

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Para Fagundes e Wünsch (2021), “no âmbito do cuidado em saúde, percebe-se alta demanda de usuários com doenças crônicas, as quais trazem novas determinações para a rede de atenção em saúde. Verifica-se que o avanço tecnológico e aprimoramento técnico profissional proporcionam possibilidades de manutenção da vida”. Sobre a temática, deve-se observar, no processo de trabalho coletivo em saúde, EXCETO:
A atenção em saúde de alta complexidade resulta, na maioria das vezes, em períodos de longa internação hospitalar. Isso faz com que as equipes de saúde sejam constantemente desafiadas a repensarem seus processos de trabalho, a fim de que tragam maiores benefícios para o cuidado de usuários/as e suas famílias, tornando aquele momento particular da vida das pessoas um momento de cuidado integral.
Os investimentos e defesa das políticas públicas devem estar em consonância com as necessidades da população, bem como com a formação dos/as profissionais da saúde, sendo a residência em saúde um espaço de formação em serviço fundamental para a construção e avanços no trabalho interprofissional para a materialização do conceito ampliado de saúde.
Dentre as propostas do movimento pela Reforma Sanitária destaca-se a universalização do acesso, concepção da saúde como um direito, reestruturação do setor através de um sistema único, concentração político-administrativo, financiamento efetivo e redemocratização do poder, realizados por meio de novos mecanismos de gestão e participação popular.
Para analisar a contemporaneidade, é imprescindível revisitar o passado, objetivando dar concretude à realidade sócio-histórica e indagar os contornos assumidos pela Política de Saúde no tempo presente.
Observe abaixo um texto que retrata parte dos antecedentes da reforma sanitária:
Não é um partido, não é uma burocracia, não tem regimento interno. As pessoas se identifica, porque têm uma mesma abordagem teórica, um mesmo discurso e uma mesma luta. As pessoas se tornam parceiras de uma proposta de transformação e entram e saem e vão e voltam (ESCOREL apud FALEIROS et al., 2006, p.66). |
Considerando o exposto, assinale a alternativa que apresenta uma característica do período citado.
Abstenção coletiva dos processos decisórios.
Ideal popular de fortalecer o aparato médico-hospitalar.
Ausência de mobilização popular para expansão dos direitos e assistência da saúde.
Busca veemente pela redemocratização do país.
Auge da democracia representativa.
Ao trabalharmos o tema da Reforma Sanitária Brasileira (RSB), um dos debates é relacionado à atuação do corpo profissional, gestores e trabalhadores, frente à defesa do SUS e dos princípios da RSB. Acerca disso, Ricardo Bruno Mendes Gonçalves, pensador da RSB, faz a seguinte análise sobre a organização social das práticas de saúde:
"O processo de trabalho não é apenas dispêndio mecânico de forças: é a forma mais especialmente humana de sociabilidade, de gênese histórica. Em cada grão de tecnologia, estão contidas, assim, ao mesmo tempo, todas as determinações do passado que nela desembocam e toda a construção viva do futuro."
GONÇALVES, Ricardo Bruno Mendes. Tecnologia e organização social das práticas de saúde: características tecnológicas do processo de trabalho em saúde na rede estadual de centros de saúde de São Paulo. São Paulo: HUCITEC-ABRASCO, 1994. p. 268.
Considerando as lutas da RSB e o conteúdo explanado, é CORRETO afirmar que a atuação profissional deve resgatar o(a)
elitismo no SUS.
oligarquismo na Rede de Atenção à Saúde.
desconstitucionalização da saúde como direito.
democratização da saúde.
hegemonia do serviço privado frente ao público.
Em um salão de beleza foi diagnosticado um caso agudo de hepatite B em uma funcionária. Essa funcionária terá que ser acompanhada na Unidade Básica de Saúde quanto à evolução da doença adquirida. O acompanhamento desse caso a fim de se levantar a fonte de contaminação, os riscos (relativos a esse agravo) envolvidos no estabelecimento comercial e o conjunto de usuários desses serviços nos últimos meses deve ser seguido por técnicos da(s)
secretaria ministerial da presidência da república.
vigilância sanitária e da vigilância epidemiológica.
atenção básica em saúde e da vigilância ambiental.
organizações sociais contratadas pela prefeitura do município.
setor terciário de atenção à saúde.
