

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Raimar Richers em Marketing: uma visão brasileira, apresenta o marketing mix como a combinação de elementos de 1) adaptação da oferta da empresa às forças detectadas no mercado com 2) a ativação, ou seja, o conjunto de medidas destinadas a fazer com que o produto atinja mercados predefinidos e seja adquirido pelos compradores na quantidade e frequência desejadas. Para atingir um marketing mix ótimo – que atinja diretamente os produtos sem precisar ser “empurrado” – são usados, segundo este autor, instrumentos que atendem a necessidades em termos de produtos/serviços, assim como da comunicação, conforme a figura abaixo.

Deste modo, o uso destes instrumentos do marketing mix deve ser realizado
Nos mercados organizacionais, as propostas de vendas são importante tarefa na área comercial.
Nesse sentido, as propostas podem ser consideradas como documentos de marketing, pois descrevem
as fases da conquista de um mercado organizacional
a solicitação dos pedidos requeridos pelo cliente
a propaganda de venda dos fornecedores de produtos
o passo a passo da estratégia de vendas da empresa
o valor e os benefícios da oferta sob o ponto de vista do cliente
A venda transacional e a venda de relacionamento se diferem no seguinte aspecto: na venda
transacional, é preciso manter o preço para obter o lucro, e, na venda de relacionamento, é preciso diminuir o preço para garantir a venda.
transacional, deve-se concentrar nas contas com alto potencial de lucro, e, na venda de relacionamento, deve- se concentrar nos produtos que contribuirão para o bem-estar do cliente.
transacional, devem-se conseguir novas contas, e, na venda de relacionamento, é preciso conservar as contas já existentes.
transacional, o profissional de vendas torna-se o fornecedor preferencial daquele cliente, e, na venda de relacionamento, são os promotores ou repositores que facilitam as vendas para os consumidores.
de relacionamento, o profissional de vendas tem como foco a venda do produto, e, na venda transacional, ele busca gerir cada compra com vista a um lucro no longo prazo.
A sociedade hoje está em um ritmo acelerado de mudanças tecnológicas, o qual afeta o cenário mercadológico mundial.
Nas empresas, os avanços e inovações nessa área interferem nas estratégias de marketing e vendas porque
aumentam a separação entre os países, em função do crescimento explosivo nas áreas de informática, telecomunicações e transporte.
ampliam a atuação profissional para organizações sem fins lucrativos, associações de classe e entidades públicas.
ajudam as empresas a distribuir seus produtos de maneira mais eficiente e a comunicar-se diretamente com os clientes.
criam novas formas de rastrear produtos e serviços customizados, em sintonia com um amplo mercado de massa.
representam uma forma de pressão para que a diretoria assuma a responsabilidade pelos impactos causados pela produção.
Kotler & Armstromg (2006) apresentam as cinco ferramentas de promoção mais importantes em um MIX de comunicações de MARKETING. Qual ferramenta é definida como incentivos de curto prazo para estimular a compra ou a venda de um produto ou serviço?
Propaganda.
Venda pessoal.
Marketing direto.
Relações públicas.
Promoção de vendas.
Analise o fragmento a seguir.
“A perda de clientes lucrativos pode ser um grande problema para as empresas. Por isso, reconquistá-los torna-se uma importante atividade de marketing. Geralmente é mais _____ reter do que atrair novos clientes e a chave para reter os clientes lucrativos é _____. Os cinco níveis de investimento na construção do relacionamento são: básico, reativo, responsável, pró-ativo e _____. Entre as estratégias para formar fortes vínculos com os clientes está o acréscimo de benefícios _____, sociais e estruturais na relação empresa-cliente.”
Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do fragmento acima
As medidas que empresas inseridas em contexto de recessão econômica devem adotar para o cumprimento de suas metas de vendas incluem estabelecer contato com seus clientes e, quando for possível, visitá-los, bem como buscar indicações de novos clientes.
Certo
Errado
O vendedor que apresenta determinado produto ao cliente mas não fecha o contrato de vendas neste primeiro contato não foi capaz de realizar uma venda pessoal.
Certo
Errado
De acordo com os hábitos de compra, os bens podem ser distinguidos em quatro categorias.
Produtos como sabonetes ou jornais, comprados frequentemente e sem muito esforço por parte do consumidor, são classificados como bens
intangíveis
não procurados
de conveniência
de especialidade
de compra comparada
Um gerente recebeu um correntista para discutir seus investimentos no banco, com a preocupação de mantê-lo como cliente por muito tempo. Para tanto, o profissional buscou entender os objetivos do cliente e oferecer-lhe um serviço de qualidade. Ao longo da reunião, o gerente procurou estabelecer conjuntamente metas de rentabilidade de curto, médio e longo prazos que atendessem às necessidades do correntista.
A preocupação do gerente com o atendimento constante às necessidades do cliente é um exemplo de uma técnica de marketing denominada
aftermarketing
garantia implícita
marketing de conquista
marketing de frequência
marketing de relacionamento
A ferramenta de comunicação de marketing que tem como objetivo colocar a mercadoria certa, na quantidade certa, no momento certo, no lugar certo, pelo preço certo, com apresentação certa, é:
propaganda;
publicidade;
promoção;
merchandising;
relações públicas.
A Defensoria Pública de um estado brasileiro desenvolveu diversos serviços para os cidadãos, alguns com nomes fantasia, outros usando o nome da Defensoria. Dentro da gestão de marketing, esse conjunto de serviços oferecido representa, para a marca Defensoria Pública:
extensão;
amplitude;
profundidade;
consistência;
alinhamento.
Durante a auditoria de vendas, o diretor de uma empresa realizou um levantamento das atividades dos concorrentes. Depois disso, realizou uma comparação entre as atividades da empresa e as desses concorrentes, podendo, assim, determinar os pontos fortes e fracos dessa empresa.
Essas análises são realizadas durante a fase da auditoria de vendas denominada
recomendações
análise situacional
pesquisa de mercado
investigação funcional
desenvolvimento organizacional
Associe as colunas relacionando as modalidades de marketing com suas respectivas conceituações.
1. De relacionamento.
2. Institucional.
3. Endomarketing.
( ) Focado na máxima empatia, no contato com o cliente por meio de promoções e técnicas de comunicação geradoras de satisfação, envolvimento e identificação com relação à organização.
( ) Consiste em aplicar uma visão de marketing a todas as rotinas de uma organização, a todos os aspectos do ambiente interno onde se encontra o público diretamente envolvido com a organização.
( ) Engloba todos os aspectos relacionados à fixação da marca na memória do público (share of mind), com o objetivo imediato de criar uma atitude favorável a organização nos diversos segmentos de público.
A sequência está correta em
1, 2, 3.
1, 3, 2.
2, 3, 1.
3, 2, 1.
As informações úteis para profissionais de comunicação e marketing digital se referem a itens do micro e macroambientes de marketing. Em relação ao microambiente, podemos citar os fatores como
de meio ambiente.
políticos-legais.
econômicos.
clientes.
tecnológicos.