Questões de Concurso sobre Do Achado do Tesouro

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
4 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

A descoberta de um tesouro é um exemplo de:


A

ato-fato jurídico.


B

ato jurídico em sentido estrito.


C

negócio jurídico.


D

fato jurídico sentido estrito ordinário.


E

fato jurídico em sentido estrito extraordinário.

Em relação à aquisição da propriedade móvel, assinale a alternativa correta de acordo com o Código Civil:


A

Se a posse da coisa móvel se prolongar por três anos, produzirá usucapião, independentemente de título ou boa-fé.


B

Quem se assenhorear de coisa sem dono para não adquire a propriedade.


C

A propriedade das coisas se transfere pelos negócios jurídicos antes da tradição.


D

O depósito antigo de coisas preciosas, oculto e de cujo dono não haja memória, será dividido por igual entre o proprietário do prédio e o que achar o tesouro casualmente.


E

Aquele que possuir coisa móvel como sua, contínua e incontestadamente durante dois anos, com justo título e boa-fé, adquirir-lhe-á a propriedade.

Um agricultor encontrou um carneiro perdido depois de evadir do aprisco e recusando-se as autoridades a abrigálo, passou a alimentá-lo e dele cuidar. Passados seis meses, o dono, descobrindo seu paradeiro, foi buscá-lo, sendo- lhe imediatamente entregue, porém cobrado das despesas comprovadamente realizadas, por quem o encontrara. Nesse caso, o dono do carneiro


A

apenas terá de pagar uma recompensa a seu critério, mas não as despesas.


B

nada terá de pagar ao agricultor, porque a hipótese configura obrigação natural, cujo ressarcimento não pode ser coercitivamente exigido.


C

deverá ressarcir o agricultor das despesas que teve, porque houve gestão de negócio, que não se presume gratuita.


D

deverá pagar ao agricultor as despesas que teve, e este poderá cobrá-las com fundamento na vedação de enriquecimento sem causa.


E

só terá de ressarcir o agricultor, se houver feito publicamente promessa de recompensa.

DENOMINA-SE ACHÁDEGO:


A

o abandono da coisa achada pelo seu dono;


B

a recompensa paga a quem restituir ao dono a coisa achada;


C

a recompensa e a indenização das despesas de conservação e transporte da coisa;


D

a descoberta e a restituição de coisa achada ao seu dono.

 
 
Gerar simulado