Um dos princípios gerais higiênico-sanitários das matérias para alimentos produzidos/industrializados da secretaria de vigilância sanitária do Ministério da Saúde é:
Ter o controle de pragas ou doenças: As medidas de controle que compreende o tratamento com agentes químicos, biológicos ou físicos e não devem ser aplicadas sob a supervisão direta do pessoal tecnicamente competente que saiba identificar, avaliar e intervir nos perigos potenciais que estas substâncias representam para a saúde.
Em áreas inadequadas de produção, criação, extração, cultivo ou colheita: Não devem ser produzidos, cultivados, nem coletados ou extraídos alimentos ou criação de animais destinados à alimentação humana, em áreas onde a presença de substâncias potencialmente nocivas possam provocar a contaminação destes alimentos ou seus derivados, em níveis que possam constituir um risco para saúde.
Fazer o controle de água: Devem ser cultivados, produzidos e extraídos alimentos ou criações de animais destinados à alimentação humana, em áreas onde a água utilizada nos diversos processos produtivos possa constituir, através de alimentos, um risco a saúde do consumidor.
Fazer o controle de prevenção da contaminação por lixo/sujidades: As matérias-primas alimentícias não devem ter controle de prevenção da contaminação por lixos ou sujidades de origem animal, doméstico, industrial e agrícola, cuja presença possa atingir níveis passíveis de constituir um risco para saúde.
Durante o cadastro domiciliar, foi identificado o uso único de água da chuva. No formulário, o item “abastecimento de água” ficou marcado como
carro Pipa.
cisterna.
aqueduto.
poço.
nascente.
A implementação da vigilância sanitária na fluoretação das águas de abastecimento pressupõe retaguarda laboratorial, haja vista que a dosagem do íon fluoreto nas águas constitui-se em procedimento analítico dependente desse serviço.
Certo
Errado
Em relação a limpeza e a higienização das instalações e equipamentos, marque a alternativa CORRETA:
As operações de higienização podem ser realizadas por qualquer funcionário, mesmo sem comprovada capacitação.
Os utensílios utilizados na higienização de instalações devem ser os mesmos daqueles usados para higienização das partes dos equipamentos.
Os produtos saneantes utilizados devem estar regularizados pelo Ministério da Saúde.
As operações de limpeza dos equipamentos, quando forem realizadas rotineiramente, devem ser sempre registradas.
Os cientistas Louis Pasteur e Robert Koch iniciaram uma nova fase na evolução da ciência na área da saúde: a descoberta e o estudo dos microrganismos. A partir dessas descobertas, podemos atribuir uma mudança de foco dos profissionais que
se preocupam mais com as doenças e seu estudo do que com o doente e a consequência das doenças para o doente.
não consideram a pessoa humana em todas as suas dimensões: biológica, psicológica, social ou moral e espiritual.
perdem o entendimento de que o paciente é uma pessoa única e que deve ser considerado em sua totalidade.
defendem que o conceito de autonomia ficou enfraquecido, pois só os mais fortes conseguirão expressar e exercer a sua liberdade.
entendem que a busca da supressão da dor e a extensão do prazer se tornou o único referencial para todas as ações.
De forma complementar a classificação de risco sanitário, há também o agrupamento por regras, sendo que estas totalizam 18. As regras 1, 2, 3 e 4 são destinadas a produtos:
Invasivos.
Não invasivos.
Ativos.
Especiais.
O saneamento básico é uma das medidas essenciais a serem realizadas pela Administração Pública considerando as necessidades de saúde coletiva. Os serviços públicos de saneamento básico serão prestados de acordo com determinados princípios, estes dispostos na Lei 11.445/2007 e descritos abaixo, não sendo um deles o da alternativa:
precaução.
integralidade.
eficiência e sustentabilidade econômica.
controle social.
transparência das ações.
