

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
São considerados documentos oficiais aqueles publicados pelo Congresso Nacional e(ou) ministérios, nas esferas federal, estadual e municipal, incluindo os territórios e o Distrito Federal.
Certo
Errado
O serviço que permite localizar os livros dentro da coleção, retirá-los para consulta com rapidez, devolvê-los à coleção sem dificuldade e inserir novos livros junto aos já existentes na coleção sem que se percam suas ordens lógicas é chamado de:
levantamento bibliográfico.
circulação.
controle bibliográfico.
localização e inserção.
classificação.
A ocorrência de intercâmbio de trocas de documentos por meio do serviço de fornecimento e provisão de cópias, tomando-se como exemplo o COMUT, insere-se na função biblioteconômica de:
formação, desenvolvimento e organização de coleções
dinamização das coleções
funções Gerenciais
planejamento
A assistência realizada no serviço de referência para atendimento das necessidades dos usuários envolve questões com características específicas, sendo correto afirmar que as respostas
oferecidas aos usuários que estão contidas em catálogos, obras de referência, índices e resumos são denominadas questões bibliográficas.
apresentadas pela equipe de colaboradores, que são rápidas e contém informações sobre localização de espaços dentro e fora da biblioteca, são os atendimentos especiais.
envolvendo especificação de determinado tipo de biblioteca e de materiais em diversos formatos de acesso físico e digital são as questões factuais.
incluindo instrução e encaminhamento a outras bibliotecas, ao empréstimo entre bibliotecas e a comutação bibliográfica definem a pesquisa especializada.
contendo instrução e orientação para os usuários que necessitam aprender a usar os recursos disponíveis e o sistema denominam-se disseminação da informação.
De acordo com os conceitos de Jean-Philippe Accart (2012) sobre serviço de referência, assinale a alternativa incorreta.
O serviço de referência presencial é caracterizado pela interação direta entre bibliotecários e usuários, ocorrendo no espaço físico da biblioteca.
A interação assíncrona, como e-mails e fóruns, é uma das formas de comunicação utilizadas no serviço de referência virtual, permitindo que os usuários enviem perguntas a qualquer hora.
A principal desvantagem do serviço de referência virtual, segundo Accart, é o alto tempo de espera dos usuários pela informação, motivando a busca por autonomia pelo usuário no acesso aos conteúdos.
A acessibilidade é um aspecto positivo do serviço de referência virtual, uma vez que permite que pessoas com mobilidade reduzida ou deficiências possam receber assistência sem sair de casa.
Acerca do serviço de referência, analise as assertivas abaixo:
I. As funções informativa, consultiva e instrutiva formam o tripé principal das ações do serviço de referência.
II. A função instrutiva dos serviços de referência envolve todas as unidades de informação, embora seja mais frequente em bibliotecas escolares e acadêmicas devido aos objetivos educacionais dessas instituições.
III. Boa parte das estratégias de marketing está a cargo dos bibliotecários de referência, por seu conhecimento dos usuários e pela competência em pesquisa e divulgação.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas III.
Apenas I e II.
Apenas I e III.
I, II e III.
Considerando as obras de referência, relacione adequadamente os tipos de obra à sua conceituação.
1. Almanaques.
2. Dicionários.
3. Diretórios.
4. Enciclopédias.
( ) Coletânea de assuntos, os mais diversos possíveis, apresentados de forma atualizada.
( ) Obras organizadas alfabeticamente, apresentando verbetes com informações sobre os principais assuntos científicos, humanísticos
e artísticos.
( ) Obras organizadas em ordem alfabética, relacionando o conjunto de vocábulos de uma língua ou os termos próprios de uma
ciência ou arte.
( ) Relatório de instituições especializadas ou pessoas, trazendo seus dados principais e área de interesse e atuação.
A sequência está correta em
1, 4, 2, 3.
2, 3, 1, 4.
3, 1, 4, 2.
4, 1, 2, 3.
