

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.


Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Assinale a alternativa que indica corretamente o conjunto de princípios doutrinários originais do SUS, estabelecidos na Constituição Federal de 1988 e na Lei Orgânica da Saúde, diferenciando-os das diretrizes organizacionais como descentralização e participação social.
Universalidade, integralidade e equidade.
Financiamento tripartite, controle social e resolubilidade.
Humanização, vigilância sanitária e promoção da saúde.
Acesso igualitário, epidemiologia e assistência farmacêutica.
Descentralização, regionalização e hierarquização.
Em casos suspeitos de difteria, a medida terapêutica eficaz é a administração do soro antidiftérico (SAD), cuja finalidade é inativar a toxina circulante o mais rápido possível. A administração do SAD possibilita a circulação de anticorpos em quantidade suficiente para neutralizar a toxina produzida pelos bacilos.
Sobre o soro antidiftérico (SAD), é correto afirmar:
A proteção conferida pelo SAD é de longa duração (em média, dez anos).
A administração do SAD deve ser feita, preferencialmente, por via intramuscular, sem diluição e em dose única.
As doses do SAD não dependem do peso e da idade do paciente, e sim da gravidade e do tempo da doença.
O SAD tem origem homóloga, por isso é rara a possibilidade desse produto causar complicações graves, tais como o choque anafilático e a doença do soro.
É importante realizar previamente o teste de sensibilidade cutâneo, que tem um valor preditivo alto para prever manifestações de hipersensibilidade imediata pelo SAD.
Quando a quantidade, natureza, situação ou circunstância não permitir coleta em triplicata, deverá ser feita a coleta como amostra única, devendo atender todos os requisitos referentes à documentação, identificação, inviolabilidade, cuidados de transporte como da amostra em triplicata. Com relação à coleta fiscal de amostra única, assinale a afirmativa incorreta.
A amostra é colhida em invólucro único, identificado e lacrado à vista do detentor e encaminhada ao laboratório oficial para análise fiscal a ser realizada na presença de um representante legal e/ou de um perito nomeado pela empresa fabricante, podendo também ser acompanhada vigilância sanitária responsável pela coleta.
Sugere-se que a autoridade sanitária emita um comunicado ao detentor e/ou fabricante, informando sobre o direito de acompanhamento da análise e solicitando a indicação de perito, não cabendo neste caso perícia de contraprova. O procedimento deve ser previamente agendado com o laboratório e a empresa detentora deve encaminhar a identificação do perito participante até 24 horas antes da realização da análise.
Para produtos perecíveis, considerando a sua natureza, a análise fiscal não poderá ser realizada como amostra única, apenas como amostra em triplicata, respeitando-se com rigor o prazo de validade.
O serviço de Vigilância Sanitária (VISA) deve notificar o fabricante do produto em caso de análise fiscal com amostra em triplicata ou única. Respeitando-se a jurisdição e a estruturação da VISA, caso seja necessário, deve-se acionar a regional de saúde ou a VISA estadual para articular a notificação ao fabricante, se este estiver localizado em município ou estado diferente de onde ocorrer a coleta.
A Bioética tem como objetivo facilitar o enfrentamento de questões éticas/bioéticas que surgem na vida profissional. Junqueira (2012) apresenta alguns dilemas éticos que podem ser vivenciados na Atenção Básica e sugere a necessidade do estabelecimento de critérios para que as posturas adotadas sejam adequadas. Considerando o exposto, assinale a alternativa INCORRETA.
Na área da saúde, a postura “paternalista” do profissional desnivela as dignidades de profissional e de paciente, fazendo com que este último se sinta inferior, excluindo-se das decisões sobre sua própria vida.
A quebra do sigilo das informações obtidas durante um atendimento na saúde só é justificada nos casos de riscos à pessoa ou a terceiros. Por isso, compartilhar informações com membros da equipe de saúde só se justifica quando se espera um real benefício àquela pessoa.
Todas as pessoas têm responsabilidades em relação à vida dos outros. A fim de tornar possível esse princípio, devem-se oferecer oportunidades para que as pessoas conquistem a autonomia necessária para a tomada de decisão sobre aspectos que afetem suas vidas e que sejam capacitadas para que, de forma livre e esclarecida, possam manter o controle sobre sua saúde e suas condições de vida e sobre a possibilidade de interferência sobre a vida dos outros.
A transformação da saúde em bem de consumo traz grandes desafios para os gestores em saúde. Cada vez que surge um tratamento novo, ou um equipamento novo, as pessoas têm o desejo de adquiri-lo. Assim, tratamentos de alta complexidade devem ser instituídos para garantir a vida e para responder a necessidades de consumo.
Os profissionais necessitam estar preparados para o reconhecimento de conflitos éticos, para a análise crítica de suas implicações, para o uso de senso de responsabilidade e para a obrigação moral ao tomar decisões relacionadas à vida humana.
No que diz respeito à difteria, podemos afirmar, EXCETO:
É uma doença transmissível e causada por bactéria (Corynebacterium diphtheriae) que atinge as amígdalas, faringe, laringe, nariz e, ocasionalmente, outras partes do corpo, como pele e mucosas.
A presença de placas na cor branco-acinzentada nas amígdalas e partes próximas é o principal sintoma da difteria.
A difteria ocorre durante todos os períodos do ano e pode afetar todas as pessoas que não são vacinadas, de qualquer idade, raça ou sexo.
A difteria laríngea pode causar impetigo.


