Questões de Concurso de Responsabilidade Social - Comunicação Social

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão de Concurso - 817455

Concurso

Questão 63

Nível

Com relação à responsabilidade social corporativa, julgue os itens subsequentes. A conscientização dos cidadãos a respeito dos recursos naturais e das práticas empresariais exige que as empresas adotem novas estratégias nas dimensões econômica, social e ambiental, uma vez que os consumidores tendem a optar por marcas que desenvolvem e disseminam programas de responsabilidade social.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 817456

Concurso

Questão 64

Nível

Com relação à responsabilidade social corporativa, julgue os itens subsequentes. O estabelecimento de condutas éticas nos relacionamentos com os stakeholders e a concorrência constitui prática de responsabilidade social corporativa.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 817457

Concurso

Questão 65

Nível

Com relação à responsabilidade social corporativa, julgue os itens subsequentes. A redução da emissão de carbono e a defesa dos direitos dos animais, por serem atribuições governamentais, não são ações de responsabilidade social de uma empresa e, por isso, não afetam sua credibilidade junto aos seus clientes.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 817458

Concurso

Questão 66

Nível

Com relação à responsabilidade social corporativa, julgue os itens subsequentes. O desenvolvimento sustentável de uma organização deve ater-se às ações ambientais que ela desempenha e promove.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 866224

Concurso TRT 3 Analista Judiciário - Área Comunicação Social 2015

Questão 44

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Superior

Uma empresa fabricante de tintas constatou que estava em segundo lugar no mercado de varejo. A assessoria de comunicação desta empresa, depois de uma série de pesquisas entre os stakeholders, diagnosticou que o fator preço não era o mais relevante na decisão de compra. As pesquisas também mostraram que não havia diferenças quanto à percepção da qualidade dentre as marcas líderes do mercado. A principal concorrente desta indústria trabalhava com uma faixa de preços muito semelhante. Em consulta aos departamentos industrial e comercial, verificou-se que não havia a possibilidade de fazer uma alteração radical na política de preços que diferenciassem sensivelmente as duas empresas. Ambas tinham igual tempo de presença no mercado e investiam números semelhantes em publicidade. A empresa líder do mercado havia ganhado e mantido, há dois anos, o selo de empresa amiga da criança e divulgava peças publicitárias com os projetos sociais atendidos. A partir deste cenário,
  • A. apesar da preocupação com a cidadania, o fator preço ainda é decisivo na escolha do consumidor.
  • B. a liderança de mercado independe da responsabilidade social.
  • C. a responsabilidade social agrega valor à marca.
  • D. o valor da marca depende, exclusivamente, da campanha publicitária.
  • E. os departamentos comercial e industrial não são ouvidos pela equipe de comunicação.

Questão de Concurso - 866225

Concurso TRT 3 Analista Judiciário - Área Comunicação Social 2015

Questão 45

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Superior

Uma empresa multinacional, com mais de 35 anos no Brasil e líder de mercado, se instalou desde sua chegada em um bairro periférico de uma região metropolitana do sudeste brasileiro. Com o crescimento populacional, o entorno foi ocupado por população de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social. Em uma determinada época, os colaboradores da empresa passaram a reclamar com as chefias do elevado índice de assaltos nos horários de almoço, entrada e saída. Esta situação foi publicada por importantes veículos de comunicação. Sobre este cenário, considere:

I. A empresa pode investir em uma política de responsabilidade social na comunidade, com cursos de capacitação e letramento, construção de centros comunitários para práticas esportivas e culturais e reformas de espaços públicos, inclusive com a participação dos colaboradores

PORQUE

II. o investimento em responsabilidade social, pode gerar imagem positiva nos diversos stakeholders: nos colaboradores, que teriam outra imagem da comunidade; nos moradores do entorno, que teriam a empresa como parceira; no poder público que, ao se beneficiar dos investimentos, pode auxiliar a empresa nos eventos e colaborar para tentar diminuir os índices de vulnerabilidade social e, finalmente, nos consumidores finais que estariam adquirindo produtos com um selo de cidadania.

  • A. A afirmação I é verdadeira, a II é falsa e a segunda não explica a primeira.
  • B. Ambas as afirmações são verdadeiras e a segunda explica a primeira.
  • C. A afirmação I é verdadeira, a II é falsa e a segunda explica a primeira.
  • D. A afirmação II é verdadeira, a I é falsa e a segunda é consequência da primeira.
  • E. Ambas as afirmações são verdadeiras e a primeira é a explicação da segunda.

Questão de Concurso - 866227

Concurso TRT 3 Analista Judiciário - Área Comunicação Social 2015

Questão 47

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Superior

Uma empresa fabricante de vidros está instalada em um bairro residencial há mais de 30 anos. Com o aumento da demanda, houve crescimento dos processos fabris e máquinas que emitem ruídos mais altos, e são mais poluidoras, tiveram de ser instaladas nas áreas vizinhas às residências. A empresa, que no passado tinha imagem positiva na comunidade, passou a receber reclamações por carta e pelo fale conosco do site institucional. Para mitigar os problemas gerados com esta situação a empresa deve realizar

I. pesquisa de percepção de imagem com a comunidade, seguida de ações mitigadoras no processo fabril.

II. ações de responsabilidade social com a comunidade (cursos de capacitação, alfabetização, formação de empreendedores, reformas de praças e espaços públicos).

III. fechamento dos canais de interação do site institucional e migração para a rede social Linked in.

IV. nova pesquisa de percepção de imagem e reputação após as ações de mitigação e responsabilidade social.

V. campanha publicitária agressiva contra a concorrente para desviar a atenção da comunidade.

Está correto o que consta APENAS em

  • A. I, III, IV e V.
  • B. I, II e V.
  • C. II, III e IV.
  • D. I, II e IV.
  • E. I, II, III e V.

Questão de Concurso - 793637

Concurso FUB Produtor Cultural 2015

Questão 99

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Acerca da responsabilidade social das organizações e suas relações com os consumidores e com a comunidade, julgue os itens a seguir. A responsabilidade social deve perpassar as atividades das organizações.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 754926

Concurso ANATEL Técnico Administrativo - Área Comunicação 2014

Questão 63

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Médio

Com relação ao assunto abordado no texto acima, julgue os itens subsequentes.

A empresa que desenvolve ações sociais paralelamente com suas atividades comerciais deve demonstrar um compromisso com a sociedade que vai além do econômico-monetário, sob pena de ser classificada como oportunista. Para obter retorno positivo para sua imagem, é recomendável que a empresa associe, de forma integrada e transparente, ações de comunicação, inclusive publicitárias, às atividades sociais.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 710020

Concurso FUB Produtor Cultural 2013

Questão 119

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Acerca das ações de responsabilidade social como fator que agrega valor à imagem corporativa, julgue os itens subsecutivos. Entre as ações de responsabilidade social que podem ser desenvolvidas por uma organização estão o apoio ao desenvolvimento de comunidades locais, a preservação do meio ambiente e o retorno de balanços financeiros a seus acionistas.
  • C. Certo
  • E. Errado