Questões de Concurso de Serviço de referência - Biblioteconomia

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão de Concurso - 1125489

Concurso TJ AM Analista Judiciário - Área Biblioteconomia 2019

Questão 101

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Para auxiliar os usuários e atender a suas demandas, no cotidiano de uma biblioteca, vários serviços são oferecidos. Entre eles, desempenha papel importante na busca, recuperação e mediação da informação o serviço de referência, tanto presencial quanto virtual.

A respeito do serviço de referência, julgue os itens a seguir.

No conjunto de obras disponibilizadas pelos serviços de referência não se incluem aquelas classificadas como repertórios bibliográficos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 1125490

Concurso TJ AM Analista Judiciário - Área Biblioteconomia 2019

Questão 102

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Para auxiliar os usuários e atender a suas demandas, no cotidiano de uma biblioteca, vários serviços são oferecidos. Entre eles, desempenha papel importante na busca, recuperação e mediação da informação o serviço de referência, tanto presencial quanto virtual.

A respeito do serviço de referência, julgue os itens a seguir.

As principais atividades dos serviços de referência consistem em recepcionar, informar e capacitar usuários, além de pesquisar informações.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 1125491

Concurso TJ AM Analista Judiciário - Área Biblioteconomia 2019

Questão 103

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Para auxiliar os usuários e atender a suas demandas, no cotidiano de uma biblioteca, vários serviços são oferecidos. Entre eles, desempenha papel importante na busca, recuperação e mediação da informação o serviço de referência, tanto presencial quanto virtual.

A respeito do serviço de referência, julgue os itens a seguir.

Quanto menor for a familiaridade do usuário com determinada área de conhecimento, maior será o cumprimento dos objetivos dos serviços de referência.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 1052684

Concurso DPE RJ Técnico Superior Especializado - Área Biblioteconomia 2019

Questão 46

Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível Superior

Grogan (2001) propôs oito passos para a consecução do processo de referência, sob o controle do bibliotecário. Entretanto, ressaltou a importância de “mais uma etapa final” que seria a mais importante para o usuário, mas, como escapa ao controle do bibliotecário, não foi possível considerá-la como parte do processo de referência. Essa “etapa final” trataria do modo pelo qual:
  • A. a biblioteca se desenvolve para atender, continuamente, às demandas dos usuários;
  • B. a desinformação pública poderia ser reduzida com o desenvolvimento de coleções atualizadas;
  • C. as tecnologias poderiam evoluir para poupar o tempo despendido no processo de referência;
  • D. o bibliotecário cultiva a capacidade de pensar criticamente sobre as fontes de informação;
  • E. o usuário utiliza a informação ou o conhecimento que aceita como resposta.

Questão de Concurso - 1052685

Concurso DPE RJ Técnico Superior Especializado - Área Biblioteconomia 2019

Questão 47

Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível Superior

Entre as etapas do serviço de referência presencial descritas por Accart (2012), a definição da estratégia de busca, para que se realize a pesquisa demandada pelo usuário, é aquela que implica:
  • A. analisar a questão do usuário, para definir os diferentes instrumentos de pesquisa;
  • B. capacitar e orientar o usuário na metodologia da pesquisa bibliográfica adequada;
  • C. definir os prazos da pesquisa, planejando o tempo necessário para realizá-la;
  • D. formular conceitos e definir as relações entre eles, mediante operadores booleanos;
  • E. obter as informações que o usuário possui a fim de ter uma visão global da questão.

Questão de Concurso - 1052686

Concurso DPE RJ Técnico Superior Especializado - Área Biblioteconomia 2019

Questão 48

Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível Superior

No que se refere ao serviço de referência virtual, assinale V para a(s) afirmativa(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).

( ) Do ponto de vista legal, seguem os mesmos princípios dos serviços presenciais.

( ) A implantação desse serviço precisa de especificações técnicas inerentes ao sistema de processamento de dados da instituição.

( ) Existem várias soluções técnicas para a implantação desse serviço, e sua adoção depende diretamente das escolhas e dos meios preferidos do ponto de vista organizacional, humano e financeiro.

A sequência correta é:

  • A. F – F – F;
  • B. F – F – V;
  • C. F – V – V;
  • D. V – V – F;
  • E. V – V – V.

Questão de Concurso - 1011956

Concurso CLDF Técnico Legislativo - Área Técnico de Arquivo 2018

Questão 34

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Médio

O setor da biblioteca responsável pela orientação dos usuários em suas necessidades de informação é conhecido como serviço de
  • A. referência.
  • B. desenvolvimento de coleções.
  • C. orientação bibliográfica.
  • D. relações públicas.
  • E. serviços ao público.

Questão de Concurso - 996591

Concurso MPE AL Biblioteconomista 2018

Questão 43

Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível Superior

Assinale a opção que apresenta o objetivo do serviço de referência presencial.
  • A. Auxiliar e orientar o usuário na busca da informação pertinente.
  • B. Disseminar e preservar informações sobre determinado assunto.
  • C. Garantir o acesso em linha aos documentos da biblioteca.
  • D. Promover a funcionalidade do empréstimo local ou domiciliar.
  • E. Servir de interface entre o sistema de informação e o mercado.

Questão de Concurso - 1003081

Concurso ALE RO Analista Legislativo - Área Biblioteconomia 2018

Questão 44

Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível Superior

Sobre o Serviço de Referência presencial, analise as afirmativas a seguir.

I. É o processo de estabelecer contato entre o leitor e seus documentos de uma maneira pessoal.

II. É uma rede de cooperação global que se apoia nas tecnologias de comunicação, que permitem o acesso on-line a serviços de referência.

III. Inclui desde uma vaga noção de auxílio aos leitores até um serviço de informação abstrato e altamente especializado.

Está correto o que se afirma em

  • A. II, apenas.
  • B. I e II, apenas.
  • C. I e III, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. I, II e III.

Questão de Concurso - 1003082

Concurso ALE RO Analista Legislativo - Área Biblioteconomia 2018

Questão 45

Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível Superior

O processo de referência é composto por etapas e finalizado com a solução do problema pelo bibliotecário, mediante alcance da resposta demandada pelo usuário.

Nesses termos, se o usuário não considerar a resposta como uma solução, o processo de referência

  • A. dependerá de adequações ao sistema.
  • B. evoluirá para a próxima etapa.
  • C. será finalizado como um problema.
  • D. terá de ser reiniciado.
  • E. validará o resultado como inconcluso.