Seu próximo nível começa aqui

Seu próximo nível começa aqui
Destrave a preparação completa para sua aprovação. Com a Assinatura Ilimitada, você estuda com os melhores professores do Brasil e todos os recursos Gran.
A ética é fundamental para o trabalho e para a vida. Nesse sentido, registre V, para verdadeiro, e F, para falso:
(__)A ética é uma maneira de agir, um comportamento, uma postura que segue certos valores imorais.
(__)A ética permite-nos vivenciar características e virtudes positivas que a humanidade possui: injustiça, lealdade, bondade, desonestidade e muitas outras.
(__)A ética não engloba os valores que contribuem para a preservação da vida.
Fonte: https://proedu.rnp.br
Assinale a alternativa com a sequência CORRETA.
V, V, V.
V, F, F.
F, V, F.
F, F, F.
O botulismo, de acordo com o Ministério da Saúde, é uma doença neuroparalítica grave, rara, não contagiosa, causada pela ação de uma potente toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum. Sobre esta doença, analisar os itens.
I. Todas as formas de botulismo podem matar, se não tratadas adequadamente, e são consideradas emergências médica e de saúde pública.
II. Os esporos desta bactéria são amplamente distribuídos na natureza, como em solos e sedimentos de lagos e mares, podendo sobreviver até em ambientes com pouco oxigênio, como em alimentos em conserva ou enlatados.
III. Não pode ser encontrada em água não tratada.
Está CORRETO o que se afirma:
Apenas no item I.
Apenas no item II.
Apenas nos itens I e II.
Apenas nos itens II e III.
Doenças de Transmissão hídrica e alimentar – DTHA, são aquelas causadas pela ingestão de água e/ou alimentos contaminados. Existem mais de 250 tipos de DTHA no mundo, podendo ser causadas por bactérias e suas toxinas, vírus, parasitas intestinais oportunistas ou substâncias químicas. É considerado surto de DTHA quando duas ou mais pessoas apresentam doença ou sinais e sintomas semelhantes após ingerirem alimentos e/ou água da mesma origem, normalmente em um mesmo local. Para doenças de alta gravidade, como Botulismo e Cólera, a confirmação de apenas um caso já é considerado surto. Considerando o tema em questão, leia atentamente as assertivas abaixo, assinalando a questão correta:
Tendo em vista que existem diversas DTHA e estas geralmente apresentam um quadro clínico específico, o diagnóstico das DTHA é feito por meio de anamnese, sendo dispensado os exames laboratoriais.
O monitoramento dos casos, é opcional quando não ocorrerem em crianças e idosos.
Uma das ações prioritárias para a prevenção, controle e redução dos riscos e surtos de DTHA é o investimento público para melhoria da infraestrutura dos serviços de saneamento básico.
O preparo e acondicionamento dos alimentos é importante para evitar a DTHA, sendo assim os alimentos preparados, após cocção, mantidos abaixo de 60°C, deverão ser consumidos em até 120 minutos.
As doenças transmitidas por alimentos, as DTHA, são aquelas que ocorrem pela ingestão de alimentos e/ou água contaminados. Dentre os mais de 250 tipos de DTHA, a maioria é causada por infecções bacterinas e suas toxinas, vírus e alguns parasitas intestinais oportunistas. Existem ainda envenenamentos provocados por toxinas naturais (cogumelos venenosos, algas e peixes) ou por produtos químicos que podem contaminar os alimentos, como: chumbo, mercúrio e agrotóxicos.
A ocorrência de surto de DTHA passa a ser considerada quando duas ou mais pessoas apresentam a doença ou sinais e sintomas semelhantes após ingerirem alimentos e/ou água da mesma origem, normalmente em um mesmo local. No entanto, para doenças de alta gravidade, a confirmação de apenas um caso já é considerado surto, como é o que acontece para as doenças
botulismo e amebíase.
cólera e giardíase.
botulismo e cólera.
amebíase e giardíase.
Assinale a alternativa que corresponde aos princípios doutrinários do Sistema Único de Saúde:
Saúde, progressão e promoção.
Prevenção, campanhas e educação em saúde.
Universalidade, equidade e integralidade.
Nenhuma das alternativas.


Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
São princípios doutrinários do Sistema Único de Saúde (SUS):
Integralidade, Equidade e Territorialização.
Equidade, Descentralização e Participação Popular.
Universalidade, Equidade e Igualdade.
Nenhuma das alternativas.
Santos (2010), quando fala sobre a complementaridade do serviço privado para o serviço público, afirma que
A crise mais recente do Estado não promoveu diminuição das atividades públicas por realizar a transferência de serviços públicos a entidades privadas, promovendo a privatização de muitas atividades.
A gestão pública deve deixar os serviços privados crescerem, sem os necessários e devidos controles, para suprir a falta de desenvolvimento do setor público.
Como o setor público necessita do setor privado, é necessário desenvolver mecanismos que imponham controle das atividades, rumos, diretrizes, metas e princípios públicos, sempre com a participação de uma sociedade consciente de seus direitos e com sentimento de pertencimento aos serviços públicos.
Deve-se permitir que os serviços privados complementares não sofram domínio público, isolando-se das finalidades públicas.
A atual a realidade é que, ao se implementar verdadeiramente os preceitos constantes da Constituição Federal, o público não necessitará do privado.
Analise as descrições abaixo sobre os princípios doutrinários do SUS e responda ao que se pede:
I- Um dos princípios diz respeito à garantia do direito à saúde por todos os brasileiros, sem acepção ou discriminação de acesso aos serviços de saúde oferecidos pelo SUS.
II- O outro princípio se refere a um conjunto articulado de ações e serviços de saúde, preventivos e curativos, individuais e coletivos, em cada caso, nos níveis de complexidade do sistema.
Assinale a alternativa que identifica, na ordem, os dois princípios doutrinários do SUS:
Princípio da equidade e princípio da integração.
Princípio da regionalização e princípio da participação comunitária.
Princípio da descentralização e princípio da autonomia.
Princípio da universalidade e princípio da integridade.
Princípio da participação comunitária e princípio da integralidade.
O autor Jouval Jr. (2010), quando fala sobre o “Mais Saúde (PAC Saúde) e as políticas sistêmicas de investimentos setoriais” enfatiza que
Ao abordar a questão do complexo produtivo da saúde, não ficam evidentes as relações e as necessidades de melhor e maior regulação da saúde.
No Brasil, não há existência de um sistema híbrido, com preocupante expansão desordenada dos seguros de saúde privados.
O tema ‘saúde e desenvolvimento’ não pode ser tratado pelo menos em duas dimensões: uma delas enfatiza o aspecto social da saúde, enquanto outra promove o componente industrial e comercial.
O não reconhecimento que o Brasil já teve antecedentes de regulação mais ampla e mais forte na assistência à saúde.
O tema do Mais Saúde também permite melhorar a compreensão da questão da regulação em saúde.
Segundo Victora et al (2011), o Brasil é um país grande e complexo que vem passando por diversas transformações econômicas, sociais e ambientais. No campo da saúde alguns desafios ainda são postos, tais como
As populações indígenas que vivem nas regiões Amazônicas representam menos de 1% da população e possuem melhores indicadores em saúde que aquelas que vivem no restante do país.
Ainda existem desigualdades importantes em saúde, como as taxas de mortalidade infantil que ainda são duas vezes maiores no Norte e Nordeste do Brasil do que nas regiões Sul e Sudeste do país.
A desigualdade entre grupos étnicos persiste em relação a alguns indicadores, em doenças crônicas ou violência, porém já não mais em saúde materna e infantil.
Desde a sua criação, o SUS tem contado com orçamentos superiores ao que seria necessário, seguindo recomendações específicas sobre seu financiamento, incorporadas a Constituição de 1988
A ampliação e consolidação de serviços de atenção básica, disponibilizados pela Estratégia de Saúde da Família, tem surtido excelente efeito, principalmente em virtude da grande melhoria conseguida no acesso aos demais níveis de atenção - secundários e terciários.


