Questões de Concurso sobre Da família, criança, adolescente, jovem e idoso (artigos 226 a 230 da CF)

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
410 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Em caso de separação de um casal com filhos, a Constituição da República garante à mãe o direito à guarda dos filhos menores de 16 anos de idade.


C
Certo

E
Errado

É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente o direito à vida, à saúde, à alimentação com


a

prioridade.


b

relativa prioridade.


c

ausência de prioridade.


d

absoluta prioridade.


e

desejável prioridade.

"A volta foi um triunfo. Apesar do Sem-Pernas ter um talho e Barandão vir quase nos braços de tanta pancada (um grandão do grupo de Ezequiel o surrara até que Volta Seca o rebentou), voltaram todos alegres comentando a vitória." Nesse trecho de "Capitães da Areia", livro publicado em 1937 e queimado em praça pública por autoridades da ditadura militar, Jorge Amado retrata a realidade da infância brasileira desamparada. Para combater esse problema social a Constituição brasileira de 1988 e o Estatuto da Criança e do Adolescente (1990) inauguram uma nova política pública baseada na doutrina da


a

menoridade responsável.


b

proteção integral.


c

infância cidadã.


d

criança esperança.


e

adolescência amparada.

Assinale a alternativa que corresponde ao período que demarca o surgimento e o direito ao atendimento às crianças de zero a seis anos em creches e pré-escolas.


A

Somente em 1983, a obrigatoriedade da oferta concretizou-se após a criação da Coordenadoria de Educação Pré – Escolar (COEPRE).


B

A consolidação da obrigatoriedade do atendimento a crianças de zero a seis anos ocorreu no período de 1970.


C

O atendimento a crianças de zero a seis anos tornou-se obrigatório com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n ° 9394/96.


D

O direito à oferta de atendimento à criança de zero a seis anos concretizou-se através da Constituição Federal de 1988.

É correto afirmar que o texto constitucional serviu de base para alguns artigos do Estatuto da Criança e do Adolescente e do Estatuto do Idoso.


C
Certo

E
Errado

Considerados os direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, é INCORRETO afirmar que é proibido:


A

trabalho noturno, a menores de dezoito anos.


B

trabalho perigoso, a menores de dezoito anos.


C

trabalho insalubre, a menores de dezoito anos.


D
qualquer trabalho, a menores de dezoito anos.

Apesar da convivência entre as partes se haver iniciado após a promulgação da Constituição da República de 1988, não incidirá na espécie a Lei n.º 9.278/1996, que somente alcançará as uniões estabelecidas a partir da sua vigência.


C

Certo


E

Errado

"A Constituição proíbe qualquer trabalho antes de a criança completar 14 anos de idade, salvo na condição de aprendiz, situação permitida apenas a partir de 12 anos"; infere-se desse segmento do texto que:


A

nossa Constituição não permite que a criança trabalhe antes dos 12 anos, em hipótese alguma;


B

são consideradas aprendizes as crianças entre 12 e 14 anos;


C

não é permitido trabalhar como aprendiz após os 14 anos;


D

só a partir de 12 anos atrás, nossa Constituição permite que o menor trabalhe como aprendiz, mesmo antes dos 14 anos de idade;


E

ao atingir os 18 anos, os menores passam a receber melhores salários.

   
Gerar simulado