Questões de Concurso sobre Títulos em Espécie - Página 3 | Gran Questões

Questões de Concurso sobre Títulos em Espécie

 
 
Disciplina 1
Assunto 5
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
116 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

A respeito da nota promissória, assinale a alternativa correta.


A

É obrigatória a indicação alternativa de local de pagamento.


B

A denominação “nota promissória” não é requisito essencial do título.


C

Pode ser emitida “ao portador” porém não pode ser omitido o nome a quem deve ser paga.


D

É um título de crédito que representa uma promessa de pagamento feita pelo devedor em favor do credor.

Com relação à nota promissória, assinale a opção correta.

A
Para que a cartularidade dessa nota seja garantida, é necessário aceite.

B
É vedada, nesse tipo de título, a utilização de cláusula não à ordem.

C
A obrigação constante desse título deve ficar sujeita a uma condicionante.

D
A referida nota é uma promessa de pagamento.

E
A emissão dessa nota exige vinculação a um negócio jurídico.

Paulo emitiu à sociedade empresária CT Ltda. cheque, com cláusula sem protesto, que não foi compensado por insuficiência de fundos disponíveis. A sociedade, então, ingressou com ação cambial contra Paulo e Fernanda, titulares de conta conjunta.

Nessa situação hipotética,


A

a CT Ltda. deverá expor, na petição inicial, o negócio jurídico que deu origem ao cheque.


B

a CT Ltda. poderá cobrar, na ação, as despesas efetuadas com o protesto do título.


C

os juros legais devem incidir desde o dia da apresentação do cheque.


D

houve solidariedade passiva entre Paulo e Fernanda em razão da inadimplência do título.

Título de crédito, que constitui o instrumento de prova do contrato de compra e venda, e é obrigatório nas vendas mercantis a prazo e pode ser protestado por falta de pagamento, quando vencido:


A

Carta de arrecadação;


B

Nota promissória;


C

Duplicata;


D

Letra de câmbio.

Luiz emitiu uma nota promissória em favor de Jerônimo. No momento da emissão, ele não inseriu a quantia nem o lugar de pagamento. Na data do vencimento, o subscritor foi procurado por um procurador do beneficiário, que lhe exibiu a cártula com endosso-mandato e exigiu o pagamento.

Luiz verificou, então, que o título havia sido preenchido abusivamente, pois constava o valor de R$ 15.000,00 (quinze mil reais), quando o correto seria R$ 1.500,00 (mil e quinhentos reais), e o lugar de pagamento era diverso de seu domicílio, em Cachoeiro de Itapemirim, ES.

Procurado pelo devedor para analisar o caso e ciente de que o pagamento não foi realizado por ele, você, como advogado(a), responde que


A

é possível alegar em juízo, com êxito, a nulidade do título, em razão de o lugar de pagamento ser domicílio diverso do subscritor, caracterizando má-fé do portador atual.


B

não é possível ao subscritor se recusar validamente ao pagamento diante da autonomia das obrigações cambiárias e do endosso-mandato realizado na cártula.


C

é possível ao subscritor da nota promissória opor exceção pessoal ao beneficiário Jerônimo quanto ao conteúdo literal do título, diante do preenchimento abusivo.


D

não é possível a oposição de exceção ao pagamento, porque o subscritor da nota promissória é equiparado ao aceitante da letra de câmbio e, como tal, obriga-se a pagar na data do vencimento.

Em uma letra de câmbio, Pedrita mandou Barney pagar uma determinada quantia para Fredd, que, por sua vez, através de endosso, transferiu a letra para Vilma. Levando em conta esta estrutura da letra, são respectivamente Sacador e Endossante:


A

Barney e Fredd.


B

Pedrita e Vilma.


C

Barney e Vilma.


D

Pedrita e Fredd.

Mesmo estando em desuso, o cheque ainda é um instrumento utilizado no mercado e na Administração Pública para pagamentos diversos. Sobre o cheque, assinale a afirmativa correta.


A

É um título de crédito a prazo.


B

É uma ordem de pagamento à vista.


C

Não pode ser utilizado como caução.


