

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Nos termos do Código Civil, a recusa à perícia médica ordenada pelo juiz poderá:
Suprir a prova que se pretendia obter com o exame.
Suprir a prova que se pretendia obter com o exame, se a parte der consentimento expresso.
Suprir a prova que se pretendia obter com o exame, somente no caso de direito indisponível.
Suprir a prova que se pretendia obter com o exame, somente no caso de a parte confessar os fatos.
Suprir a prova que se pretendia obter com o exame, somente quando houver repercussão criminal.
O legislador estabeleceu que, salvo se o negócio jurídico impuser forma especial, o fato jurídico poderá ser provado por meio de testemunhas, perícia, confissão, documento e presunção. Partindo do tema “meios de provas”, e tendo o Código Civil como aporte, assinale a afirmativa correta:
na escritura pública admite-se que, caso o comparecente não saiba escrever, outra pessoa capaz e a seu rogo poderá assiná-la;
a confissão é revogável mesmo que não decorra de coação e é anulável se resultante de erro de fato;
a prova exclusivamente testemunhal é admitida, sem exceção, qualquer que seja o valor do negócio jurídico;
a confissão é pessoal e, portanto, não se admite que seja feita por um representante, ainda que respeitados os limites em que este possa vincular o representado;
o ônus da prova incumbe: ao autor, quanto ao fato constitutivo do seu direito; ao réu, quanto à existência de fato impeditivo, modificativo ou extintivo do direito do autor. Não podendo, em hipótese alguma, ser decretada a inversão do ônus da prova pelo Magistrado.
Acerca das provas admitidas no direito civil, assinale a opção correta.
Os livros e as fichas dos empresários e das sociedades não constituem prova suficiente contra as pessoas a que pertencem, mesmo que escriturados sem vícios.
As declarações enunciativas feitas em documentos devidamente assinados presumem-se verdadeiras, não havendo necessidade da prova de sua veracidade.
Os documentos redigidos em língua estrangeira devem ser traduzidos para o português, mas podem ser admitidos, mesmo sem a tradução, quando não acarretarem dificuldades à compreensão e prejuízo às partes.
A confissão feita por quem não é capaz de dispor do direito a que se referem os fatos confessados é anulável.
Por lhe faltarem os sentidos da visão e da fala, os cegos e os surdos-mudos não podem ser admitidos como testemunhas.
Considere que Pedro seja filho de Lúcia e primo de Maria e que ele pretenda provar determinado fato jurídico. Nessa situação hipotética, Maria poderá testemunhar, mas Lúcia somente poderá ser testemunha se for a única conhecedora do fato além de Pedro.
Certo
Errado
Assinale alternativa correta em relação à prova no Direito Civil.
As declarações constantes de documentos assinados presumem-se verdadeiras em relação aos signatários.
O negócio jurídico não pode ser comprovado por meio de prova exclusivamente testemunhal.
A parte confidente poderá, a qualquer momento, requerer a revogação da sua confissão.
Ninguém pode recusar-se a depor sobre fato, alegando dever de guardar segredo por motivo de estado ou profissão.
O interessado no litígio poderá ser admitido como testemunha, desde que preste compromisso de dizer a verdade.
Em relação à prova dos negócios jurídicos:
Os menores de dezoito anos não podem ser admitidos como testemunhas.
Aquele que se nega a submeter-se a exame médico necessário não poderá aproveitar-se de sua recusa.
A confissão é possível em face de direito de qualquer natureza, é irrevogável e não é passível de anulação em nenhuma hipótese.
As pessoas que não podem ser admitidas como testemunhas não poderão ser ouvidas em juízo, salvo se prestarem compromisso de veracidade de suas declarações.
O instrumento particular, feito e assinado por quem esteja na livre disposição e administração de seus bens, prova as obrigações convencionais de qualquer valor e, independente de registro público, operam seus efeitos em relação a terceiros de imediato.
Considerando os dispositivos referentes à prova, no Código Civil, indique a alternativa CORRETA:
A confissão é irrevogável, mas pode ser anulada se decorreu de simulação ou de coação.
Salvo o negócio a que se impõe forma especial, o fato jurídico pode ser provado mediante presunção.
Possui eficácia a confissão, mesmo que efetuada por quem não seja capaz de dispor do direito a que se referem os fatos confessados.
Os menores de 16 (dezesseis) anos podem ser admitidos como testemunhas, desde que representados por seus representantes legais.