Em 1975, no Brasil, organiza-se o Sistema Nacional de Saúde - SNS que estabelece forte característica centralizadora no nível federal e nítida dicotomia entre as ações coletivas (competência do Ministério da Saúde) e individuais (competência do Ministério da Previdência e Assistência Social). Por consequência, o grande desafio do Movimento da Reforma Sanitária passou a ser:
a manutenção do arcabouço jurídico-institucional vigente, promovendo a ampliação desse sistema, o SNS, para que pessoas em vulnerabilidade social extrema também pudessem ter acesso aos serviços de saúde filantropos.
a manutenção do arcabouço jurídico-institucional vigente, ressaltando na constituição de 1988 ser competência do Ministério da Saúde a gestão das ações coletivas e dos hospitais filantrópicos, excluindo de sua competência gestão dos serviços de saúde aos contribuintes.
a mudança em todo o arcabouço jurídico-institucional vigente, promovendo a transição desse sistema desintegrado, o SNS, para um outro sistema descentralizado com comando único em cada esfera de governo.
a mudança em todo o arcabouço jurídico-institucional vigente, promovendo a transição de um comando unificado e exclusivo à gestão das vigilâncias em saúde.
a mudança em todo o arcabouço jurídico-institucional vigente, promovendo a transição desse sistema desintegrado, o SNS, para um outro sistema com comando hierarquizado e centralizado aos governadores estaduais.
O projeto de Reforma Sanitária, que desponta no Brasil a partir de meados dos anos de 1980, buscou atender principalmente:
aos interesses dos planos privados de saúde, que objetivavam atender de forma universal as demandas populacionais.
aos esquemas coorporativos das empresas de saúde pública e privada.
às necessidades das classes subalternas e, ao mesmo tempo, denunciar os interesses das grandes empresas privadas e das multinacionais na área da saúde.
à democratização da Política Nacional de Assistência.
às demandas do setor coorporativo dos médicos e profissionais da área da saúde.
A noção de vigilância acompanha o desenvolvimento histórico da saúde pública nos esforços envidados contra as doenças e na busca de intervenção e controle dos seus determinantes. O desenvolvimento dos conceitos e das práticas de vigilância em saúde pública acompanhou as transformações econômico-sociais, sobretudo a partir da revolução industrial, no processo de diversificação e ampliação da produção. Sendo assim, analise as afirmativas abaixo.
I. A Constituição da República, ao incorporar um conceito ampliado de saúde, definiu-a como um direito de todos a ser garantido pelo Estado, mediante políticas sociais e econômicas dirigidas à redução do risco de doença e de outros agravos e também pela garantia a todos, em igualdade de condições, do acesso a ações e serviços para a promoção, proteção e recuperação da saúde. Entre os princípios e diretrizes para a implementação de um Sistema Único de Saúde (SUS) estabeleceu o atendimento integral, abrangendo atividades assistenciais curativas e prioritariamente preventivas.
II. Foi atribuída ao Estado a obrigação de regular, fiscalizar e controlar as ações e serviços de saúde, de natureza pública ou privada, ficando o SUS na obrigação de executar as ações de vigilância sanitária, epidemiológica e da saúde do trabalhador, bem como controlar e fiscalizar procedimentos, produtos e substâncias de interesse da saúde, alimentos, bebidas e águas de consumo humano; participar do controle e fiscalização de substâncias e produtos psicoativos, tóxicos e radioativos e colaborar na proteção do ambiente, incluindo o do trabalho; igualmente está previsto participar na formulação da política e execução das ações de saneamento básico.
III. Foi estabelecida a obrigatoriedade de o Estado regular a propaganda de produtos, práticas e serviços que possam ser nocivos à saúde e ao meio ambiente, ficando sujeita a restrições legais a publicidade de tabaco, bebidas alcoólicas, agrotóxicos, medicamentos e terapias.
IV. Entre outras responsabilidades do Estado para que seja garantido o direito de todos ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, reconhecido como bem de uso comum do povo, essencial à qualidade de vida, foi estabelecida a obrigação de o Poder Público “controlar a produção, a comercialização e emprego de técnicas, métodos e substâncias que comportem risco para a vida, a qualidade de vida e o meio ambiente”.
Assinale a alternativa correta.
Apenas as afirmativas II e IV estão corretas
Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas
As afirmativas I, II, III e IV estão corretas
Apenas as afirmativas II e III estão corretas
As melhorias sanitárias, o desenvolvimento de novas tecnologias, como as vacinas e os antibióticos, a ampliação do acesso aos serviços de saúde e as medidas de controle fizeram com que o quadro das doenças transmissíveis se modificasse bastante ao longo dos anos. Ao encontro dessa temática, analise as afirmativas abaixo e, diante de cada uma, registre V, se for verdadeira, e F, se for falsa.
