Questões de Concurso sobre Assessoria de Comunicação na Comunicação Social

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
756 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Leia o texto a seguir.


“(...) ainda hoje se veem assessorias movidas pelas ondas das coletâneas de notícias publicadas na imprensa, pelo atendimento às demandas telefônicas, pela redação de releases e sugestões de pauta. Ficam no operacional porque pressupõem que é isso que se espera deles. Centram-se em atividades periféricas e não investem tempo e energia nas atividades consideradas centrais para o sucesso da organização pelos dirigentes.”

CURVELO in DUARTE, 2011, p. 107. Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia: teoria e técnica / Jorge Duarte (organizador). 4. Ed. – São Paulo: Atlas, 2011.


Atualmente, qual deve ser a principal função das assessorias de comunicação nas organizações e quais são exemplos de ações relacionadas?


A

Avaliativa, por meio da centimetragem e contagem de segundos evidenciadas pelo clipping.


B

Auxiliar, por meio do suporte aos diversos setores da organização na redação de comunicados.


C

Estratégica, por meio da prospecção de cenários, realização de diagnósticos e planejamento de ações de comunicação.


D

Executiva, por meio da distribuição de releases, operacionalização de mídia paga e organização de eventos.

Considerando as proposições:


I.Em princípio, funciona como um complemento de informações, uma espécie de roteiro, distribuído antes de entrevistas coletivas, solenidades, etc., para fornecer aos repórteres os dados essenciais.

II.Atividade que visa ao fortalecimento da imagem de uma organização, personalidade, marca, produto ou serviço.

III.A preparação de porta-vozes para se tornarem fontes na imprensa em entrevistas, coletivas ou administração de crises.


Assinale a alternativa que relaciona corretamente os termos a seus significados:


A

House organ (I), Assessoria de imprensa (II), media training (III).


B

Media training (I), assessoria de imprensa (II), house organ (III).


C

Release (I), media training (II), assessoria de imprensa (III).


D

Release (I), assessoria de imprensa (II) e media training (III).


E

Assessoria de imprensa (I), house organ (II), media training (III).

Para produzir uma notícia, a assessoria de imprensa contata ou acessa as fontes necessárias, sejam elas dados, personagens ou especialistas, normalmente de dentro da organização assessorada.


C

Certo


E

Errado

Embora Assessoria de Comunicação seja frequentemente confundida com a Assessoria de Imprensa, que é precursora do modelo, não é viável compreendê-las como sinônimas. A assessoria de imprensa é um braço da assessoria de comunicação que abriga os jornalistas e tem demandas inerentes às produções de notícias e conteúdos informativos. Nas atividades da assessoria de imprensa, recorre-se ao


A

Media training que consiste em treinar os porta-vozes da instituição, como gerentes, diretores e encarregados mais requisitados para entrevistas, a fim de prepará-los para essas ocasiões.


B

Clipping que é uma estratégia utilizada como canal de comunicação com jornalistas de redação. A atividade é realizada, principalmente, na hora de acompanhar o andamento dos releases enviados à imprensa.


C

Gerenciamento de crise que consiste em realizar um processo contínuo de monitoramento, organização e análise de menções ou citações feitas na mídia as quais geram algum tipo de impacto na imagem de uma marca.


D

Follow up que é um conjunto de procedimentos e ações que devem ser adotados diante de uma situação de crise, com objetivo de minimizar impactos negativos e identificar oportunidades de melhoria de imagem e reputação em uma empresa ou instituição.

Uma equipe de assessoria de comunicação planeja uma série de ações para comemorar os 50 anos de uma empresa privada. Uma delas é o lançamento de um livro com histórias de funcionários que trabalham na empresa desde a fundação. Durante a reunião para discutir o projeto dessa produção gráfica, as opiniões foram divergentes em relação ao número de páginas e à gramatura.


Assinale a alternativa que tem relação correta à gramatura dentro do contexto apresentado.


A

Quantidade de fotos da publicação


B

Escolha da tonalidade de azul


C

Tamanho das fontes tipográficas


D

Espessura do papel das páginas


E

Espaçamento entre as linhas

Leia o texto a seguir.

