

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Uma vez denegada a homologação para reconhecimento ou execução de sentença arbitral estrangeira por vícios formais, é defeso à parte interessada renovar o pedido.
Certo
Errado
A empresa brasileira X obteve laudo arbitral favorável no Tribunal de Arbitragem Internacional de Londres contra a empresa estrangeira Y. Diante da recusa desta de cumprir o laudo, a empresa brasileira decide obter a homologação do laudo arbitral no Brasil.
A respeito da situação hipotética apresentada, com base na legislação pertinente e na jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, analise os itens a seguir.
I. a homologação do laudo arbitral implica apenas a verificação pelo Superior Tribunal de Justiça de sua observância aos requisitos essenciais para a sua produção de efeitos no Brasil, excluindo o exame do seu mérito.
II. é possível a homologação parcial do laudo arbitral proferido pelo Tribunal de Arbitragem Internacional de Londres.
III. laudo arbitral homologado não pode ser revisto ou modificado pelo Judiciário brasileiro, sob pena inclusive de poder configurar ilícito internacional pelo Brasil, por violação ao Art. 3º da Convenção de Nova Iorque promulgada pelo Decreto nº 4.311/02.
Está correto o que se afirma em
I, II e III.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, apenas.
Considere uma população composta por N elementos, dos quais uma quantidade r de elementos possui a característica A, e a quantidade N-r de elementos possui a característica B. Uma amostra de n elementos é escolhida ao acaso, sem reposição. Para calcular a probabilidade de que essa amostra contenha k elementos com a característica A, utilizando o princípio multiplicativo, pode-se aplicar a equação abaixo, em que max(0, n?N+r) ≤ k ≤ min(r, n). Os pares (k, p(k)) formam a:

Fonte: https://blog.proffernandamaciel.com.br/distribuicoes-geometricas-e-hipergeometricas/
Distribuição Geométrica de Probabilidade.
Distribuição Multinominal de Probabilidade.
Distribuição Binomial de Probabilidade.
Distribuição Exponencial de Probabilidade.
Distribuição Hipergeométrica de Probabilidade.
Sobre o tema da solução de controvérsias de abrangência internacional (arbitragem), avalie as seguintes assertivas:
I - Mesmo que a arbitragem tenha transcorrido totalmente em território nacional (audiências, reuniões), se a sentença arbitral for proferida fora do Brasil, tratar-se-á de sentença estrangeira, exigindo, unicamente, a homologação pelo Superior Tribunal de Justiça para a regular produção de efeitos.
II – No tocante ao reconhecimento ou execução de sentença arbitral estrangeira, os tratados internacionais têm prevalência sobre a lei interna, que só possui aplicação subsidiária e nos termos da legislação própria.
III – Nos termos da Convenção de Nova Iorque (Decreto 4.311/2002), pode ser indeferido o reconhecimento ou execução de uma sentença arbitral se houver prova de que a parte contra a qual a sentença é invocada não recebeu notificação adequada sobre a designação do árbitro ou do processo de arbitragem, ou lhe foi impossível, por outras razões, apresentar seus argumentos;
IV – É causa bastante ao indeferimento do reconhecimento ou execução de sentença arbitral estrangeira a comprovação de que referida sentença ainda não se tornou obrigatória para as partes, foi anulada ou suspensa por ordem de autoridade do país em que foi proferida.
Somente poderá ser negada a homologação para o reconhecimento ou execução de sentença arbitral estrangeira, quando o autor demonstrar que as partes na convenção de arbitragem eram relativamente capazes.
Dadas as assertivas abaixo, assinale a alternativa correta.
I. A sentença arbitral estrangeira é obrigatória, porém, por si só, não possui força executória no Brasil.
II. Ao contrário das normas de jus cogens, as normas de soft law não são obrigatórias, nem influenciam a formação de costumes internacionais, dado o seu caráter eminentemente político.
III. A regra segundo a qual os navios em alto-mar devem submeter-se à jurisdição exclusiva do Estado do pavilhão não comporta exceção.
IV. O estatuto pessoal de um refugiado será regido pela lei do país de seu domicílio, ou, na falta de domicílio, pela lei do país de sua nacionalidade.
Está correta apenas a assertiva I.
Está correta apenas a assertiva IV.
Estão corretas apenas as assertivas I, II e III.
Estão corretas apenas as assertivas II, III e IV.
Estão corretas todas as assertivas.
Uma empresa brasileira acaba de ser condenada a pagar uma indenização a outra empresa brasileira, em razão de um laudo arbitral proferido no exterior. A arbitragem foi realizada segundo as regras da Câmara de Comércio Internacional (CCI), em um país signatário da Convenção de Nova York.
Esse laudo arbitral
dispensa homologação, porque ambas as empresas são brasileiras.
dispensa homologação, porque o Brasil ratificou a Convenção de Nova York.
precisa ser homologado no país-sede da arbitragem e depois pelo STJ.
precisa ser homologado pelo STJ, por ser laudo arbitral estrangeiro.
não precisa ser homologado, nos termos do Protocolo de Las Leñas.
O laudo arbitral estrangeiro, para ser executado no Brasil,
depende da homologação judicial no país da sede da arbitragem.
dispensa homologação por ser um título executivo extrajudicial.
precisa ser homologado pelo Superior Tribunal de Justiça.
exige prévia homologação pelo Supremo Tribunal Federal.
não precisa ser homologado se o país da sede da arbitragem for membro da Convenção de Nova York.
Carlos, argentino, residente no Brasil, obteve laudo arbitral proferido pelo Uruguai, condenando Mendes, paraguaio residente no Brasil, ao pagamento de R$ 10.000,00.
O litígio em questão deve ser resolvido entre o Uruguai e o Paraguai, não podendo ser trazido para o Brasil.
Laudo arbitral homologado é título não executável no Brasil, óbice que não existiria caso se tratasse de sentença homologada.
Após a homologação do referido laudo, Carlos poderá cobrar a dívida no Brasil.
O Protocolo de Las Leñas não prevê situações como a descrita na hipótese.
Sem a devida homologação pelo STF, o citado laudo arbitral não tem valor jurídico no Brasil.
A denegação da homologação para reconhecimento ou execução de sentença arbitral estrangeira por vícios formais
obsta que a parte interessada renove o pedido, suscitando preclusão, dado que se presume que o objeto do litígio não é suscetível de ser resolvido por arbitragem.
não obsta que a parte interessada renove o pedido, independentemente de saneamento dos vícios apresentados, dado que não há limites para requerimentos de homologação, em relação ao mesmo laudo arbitral.
obsta que a parte interessada renove o pedido, dado que se presume que o vício de formalidade indique instituição desconhecida pelo direito brasileiro.
Para ser executada no Brasil, a sentença arbitral estrangeira está sujeita à homologação do Supremo Tribunal Federal e ao registro na câmara de arbitragem da unidade da Federação em que se pretende executar o laudo.