

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Dentre outras atribuições, compete aos Tribunais Regionais Eleitorais
A respeito das competências dos tribunais e dos juízes eleitorais, assinale a opção correta.
O pedido de registro de candidatura a deputado estadual deve ser feito perante a junta eleitoral de sua circunscrição.
A suspeição ou o impedimento de servidor da justiça eleitoral deve ser julgada, originariamente, pelo TRE respectivo.
A expedição do diploma de senador da República é feita pelo TSE, por se tratar de mandato nacional.
O procurador-geral eleitoral, chefe do Ministério Público, tem competência para fixar as diárias dos corregedores regionais eleitorais e seus auxiliares, no caso de diligências fora da sede.
O TRE pode determinar diretamente a convocação de força federal para assegurar a normalidade do pleito.
A argüição de suspeição de um dos membros do TRE/AL é julgada originariamente por essa corte.
Se ocorrer conflito de competência entre dois juízes eleitorais de dois municípios limítrofes, um localizado em Pernambuco e outro, em Alagoas, a corte competente para examinar originariamente o conflito será o TRE/AL, caso a matéria chegue primeiramente a este tribunal e não ao TRE de Pernambuco.
A competência para processar e julgar originariamente o registro e a cassação de registro de partidos políticos é
do Superior Tribunal de Justiça.
do Tribunal Regional Eleitoral.
das Juntas Eleitorais.
da Corregedoria Geral da Justiça Eleitoral.
do Superior Tribunal Eleitoral.
A competência para diplomar candidatos eleitos para os cargos de Deputado Federal e de Deputado Estadual é
do Tribunal Superior Eleitoral.
do Tribunal Regional Eleitoral.
da Junta Eleitoral.
do Congresso Nacional.
da Câmara dos Deputados.
Caso houvesse processo criminal contra juiz eleitoral de determinado município, por alegada prática de crime eleitoral, competiria ao TRE da respectiva unidade federativa processar e julgar originariamente referido magistrado quanto ao crime de que fosse acusado.
Compete ao TRE/AL apreciar tanto o pedido de registro da candidatura de Adriana quanto o pedido de impugnação feito pelo partido Alfa.
Um candidato a prefeito municipal de Arapiraca – AL precisa ter o registro de sua candidatura apreciado pelo TRE/AL, que, assim, exercerá sua competência originária.
O registro de candidatura para presidente da República é julgado originariamente por todos os TREs, entre eles, portanto, o TRE/AL.
O TRE/AL é competente para julgar originariamente o registro do diretório municipal de um partido novo.
O pedido de registro de candidato ao cargo de Senador deverá ser feito perante o
Tribunal Regional Eleitoral do respectivo Estado.
Juiz da Zona Eleitoral na qual o candidato estiver alistado.
Juiz da Zona Eleitoral da Capital do Estado em que estiver alistado.
Tribunal Superior Eleitoral.
Juiz da Zona Eleitoral de sua residência.
Inclui-se na competência dos Juizes Eleitorais
expedir títulos eleitorais e conceder transferência de eleitor.
processar e julgar o registro e o cancelamento de Diretórios Municipais de Partidos Políticos.
processar e julgar o registro de candidatos à Assembléia Legislativa.
processar e julgar as reclamações relativas a obrigações impostas por lei aos Partidos Políticos, quanto à sua contabilidade.
processar e julgar o registro de candidatos ao Congresso Nacional.
A competência para diplomação dos Deputados Estaduais eleitos é
do Tribunal Superior Eleitoral.
da Junta Eleitoral.
do Tribunal Regional Eleitoral.
do Juiz Eleitoral mais antigo.
do Ministério Público Eleitoral.
No que diz respeito à organização da Justiça Eleitoral:
I. A Justiça Eleitoral, no Brasil, é formada por uma magistratura própria e de carreira, cujo cargo inicial é o de Juiz Substituto Eleitoral.
II. Os agentes policiais podem ser nomeados membros das Juntas Eleitorais até 60 dias antes da eleição.
III. Compete aos Tribunais Regionais Eleitorais processar e julgar originariamente os pedidos de registro de candidatos ao Senado Federal.
Está correto APENAS o que se afirma em
II.
III.
I e II.
I e III.
II e III.
A competência dos juízes de direito eleitorais deve ser estabelecida
no Regimento Interno do Tribunal Superior.
em lei ordinária delegada.
em decreto legislativo do Congresso Nacional.
nas Constituições estaduais.
em lei complementar.
Em se tratando de habeas corpus e mandado de segurança, em matéria eleitoral, relativos a atos do Presidente da República, dos Ministros de Estado e dos Tribunais Regionais, a competência para processar e julgar originariamente é do(s):
Superior Tribunal de Justiça;
Tribunal Superior Eleitoral;
Tribunais Regionais Eleitorais;
Supremo Tribunal Federal.
Aos Tribunais Regionais Eleitorais compete a apuração
por solicitação de delegado de partido político credenciado junto à Junta Eleitoral.
em se tratando de eleições para vereadores e suplentes.
referente à eleição de Senador e Deputado Federal.
quando houver impugnação fundada em violação de urna.
na hipótese de interrupção dos trabalhos de apuração pela Junta Eleitoral.
A competência para processar e julgar originariamente o habeas corpus ou mandado de segu-rança, em matéria eleitoral, contra ato de autoridades que respondam perante os Tribunais de Justiça por crime de responsabilidade, é do(s):
Supremo Tribunal Federal;
Tribunal Superior Eleitoral;
Superior Tribunal de Justiça;
Tribunais Regionais Eleitorais.
apenas do Juiz Eleitoral;
do Tribunal Regional;
da Junta Eleitoral;
do Tribunal Superior Eleitoral.