A biblioteca é um local que estimula a construção de saberes e, para tanto, oferece diversos serviços, dentre eles está o serviço de referência. Este pode ser definido como:
O setor que promove a indexação do acervo da biblioteca.
O serviço de referência realiza a classificação dos livros e de outros documentos.
A catalogação é o principal objetivo do serviço de referência.
É um dos serviços mais importantes, isso porque diz respeito ao atendimento das necessidades informacionais dos usuários de uma biblioteca.
O serviço de referência virtual, quanto ao tempo de resposta, pode ser síncrono ou assíncrono. No primeiro, os bibliotecários e os usuários relacionam‑se em tempo real, enquanto, no segundo, a relação não é automática.
Certo
Errado
O recurso ao profissional de referência por parte do usuário constitui um verdadeiro valor agregado ao serviço que lhe é fornecido. O profissional assume um papel de mediação entre uma informação e o usuário potencial dessa informação. De acordo com o livro “Serviço de referência: do presencial ao virtual”, de Jean Philippe Accart, relacione adequadamente as definições a seguir.
1. Obras de referência (reference books).
2. Coleção de referência (reference collection).
3. Entrevista de referência (reference interview).
4. Pergunta de referência (reference request).
( ) Comunicação interpessoal que se estabelece entre o profissional de referência e o usuário; permite determinar qual é a necessidade de informação.
( ) Obras de consulta destinadas a servir de guia para a pesquisa. Em geral, são colocadas em setor especial do serviço de documentação ou da biblioteca, amiúde próximo da recepção ou do balcão de referência.
( ) Reúne, de um lado, dicionários, enciclopédias, manuais, diretórios etc., que não podem ser retirados por empréstimo e permanecem diretamente à disposição do serviço de referência para fornecer uma informação imediata e, por outro lado, as fontes eletrônicas de informação.
( ) Toda consulta de um usuário para que seja encontrada uma informação específica ou genérica na biblioteca. Dela se desincumbe um profissional treinado para o serviço de referência. A sequência está correta em
3, 1, 2, 4.
3, 2, 1, 4.
4, 1, 2, 3.
4, 2, 1, 3.
Accart (2012) explora as competências dos bibliotecários e profissionais da informação para oferecer serviços de referência práticos em ambientes presenciais e virtuais, bem como dialoga sobre os desafios e oportunidades na melhoria dos serviços de referência em contextos virtuais com ferramentas digitais como chats, e-mails, fóruns e redes sociais, complementando o atendimento presencial. A respeito do serviço de referência, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) O pessoal do serviço de referência em bibliotecas universitárias não realiza pesquisas “para ou em lugar de” devido à quantidade de estudantes ou de docentes, o que tornaria impossível tal atividade.
( ) Um serviço de referência de qualidade prescinde importantes qualidades profissionais, humanas e sociais, as quais devem ser levadas em conta na hora de formar a equipe de referência.
( ) O serviço de referência, como primeiro ponto de contato com o usuário, é a separação de todas as atividades que fazem parte da cadeia documentária (aquisição, tratamento e disseminação).
( ) No âmbito da biblioteca universitária, os bibliotecários organizam sessões de capacitação para estudantes sobre a utilização de instrumentos bibliográficos.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
V – V – V – F.
V – V – F – F.
V – F – F – V.
F – F – V – V.
F – F – F – V.
O serviço de referência e-reference abarca tanto o atendimento remoto como o atendimento em tempo real.
Certo
Errado
Os catálogos de acesso ao público (OPACs) desenvolveram-se em diferentes períodos e com diferentes intensidades, de acordo com os recursos tecnológicos disponíveis. A segunda geração dos OPACs, entre os anos 1980 e 1990, trouxe melhorias na interface do usuário e em suas funcionalidades. Os principais serviços oferecidos nesta geração foram
busca por palavra-chave, busca booleana e navegação por faceta.
busca avançada, tags sociais e recursos de colaboração.
visualização de capas, resenhas de usuários e sugestões de leitura.
pesquisa semântica, leituras relacionadas e integração com redes sociais.
comentários de usuários, classificação de usuários e feeds RSS.