D

Uma vez emitido em favor de um terceiro, não pode ser endossado.

Neste ano de 2017, determinada pessoa está sendo executada judicialmente com base em nota promissória vencida e válida, com aposição de local e data pelo portador. A nota promissória refere-se ao ano de 2016.


Das informações a respeito da situação hipotética apresentada infere-se que


A

a aposição de local e data no título prejudica a sua execução.


B

a denominação “nota promissória” foi redigida por extenso e na língua em que foi emitida.


C

o emitente do título é um brasileiro nato.


D

ocorreu prescrição para a propositura da ação de execução do título extrajudicial contra o devedor do título.


E

o negócio concretizado com a emissão da nota promissória se deu entre pessoas jurídicas.

No tocante a crédito oriundo de cheque, o termo inicial para a incidência de correção monetária e o dies a quo para a contagem de juros de mora são:


A

respectivamente, a data da primeira apresentação e a data da citação na ação de cobrança.


B

respectivamente, a data de emissão estampada na cártula e a data da citação na ação de cobrança.


C

a data da primeira apresentação.


D

respectivamente, a data de emissão estampada na cártula e a data da primeira apresentação à instituição financeira sacada ou câmara de compensação.


E

a data de emissão estampada na cártula.

Sobre os títulos de crédito, é INCORRETO afirmar:

A
O cheque apresentado para pagamento antes do dia indicado como data de emissão não é pagável quando da sua apresentação.

B
No caso dos cheques, são nulos o seu endosso parcial e do sacado.

C
As empresas, individuais ou coletivas, fundações ou sociedades civis poderão emitir faturas e duplicatas de prestação de serviços.

D
O cheque pode ser emitido à ordem do próprio sacador.

E
A perda ou extravio da duplicata obrigará o vendedor a extrair a triplicata.

Sobre os títulos de crédito, analise as afirmações abaixo:

I. De acordo com o entendimento do Superior Tribunal de Justiça, a nota promissória vinculada a contrato de abertura de crédito não goza de autonomia em razão da iliquidez do título que a originou.

II. O cheque nominal, com ou sem a cláusula expressa “à ordem”, é transmissível por via de endosso, enquanto o cheque nominal com cláusula “não à ordem” somente pode ser transmitido pela forma de cessão.

III. O título de crédito emitido sem o preenchimento de requisito de forma que lhe retire a validade, acarreta a invalidade do negócio jurídico que lhe deu origem.

IV. Ao contrário da nota promissória, a duplicata é um título causal e, em regra, não goza de abstração.

Está correto o que se afirma APENAS em


A

I, II e IV.


B

I, II e III.


C

I e II.


D

II e IV.


E

I e IV.

A prescrição da força executiva do cheque ocorre em:


A

30 dias, se emitido na mesma praça.


B

60 dias, se emitido em praça distinta.


C

6 meses, após expirado o prazo de apresentação.


D

2 anos, após expirado o prazo de apresentação.


E

3 anos, após expirado o prazo de apresentação.

Segundo o Decreto nº 57.663/66 (Lei Uniforme de Genebra), são requisitos da nota promissória, EXCETO:


A

A expressão “nota promissória” e o nome da pessoa a quem ou a ordem de quem deve ser paga.


B

A indicação do lugar em que se efetuar o pagamento.


C

A época do pagamento.


D

O aval e aceite do título.

No tocante ao cheque pode-se afirmar:


I. Considera-se não escrita a estipulação de juros inserida no cheque.

II. As obrigações contraídas no cheque são autônomas e independentes.

III. Indicada a quantia mais de uma vez, quer por extenso, quer por algarismos, prevalece, no caso de divergência, a indicação da maior quantia.

IV. O emitente garante o pagamento, considerando-se não escrita a declaração pela qual se exima dessa garantia.


A sequência correta é:


A

Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas.


B

Apenas a assertiva I está correta.


C

Apenas as assertivas I e III estão corretas.


D

As assertivas I, II, III e IV estão corretas.

Assinale a alternativa correta a respeito dos títulos de crédito.