No que diz à lei, assinale a afirmativa correta.
A lei que regula a forma e a prova dos atos jurídicos é a do tempo em que se realizam.
A sucessão causa mortis ou por ausência obedece à lei do país da situação dos bens.
A lei revogada, sem necessidade de pronunciamento expresso, se restaura por ter a lei revogadora perdido a vigência.
O Direito pátrio não admite a chamada revogação da lei tácita ou indireta.
Analise as seguintes situações hipotéticas sobre as provas, de acordo com o Código Civil brasileiro:
I. Comparecendo Paulo, brasileiro, e Henri, francês, que desconhece a língua nacional, para lavratura de uma escritura pública, que será dotada de fé pública e fará prova plena, o tabelião, entendendo o idioma francês de Henri, poderá lavrar a escritura, independentemente de tradutor público para servir de intérprete.
II. Rodrigo, em ação de investigação de paternidade movida por Sheila, representada por Priscila, sua genitora, se recusa a se submeter à perícia médica ordenada pelo juiz. Neste caso, a recusa induz presunção absoluta da veracidade da prova que se pretendia obter com o exame.
III. Mirela e Rafael celebram um instrumento particular de compra e venda de um imóvel situado na cidade de Maceió e optam por não registrá-lo no momento.A eficácia deste instrumento se dá entre as partes e, também, perante terceiros.
Está correto o que se afirma em
I, apenas.
I, II e III.
III, apenas.
II e III, apenas.
I e II, apenas.
Acerca da prova, no âmbito civil, assinale a opção correta.
No caso de fraude contra credor, a má-fé não pode ser presumida.
Se a prova for obtida ilicitamente, será vedado ao juiz permitir sua utilização.
O fato de uma pessoa ter sido testemunha em determinado contrato não constitui impedimento para ela testemunhar em juízo.
Caso o declarante se equivoque sobre a natureza do negócio jurídico, a confissão poderá ser revogada.
Cópia autenticada de título de crédito é considerada prova hábil quando perdido o título.
No que diz à prova, assinale a afirmativa correta.
A confissão é revogável.
Admite-se, qualquer que seja o seu valor, a prova exclusivamente testemunhal nos negócios jurídicos.
Podem ser admitidos como testemunhas os cegos e os mudos, mesmo quando a ciência do fato que se quer provar dependa dos sentidos que lhes faltam.
A recusa à perícia médica ordenada pelo juiz poderá suprir a prova que se pretendia com o exame.
No que diz respeito às provas, assinale a opção correta.
Segundo estatui o Código Civil brasileiro, ninguém está obrigado a produzir prova contra si; portanto, à pessoa é garantido o direito de se negar a submeter-se a exame médico necessário, sem qualquer consequência.
Os contratos firmados por instrumento particular feito e assinado, ou somente assinado por quem esteja na livre disposição e administração de seus bens, provam as obrigações convencionais, independentemente do seu valor, e os seus efeitos se operam em relação a terceiros, independentemente de qualquer registro.
A confissão, ato irrevogável, pode ser anulada se decorrer de erro de fato ou de coação e não terá eficácia se provier de quem não seja capaz de dispor do direito a que se referem os fatos confessados.
A lei impede que sirvam como testemunhas aquele que tiver interesse no litígio e o amigo íntimo ou inimigo capital de qualquer das partes, podendo, contudo, o juiz, à sua conveniência, determinar o depoimento dessas pessoas.
Em se tratando das obrigações provenientes de contrato, não se admite, ainda que subsidiariamente, a prova testemunhal caso o valor do negócio jurídico ultrapasse, na ocasião da celebração do contrato, o décuplo do maior salário mínimo vigente no país.
No que diz à prova, assinale a afirmativa correta.
Se os comparecentes não souberem a língua nacional, e o tabelião entender o idioma em que se expressam, a escritura pública poderá ser redigida na língua estrangeira daqueles.
O instrumento particular, feito e assinado, ou somente assinado por quem esteja na livre disposição e administração de seus bens, é dotado de fé pública, fazendo prova plena, inclusive em relação a terceiros.
Qualquer que seja o valor do negócio jurídico, a prova testemunhal é admissível como subsidiária ou complementar da prova por escrito.
Os traslados e as certidões considerar-se-ão instrumentos particulares, se os originais se houverem produzido em juízo, em sede de ação envolvendo direitos disponíveis, como prova de algum ato.