O sistema institucionalizado de cooptação, a cultura de controle da informação nos órgãos públicos e uma recorrente acusação de ineficiência ajudaram a criar fama, particularmente desde o AI-5 e nas redações mais exigentes, de assessores de comunicação vinculados a órgãos públicos serem necessariamente incompetentes, bloqueadores do fluxo de comunicação, criadores de cortina de fumaça, porta-vozes do autoritarismo.

DUARTE, Jorge (Org.). Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia: teoria e técnica. S. Paulo: Atlas. 2009.

A ação imputada aos assessores de imprensa descrita no texto é


A

jornalismo chapa-branca.


B

imprensa marrom.


C

nariz de cera.


D

jornalismo político.


E

relações públicas.

Mais de 1/3 dos jornalistas brasileiros (34,9%) trabalham fora da mídia, contemplando as atividades de assessoria de imprensa ou comunicação, produtoras de conteúdo para mídias digitais ou outras ações que utilizam conhecimento jornalístico. Desse universo, 43,4% declaram que sua atividade principal é realizada em assessorias de imprensa.

Os dados são da pesquisa Perfil do Jornalista Brasileiro 2021, realizada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com diversas entidades, entre elas a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ, 2003).

Para Maristela Mafei (2007) a assessoria de imprensa vai além da construção de relacionamentos com jornalistas dos meios de comunicação, pois inclui a execução e o planejamento de ações, além de influenciar na linha de discurso da instituição.


Em relação à atuação em assessoria de imprensa, é correto afirmar:


A

É função do assessor ter boas relações com os editores e jornalistas, pois isso garante que haverá matérias positivas na mídia.


B

A assessoria de imprensa atua junto à mídia para dar sustentação ao posicionamento de marketing do assessorado.


C

A assessoria de imprensa negocia a veiculação de notícias do interesse do assessorado por meio de lobbie.


D

É função do profissional auxiliar o assessorado a ter um canal de comunicação e restringir o acesso dos jornalistas às fontes.


E

Os trabalhos de jornalista em redação e de assessoria não têm relação, pois só o primeiro divulga informações corretas.

Dentro de uma organização que se estabelece pela organização e método, com hierarquias definidas, com um modelo de gestão que propõe qualidade e assertividade, é preciso manter suas diversas áreas bem definidas para que não haja sobreposição de funções. Leia atentamente as proposições abaixo.


I. Setor de Advocacy: Apresentar as melhores estratégias de Gestão de Pessoas, melhorias contínuas nas metodologias de implementação de políticas de atuação junto ao público interno.

II. Setor de Relações Públicas: Organizar a comunicação mercadológica, estabelecendo normas e precificações, interagindo com os clientes para melhorar os índices do negócio e da marca.

III. Setor de Assessoria de imprensa: Otimizar o relacionamento com às mídias, uniformizar a linguagem das mensagens, evitar contradições entre notas para os meios de comunicação e zelar pela consistência e coerência dos fatos.


Estão corretas as afirmativas:


A

I apenas


B

I e II apenas


C

III apenas


D

I e III apenas

Marque a opção que NÃO corresponde a uma das funções que devem ser exercidas pelo assessor de imprensa:


A

Relacionamento com setores de mídia.


B

Gestão de crise.


C

Negociação de cachês de artistas e de pagamento a jornalistas.


D

Promoção do cliente.


E

Organização de entrevistas.

O press release – ou apenas release – é uma das principais ferramentas de trabalho dos assessores, o tradicional elo entre assessoria e imprensa. Diante do exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) Em linhas gerais, é a matéria que a instituição gostaria de ver publicada pela mídia.

( ) Tem a estrutura de uma notícia comum e pode conter fotografias, vídeos ou outros conteúdos multimídia.

( ) Os assessores sabem que haverá um filtro jornalístico antes da publicação de seus releases. Por isso, eles não escrevem o texto pensando nos jornalistas, mas sim no leitor final.

( ) O release é enviado às redações como sugestão, uma espécie de roteiro redigido pelo assessor de imprensa, que pode ser distribuído em eventos, coletivas ou diariamente via mailing.


A sequência está correta em


A

V, V, F, V.


B

F, V, F, V.


C

V, F, V, F.


D

F, F, V, F.