Seu próximo nível começa aqui

Seu próximo nível começa aqui
Destrave a preparação completa para sua aprovação. Com a Assinatura Ilimitada, você estuda com os melhores professores do Brasil e todos os recursos Gran.
Para Carvalho (2010), “a síntese do modelo de fazer saúde está nos artigos 193 a 200 da CF e nas leis n.º 8.080, 8.142 e 8.689”. Tais definições podem ser assim resumidas
Fundamento: O dever do Estado não exclui o dever dos indivíduos, das pessoas, das empresas e da sociedade.
Corresponsabilidade: Saúde condicionada e determinada pelo ‘econômico e social’.
Condicionantes e determinantes: Saúde direito de todos. Saúde dever do Estado.
Diretrizes e princípios assistenciais, como por exemplo: regionalização, hierarquização e descentralização.
Objetivos: identificar e divulgar condicionantes e determinantes; formular a política econômica e social para diminuir o risco de doenças e outros agravos; assistência por ações de promoção, proteção e recuperação da saúde.
Sobre a regulação pública da saúde no Brasil, Santos e Merhy (2006) afirmam que, EXCETO
O ato de regular em saúde é constitutivo do campo de prestação de serviços, sendo exercido pelos diversos atores ou instituições que proveem ou contratam serviços de saúde.
Entende-se o processo de regulação como a intervenção de um terceiro entre a demanda do usuário e a prestação efetiva do ato de saúde pelos serviços de saúde.
A legislação que se seguiu ao processo constituinte recolocou os temas do controle, avaliação, auditoria e regulação, que aparecem como constitutivos do processo de definição do arcabouço legal do SUS.
O processo regulatório não pode se dar tanto do ponto de vista do acesso cotidiano das pessoas (a microrregulação), quanto no aspecto das definições das políticas mais gerais das instituições, o que podemos chamar de macrorregulação.
Uma notável inovação do SUS consistiu no comando único das três esferas de governo.
Para Ayres (2004), o dispositivo tecnológico de destacada relevância nas propostas de humanização da saúde, relacionado à capacidade de ausculta e diálogo é
Acolhimento.
Relação usuário-serviço.
Medicamento.
Relação médico-serviço.
Biomedicina.
Para Mendes (2010), a organização das Redes de Assistência à Saúde, para ser feita de forma efetiva, eficiente e com qualidade, tem de se estruturar com base nos seguintes fundamentos
Economia de escala, disponibilidade de recursos, qualidade e acesso; integração horizontal e vertical; processos de substituição; territórios sanitários; e níveis de atenção.
O centro de comunicação de atenção à saúde; os sistemas de apoio; sistema de governança da rede de atenção à saúde e territórios sanitários.
O centro de atenção terciária à saúde; assistência por ações de promoção, proteção e recuperação da saúde; disponibilidade de recursos e; economia de escala.
O centro de comunicação, serviços de apoio diagnóstico; os pontos de atenção terciários; os sistemas de apoio; os sistemas logísticos de apoio; e o sistema de assistência e de atenção à saúde.
Economia de escala, pontos de atenção, sistemas de apoio; integração horizontal e vertical; os sistemas logísticos; territórios sanitários; e níveis de atenção.
Marque a alternativa CORRETA Segundo Matos (2014) a Seguridade Social tem sua origem nos :
países baixos.
países industrializados como E.U.A.
países centrais da Europa.
países asiáticos.
países anglo-saxônicos.


Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.