( ) Controle é quando se observa a redução do número de casos de determinada doença a um patamar aceitável, em consequência da adoção de medidas adequadas, que precisam ser continuadas para evitar a recrudescência.
( ) Doenças imunopreveníveis são aquelas preveníveis por vacinas.
( ) Doença endêmica é a doença que persiste, geralmente em níveis semelhantes ao longo dos anos, em contraposição à doença epidêmica, que surge onde não havia foco ou experimenta uma redução inusitada em relação aos valores apresentados anteriormente.
( ) Vacinação indiscriminada é a vacinação de todas as crianças, independentemente da situação vacinal prévia.
( ) Vacinação seletiva é quando são vacinados todos os que não possuem vacina.
Assinale a alternativa com a sequência correta:
F – F – V – F – F.
V – F – F – V – F.
F – V – F – V – V.
V – V – F – V – F.
V – V – V – V – V.
Em relação ao contexto histórico do movimento da Reforma Sanitária Brasileira, o país vivia sob a duplicidade de um sistema de saúde cindido entre a medicina previdenciária e a saúde pública em que a medicina previdenciária tinha ações dirigidas à saúde:
individual dos trabalhadores formais estando a cargo dos institutos de pensão; e a saúde pública sob comando do Ministério da Saúde direcionada principalmente aos setores mais pobres da população.
individual dos trabalhadores formais estando a cargo dos convênios de saúde; e a saúde pública sob comando do Ministério da Agricultura direcionada principalmente aos setores dos trabalhadores da zona rural.
individual dos trabalhadores formais estando a cargo dos institutos de pensão; e saúde pública sob comando da Defesa Civil direcionada principalmente aos controles endêmicos e de portos.
individual dos trabalhadores formais estando a cargo dos convênios de saúde; e saúde pública sob comando da Defesa Civil direcionada principalmente aos controles endêmicos e de portos.
coletiva e ambiental dos trabalhadores formais estando a cargo do Ministério do Trabalho; e a saúde pública sob comando do Ministério da Saúde direcionada principalmente aos setores mais pobres da população.
Assinale a alternativa que apresenta o tipo de sanitizante com ação não esporicida, utilizado para a desinfecção de superfícies:
Compostos liberadores de cloro ativo.
Compostos fenólicos.
Compostos orgânicos.
Compostos oxidantes.
É preciso que esteja claro para a autoridade sanitária quando devem ser coletadas amostras para análise laboratorial.
É critério orientador para a coleta de amostras de produtos alimentícios para análise laboratorial:
Não estar com informações sobre o produtor e/ou distribuidor.
Estar fora do prazo de validade.
Estar visivelmente adulterado ou deteriorado.
Estar com a embalagem em boas condições.
De acordo com o Caderno de Atenção Básica nº 21 - Vigilância em Saúde: dengue, esquistossomose, hanseníase, malária, tracoma e tuberculose, considera-se um dos maiores problemas de saúde pública do mundo, especialmente nos países tropicais, cujas condições socioambientais favorecem o desenvolvimento e a proliferação de seu principal vetor, o Aedes aegypti. Essa afirmativa refere-se à qual doença?
Leptospirose.
Hanseníase.
Dengue.
Tuberculose.
Inspirada na Carta de Ottawa, a Constituição Federal de 1988 em seu artigo 196 aponta que deve haver “acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação". Assim, a promoção da saúde é o conceito-chave nos quais os serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) devem dar ênfase. Tradicionalmente, espera-se que os serviços de saúde em geral pratiquem promoção da saúde
reconhecendo que a atenção básica deve ser a orientadora do cuidado com foco na estratégia de saúde da família, em especial em assentamentos rurais e comunidades quilombolas.
advogando um compromisso político claro em relação à saúde e à inequidade e agindo contra todas as desigualdades, em todos os setores.
centrando sua atenção em antigos temas de saúde pública, como as doenças infectocontagiosas, que ainda assolam o país, pela dupla carga de doença específica do perfil epidemiológico brasileiro.
reconhecendo as empresas e as forças armadas como o principal recurso para a saúde dando-lhes apoio necessário para a qualificação dos serviços do SUS.
atuando pela diminuição do fosso existente, quanto às condições de saúde, entre diferentes sociedades e distintos grupos sociais, bem como lutar contra as desigualdades em saúde produzidas pelas regras e práticas desta mesma sociedade.