Grogan (1995) apresenta uma estrutura clássica para o processo de referência em bibliotecas, sendo uma ferramenta útil para bibliotecários que desejam aprimorar suas habilidades. Acerca do serviço de referência, analise as assertivas a seguir:
I. É chamado de coração da profissão. Em 1957, Ranganathan escreveu que o serviço de referência é a razão precípua e a culminância de todas as atividades bibliotecárias, sendo considerado pela geração contemporânea o ápice da atividade bibliotecária.
II. Apesar da crescente sistematização desse campo e dos progressos da tecnologia da informação, ainda existe um amplo consenso entre seus profissionais de que, em praticamente todos seus aspectos, o serviço de referência não é mais uma arte, mas uma ciência.
III. O conceito de acessibilidade é o primeiro requisito do bibliotecário de referência.
IV. É muito difícil conseguir que um indivíduo lhe diga o que realmente está procurando. Provavelmente, a forma mais frequente assumida por essa tendência é o usuário solicitar material sobre um assunto genérico ou amplo, quando na verdade o que deseja é algo bastante específico ou detalhado.
Quais estão INCORRETAS?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas III.
Apenas II e IV.
Apenas III e IV.
As diretrizes básicas para o serviço de referência e informação procuram maximizar o uso dos recursos informacionais, por meio de uma interação entre diferentes grupos de usuários. O nível que proporciona o acesso à informação em diversos bancos de dados e instrumentos bibliográficos, por meio de programas cooperativos entre bibliotecas ou recursos eletrônicos, é o:
restrito
indireto
amplo
direto
Analise os seguintes termos e assinale o que melhor descreve a prática de ajudar os usuários a encontrar e utilizar informações em uma biblioteca.
Referência.
privação.
Bibliografia.
Empréstimo.
Qual é a importância da mediação de leitura no contexto dos serviços de referência em bibliotecas:
Selecionar os livros mais populares para os usuários.
Realizar competições baseadas nos enredos dos livros.
Criar relatórios sobre o número de livros emprestados.
Catalogar os livros por temas de interesse dos usuários.
Incentivar a leitura entre os usuários por meio de atividades e sugestões de livros.
Considere o seguinte texto sobre um serviço ofertado em bibliotecas públicas:
É o termo que se aplica à relação entre a biblioteca e o usuário, em busca de uma informação; é a orientação que o pessoal da biblioteca pode oferecer ao usuário para que ele encontre a resposta procurada em seu estudo ou pesquisa, ou, se a biblioteca não dispuser de meios para lhe oferecer essa resposta, deve-lhe indicar onde poderá obtê-la, seja por meio de serviços de outra biblioteca ou instituição congênere, seja por meio de consulta à Internet.
A qual serviço o texto se refere?
Extensão
Ouvidoria
Referência
Informação à Comunidade (SIC)
Especial
Para conduzir um bom Serviço de Referência, é necessário que o bibliotecário possua conhecimento substancial a respeito do acervo da sua unidade de informação, com o intuito de facilitar a interação entre o usuário e a informação. Nesse contexto, as responsabilidades do bibliotecário de referência incluem orientar sobre a utilização de Fontes de Informações Digitais, fornecer diretrizes acerca das normas técnicas da ABNT, capacitar os usuários no manejo dos produtos e serviços disponibilizados pela biblioteca, oferecer orientações referentes ao empréstimo e renovações de materiais, bem como receber e acompanhar visitas guiadas destinadas à comunidade.
Certo
Errado
Sistema bibliográfico que registra as coleções de várias bibliotecas desenvolvido como um serviço cooperativo com mecanismo de busca que permite pesquisas na totalidade das coleções registradas.
Trata-se da definição de
bibliografia nacional.
hemeroteca.
midiateca.
serviço de documentação.
catálogo coletivo.