No caso de assessorias de comunicação de instituições governamentais, as redações jornalísticas devem estar informadas a respeito dos horários de atendimento dos órgãos e de seus porta‑vozes para adequar a produção das notícias à disponibilidade das agendas, pois não pode ser realizado atendimento à imprensa fora dos horários oficiais de trabalho.


C

Certo


E

Errado

No atendimento à imprensa em eventos públicos, as autoridades devem ser orientadas por suas assessorias a não responder às perguntas de jornalistas, concentrando o trabalho nos assessores e nos comunicados já preparados, pois isso reduz o risco de uma exposição negativa.


C

Certo


E

Errado

A hipótese da agenda setting concentra seus esforços no trabalho dos jornalistas e nos critérios utilizados pelos profissionais para publicarem ou para descartarem uma notícia.


C

Certo


E

Errado

A assessoria de comunicação tem o objetivo de posicionar a empresa para a qual presta serviço, por meio de suas fontes, de forma positiva junto à opinião pública. As fontes são representadas por dirigentes, diretores e CEOs, que terão que lidar com a mídia e buscar gerar informações positivas a respeito da empresa que lideram. Qual postura deve ser adotada pela fonte, de modo a otimizar o trabalho da assessoria de comunicação?


A

Adotar uma postura enérgica, buscando inserção constante e contínua na mídia.


B

Colocar a assessoria de comunicação a par apenas dos aspectos positivos da empresa, de modo a focar o trabalho em questões que tragam retorno favorável e, consequentemente, lucros.


C

Entender os meandros da mídia e o processo de produção da notícia adotado pelos veículos de comunicação de massa.


D

Evitar contato com a mídia durante crises que possam gerar repercussão negativa na mídia.

Composto por textos, fotos e outros materiais destinados à divulgação, assinale a alternativa que apresenta o produto de uma assessoria, utilizado em entrevistas coletivas e eventos, quando os jornalistas requerem um volume maior de dados e que as informações contidas são úteis para que pauteiros, chefes de reportagem e repórteres possam organizar a cobertura.


A

Press kit


B

Mailling list


C

Release


D

House organ


E

Follow up

Com as novas tecnologias digitais, os papéis do assessor de imprensa e as rotinas das assessorias passaram por transformações.

Sobre elas, avalie as afirmativas a seguir.

I. Mídias sociais são ambientes unicamente de conflitos e enfrentamentos, cabendo ao assessor, diante da aspereza do interlocutor, agir no mesmo tom, publicamente e com firmeza.

II. O advento das novas plataformas digitais gerou uma reconfiguração da imprensa, aumentando a influência dos veículos jornalísticos tradicionais, que devem ter prioridade absoluta no atendimento da assessoria.

III. Antes, o assessor se relacionava com o jornalista para alcançar a sociedade, agora, com as mídias digitais, também informa diretamente um público final mais amplo.

Está correto o que se afirma em


A

I, apenas.


B

II, apenas.


C

III, apenas.


D

I e III, apenas.


E

I, II e III.

O release segmentado, no qual geralmente se utiliza linguagem não especializada, deve ser produzido para jornalistas que atuam em editorias de interesse geral.


C

Certo


E

Errado

Os Diários Associados foram um verdadeiro império da comunicação no Brasil no século XX, reunindo veículos impressos, de rádio e televisão. Quem foi o empresário responsável pelos Diários Associados?


A

Adolpho Bloch.


B

Roberto Civita.


C

Roberto Marinho.


D

Assis Chateaubriand.

A assessoria de imprensa, enquanto campo de atuação jornalística, pressupõe a elaboração de documentos prévios para que suas atividades sejam bem-sucedidas. O ato de relacionar e avaliar informações e atividades de acordo com uma sequência lógica e ordenada de ideias que serão executadas em prazos previamente determinados com vistas a alcançar objetivos preestabelecidos se refere a que tarefa?


A

Planejamento.


B

Política.


C

Plano.


D

Estratégia.


E

Diagnóstico.

Uma das estratégias amplamente utilizadas pelas assessorias é a aplicação dos valores‑notícia utilizados pelos jornalistas em seus releases e suas notícias institucionais, para transformar acontecimentos da rotina da organização em notícias publicadas pela imprensa.


C

Certo


E

Errado

   
Gerar simulado