A

o devedor não pode alegar contra a empresa de factoring as exceções pessoais originalmente oponíveis contra o emitente do título.


B

A cambial emitida com omissões, ou em branco, pode ser completada pelo credor de boa-fé antes da cobrança ou do protesto.


C

A autonomia do aval decorre de abstração do título de crédito e, portanto, depende da sua circulação.


D

Incumbe ao credor providenciar o cancelamento do protesto após a quitação da dívida, salvo pactuação expressa em contrário.


E

A prescrição da pretensão executória de título cambial enseja o cancelamento automático de anterior protesto regularmente lavrado e registrado.

Carlinda, domiciliada em Acorizal, emitiu um cheque nominal em favor de Denise para pagamento na praça de Pontes, mesmo lugar de emissão. Antes da apresentação a pagamento e no prazo legal, o cheque foi endossado para Cláudia. Essa o apresentou ao sacado para pagamento.


Com base nessas informações, sobre o protesto de cheque, assinale a afirmativa correta.


A

O cheque deve ser apresentado a protesto até o primeiro dia útil seguinte ao da apresentação a pagamento, sob pena de perder o portador a pretensão à execução do cheque em face dos endossantes e seus avalistas.


B

O protesto de cheque poderá ser lavrado em Pontes ou em Acorizal, devendo constar do cheque a prova de apresentação ao sacado, salvo se o protesto tiver por finalidade instruir medidas pleiteadas contra o estabelecimento de crédito.


C

A não apresentação do cheque a protesto ensejará a perda do direito de ação em face de Carlinda, se esta tinha fundos disponíveis durante o prazo de apresentação, e os deixou de ter em razão de fato que não lhe seja imputável.


D

A declaração do sacado, escrita e datada sobre o cheque, com indicação do dia de apresentação, ou, ainda, por declaração escrita e datada por câmara de compensação, dispensa o protesto em relação à cobrança do obrigado principal, mas não em face dos coobrigados.


E

Denise pode, pela cláusula “sem despesa”, lançada no título e assinada, dispensar Cláudia do protesto para promover a execução do título, produzindo efeito em relação a todos os obrigados.

Com relação à Teoria Geral do Direito Cambiário, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.


( ) Em observância ao princípio da cartularidade, nenhum título de crédito pode ser emitido em meio eletrônico ou ser escritural.

( ) Por ser a nota promissória documento com conteúdo literal, não se presume a cláusula sem garantia quando for endossada pelo beneficiário.

( ) Nos títulos de crédito causais e à ordem, como a duplicata, não se aplica o princípio da abstração no momento da circulação.

( ) Em se tratando de título de crédito representativo de mercadorias, diante da incorporação do direito real à cártula, o portador não tem o direito de transferi-lo, mas apenas recebê-las independentemente de quaisquer formalidades.


As afirmativas são, respectivamente,


A

F, V, F e V.


B

F, F, V e V.


C

F, V, F e F.


D

V, V, F e F.


E

V, F, V e V.

O pagamento de uma letra de câmbio:


A

Dependente do aceite e pode ser garantido por aval.


B

Independente do aceite e do endosso, não havendo possibilidade de pode ser garantido por aval.


C

Independente do aceite e do endosso, e pode ser garantido por aval.


D

Dependente do aceite e pode ser garantido por fiança.

Quanto aos títulos de créditos, analise as assertivas e indique a alternativa correta.

I – A duplicata de prestação de serviços admite aceite do sacado.

II – O protesto cambial interrompe a prescrição da pretensão à execução do emitente de cheque.

III – Nas letras de câmbio e notas promissórias, a cláusula proibitiva de endosso considera-se não escrita.

IV – O aval parcial de uma nota promissória é nulo.

V – O aval parcial de um cheque é nulo.


A

Apenas as assertivas I, II e III são verdadeiras.


B

Apenas as assertivas I, II e IV são verdadeiras.


C

Apenas as assertivas II, IV e V são verdadeiras.


D

Apenas as assertivas II, III e IV são verdadeiras.


E

Apenas as assertivas II, III e V são verdadeiras.

   
Gerar simulado