas:
I e II, apenas.
I, II, III.
II e III, apenas.
I e III, apenas.
O XML como linguagem de marcação é incompatível com os padrões de metadados Dublin Core.
Certo
Errado
Observe os dois agrupamentos abaixo. Eles referem-se, respectivamente, a componentes da Gestão do Conhecimento e suas características.
I. Banco de competências organizacionais
II. Capital estrutural
III. Benchmarking externo
a. Repositório de informações sobre a localização de conhecimentos na organização, incluindo fontes de consulta e também as pessoas ou as equipes detentoras de determinado conhecimento.
b. Técnica que compara o desempenho de um processo com o mesmo processo em outras organizações.
c. Conjunto de sistemas administrativos, conceitos, modelos, rotinas, marcas, patentes e sistemas de informática, que permitem à organização funcionar de maneira efetiva e eficaz.
A ordenação correta dos conceitos com os termos adequados é