Em referência à prova no âmbito civil, assinale a opção correta.
Não havendo impugnação, não se discutirá a exatidão de cópia reprográfica de documento particular, ainda que não autenticada.
É lícito ao juiz exigir, em qualquer caso, para a instrução do processo, que o hospital forneça prontuário e arquivos médicos do réu.
Não se admite recusa de prestação de depoimento por testemunha, ainda que o fato a ser relatado possa causar desonra a amigo íntimo.
Caso acompanhe a realização da perícia que determinou, o juiz não poderá repelir as conclusões dela em momento posterior.
Reprodução de título de crédito por microfilme não tem o mesmo valor do original para fins de protesto, ainda que autenticada por tabelião.
Considere as afirmações:
I. As declarações constantes de documentos assinados presumem-se verdadeiras em relação aos signatários.
II. Se algum dos comparecentes à lavratura da escritura pública não for conhecido do tabelião, nem puder identificar-se por documento, não poderá participar do ato.
III. Os traslados e as certidões considerar-se-ão instrumentos públicos, se os originais se houverem produzido em juízo como prova de algum ato.
Está correto o que se afirma em
I, II e III.
I e III, apenas.
II, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
Assinale a opção correta de acordo com as normas do direito civil no que se refere à prova.
É defeso ao juiz requisitar documentos protegidos por sigilo legal.
A confissão poderá ser revogada caso seja realizada com vício de consentimento.
Não será reconhecida força probante ao traslado conferido por serventuário sem poderes para tanto.
É aceita no processo a gravação de conversa por um dos interlocutores, sem o conhecimento do outro.
A jurisprudência do STJ admite interceptação telefônica em sede cível.
Assinale a alternativa correta:
o fato juridico pode ser provado, sem exceção, mediante: confissão, documento, testemunha, presunção e perícia;
os traslados e as certidões considerar-se-ão instrumentos públicos, se os originais se houverem produzido em juízo como prova de algum ato;
as presunções, que não as legais, são admitidas nos casos em que a lei exclui a prova testemunhal;
o terceiro não interessado,que paga a divida em seu próprio nome, tem direito a reembolsar-se do que pagar, subrrogando-se nos direitos do credor;
se o devedor pagar ao credor, apesar de intimado da penhora feita sobre o crédito, ou da impugnação a ele oposta por terceiros, o pagamento não valerá contra estes, que poderão constranger o devedor a pagar de novo, vedado o regresso contra o credor.
Aponte se as assertivas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a única alternativa CORRETA:
( ) A confissão é irrevogável e pode ser anulada se decorreu de erro de fato ou de coação.
( ) Aquele que se nega a submeter-se a exame médico necessário não poderá aproveitar-se de sua recusa.
( ) Não ocorre a prescrição quando pendente ação de evicção.
( ) Se a decadência for convencionada, a parte a quem aproveita poderá alegar em qualquer grau de jurisdição, mas o juiz não pode suprir a alegação.
V, V. F, V
F, F, F, V
V, F, F, F
V, V,V, V
Com base no Código Civil de 1916 (art. 131), no Novo Código Civil de 2002 (art. 219) e na Medida Provisória no 2.200-2, de 24/08/2001, que institui a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira, é possível afirmar que as declarações constantes de documentos assinados se presumem verdadeiras em relação aos signatários,
mesmo quando produzidas com a utilização de processo de certificação disponibilizado pela ICP-Brasil.
salvo quando não produzidas com a utilização de processo de certificação disponibilizado pela ICP-Brasil.
a não ser que produzidas sem a utilização de processo de certificação disponibilizado pela ICP-Brasil
exceto se produzidas com a utilização de processo de certificação disponibilizado pela ICP-Brasil.
desde que produzidas com a utilização de processo de certificação disponibilizado pela ICP-Brasil.
Para a prova dos negócios jurídicos
a prova testemunhal, subsidiária ou complementar da prova escrita, só é admissível até valor equivalente ao décuplo do maior salário mínimo vigente ao tempo em que celebrado o negócio jurídico.
é preciso, como regra, forma especial.
a escritura pública, lavrada em notas de tabelião, é documento dotado de fé pública e faz prova plena de seu conteúdo.
o instrumento particular, celebrado por parte maior e capaz, prova as obrigações convencionais apenas até valor equivalente a sessenta salários mínimos.
não podem ser admitidos como testemunhas os menores de dezoito anos.